Imprimir
Sistema Ocepar - Paraná Cooperativo - Informe Diário

Informe Paraná Cooperativo - edição nº 3270 | 28 de Janeiro de 2014

SHOW RURAL: Unimed Cascavel realizará exames de audiometria no estande do Sistema Ocepar/Coodetec

audiometria 28 01 2014Durante a semana do Show Rural, a Unimed Cascavel através da Fonoaudióloga Maristela Razini realizará no estande do Sistema Ocepar/Coodetec, exames de audiometria gratuitamente, para isso será instalado no local toda uma estrutura necessária para a realização desses atendimentos.. “Todos os anos, em parceria com a Unimed de Cascavel, realizamos palestras e orientações, na área da saúde, aos cooperados que visitam o estande do cooperativismo durante o Show Rural e neste ano será mais uma oportunidade para levarmos até este grande evento mais uma novidade”, lembra Samuel Milléo Filho, coordenador de Comunicação do Sistema Ocepar. Os atendimentos acontecerão no período da manhã, nos dias 4, 5, 6 e 7 de fevereiro, em Cascavel, durante do Show Rural Coopavel 2014. Entenda como é feito este exame e de que forma a perda da audição pode ser diagnosticado:

O que é audiometria? - A audiometria é um exame que avalia a capacidade do paciente para ouvir sons. Geralmente esse exame é pedido quando, numa consulta médica, o paciente alega estar “ouvindo pouco”, mas pode servir também para complementar outros diagnósticos (traumas, infecções, condições hereditárias, etc). O grau da perda auditiva pode ser verificado em cada ouvido isoladamente e pode se dever a perdas provenientes do ouvido externo, ouvido médio ou ouvido interno, bem como do nervo e das vias auditivas sensoriais ou serem perdas mistas.

Como é feito o exame? - O examinado é colocado numa cabine acústica que visa isolá-lo dos sons ambientais, através de uma parede de vidro o examinador pode vê-lo. O examinado deve colocar um fone de ouvido, através do qual ouvirá sons emitidos pelo examinador e deverá responder a eles mediante sinais combinados anteriormente.

 Para que serve a audiometria? - O resultado da audiometria geralmente é expresso num audiograma, um gráfico que informa sobre as respostas do examinando aos diversos sons emitidos. Em muitos casos de perda auditiva o exame ajuda a determinar a conveniência de usar ou não um aparelho auditivo e o tipo mais adequado dele. Em outros casos, agravamento das situações anômalas. Uma das grandes utilidades da audiometria é detectar deficiências auditivas em crianças pré-escolares ou escolares, muitas vezes imperceptíveis, mas que são uma das causas de baixo rendimento escolar. (Com informações da Assessoria de Imprensa Unimed Cascavel)

 

SISTEMA OCB: Lideranças planejam o futuro do cooperativismo brasileiro

Reuniao 2014Brasília recebe hoje o grupo composto por membros da Diretoria Executiva e dos Conselhos de Administração, superintendentes de unidades estaduais - representando as cinco regiões do país -, além de representantes das gerências gerais e áreas finalísticas do Sistema OCB para um encontro que tem por objetivo planejar o futuro do cooperativismo brasileiro. É a Oficina de Planejamento, promovida pela unidade nacional, que acontece de hoje até amanhã (28/1) no Naoum Plaza Hotel.

Formato - Conduzindo a abertura dos trabalhos, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, lembrou que o processo de trabalhar o cooperativismo de forma estratégica teve início há dez anos: “naquela época, demos início a um desenho, um formato, que culminou em nosso planejamento estratégico. Hoje, esse mesmo planejamento está sendo revisto e atualizado, com uma visão sistêmica, para atender as demandas do nosso setor”, afirmou.

