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Sistema Ocepar - Paraná Cooperativo - Informe Diário

Informe Paraná Cooperativo - edição nº 3298 | 12 de Março de 2014

SISTEMA OCB: Divulgado relatório mensal sobre ações de fevereiro

A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) divulgou, na segunda-feira (10/03), o relatório mensal de suas ações referentes ao mês de fevereiro. O envio do documento aos diretores, representantes dos ramos e dirigentes das unidades estaduais marca a transparência da entidade que representa politicamente as cooperativas do País.

Prestação de contas- De acordo com o presidente Márcio Lopes de Freitas, a intenção é prestar contas de tudo o que foi desenvolvido no período. “Dessa forma, as lideranças poderão acompanhar o andamento das ações e projetos prioritários para o crescimento do cooperativismo no Brasil, além de propor novas estratégias que garantam o cumprimento das metas, estreitando, cada vez mais, os laços com a base”, considera Márcio Freitas.

Destaques - Entre os pontos de destaque do documento, estão:

- IC Agro – É o Índice de Confiança do Agronegócio (IC Agro), desenvolvido pelo Departamento de Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Deagro/Fiesp) e pela OCB. É um estudo realizado trimestralmente com a finalidade de auxiliar na definição de estratégias e na tomada de decisão das cooperativas agropecuárias e de outros membros da cadeia produtiva.

- Portas Abertas – É uma iniciativa que aproxima o sistema OCB da base cooperativista, apresentando aos líderes do setor o dia a dia das ações realizadas em prol das cooperativas em Brasília. No total, 150 cooperativas já foram recebidas entre os meses de outubro (2013) e fevereiro deste ano.

- Assessoria de Imprensa – Ao longo de fevereiro, 72 notícias envolvendo o nome do Sistema OCB foram veiculadas. A maior parte delas, 80%, foi publicada na web. Convertendo a divulgação em valor de mídia espontânea, foi possível uma economia de R$ 2,5 milhões. (Informe OCB)

Clique e LEIA A ÍNTEGRA DO RELATÓRIO!

 

UNIMED PARANÁ: Cooperativas aprovam contas e elegem nova diretoria para a Federação

unimed parana 12 03 2014No último sábado (08/03), a Unimed Paraná realizou sua 35ª Assembleia Ordinária para a prestação de contas do exercício 2013, compreendendo o relatório de gestão e de sustentabilidade 2010-2014, Balanço Geral, Demonstrativo de Resultado e os pareceres dos Auditores Independentes e do Conselho Fiscal e para a eleição dos Conselhos de Administração e Fiscal.

Mesa - O presidente da gestão 2010-2014, Orestes Pullin, convidou para compor a mesa, além de sua diretoria, Eudes de Freitas Aquino, presidente da Unimed do Brasil, e João Paulo Koslovski, presidente do Sistema Ocepar e diretor da OCB.

Avanços - Koslovski saudou a todos. Parabenizou a diretoria que estava saindo, gestão 2010-2014, e a nova diretoria, gestão 2014-2017, encabeçada por Paulo Roberto Fernandes Faria. Ele comentou os avanços do cooperativismo paranaense em 2013, com importante participação do ramo saúde, no qual está inserido o Sistema Unimed, e falou do trabalho desenvolvido pela OCB em parceria com a Unimed do Brasil, com o intuito de tornar mais conhecido o cooperativismo e ter defendido seus direitos.

Contribuição - Aquino citou a contribuição do Orestes e do Paulo e do Paraná para o Sistema Unimed, enfatizando a organização do estado, como referência no cooperativismo nacional. E colocou as estruturas da Confederação à disposição das Singulares, em especial os escritórios do Rio de Janeiro e de Brasília, mantidos com o objetivo de atender demandas políticas e do judiciário nessas cidades.

Agradecimento - Durante a leitura do relatório de gestão, Orestes agradeceu nominalmente aos dirigentes e conselheiros que participaram direta ou indiretamente no ciclo em que esteve presidindo a Federação, de 2006 a 2014. “Durante esse período, o Sistema Unimed cresceu 45,76% em número de beneficiários, com crescimento da receita anual de 93,55%. Foram repassados aos prestadores de serviços quase R$ 17 bilhões, dos quais mais de R$ 5 bilhões foram diretamente para os médicos cooperados”.

Evolução - Segundo  Orestes, a Federação evoluiu de forma bastante importante, aprimorou seu estatuto, criou uma comunicação mais ágil com as federadas; profissionalizou mais sua gestão, ampliou e vem ampliando sua estrutura físico-organizacional para dar conta das demandas exigidas pelo Sistema, buscou visualizar o futuro e está implementando projetos que mudam conceitos assistenciais ultrapassados, alinhados com as melhores práticas mundiais.

Relatos - Depois dele, cada um dos diretores e conselheiros tomaram a palavra e fizeram um breve relato das conquistas realizadas por essa gestão, destacando os pontos altos de suas diretorias e dos trabalhos dos conselheiros regionais.

Destaques - Entre os destaques citados houve o incremento de 23% no número de beneficiários no Sistema Unimed Estadual, no período de 2010 a 2013, e 9% no número de beneficiários. Implantação de 22 módulos do MAS – Mais Atenção à Saúde, Projeto Segurança em Alta , início da implantação do Cardio na Federação e em algumas Singulares, reestruturação do Fundo de Alto Custo, formulação de projeto de Indicadores Jurídicos, criação do NDH da Federação e seu regimento e apoio à criação dos Núcleos nas Singulares, criação da Ouvidoria, do Núcleo de Informações Estadual e da Central de Agendamento. Implementação da CGP, criação do Centro APS, entre outros.

Eleição - No final da AGO, aconteceu a eleição do novo Conselho Administrativo que foi realizada por aclamação, já que só havia uma chapa disputando o cargo. Em seguida foram eleitos os Conselheiros Fiscais. Paulo Roberto Fernandes Faria, já como o novo presidente da Unimed Paraná para o período de gestão 2014-2017, junto com sua diretoria, fez uma pequena homenagem aos diretores e conselheiros que se despediam. Ele também agradeceu a todos pela confiança e apresentou um pequeno esboço do trabalho a ser desenvolvido nesses próximos anos e disse que o escopo do plano de trabalho do Conselho de Administração para o exercício 2014 será objetivo de análise e homologação, em próxima reunião. (Imprensa Unimed Paraná)

 

ECONOMIA I: IPCA acelera para 0,69% em fevereiro

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,69% em fevereiro, após alta de 0,55% em janeiro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em fevereiro do ano passado, o índice tinha avançado 0,60%. No acumulado do ano, houve aumento de 1,24%, abaixo da taxa de 1,47% de mesmo período de 2013. Em 12 meses, o IPCA teve elevação de 5,68%, superando os 5,59% de alta nos 12 meses anteriores.

