LAR: Inaugurada oitava unidade no Paraguai

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Presente no Paraguai desde agosto de 1996, a Cooperativa Lar inaugurou, na quarta-feira (30/07), uma unidade própria no município paraguaio de San Alberto, Alto Paraná. A estrutura conta com a capacidade estática de armazenagem superior a 30.000 toneladas, alta capacidade de beneficiamento e secagem de grãos e ainda com um depósito central de agroquímicos, 3 silos metálicos com capacidade individual de 10  toneladas, balança para 100 toneladas, tombador de 80 toneladas, secador de 130 toneladas/hora e estrutura de recepção de 33 mil toneladas. O total de investimentos chega a US$ 3.500.000.

Início - A primeira das unidades inauguradas no Paraguai foi a de Mbaracayú, um marco inicial de vendas e recepção de grãos. A essa unidade, se somam outras sete e o escritório central em Ciudad del Este. Atualmente são mais de 700 clientes, a área de atuação é superior a 100 mil hectares cultivados e 300 mil toneladas de grãos que são recebidos e comercializados. O grande investimento em estrutura e equipamentos, demonstra o resultado de um bom trabalho realizado no decorrer de 46 anos de cooperativa no Brasil e 14 anos no Paraguai. Com mais de 8.500 associados, a marca Lar é exemplo em crescimento e expansão.

Crescimento local e internacional - Para o diretor presidente da Cooperativa Agroindustrial Lar, Irineo da Costa Rodrigues, "A proposta em implantar unidades em outro país além da expansão econômica, gera a integração entre culturas e disponibiliza oportunidades de emprego e renda, o que contribui com o crescimento local e internacional de ambos os países". Ele ressaltou também a boa receptividade dos agricultores paraguaios ao efetuar seus negócios com a cooperativa, igualmente o Banco do Brasil, agente financeiro que viabilizou recursos para edificação, e as empresas Binova, Fertipar e Bayer, como grandes parceiras da cooperativa.

Inauguração - Além da diretoria executiva da Coopearativa Lar, a cerimônia de inauguração foi prestigiada pelo vice-ministro da Indústria do Paraguai, Salvador Imbernice; pelo prefeito de San Alberto, Romildo Maia; autoridades militares e eclesiásticas, além de um grande número de produtores rurais. A unidade está em funcionamento, e já recebendo a produção do milho segunda safra.  "Estamos prontos para desempenhar um ótimo trabalho, até porque esta é a estrutura mais ampla e moderna da Cooperativa", garantiu o gerente da Lar no Paraguai, Ovídio Zanquet. (Imprensa Lar) 

Conteúdos Relacionados