Oportunidades - Durante os dois dias em que ficará reunido, o grupo terá como meta identificar potenciais oportunidades e ameaças para o Sistema OCB, além de definir e elencar os desafios estratégicos do cooperativismo. Todo o trabalho será norteado por pesquisas e levantamentos realizados com a consultoria da empresa Macroplan. “O material de apoio vai ajudar na construção de um mapa de Cenários e Desafios do Cooperativismo, até o ano de 2025”, explica o gestor de planejamento da Casa, Emmanuel Malta.

Necessidades - Segundo Malta, a pesquisa foi elaborada via web, por meio de questionários específicos, direcionados a um grupo focal composto de dirigentes de 25 estados e oito ramos. Ela foi realizada nos últimos meses de 2013, com mais de 600 pessoas (dirigentes, especialistas, gestores e público-focais). “Os dados evidenciam as principais necessidades e demandas das cooperativas e indicam os gargalos do cooperativismo que precisam ser superados”, garante o gestor. “Em uma análise geral, o documento revela que a visão do cooperativismo por todos aqueles que atuam nele é contagiante e entusiasmada. O reconhecimento desse modelo como uma alternativa econômica e social é o que todos concordam”, avaliou o presidente Márcio Freitas.

Visão - Participando da oficina, o presidente do Sistema Ocepar e membro da Diretoria da OCB, João Paulo Koslovski, avaliou como extremamente positivos os resultados que a pesquisa trará para o planejamento: “Foram ouvidos aqueles que realmente fazem o cooperativismo acontecer; isso  agrega credibilidade às informações. E o melhor: esta pesquisa reflete verdadeiramente o que está ocorrendo em nosso movimento. O importante é que, em cima desses dados, a gente possa direcionar nossos recursos para melhores resultados. Esse é sempre  objetivo do planejamento: aperfeiçoar as ações para que possamos atender melhor às demandas das cooperativas, refletindo em resultado positivo para o cooperado.”

Inovação - Em um contraponto interessante e bastante relevante, o presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Anselmo, ressaltou: “São dados que vão ajudar a repensar o cooperativismo, definir estratégias e superar dificuldades. Porém, é preciso muito cuidado para não apenas garantirmos a inovação, e esquecermos que as cooperativas têm um diferencial a ser trabalhado. Do contrário, estaremos lidando com empresas comuns, mercantis, de capital, e não é esse o objetivo”.

Diferencial - Complementando, o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário, ressaltou a novidade como um diferencial promissor: “Estamos falando em um planejamento embasado em uma pesquisa. Vai ser diferente dos anteriores, com certeza, e a principal expectativa é podermos construir nosso plano, definir nossas metas e elencar nossos objetivos com base em dados fundamentados – o que nos garantirá muito mais certeza de acertar.”

Tomada de decisões - Representando o governo no Conselho Nacional do Sescoop, Erikson Chandoha, do Ministério da Agricultura, também avaliou como positivo esse processo de construção do planejamento estratégico do Sistema OCB: “Trata-se de um levantamento de grande relevância. Para nós, conselheiros, por exemplo, prevejo que irá facilitar, inclusive, na tomada de decisões quando do encaminhamento de algum projeto com o qual geralmente não temos identificação imediata – como é o caso das áreas não finalísticas da instituição”. (Informativo OCB)

 

SICOOB: Inauguração da Mini Cidade Cooperativista Educativa

Mini Cidade 28 01 2014Inaugura na próxima segunda-feira (03/02) a Cidade Cooperativista Educativa – um espaço que auxiliará na formação de mini cidadãos comprometidos com a comunidade. O projeto idealizado pelo Sicoob Norte do Paraná e a Escola Educativa, pretende incentivar a cultura da cidadania e da cooperação, no qual o espaço criado visa funcionar como uma verdadeira cidade, proporcionando aos alunos a vivência cultural, política, ecológica, financeiro e comercial, por meio de parcerias, para despertar a consciência da responsabilidade de cada pessoa dentro da sociedade, com os seus direitos e deveres. Na Cidade Cooperativista Educativa os alunos atuarão de forma lúdica na gestão da cidadezinha e para dar inicios às atividades no próximo dia 03 de fevereiro haverá à posse do mini prefeito e dos mini vereadores eleitos na Câmara Municipal de Londrina.  Logo após a solenidade todos serão convidados a visitar o espaço e conhecer o projeto de perto.