Acima da média- O resultado de fevereiro ficou acima da média das projeções de 20 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data, de 0,65%. O intervalo das estimativas era de 0,60% a 0,70%. "O IPCA do mês concentrou o aumento das mensalidades dos colégios e, com isso, o grupo Educação, cuja alta atingiu 5,97%, foi responsável por 0,27 ponto percentual do índice. Esse resultado reflete os reajustes praticados no início do ano letivo, especialmente nas mensalidades dos cursos regulares, que subiram 7,64% e constituíram-se no item de maior impacto individual no mês, com 0,22 ponto percentual", destacou o IBGE em nota.

Apuração - O IPCA apura a inflação para as famílias com rendimento de um a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte, e abrange dez regiões metropolitanas do país, além de Brasília e dos municípios de Goiânia e Campo Grande.

INPC - O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) apresentou alta de 0,64% em fevereiro, com leve alteração em relação à taxa do mês anterior, de 0,63%. Em fevereiro de 2013, o indicador tinha avançado 0,52%. No primeiro bimestre, o indicador aumentou 1,27% e, em 12 meses, registrou elevação de 5,38%. O INPC se refere às famílias com rendimento de um e cinco salários mínimos que vivem nas mesmas regiões metropolitanas e capitais pesquisadas no IPCA. (Valor Econômico)

ECONOMIA II: Preço da cesta básica sobe em nove capitais durante fevereiro

economia 12 03 2014Em fevereiro, o custo da cesta básica subiu em metade das 18 capitais brasileiras que são analisadas na Pesquisa Nacional da Cesta Básica. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), as maiores elevações ocorreram em Aracaju (aumento de 5,31%), Florianópolis (2,49%) e no Rio de Janeiro (1,35%).

Mais cara- A cesta mais cara do país foi a de Florianópolis, onde o custo médio alcançou R$ 330,75 em fevereiro. Em seguida apareceu a de Vitória (R$ 328,43) e a de São Paulo (R$ 325,35).

Maior queda- Já a maior queda no custo da cesta básica ocorreu em João Pessoa (-3,47%), seguida por Manaus (-3,44%) e Brasília (-2,91%). A capital com a cesta básica mais barata do país em fevereiro foi Aracaju, onde o custo médio chegou a R$ 225,57, seguida por João Pessoa (R$ 255,00) e Salvador (R$ 262,78).

Produtos - Os produtos que puxaram a alta no custo da cesta básica foram o arroz (que subiu em 12 das capitais analisadas, principalmente porque se encontra em período de entressafra), o tomate (que subiu em 11 capitais) e a carne bovina (produto de maior peso da cesta, que ficou mais caro em dez capitais).

Dois primeiros meses- Nos dois primeiros meses do ano, oito das 18 capitais analisadas pelo Dieese apresentaram alta nos preços da cesta básica. As maiores elevações ocorreram em Aracaju (4,05%), Florianópolis (3,58%) e Vitória (2,19%).

Despesas - Com base no valor da cesta básica e levando em consideração a determinação constitucional de que o salário mínimo deve suprir as despesas de um trabalhador e sua família com moradia, alimentação, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência, o Dieese calculou que o salário mínimo deveria ser R$ 2.778,63 em fevereiro, valor 3,84 vezes superior ao mínimo em vigor, de R$ 724,00. (Agência Brasil

 

SAFRA 2013/2014: 6º levantamento aponta 188,7 milhões de t de grãos

safra 12 03 2014Dados atualizados relativos à produção de grãos no Brasil indicam que o país deverá colher 188,7 milhões de toneladas. Esta quantidade representa um aumento de 0,7% em relação à safra passada, que foi de 187,4 milhões de t. A previsão do 6º Levantamento de Grãos da Safra 2013/2014, divulgado nesta quarta-feira (12/03), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Soja - O estudo mostra que a cultura da soja continua sendo o maior destaque. O crescimento é de 4,8% ou 3,9 milhões de t. a mais que a safra anterior. O arroz teve também bom desempenho, com um aumento de 8%, alcançando 12,8 milhões de t. O feijão primeira safra, que está em fase final de colheita em todo o país, chegou a uma elevação de 35,7% na produção, passando de 964,6 mil para 1,3 milhão de t.

Milho - Houve redução no milho primeira e segunda safras de 9,1% (3,2 milhões de t) e de 6,8% (3,1 milhões de t), respectivamente, perdendo terreno para a soja, que tem preços mais favoráveis. A produção da primeira safra (31,4 milhões de t) somada à segunda (43,7 milhões de t) deve chegar a 75,1 milhões de t.

Queda - Em comparação com o 5º levantamento, houve uma queda na produção de 4,9 milhões de t (2,5%), em razão da baixa produtividade da soja, influenciada pelas intempéries climáticas ocorridas em toda a região produtora.

Área - O total destinado ao plantio de grãos deve chegar a 55 milhões de hectares, o que representa uma alta de 4% em relação à área de 53,28 milhões de hectares da safra 2012/2013. A soja teve maior crescimento, com acréscimo de 7,4% na área plantada, passando de 27,7 para 29,8 milhões de hectares.

Outras culturas- Outras culturas, como arroz, feijão, algodão, mamona, girassol e amendoim primeira e segunda safra também apresentaram elevação para plantio.  Por outro lado, o milho primeira safra teve redução de 5,1%, passando de 6,8 para 6,4 milhões de hectares.

Estudos - Os estudos para este levantamento foram realizados nas principais regiões produtoras de grãos do país, no período de 16 a 22 de fevereiro. (Conab)

 

EXPEDIÇÃO SAFRA: Panorama atual e tendências serão apresentadas em Canarana (MT)

 

A Expedição Safra 2013/14 realiza nesta quinta-feira (13/03), às 19h30, em Canarana (MT), um evento técnico e de relacionamento em parceria com a Agrex do Brasil. A programação conta com uma palestra da FCStone, que vai apresentar um panorama da safra atual e as tendências para a temporada 2014/15. Ao todo serão cinco eventos. O primeiro ocorreu em fevereiro, em Rio Verde (GO). Os demais ocorrem ainda em março no Tocantins, Maranhão e Piauí. Mais informações acesse www.expedicaosafra.com.br

expedicao safra 12 03 2014

AGENDA PARLAMENTAR: Senado discute PL que fixa prazo para registro de agrotóxico

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal pode apreciar, nesta quinta-feira (13/03), o Projeto de Lei do Senado (PLS) 209/2013, que fixa prazo para o processo de registro de agrotóxicos, seus componentes e afins pelo órgão federal. O Sistema OCB apoia a proposta, acreditando que tais alterações serão decisivas para ampliar o leque de produtos fitossanitários imprescindíveis para controle de doenças e pragas de clima tropical, com reflexos muito positivos ao aumento da produtividade e competitividade do agronegócio brasileiro.

