TRIGO I: Câmara Setorial discute comercialização do cereal

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O apoio do governo federal ao escoamento de trigo foi um dos temas discutidos na 33ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva das Culturas de Inverno, ocorrida nesta quarta-feira (23/11), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília (DF). Algumas mudanças passarão a vigorar a partir dos próximos leilões que serão realizados por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em relação ao Paraná, do total destinado à venda, 70% será da classe melhorador e 30% brando. O governo decidiu instituir um prêmio único e acabar com a regionalização dos lotes paranaenses. Até o ano passado, havia diferenciação entre os preços pagos pelo trigo, dependendo da região onde era cultivado, para compensar os custos com o transporte até o porto de Paranaguá. O gerente técnico e econômico da Ocepar, Flávio Turra, participou da reunião da Câmara Técnica das Culturas de Inverno.

 

Acordo - A partir de negociação com o setor produtivo, o Mapa se comprometeu a investir R$ 200 milhões na comercialização de trigo nos próximos dias. O acordo inclui a realização de leilão extraordinário em 30 de novembro. Serão comercializadas 350 mil toneladas do cereal, em operações de Pepro e PEP (Prêmio para Escoamento de Produto). Seguindo o cronograma do governo, o próximo leilão previsto para o dia 7 de dezembro, também envolve 350 mil toneladas de trigo. O total dos dois leilões soma 300 mil toneladas para Paraná e 300 mil no Rio Grande do Sul. Além disso, o governo vai disponibilizar R$ 110 milhões, ainda em dezembro, para a aquisição de 230 mil toneladas por AGF (Aquisição do Governo Federal).

 

Pregões – Neste mês, o governo já realizou dois leilões de trigo de PEP e Pepro. No pregão do dia 09 de novembro, foram comercializadas 147,7 mil toneladas de uma oferta de 300 mil t. Já o leilão desta quarta-feira (23/11) resultou na venda de 211 mil toneladas, do total de 345 mil toneladas ofertadas. (Com informações do Mapa)

Conteúdos Relacionados