POSSE DO PREFEITO E DOS VEREADORES DA MINI CIDADE

DIA :: 03.02.2014

HORÁRIO :: 18h30

LOCAL :: Câmara Municipal de Londrina | R. Sen. Souza Naves, 145 | Centro Cívico | Jd Petrópolis | Londrina

INAUGURAÇÃO DA MINI CIDADE

DIA :: 03.02.2014

HORÁRIO :: 20h

LOCAL :: Escola Educativa | R. Castro Alves, 626 | Jardim Shangri-La A | Londrina Maiores

Serviço – Informações Sicoob Norte do Paraná |  T. (43) 3305.0505 | E-mail  Sicoob@sicoobnortepr.com.br | Josiane ou Larissa | Escola Educativa |  T. (43) 3348-0179| Eliane. (Assessoria de Imprensa Sicoob Norte do Paraná)

  {vsig}noticias/2014/01/28/Sicoob/{/vsig}

 

COPAGRIL: Conhecidos os sorteados que visitaram o estande da cooperativa no Dia de Campo

Copagril (2)Quem visitou o estande da Copagril durante o Dia de Campo 2014 pôde preencher cupons para concorrer a 18 prêmios. O sorteio foi realizado nos últimos instantes do evento pela diretoria executiva da Copagril, na presença de gerentes e demais funcionários. Os prêmios devem ser retirados nas lojas agropecuárias da Copagril de Marechal Cândido Rondon na próxima sexta-feira (31), às 10 horas. Quem tiver alguma dúvida sobre a premiação pode entrar em contato pelo telefone (45) 3284-7630.

Confira os sorteados: 1° prêmio: um assador de carne automático Arke com três espetos

Ganhadora: Alessandra Bündchen, de Porto Mendes. Telefone 9991-50XX; 2° prêmio: uma churrasqueira portátil com grelha Ganhadora: Aline L. Merten, da linha São Cristóvão. Telefone 9973-11XX; 3° prêmio: um jogo de chaves de fenda Tramontina

Ganhadora: Viviane Genovei, de Novo Sarandi. Telefone 3273-12XX; 4° prêmio: duas cadeiras Mor Ganhadora: Erica B. Schneider, de Novo Horizonte. Telefone 9964-82XX; 5° prêmio: um banco plástico para jardim Ganhador: Otto José Heinen, da Av. Maripá, em M. C. Rondon. Telefone 3254-42XX; 6° prêmio: um aspirador de pó automotivo Ganhador: Ervino Krause, da linha Concórdia. Telefone 3254-43XX;  7° prêmio: um coturno Beira Lago Copagril Ganhadora: Suellen de Lima. Telefone 9996-75XX ; 8° prêmio: um kit de higiene para automóvel LuxCar Ganhador: Vitor Hugo Krummenauer, de M. C. Rondon. Telefone 3254-82XX; 9° prêmio: um vale-compras de R$ 100 nas lojas agropecuárias Copagril Ganhador: Alsiro Rufn, de Entre Rios. Telefone 9972-55XX; 10° prêmio: um vale-compras de R$ 100 nas lojas agropecuárias Copagril Ganhadora: Arilda Spier, de Nova Santa Rosa. Telefone 3253-13XX; 11° prêmio: uma cafeteira Britânia Ganhadora: Janete Groff, de Mercedes. Telefone 9967-73XX; 12° prêmio: vale-compras de R$ 200 nos Supermercados Copagril Ganhador: Idonir Bendo, de Novo Horizonte. Telefone 3284-60XX; 13° prêmio: vale-compras de R$ 200 nos Supermercados Copagril Ganhador: Natanael Felipe Duquesni, da rua D. João VI, M. C. Rondon. Telefone 9940-46XX; 14° prêmio: um vale-abastecimento de R$ 100 nos Postos Copagril Ganhadora: Roseli Kaiser, da rua Paraná, M. C. Rondon. Telefone 3284-11XX; 15° prêmio: um vale-abastecimento de R$ 100 nos Postos Copagril Ganhador: Nilton Fischer, de Margarida. Telefone 9972-70XX; 16° prêmio: um fogão cooktop MG de uma boca Ganhadora: Regina M. dos Santos, linha Fátima, Entre Rios do Oeste. Telefone 8805-84XX; 17° prêmio: uma torneira elétrica Lorenzetti Ganhadora: Bertino Bloemer, da Sanga XV, Mercedes. Telefone 8814-35XX; 18° prêmio: um chuveiro Lorenzetti Top Jet Ganhador: Ernesto Hoppen, de Novo Três Passos; (Assessoria de Imprensa Copagril)