Câmara dos Deputados- As Comissões Permanentes da Câmara dos Deputados continuam com os processos de eleições de seus vice-presidentes. Além disso, As Comissões Mistas das Medidas Provisórias (MPV's) 627, 630 e 632 de 2013 poderão os pareceres apresentados pelos relatores deputado Eduardo Cunha (RJ), senadora Gleisi Hoffmann (PR) e senador Eduardo Lopes (RJ), respectivamente. (Blog OCB no Congresso)

Para acessar o Resultado da Agenda da Semana, clique aqui.

SICREDI NORTE SUL: Mais de 1700 associados participaram das Assembleias de Núcleo 2014

Nos meses de janeiro e fevereiro, a Cooperativa Sicredi Norte Sul PR/SP, reuniu mais de 1.700 associados em Assembleias de Núcleo 2014. Os debates e as deliberações sobre os assuntos da cooperativa ocorreram nos eventos assembleares, que reuniram os 50 núcleos de 18 municípios da região, e agora cabe ao coordenador de núcleo o papel de levar as decisões para a Assembleia Geral, que ocorrerá em abril.

Resultados - No encontro, entre outros assuntos, o presidente Paulo José Buso Júnior apresentou os resultados de 2013, acompanhados do parecer da auditoria externa e do Conselho Fiscal. Também foi definido o que será feito com os R$ 4,4 milhões gerados em sobras (resultados). Juntos, os associados decidiram que 60% deste total será investido no Fundo de Reserva, criado para atender o desenvolvimento de suas atividades e dar mais solidez à cooperativa. O Fundo de Reserva compõe o patrimônio da cooperativa, que define o quanto ela poderá emprestar para financiar as atividades de seus associados. Quanto maior o patrimônio, mais forte a cooperativa.

Destinação - Além disso, 6,5% foi destinado como remuneração para o Capital Social investido pelos associados, e 5% foi direcionado para o Fates (Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social), reservado à prestação de assistência educacional aos associados através dos programas sociais, e aos colaboradores da cooperativa. Na prestação de contas de 2013 foram apresentados, ainda, os investimentos da Cooperativa nos Programas Sociais, e no Programa A União Faz a Vida, desenvolvido em 05 municípios da região (Jaboti, Quartiguá, Santo Antônio da Platina, Conselheiro Mairinck e Ribeirão Claro) a cooperativa investiu em 2013 mais de 30 mil reais.

Diferenciais - Para Paulo José Buso Júnior, presidente da Sicredi Norte Sul PR/SP, as assembleias evidenciam os diferenciais do Sicredi como uma instituição financeira cooperativa e reforçam que os associados são os protagonistas da gestão e do fortalecimento do empreendimento. “O voto de todos tem o mesmo valor”, complementa Buso.

Sobre a Sicredi Norte Sul PR/SP– Sediada em Santo Antônio da Platina (PR), é uma das 100 cooperativas que integram o sistema Sicredi. Fundada em 1985, tem em sua história 28 anos de plena expansão fortalecendo os municípios e associados de toda a região do norte pioneiro do Paraná e sul de São Paulo. Presente em 18 municípios* a cooperativa tem hoje mais de 26 mil associados, e encerrou o segundo semestre de 2013 com um volume de R$ 4,4 milhões em sobras, mais de R$ 204 milhões em recursos administrados e R$ 154 milhões em operações de crédito.

*Área de Atuação: Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Figueira, Ibaiti, Jaboti, Jacarezinho, Japira, Joaquim Távora, Quatiguá, Ribeirão Claro, Santana do Itararé, Santo Antonio da Platina, São José da Boa Vista, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz, no Estado do Paraná; Chavantes, e Ourinhos no Estado de São Paulo.

Sobre o Sicredi- O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 2,4 milhões de associados e 1.238 pontos de atendimento, em 10 Estados* do País. Organizado em um sistema com padrão operacional único conta com 106 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A. - uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.

* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.

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SICOOB PR: Sistema cooperativo de crédito patrocina 2º Congresso Caciopar

Nos dias 14 e 15 de março, no PTI (Parque Tecnológico Itaipu), em Foz do Iguaçu, ocorre o 2º Congresso Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná), que conta com patrocínio do Sicoob PR, que também oferecerá uma palestra especial “Atitudes de Resultado”, com o professor Heinz Artur Schurt, na sexta-feira (14), às 18 horas.

Heinz tem um amplo currículo, o que faz dele uma referência em sua área profissional. Ele é administrador, pós-graduado em qualidade e produtividade pela UFSC, pós-graduado em dinâmica de grupos, consultor de planejamento estratégico e programas de excelência organizacional, diretor da Alfa Educação Corporativa Ltda, autor e coautor de vários livros.

Encontro dos Conselhos- No mesmo evento também ocorrerá o Encontro dos Conselhos de Orientação Estratégica das Cooperativas do Sicoob na Região Oeste. Será um momento oportuno para mobilizar os conselheiros para temas que tem a ver diretamente com o desenvolvimento econômico das comunidades da região, o que é a missão do Sicoob no Paraná.

Mobilização - Para o presidente do Conselho de Administração do Sicoob PR, Jefferson Nogaroli, a iniciativa é de grande importância para mobilização da classe empresarial da região em prol do desenvolvimento da região. “Hoje o Sicoob, como instituição financeira cooperativa, apoia iniciativas como esta, para desenvolvimento da região, já que trabalhos em benefício das comunidades nas quais estamos presente”, frisa.

Público - O 2º Congresso Caciopar vai reunir mais de 250 pessoas, principalmente empresários, que debaterão sobre o papel da iniciativa privada no desenvolvimento territorial. A finalidade do evento é definir ações práticas para dar novo impulso ao processo de expansão dos indicadores sociais e econômicos do Oeste do Estado. (Imprensa Sicoob PR)

SICOOB: Lançado cartão com bandeira Visa

O Sicoob lança cartões com a bandeira Visa na versão puro crédito, são eles: Sicoobcard Visa Clássico, Sicoobcard Visa Gold e Sicoobcard Visa Platinum. Essa edição fará alusão à Copa do Mundo FIFA 2014™que acontecerá no Brasil. Os cartões Sicoobcard Visa terão todas as vantagens já oferecidas aos portadores dos cartões Sicoobcard: dois limites de crédito (parcelado e à vista), SMS Ilimitado, chip, Programa de Recompensas Sicoobcard Prêmios e serviços online. Além dos outros benefícios oferecidos pela bandeira Visa. Entre as novidades de lançamento, os portadores que realizarem a primeira compra com os cartões Sicoobcard Visa, independente do valor, até o dia 13 de julho de 2014 ganharão 6 mil pontos no Sicoobcard Prêmios.

