FÓRUM DE COMUNICAÇÃO II: Editor do Valor Econômico orienta sobre grande mídia
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Nesta sexta-feira (12/11) houve ainda a participação do editor do Jornal Valor Econômico, Fernando Lopes no Fórum dos Profissionais de Comunicação das Cooperativas do Paraná. Em sua explanação, Lopes falou sobre o funcionamento do jornal e destacou o papel que as assessorias de imprensa desempenham no dia a dia das redações. "Quem atua em veículo de comunicação depende muito do trabalho das assessorias e vice-versa. No entanto, infelizmente, ainda há ruídos na relação entre os profissionais. Da parte dos veículos, percebe-se que ainda há preconceitos em relação aos jornalistas que atuam em assessoria de imprensa. Por outro lado, o assessor precisa a conhecer a rotina de trabalho dos jornalistas de redação, para entender algumas coisas muito importantes, desde horários para envio de sugestões de pauta até os assuntos que podem interessar e virar notícia", afirmou.
Política de relacionamento - Lopes também destacou a importância de uma boa política de relacionamento entre os jornalistas de redação e as assessorias. "No meu caso, acho importante receber um telefonema ou até a visita de um assessor, porque isto aproxima e abre caminho para que a notícia chegue até o jornal. No caso do Paraná, por exemplo, acompanho diariamente o informe Paraná Cooperativo e vejo que muitas informações foram enviadas pelas assessorias de imprensa. Em alguns casos, são notícias que poderiam render pauta no jornal, mas isto não aconteceu porque a assessoria não enviou o release ou a sugestão de pauta para nós. Isto mostra que há falhas no relacionamento da cooperativa com a imprensa", disse.
Outros palestrantes - Também participaram como palestrantes do Fórum a jornalista Sulamita Mendes que comandou o workshop "A imprensa não é bicho papão", onde repassou aos participantes um pouco de sua experiência de 30 anos no mercado. Depois, o professor e mestre em gestão de negócios, Marcelo Peruzzo, ministrou o curso "Comunicação integrada de marketing".