 {vsig}noticias/2014/01/28/Copagril/{/vsig}

INTEGRADA: Cooperativa inaugura nova unidade de recebimento em Cambé

Integrada SmallA Cooperativa Integrada começou 2014 dando sequência aos investimentos estratégicos em infraestrutura e inaugurou na última sexta-feira (24) a segunda unidade de recebimento de grãos no município de Cambé. A UR Prata, como é chamada a nova unidade, está localizada na Estrada da Prata e conta com estrutura completa para recebimento, secagem e armazenamento de grãos. “A agricultura exige agilidade, do plantio até a colheita. Por isso, a Integrada está investindo na construção de novas estruturas para atender a demanda crescente dos cooperados. Para a cooperativa é um motivo de grande orgulho poder oferecer aos associados da região uma nova opção logística para entregar a produção”, comemora o presidente da Integrada, Carlos Murate. A nova unidade de recebimento foi construída atendendo aos mais modernos requisitos de automação para armazenagem de grãos. Com capacidade estática de nove mil toneladas, a estrutura conta com quatro moegas, secador e silos capazes de receber ou embarcar 200 toneladas e grãos por hora. “Essa obra demonstra a preocupação da Integrada em atender aos cooperados da melhor forma possível. Podemos oferecer aos associados uma excelente prestação de serviços e geração de empregos e renda para a cidade de Cambé”, ressalta o presidente. Com uma capacidade estática de mais de 900 mil toneladas, a Integrada conta hoje com 54 unidades de recebimento em pontos estratégicos do Norte e Oeste do Paraná, agilizando o recebimento da produção dos associados e reduzindo custos operacionais.

 

SICREDI: Team-leaders marca presença no primeiro clássico do ano no Couto Pereira

02sicredi- 003-26012014 (Small)O Sicredi, que fechou patrocínio para a edição número 100 do Campeonato Paranaense de Futebol, participou no último domingo (26/01) com seu team-leaders, do primeiro clássico de 2014, o ParaTiba, no campeonato paranaense. Durante a abertura do jogo e nos intervalos da partida, um grupo de jovens com uniformes da cooperativa proporcionaram momentos de entretenimento para os torcedores de Coritiba e Paraná Clube, no estádio Couto Pereira. Além da presença deste grupo, o patrocínio prevê a marca do Sistema de Crédito Cooperativo através de placas estáticas em todos os estádios que receberão as partidas envolvendo as 12 melhores equipes do estado na atualidade, além de ações de merchandising.

Apoio ao esporte - Esta não é a primeira vez que o Sicredi apoia o esporte brasileiro. A equipe Sicredi Racing sagrou tri-campeã da Mercedes Benz Challenge; a atleta Tatiele Carvalho conquistou o 6º lugar na última Corrida São Silvestre, o Luverdense chegou as oitavas de final da Copa do Brasil, entre outras iniciativas.