Sobre o Sicoob- O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) possui mais de 2,5 milhões de associados em todo o país e está presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por mais de 500 cooperativas singulares, 15 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação) que tem a finalidade de defender os interesses das cooperativas representadas, ofertar serviços, promover a padronização, supervisão e integração operacional, financeira, normativa e tecnológica. Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil S.A. (Bancoob) especializado no atendimento às cooperativas de crédito e cujo controle acionário pertence às cooperativas do Sicoob; a Bancoob DTVM, distribuidora de títulos e valores; o Sicoob Previ, fundação que oferece plano de previdência complementar; a Cabal Brasil, bandeira e processadora de cartões e a Ponta Administradora de Consórcios. Conta ainda com o Fundo Garantidor do Sicoob (FGS), que confere credibilidade ao Sistema e garante a proteção dos recursos dos seus associados. A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2 mil pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem um amplo portfólio de produtos e serviços para seus associados e possibilitam acesso a recursos para empréstimos em geral e investimentos, tanto para pessoas físicas como jurídicas, com juros mais acessíveis. (Imprensa Sicoob)

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COCAMAR I: Lourenço e Jardim prestigiam AGO do Sicredi, em Maringá

Ao participar, na noite de terça-feira (11/03), da Assembleia Geral Ordinária da Sicredi União PR/SP, em Maringá, o presidente do Conselho de Administração da Cocamar, Luiz Lourenço, parabenizou a diretoria da instituição pelos seus resultados em 2013. Uma das maiores em seu segmento no Brasil, a Sicredi União PR/SP conseguiu dobrar de tamanho em apenas três anos. São 88 mil associados, 69 unidades de atendimento no Paraná e em São Paulo e ativos totais que passam de R$ 1,6 bilhão. Em comparação a 2012, o crescimento foi de 25%, em média. Segundo Lourenço, um dos fundadores da cooperativa em 1985, que estava acompanhado do presidente executivo José Fernandes Jardim Júnior, “o Sicredi é um modelo em gestão e governança”.

Participação - Com a participação de 250 associados, entre coordenadores de núcleos e convidados, a Assembleia foi realizada no salão social da Associação Cultural, Esportiva e Recreativa de Maringá (Acema). (Imprensa Cocamar

COCAMAR II: Novas estruturas reforçam atuação na região norte

Três unidades operacionais destinadas ao recebimento de grãos iniciaram suas atividades na safra de verão 2013/14. Além de Ibiporã, que recebeu a visita de dirigentes da Cocamar no dia 19 de fevereiro, quando ocorreram as primeiras entregas, ficaram prontas as de Assaí e Aricanduva, esta última no município de Arapongas, todas na região de Londrina.

Reforço - As estruturas reforçam a atuação da cooperativa no norte do Estado, prestando apoio aos produtores. A de Ibiporã é dotada de quatro moegas e dois silos para 12 mil toneladas, Assaí conta com quatro moegas e silos para 24 mil toneladas, e Aricanduva possui 3 moegas e dois silos de 700 toneladas cada.

Nova sede- Além dessas instalações operacionais, só neste início de ano a Cocamar entregou aos cooperados a nova sede da unidade de Jussara, na região noroeste, a nova estrutura em Apucarana, no norte, e a loja em Nova Andradina (MS). No total, a cooperativa conta com 56 unidades, das quais 54 no Paraná, uma no Estado de São Paulo (em Presidente Prudente) e a de Nova Andradina. (Imprensa Cocamar

BOM JESUS: Cooperativa lança página no Facebook para grupo de jovens

Uma das reinvindicações dos Grupos de Jovens da Bom Jesus na rodada de reuniões, realizada no mês de fevereiro de 2013, foi a criação de uma fanpage na rede social Facebook. Após algum tempo de estudos sobre a questão, já que a cooperativa já possui sua fanpage oficial no mesmo site de relacionamento (facebook.com/coopbomjesus), foi criada a página dedicada aos jovens que fazem parte e os que desejam conhecer o trabalho da cooperativa junto aos jovens.

Espaço de comunicação- De acordo como assessor de Comunicação da Bom Jesus, Felipe Andrade,  “é muito importante a criação desse espaço dedicado somente aos jovens porque será um espaço de comunicação entre a cooperativa e eles, além, é claro, de eles mesmos poderem se conhecer a partir dessa página. Nesse local eles também poderão deixar suas ideias, dicas, sugestões e até reclamações”.

Argumento - A solicitação dos jovens surgiu com o argumento de que como a Bom Jesus possui 12 filiais e está presente em mais de 20 municípios, a grande maioria não se conhece ou nunca se viu. Essa fanpage, dedicada apenas aos Grupos de Jovens, permitirá que os integrantes desse importante projeto estejam mais perto, nem que seja virtualmente, afirmou Gionei Fhynbeen, Assessor de Comunicação da cooperativa.

Convocação - Além disso, a fanpage será utilizada para convocar os jovens às reuniões e atividades realizadas com seus grupos, sejam treinamentos, cursos, reuniões nos entrepostos e até mesmo as atividades do Projeto de Recuperação de Nascentes que será implantado ainda no primeiro semestre desse ano pela Bom Jesus, completou Gionei Fhynbeen.

Promoção - Ativa desde 11/03 a fanpage (facebook.com/bjovem.bj) passou a chamar os Grupos de Jovens da Bom Jesus de B●Jovem. Outra novidade é que o Projeto de Recuperação de Nascentes precisa de um nome oficial, assim como já acontece em cooperativas como a Copavel, Cocari e Copagril, com os nomes, Água Viva, Olho D’água e Águas do Futuro, respectivamente.

Melhor nome- Para isso, a Bom Jesus lançou uma promoção para quem sugerir o melhor nome para esse projeto. A sugestão deve ser enviada para a fanpage do B●Jovem ou por SMS para o telefone 41-9245 2414. A melhor sugestão será premiada com uma cesta de páscoa no dia 02/04/2014, uma quarta-feira, durante o programa de rádio da Bom Jesus, Bom Dia BJ. (Imprensa Bom Jesus)

 

HONRARIA: Gallassini vai receber comenda da Academia Mourãoense de Letras

honraria 12 03 2014A Academia Mourãoense de Letras (AML) aprovou, na reunião ordinária desta terça-feira (11/03), a outorga da Comenda "Vida e Liberdade" para o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini . Ele será homenageado em maio com a mais alta honraria da Academia Mourãoense de Letras em sessão solene, quando da comemoração do 12º aniversário de fundação da AML. A distinção também será concedida à professora Heleni Santos Ferreira. A Comenda "Vida e Liberdade" foi criada em 2013 para reconhecer personalidades que se destacaram e apoiaram o meio cultural, artístico e literário, e que são exemplos por sua atuação e dignificam a cultura mourãoense.

