ELEIÇÕES: Osmar Dias incorpora propostas da FAEP ao seu plano de governo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

"Não preciso pensar para responder, as duas propostas estão aceitas. Elas serão colocadas em pratica imediatamente, se eu for eleito governador". A afirmação é do candidato ao governo do estado pelo PDT, Osmar Dias, ao receber nesta quarta-feira (14/07), o Plano Diretor para o Agronegócio do Paraná do presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Àgide Meneguette. A FAEP foi a única entidade representativa de setor econômico do Estado a apresentar a Osmar, e anteriormente a Beto Richa, um Plano de inovação à agropecuária que atinge também outras áreas importantes do Estado. "É nossa intenção que os candidatos tenham consciência do alcance deste plano e se apropriem de suas sugestões para governar o Paraná. Precisamos retomar o caminho do crescimento econômico e social. Queremos contribuir para esse desenvolvimento", afirmou Meneguette.

Propostas - As propostas citadas e aceitas por Osmar são a de criação de uma Agência de Desenvolvimento do Agronegócio, órgão vinculado ao Governo do Estado, que terá como finalidade ser um indutor de projetos e programas à iniciativa privada e a da criação do Instituto Paranaense de Defesa Animal e Vegetal, para estruturar a sanidade no Estado. Elas foram detalhadas pelo consultor da FAEP, Antonio Poloni, durante o encontro. "Estas propostas são respostas a minha pergunta de como operar a industrialização no Estado", disse o candidato.

Setores - A Agência que Osmar incorporou ao seu Plano de Governo não compreende apenas o setor agropecuário, mas tem o perfil dos problemas e soluções para a emperrada economia paranaense. O candidato defendeu a ampliação da agência aos demais setores da economia. "A Agência e o Instituto caem como uma luva. O governador tem que ser a locomotiva para o desenvolvimento. As idéias da FAEP são novas e de modernização. Vou adotá-las, se for eleito. Com isso pretendo fazer um governo diferente".

Formulação - O Plano Diretor para o Agronegócio do Paraná foi formulado com a participação de produtores e lideranças sindicais e rurais, com a coordenação do professor economista Rogério Berger e análises produzidas pelo Departamento Técnico da FAEP. Ele foi apresentado aos dois principais candidatos ao governo do Estado, Beto Richa no dia 5 e Osmar Dias no dia 14. Ambos estiveram na sede da FAEP, em Curitiba, e receberam, depois o documento com o seu detalhamento. Os dois candidatos terão a oportunidade de debatê-lo e de apresentar suas propostas aos produtores, no próximo dia 19, no Hotel Radisson. O evento terá a presença da diretoria da FAEP, suas comissões técnicas, lideranças rurais e diretorias de sindicatos rurais de todo o estado. (Assessoria de Imprensa)

Conteúdos Relacionados