 {vsig}noticias/2014/01/28/Sicredi/{/vsig}

SAÚDE: Câncer de pele pode atingir 182 mil brasileiros em 2014

cancerO câncer de pele será novamente um dos maiores vilões da saúde dos brasileiros em 2014. De acordo com dados do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (Inca), devem ocorrer 182 mil ocorrências da enfermidade, o equivalente a 31,5% do total de 576,5 mil novos casos de câncer previstos no país. Os dados anteriores, de 2012, indicavam um total de 518 mil ocorrências da doença, sendo o de pele o mais comum, com 134 mil pessoas acometidas (26%).

Tipos - Entre os tipos de tumores na pele está o carcinoma basocelular (75% dos casos), mais comum em homens e mulheres de pele clara com mais de 40 anos. E o melanoma, que, apesar da baixa incidência - apenas 4% -, é o mais temido devido à possibilidade de metástase. Segundo a dermatologista do Hospital VITA Curitiba, Fabiane Mulinari Brenner, os tumores se relacionam a alguns fatores de risco, especialmente a exposição demasiada ao sol.  "Deve-se tomar cuidado com a incidência do sol durante todo o ano. A praia, porém, é um espaço que requer maiores cuidados e atenção, pois a água aumenta a irradiação da luz solar em 5% e a areia em 25%", ressalta. Além disso, nos dias de verão, têm sido comum a incidência extrema de raios UV nas praias brasileiras, o que requer mais atenção com o tempo de permanência ao sol e em relação ao uso e renovação do filtro solar.

Incidência - De maneira geral, o câncer de pele é mais comum em adultos, com pico de incidência por volta dos 40 anos, segundo o Inca. Entretanto, as últimas estatísticas mostram que pessoas mais jovens têm sido afetadas pela doença, exigindo maior precaução aos sinais. "Os sintomas comuns são feridas que levem mais de quatro semanas para cicatrizar, além de manchas que coçam, descamam ou sangram", explica Fabiane.  Apesar de curável, é necessário procurar ajuda médica assim que for identificada qualquer anomalia. "Quando não tratado, o câncer de pele pode se espalhar e até mesmo atingir outros órgãos", salienta.

Outros problemas - O câncer de pele não é o único mal a ser temido no verão. Para Fabiane, outros problemas podem ser tão perigosos quanto. "Manchas na pele, micoses e queimaduras, apesar de parecerem simples, podem causar muita dor de cabeça", afirma. As micoses causadas por fungos podem afetar a pele, unhas, cabelo ou virilha, gerando coceira e lesões. "Esses fungos gostam de lugares quentes e úmidos, por isso é recomendável não permanecer com roupa de banho molhada", explica a dermatologista. Além do sol, a água e a areia também merecem atenção. "Águas ou areias contaminadas podem resultar em infecções, como bicho geográfico, furúnculos, toxoplasmose e outras doenças. É importante ficar atento e evitar esse contato", diz.

E-SOCIAL: Envio de dados já começou

Carteira2 (Small)As cooperativas de todo o Brasil devem se preparar para adequação ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), que já está em vigor. A ferramenta é um projeto do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), implantado pelo governo federal para desburocratizar, simplificar o cumprimento das obrigações trabalhistas e aumentar a fiscalização do governo sobre empresas.

Unificação - A intenção é unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. O eSocial estabelece a emissão, de forma digital, das informações de folha de pagamento e das obrigações previdenciárias, trabalhistas e fiscais ao governo. Foi elaborado por meio de uma ação conjunta entre Ministério do Trabalho e Emprego, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social, Ministério da Previdência Social e Receita Federal do Brasil. A 12ª edição da revista Saber Cooperar, publicação do Sistema OCB, apresenta o assunto com profundidade, sob a análise do coordenador de processos da Gerência Financeira, Carlos Baena. CONFIRA!!! (Informativo OCB)


Versão para impressão


Assessoria de Imprensa do Sistema Ocepar - Tel: (41) 3200-1150 / e-mail: imprensa@ocepar.org.br