Reconhecimento - O presidente da Academia Mourãoense de Letras, Jair Elias dos Santos Júnior explica que a iniciativa demonstra reconhecimento a grandes personalidades que contribuíram e continuam contribuindo com a cultura mourãoense. “A homenagem é um símbolo do nosso reconhecimento às iniciativas que contribuem para tornar Campo Mourão uma cidade cada vez melhor. A Academia Mourãoense de Letras não se furta a exaltar essas ações, pelo contrário, faz questão de distingui-las. Parabéns a José Aroldo Gallassini e Heleni Santos Ferreira. Vocês são merecedores desta Comenda "Vida e Liberdade", considera o presidente da AML. (Assessoria de Imprensa da Academia Mourãoense de Letras)

 

SEBRAE: Encontro estimula participação de pequenas empresas em compras públicas

sebrae 12 03 2014Quinhentas empresas são esperadas para a primeira edição do Encontro Compra Curitiba. O evento está sendo realizado nesta quarta-feira (12 /03), no Espaço Torres, e visa estimular a participação de micro e pequenas empresas em processos de licitação e compras públicas e governamentais. Na ocasião, os empresários estão tendo a oportunidade de assistir a palestras relacionadas ao tema e conhecer oportunidades de negócio com o setor público.

Programa - O Encontro é uma das ações do Programa Compra Paraná, criado com o objetivo de colocar em prática, no Estado, a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que trata, entre outros itens, sobre o tratamento diferenciado que as empresas públicas devem dispensar às micro e pequenas empresas em seus processos de compras. Além de Curitiba, outras 13 cidades também são contempladas com ações do Programa, uma realização do Sebrae/PR com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e que, na Capital, tem o apoio da Agência Curitiba e da Prefeitura de Curitiba.

Palestras – A abertura do evento aconteceu às 9 horas. Em seguida, tiveram início as apresentações das palestras “Quais as vantagens e critérios para a micro e pequena empresa vender para área pública” e “O desenvolvimento local e regional induzido pelo poder de compras públicas e pelos pequenos negócios”, ministradas pelo jornalista José Wille e pelo professor Jair Santana, respectivamente.

Formatos - Os participantes do Compra Curitiba poderão conhecer os formatos de licitação de aproximadamente 20 empresas e órgãos públicos que estarão expondo oportunidades de compras e serviços para micro e pequenas empresas. O consultor do Sebrae/PR, Vinicius Milani, explica que o objetivo é encorajar os empreendedores a participar de processos licitatórios.

Participação pequena- “A maior parte dos empresários de pequenos negócios não participa de concorrências públicas por achar que o processo é muito complexo e burocrático. Queremos derrubar este mito, gerando a aproximação entre as partes, apresentando a quantidade de oportunidades existentes no mercado de compras públicas de Curitiba, mostrando o potencial lucrativo que a modalidade de negócio oferece e ainda preparando o pequeno empresário fornecedor e o comprador público  para este mercado que a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa preconiza”, afirma.

Burocracia - A burocracia dos processos licitatórios não será mais desculpa para impedir as micro e pequenas empresas de participarem das concorrências públicas. No Encontro, colaboradores da Agência Curitiba estarão representando o Programa Curitiba Empreendedora, através do Espaço Empreendedor, localizados nas Ruas da Cidadania de Curitiba, onde serão oferecidas capacitações para os empreendedores sobre finanças, vendas, compras e outros, conforme explica o diretor técnico da Agência Curitiba, Armando Moreira Filho.

Oficinas - “Serão disponibilizadas cerca de 40 oficinas para os empreendedores. Hoje, 99% dos estabelecimentos de Curitiba são micro e pequenas empresas e é fundamental para a cidade que elas se fortaleçam. Vamos mostrar para os empresários que existe uma pré-disposição dos órgãos públicos para comprar dos pequenos negócios.”

Estande- A Prefeitura de Curitiba está com um estande no Encontro para mostrar aos empresários como fazer parte do cadastro de fornecedores do município. Atualmente, o sistema de inscrição é totalmente informatizado e pode ser feito pela internet. Quem se cadastra recebe e-mail informando que existe edital da Prefeitura publicado.  O edital fica disponível no site de e-Compras.

Incentivo - A diretora do Departamento de Aquisições e Relação com Fornecedores de Curitiba, Silvana de Brito Nascimento, afirma que a administração municipal tem total interesse em incentivar a participação das micro e pequenas empresas em seus processos licitatórios. “Nós temos cerca de 6 mil pequenos negócios cadastrados em nossa lista de fornecedores e queremos aumentar esse número. Quanto mais as empresas crescerem, mas a cidade se desenvolve”, afirma.

Experiência- Quando iniciou seu trabalho no ramo de licitações, o gerente comercial, Douglas Pegorari, não teve a sorte de participar de uma capacitação e foi obrigado a aprender o “caminho das pedras” sozinho. Ele trabalha na Luvi Comercial, empresa da área de eventos e locação para festas, que participa de licitações há aproximadamente dez anos. Pegorari encoraja outros empresários a investir na área.

Chances- “Não são todas as licitações que vencemos, mas só podemos ter chances quando concorremos, por isso, estamos sempre de olho nos editais. É um mercado bastante lucrativo, mas é preciso estar sempre com a documentação da empresa em dia, ler com atenção a proposta ofertada e praticar preços que estejam de acordo com a realidade do mercado”, aconselha o empresário.

Outras cidades- O Encontro, nos moldes do Compra Curitiba, já foi levado a diversas cidades do Paraná, como Londrina, Maringá e Umuarama. O presidente da Faciap, Rainer Zielasko, é entusiasta da proposta e explica que, nas cidades menores, houve facilidade para a realização dos eventos. Em Curitiba, o planejamento teve de ser mais detalhado, porque é uma cidade de maior porte, com alta concentração de compradores em potencial de micro e pequenas empresas. “O Compra Curitiba é uma oportunidade ímpar de aproximação e de novos negócios para as pequenas empresas”, destacou o dirigente. (Assessoria de Imprensa do Sebrae/PR)

 

UFPR: MBA em gestão do agronegócio está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o MBA em gestão do agronegócio promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). As aulas iniciam em 17 de abril e o curso soma ao todo carga horária de 460 horas, distribuídas em 18 meses. De acordo com os organizadores,serão tratados temas aplicados a uma gestão estratégica do agronegócio, desde a produção primária aos sistemas agroindustriais do país. A abordagem tem uma ênfase especial na eficiência dos processos produtivos visando garantir competitividade às empresas do setor. O repasse dos conteúdos é feito por meio de ensino a distância, com interatividade contínua, aulas ao vivo, aulas gravadas, apostilas em formato de e-book, ferramentas de comunicação e atendimento direto e permanente com os professores do curso. Saiba mais acessando www.mbaagronegocio.ufpr.br.

ufpr 12 03 2014

EXPORTAÇÕES I: Chineses autorizam embarques de seis unidades brasileiras

exportacoes 12 03 2014O governo chinês autorizou oficialmente os embarques de cinco unidades brasileiras de carne de frango e de uma de carne suína. As informações foram publicadas no site da Administração Geral de Inspeção e Quarentena (AQSIQ) da China nesta segunda-feira (10/03).

