PRÊMIO OCEPAR: Imprensa destaca premiação dos vencedores

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Os vencedores do Prêmio Ocepar de Jornalismo foram destaque em diversas matérias veiculadas na imprensa. A entrega dos troféus e da premiação em dinheiro aconteceu durante solenidade realizada na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, na noite da última quinta-feira (29/07). A Folha de Londrina publicou matéria com o título "Folha leva primeiro lugar no Prêmio Ocepar". "Pela terceira vez a Folha de Londrina conquista o primeiro lugar no Prêmio Ocepar de Jornalismo. A repórter Érika Zanon, do suplemento Folha Rural, foi a vencedora da categoria Jornalismo Impresso, com a reportagem ''Plantando grãos, árvores e sorrisos'', publicada no dia 3 de julho de 2010. É a segunda vez que Érika fica com o primeiro lugar no prêmio promovido pela Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, sendo a primeira vez em 2008", diz o início da reportagem. O jornal lembra inda que em 2005, a Folha já havia conquistado a primeira colocação. "Este ano, além de Érika Zanon, outro repórter da Folha de Londrina foi premiado pela Ocepar. Diogo Cavazotti, da Sucursal de Curitiba, conquistou o terceiro lugar com a reportagem ''Unidos por uma educação melhor'', publicada no Caderno Cidades, no dia 25 de junho", acrescenta o autor da matéria.

Destaque - "O superintendente da Folha de Londrina, José Eduardo de Andrade Vieira, destacou o trabalho que o jornal vem realizando por meios de reportagens que contribuem para mostrar bons exemplos de ações sociais, como as apontadas nas matérias premiadas. Erika Zanon afirma que esse reconhecimento deve ser estendido para toda a equipe de jornalismo. Diogo Cavazotti lembra que as histórias contidas nas reportagens eram importantes para a sociedade em geral. ''Uma das escolas mostradas na reportagem iria fechar e depois que formou uma cooperativa, conseguiu vencer as dificuldades e virou um exemplo'', comentou. Ano passado, Diogo conquistou o primeiro lugar no Prêmio Sangue Bom, do Sindicato dos Jornalistas do Paraná", diz outro trecho da matéria da Folha.

TV Cultura - Já o primeiro lugar conquistado pela RPC TV Cultura foi destaque no Bom Dia Paraná, Paraná TV- 1ª e 2ª edições, e no Jornal de Maringá. "A reportagem de Solange Riuzim e Honorio Silva venceu a categoria telejornalismo, com uma matéria sobre responsabilidade social. A premiação foi entregue durante o Fórum dos Profissionais de Comunicação das Cooperativas do Paraná. O vídeo mostrou a parceria entre uma cooperativa de Mandaguari (na região Noroeste do estado) e a unidade local da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que está ajudando a mudar a vida dos portadores de deficiência. Eles plantam mudas para recuperar as áreas próximas aos rios, além de receber pelo serviço", destaca o Jornal de Maringá, lembrando ainda que entre os finalistas também estiveram a Rede Massa - TV Tibagi Apucarana, com a reportagem "Coamo, um gigante da América Latina", de MartaOrtega Pitta; e aRIC TV - TV Record Maringá, com a matéria: "Cocamar: ações inéditas da cooperativa resultam em melhor desenvolvimento na lavoura, nos cooperados e na comunidade", de Rose Machado.

Categoria especial - O prêmio de melhor reportagem na categoria especial ramo crédito, alcançado no concurso da Ocepar pelo jornalista Edison Costa, mereceu matéria especial do jornal Tribuna do Norte, de Apucarana, onde ele trabalha. "O jornalista Edison Costa manifesta contentamento pelo fato de sua reportagem "Pirapó salvo e unido" ter sido uma das finalistas do Prêmio Ocepar de Jornalismo. O trabalho jornalístico retrata como uma cooperativa de crédito, no caso a Sicredi Agroempresarial, com sede em Mandaguari, colaborou para alavancar a economia do Distrito do Pirapó, de Apucarana, através de uma participação ativa na vida daquela comunidade rural. "Mas o mérito do prêmio não é só meu, é de toda a equipe de redação da Tribuna do Norte", frisa Costa na matéria do Tribuna do Norte.

Mídia cooperativa - O jornal Tribuna do Interior, de Campo Mourão, destacou em sua edição deste domingo (01/08): "É da Coamo o primeiro lugar no 7º Prêmio Ocepar de Jornalismo, na Categoria "Mídia Cooperativa" em 2010. A matéria vencedora do prêmio foi "Aprendiz de cidadão", veiculada na edição de junho/2010 e é de autoria de Vanderlei Maciel Camargo, da Assessoria de Imprensa Coamo. Na noite de quinta-feira (30/07), Vanderlei Camargo recebeu a premiação do presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski e do presidente da Coamo, Aroldo Gallassini". A matéria ressalta ainda que "o Prêmio Ocepar de Jornalismo é um dos mais importantes do país na valorização do cooperativismo e dos profissionais da imprensa paranaense". Lembra que na edição do ano passado, Vanderlei Camargo venceu também na Midía Cooperativa, no 6º Prêmio Ocepar.

Reconhecimento - A matéria traz ainda uma avaliação do presidente da Coamo, José Aroldo Gallasini. "Esse prêmio é um reconhecimento pelo bom trabalho desenvolvido pela nossa Assessoria de Imprensa com a divulgação dos bons exemplos e resultados da família cooperada para o sucesso da nossa cooperativa e do cooperativismo brasileiro. É um prêmio que comemoramos muito nesse ano especial dos 40 anos da Coamo. Esse prêmio ratifica a qualidade da Coamo na área de imprensa e comunicação", afirma José Aroldo Gallassini ao Tribuna do Interior.

Conteúdos Relacionados