Estabelecimentos - Os estabelecimentos de carne de aves foram os SIFs 1194 (Seara, em Amparo – SP), 2172 (Seara, em Forquilinha – SC), 3409 (Frango Belo, em Itaquiraí – MS), 490 (Seara, em Seara – SC) e 87 (BRF, em Videira – SC). Já a planta de suínos é a de SIF 2146 (Alibem, em Santa Rosa – RS).

Conquista - O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, que esteve duas vezes no ano passado na China, comemorou a conquista alcançada em parceria com a iniciativa privada. Segundo ele, o governo federal atuou ativamente para que fosse possível mais essa abertura de mercado para a carne brasileira.

Expectativa - “Em novembro do ano passado, estive reunido com o ministro da AQSIQ, Zhu Shuping, quando solicitei a habilitação de estabelecimentos brasileiros de carne de aves e suínos auditados em março de 2012. Espero que com essa aprovação também haja uma alta nos embarques ao país asiático”, explicou, acrescentando que Shuping havia informado que daria prioridade ao tema e que este seria resolvido o quanto antes.

Frango - Em relação à carne de frango, segundo a União Brasileira de Avicultura (Ubabef), a previsão é de crescimento de 2% a 2,5% no volume embarcado em 2014 em relação ao ano passado. Os chineses estão entre os dez maiores importadores de carne de frango do Brasil. Em 2013, foram embarcados para aquele mercado 190,3 mil toneladas ou US$ 440,7 milhões.

Suínos - Já as exportações de suínos para aquele mercado somaram 1,28 mil toneladas no ano passado, totalizando US$ 3,4 milhões. (Mapa)

 

EXPORTAÇÕES II: Vendas externas de carne bovina atingem US$ 613,4 milhões em fevereiro

As exportações de carne bovina somaram 140,5 mil toneladas em fevereiro passado, um crescimento de 45,2% sobre igual intervalo do ano passado, informou nesta terça-feira (11/03) a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne (Abiec). A receita com os embarques cresceu 40,3% na mesma comparação, ultrapassando a marca de US$ 613,4 milhões.

Hong Kong- De acordo com a Abiec, Hong Kong foi o principal mercado para a carne brasileira no mês passado com a importação de US$ 128 milhões (31,7 mil toneladas). A Rússia importou 25,1 mil toneladas de carne bovina do Brasil, ou US$ 96,1 milhões. A Venezuela ficou em terceiro, com a importação de 15,3 mil toneladas de carne bovina ou US$ 80,863 milhões.

Receitas - No primeiro bimestre do ano, as exportações brasileiras de carne bovina somaram US$ 1,169 bilhão, um crescimento de 22,5% sobre igual intervalo de 2013. Em volume, o aumento é de 26,9% para 271 mil toneladas, informou a Abiec.

Faturamento- Apenas com as exportações de carne bovina in natura, a o Brasil faturou US$ 960,7 milhões nos dois primeiros meses de 2014, 26,7% mais que no primeiro bimestre do ano passado, segundo a entidade. Em volume, as vendas externas de carne in natura somaram 218,892 mil toneladas no bimestre. (Valor Econômico)

CAPACITAÇÃO: Mapa realiza workshops voltados para a pecuária leiteira

Com o objetivo de nivelar os conceitos e conhecimentos em precisão na pecuária do leite, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com a Embrapa Gado de Leite, realiza dois eventos neste mês. O I Workshop “Avanços da pecuária de leite no Brasil: parceria público – privadas em nutrição e automação” e o II Workshop “Pecuária de precisão – Embrapa Gado e Leite”, que serão realizados entre os dias 17 e 19 de março, em Juiz de Fora, Minas Gerais.

Público - Os encontros serão coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC/Mapa) e têm como público alvo pesquisadores, técnicos, professores e alunos interessados na área que será discutida. “Esperamos que os envolvidos possam conhecer e compartilhar as experiências das instituições e que pesquisadores participantes identifiquem potencialidades e novas cooperações técnicas que comprovem ganhos competitivos para a pecuária leiteira no Brasil”, explica o secretário da SDC, Caio Rocha.

Agenda - Durante o evento, haverá a elaboração de uma agenda que pontuará os futuros da pesquisa, a fim de que sejam encontradas soluções com o intuito de contribuir na resolução dos gargalos inerentes à pecuária de leite. Exemplo disso é a questão da automação dos sistemas de produção como uma linha de pesquisa promissora e prioritária para o futuro da função em relação ao crescente aumento do custo de mão-de-obra.

Vagas - As vagas são limitadas e os interessados em participar dos eventos podem se inscrever por meio dos e-mails fabricio.juntolli@agricultura.gov.br ou cnpgl.chgeral@embrapa.com. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 3311-7402. (Mapa)

AGRICULTURA FAMILIAR: Paraná garante R$ 17 milhões para compras diretas

agricultura familiar 12 03 2014O Paraná irá investir só no primeiro semestre deste ano R$ 17 milhões na compra de alimentos produzidos por agricultores familiares, que serão repassados a entidades que atendem pessoas em vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional. O termo de cooperação para o programa de Aquisição de Alimentos - Compra Direta, foi assinado nesta terça-feira (11/03), pelo governador Beto Richa, o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arnoldo de Campos, o secretário estadual do Emprego e Trabalho, Luiz Cláudio Romanelli, e prefeitos de 311 municípios paranaenses.

Repasse - O governo compra o alimento e repassa a entidades como asilos, hospitais públicos, creches, Apaes, Provopar, associações de proteção à maternidade e infância. No Paraná, participam do programa 11 mil pequenos agricultores e mais de 3 mil entidades sociais em todo o Estado, o que corresponde a mais de 1,3 milhão de pessoas atendidas.

Condições de produção- “Com este programa garantimos condições de produção aos pequenos agricultores do Estado do Paraná, que dedicam a vida ao sustento de suas famílias, e também a sobrevivência de entidades sociais”, afirmou Beto Richa. O governador ressaltou que o Paraná, segundo o ministério do Desenvolvimento Social, é o Estado brasileiro que aplicou o maior percentual de recursos disponíveis para a execução do programa. De 2011 a 2013, foram aplicados R$ 76 milhões.

Execução - O programa é executado pela secretaria estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Com os recursos repassados pelo MDS e a contrapartida do Tesouro estadual, o Estado compra alimentos produzidos pela agricultura familiar.

Políticas públicas- “O Paraná está perto de acabar com a fome, através de políticas públicas na área como este programa de aquisição de alimentos, enfrentando o problema e gerando oportunidades”, afirmou o representante do MDS, Aroldo Campos. “Este é um programa estruturante, que trabalha com o agricultor mais frágil. Depois de inserido, o trabalhador rural aprenderá técnicas, novas tecnologias, assim vai produzir alimentos com mais qualidade. Com o tempo, ele também passa a vender sua produção no mercado local, ele muda a capacidade da sua própria vida”, disse o secretário Romanelli.

Fortalecimento - Para o prefeito de Moreira Sales, Luiz Antônio Volpato, o Compra Direta fortalece os municípios, principalmente a população mais humilde do campo, os agricultores, e da cidade. “É uma iniciativa de responsabilidade social, que atende as pessoas mais necessitadas dos municípios e que também fornece orientações técnicas aos pequenos agricultores”, destacou o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel.

Desenvolvimento - O secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, destacou que o Compra Direta promove o desenvolvimento econômico e social, porque exige do agricultor qualidade na produção e estimula a permanência do produtor no meio rural. Ele apontou que o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) realizam o suporte técnico para o programa.

Oportunidade - “Vivemos este programa diariamente há três anos e é a oportunidade que os pequenos agricultores precisam para desenvolver suas produções e gerarem renda”, afirmou o presidente da Rede Solidária de Alimentos, Pastor Renato Bueno, que é agricultor familiar em Itaperuçu.

Requisitos - Para participar do programa, o agricultor familiar precisa estar enquadrado no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Os trabalhadores rurais assentados, agroextrativistas, quilombolas, famílias atingidas por barragens e comunidades indígenas fazem parte do público prioritário. Desde julho de 2013, o teto que cada agricultor pode conveniar por ano é R$ 5,5 mil. O pagamento é feito diretamente na conta do agricultor.

Merenda – O governador Beto Richa lembrou que os alimentos produzidos pela agricultura familiar no Paraná são utilizados na merenda escolar da rede estadual de educação. “São alimentos mais saudáveis para as nossas crianças que permitem um aprendizado melhor e ajudam a conter a evasão escolar”, afirmou. O Governo do Estado investiu no ano passado R$ 58 milhões na compra de alimentos das cooperativas de agricultores familiares para a merenda escolar.

Sisan - Na cerimônia, o governador, o secretário nacional de Segurança Alimentar, o secretário estadual do Emprego e Trabalho e prefeitos de 25 municípios assinaram, também, a adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – Sisan. Romanelli explicou que o sistema está sendo estruturado nacionalmente e irá articular as políticas públicas ligadas à área da segurança alimentar, em uma parceria com a sociedade civil organizada e as três esferas do poder (municípios, Estados e União).

Participações - Participaram da solenidade os secretários estaduais Cezar Silvestri (Governo), Ratinho Junior (Desenvolvimento Urbano); o presidente do Iapar Florindo Dalberto; o presidente da Emater Rubens Ernesto Niederheitmann; o líder do governo na Assembleia Legislativa deputado Ademar Traiano; os deputados estaduais André Bueno, Artagão Junior, Bernardo Carli, Duílio Genari, Elio Rusch, Evandro Junior, Francisco Buhrer, Jonas Guimarães, Leonaldo Paranhos, Nereu Moura, Pedro Lupion, Rasca Rodrigues, Rose Litro, Stephanes Junior e Teruo Kato. (Agência de Notícias do Paraná)          

 

APPA: Operação Safra 2014 chega na região Oeste do Estado

Nesta quinta-feira (13/03), a partir das 11h, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) realiza blitz educativa da Operação Safra 2014 com caminhoneiros, na região Oeste do Paraná. Em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a ação será realizada no Posto da BR 277, quilômetro 580, sentido Curitiba, em Cascavel.

Acompanhamento - A ação será acompanhada pelo secretário de infraestrutura e logística, José Richa Filho e pelo superintendente dos Portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino. A concessionária Ecocataratas, parceira no projeto, também acompanhará a ação e iniciará a distribuição dos folders informativos para os caminhoneiros nas praças da região Oeste.

Abordagem - Durante duas horas, até às 13h, equipes da Guarda Portuária, com o apoio e a colaboração do efetivo da PRF, farão a parada e abordagem direta aos transportadores. Nessa parada, o material da Operação Safra 2014 será entregue. Este ano, no kit, além do folder informativo, serão distribuídos sacos de lixo e lixeira para os caminhões.

Regras - O objetivo da abordagem - que iniciou no último dia 19 de fevereiro, na descida da Serra do Mar - é chamar a atenção quanto às regras da descarga de grãos no Porto de Paranaguá, garantindo, assim, um escoamento de safra tranquilo e, mais uma vez, sem filas.  Esta é a terceira blitz da Operação Safra. Outras duas já estão programadas, uma em Paranaguá e outra na região de Maringá. (Assessoria de Imprensa da Appa)

SERVIÇO

Operação Safra realiza blitz educativa com caminhoneiros

Data: 13 de março (quinta-feira)

Horário: 11h

Local: Posto da PRF, em Cascavel, na BR 277, Km 580, sentido Curitiba (sul).

INFRAESTRUTURA I: Governo firma contratos de concessão da BR-040 e da BR-163

infraestrutura I 12 03 2014O governo federal assina nesta quarta-feira (12/03) os contratos para a concessão de duas rodovias federais à iniciativa privada. A solenidade, que terá a presença da presidente Dilma Rousseff, será às 11h no Palácio do Planalto. Com o ato, duas empresas vencedoras dos leilões serão contratadas para duplicar e administrar trechos da BR-040 e da BR-163 por 30 anos.

Trecho - O trecho de 936,8 quilômetros da BR-040, que vai de Brasília (DF) a Juiz de Fora (MG), passando por Belo Horizonte (MG), foi licitado no dia 27 de dezembro do ano passado. A vencedora foi a empresa Invepar, que ofereceu uma proposta de tarifa de R$ 3,22528 para cada 100 quilômetros, representando deságio de 61,13% sobre o preço máximo fixado pelo governo para a tarifa de pedágio.

Duplicação - A concessionária deverá duplicar 557 quilômetros nos primeiros cinco anos. A BR-040 liga Brasília ao Rio de Janeiro, passando por Belo Horizonte e Juiz de Fora. Outro trecho, de 180 quilômetros, entre o Rio de Janeiro e Juiz de Fora, já está concedido à Concer desde 1996. Com a nova concessão, toda a extensão da rodovia será administrada pela iniciativa privada.

BR 163- A Companhia de Participações em Concessões, que pertence ao Grupo CCR, venceu o leilão da BR-163 (MS) no dia 17 de dezembro. A tarifa de pedágio oferecida pela concessionária foi R$ 0,04381 por quilômetro, com deságio de 52,74% em relação ao teto.

Lote - O lote concedido, de 847,2 quilômetros, corta todo o estado de Mato Grosso do Sul, desde a divisa com Mato Grosso até a divisa com o Paraná, passando por Campo Grande. A concessionária deverá duplicar, nos primeiros cinco anos, 806,3 quilômetros. Segundo o governo, a duplicação da BR-163 deverá aliviar o atual movimento de cargas na rodovia, que segue em direção aos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR).

Investimento - Além das duplicações previstas, as empresas deverão investir na recuperação, manutenção e conservação das rodovias em todo o trecho concedido, além de oferecer diversos serviços aos usuários e implantar terceiras faixas em pista duplicada quando o volume de tráfego exigir. (Agência Brasil)

 

INFRAESTRUTURA II: PGE derruba liminar e abre envelopes da licitação da PR 323 na sexta-feira

O Governo do Paraná, por meio da Procuradoria Geral do Estado, derrubou a liminar que impedia a continuidade da licitação para escolher a empresa que vai participar da duplicação da PR-323. Serão duplicados 207 quilômetros da rodovia, entre Maringá e Francisco Alves, além da construção de trincheiras e passarelas. Com a decisão favorável, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná programou para as 9h30 desta sexta-feira (14/03) a entrega das propostas e abertura dos envelopes.

PPP - A duplicação da PR 323 será feita em parceira público-privada (PPP). A empresa vencedora executará a obra e também fará a operação do corredor, com obras de manutenção e conservação da rodovia. A concorrência prevê que a escolha da empresa será feita com base no menor preço de tarifa proposto, estipulado o teto de R$ 4,20.

Obras - Ao longo da duplicação haverá 19 viadutos, 22 trincheiras, 13 passarelas e nove pontes, além de marginais e ciclovias nas áreas urbanas, dentro de padrões internacionais. Somando as obras já em andamento, serão totalmente duplicados os 220 quilômetros entre Maringá e Francisco Alves. O trecho é composto por três rodovias estaduais - PR 323, PRC 487 e PRC 272.

Primeira etapa- Na primeira etapa serão duplicados 162,5 quilômetros, desde Paiçandu até o entroncamento da PR 486, em Perobal. Na segunda etapa começará a duplicação dos outros 44,3 quilômetros, entre Perobal e Francisco Alves.

Total - O valor total do programa é de R$ 7,7 bilhões e envolve duplicações, melhorias, operação da via e a manutenção ao longo de 30 anos. Destes recursos, R$ 3,6 bilhões serão em investimentos em novas obras de manutenção e conservação e, também, em serviços ao usuário.

Praças - O valor máximo da tarifa é de R$ 4,20 para veículos leves, obedecendo o multiplicador por eixo para veículos pesados, conforme edital. A cobrança só será feita depois da entrega de cada trecho de duplicação, com a construção de viadutos, trincheiras, pontes e passarelas.

Controle - Para evitar cobranças injustas, o Estado definiu que as quatro praças ficarão fora de áreas densamente povoadas. O governo vai instalar contadores de tráfego, que permitirão aos paranaenses saber quantos veículos transitam e pagam a tarifa. Assim, quando o movimento superar a banda de tráfego definida em contrato, todo o recurso a mais será revertido ao programa em forma de mais obras, redução de tarifas ou na redução da participação financeira do Estado. Os usuários vão contar com serviço de guincho 24 horas, atendimento de primeiros-socorros e pontos de apoio aos motoristas, entre outros benefícios. (Agência de Notícias do Paraná)

PARANÁ: Modernização da gestão deve gerar economia de R$ 150 milhões

parana 12 03 2014A modernização da gestão no Governo do Estado deve gerar economia de cerca de R$ 150 milhões aos cofres públicos. A informação é resultado do estudo realizado pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), entidade que faz diagnósticos e sugere soluções para modernizar a gestão pública. Os dados foram apresentados, nesta terça-feira (11/03), em reunião com os secretários de estado e representantes das empresas que patrocinaram o trabalho do MBC no Paraná. O Sistema Ocepar foi representado pelo superintendente adjunto Nelson Costa.

Foco - No Estado, o foco foi o controle de despesas, com a revisão e renegociação de contratos e a redução do consumo nas secretarias da Educação, Saúde, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e, ainda, no Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR). É a primeira fase do trabalho do MBC.

Valor- O relatório apontou a economia consolidada de R$ 85 milhões. No entanto, o valor pode ser ampliado para R$ 150 milhões com as ações em andamento, além de outras que vão iniciar neste mês de março, como a revisão de contratos e melhorias nas licitações para o fornecimento de merenda, alimentação nos presídios, limpeza e vigilância, correios e possível auditoria de prestadores de serviço da Saúde.

Novos métodos- Para isso, nos últimos doze meses, foram aplicados novos métodos de gestão. Servidores tiveram cursos de capacitação presenciais e à distância. Cerca de 200 mil funcionários participaram. "Foi um ótimo resultado, não só pelos números registrados, mas pelo treinamento e capacitação dos servidores públicos estaduais. Esse treinamento vai possibilitar que o processo tenha continuidade nos próximos anos", destacou o secretário-chefe da Casa Civil, Reinhold Stephanes.

Modernização - O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, disse que a parceria com o MBC é uma sequência do processo de modernização da máquina administrativa estadual, iniciado com ações como a redução nos gastos de custeio, o estabelecimento dos contratos de gestão e a transparência nos contratos e licitações. "Queremos também agradecer aos empresários que mostraram confiança na nossa gestão ao patrocinar o trabalho do Movimento Brasil Competitivo".

Conhecimento - O diretor do MBC, Irani Varella, reforçou a importância de o Paraná continuar o processo de modernização da máquina. "É necessário dar seguimento e aprofundar o trabalho com a ampliação dos novos processos para alcançar melhores resultados para o Estado e a sociedade". A secretária da Administração e Previdência, Dinorah Botto Portugal Nogara, adiantou que esse processo de transferência do conhecimento dos servidores capacitados já está ocorrendo. "Há uma mobilização significativa de funcionários e servidores", disse.

Participação - Também participaram da reunião os secretários Cassio Taniguchi (Planejamento e Coordenação Geral) e Horácio Monteschio (em exercício na Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul), além de diretores-gerais e representantes da Saúde, Ciência e Tecnologia, Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Administração e Previdência e Detran. Cerca de 10 empresários de diferentes segmentos também acompanharam a prestação de contas.

MBC - O Movimento Brasil Competitivo foi criado pelo empresário Jorge Gerdau para apoiar iniciativas de instituições públicas que queiram tornar mais eficientes sua administração. O órgão contrata auditorias para estudar processos administrativos adotados por diversas instâncias de governo. O objetivo é que o Estado reveja procedimentos e aplique melhor os recursos arrecadados, ampliando a capacidade de investimentos.

Ganhos orçamentários- Nos últimos cinco anos, os trabalhos desenvolvidos pelo MBC em parceria com a iniciativa privada e administrações públicas geraram R$ 14,5 bilhões em ganhos orçamentários. No Paraná, o Programa Modernizando a Gestão Pública prevê outras seis frentes de trabalho: aprimoramento da folha de pagamento; aumento das receitas; estímulo de parcerias público-privadas; estratégia e contratos de gestão; escritório de projetos; e atração de investimentos. (Com informações da Agência de Notícias do Paraná)

 

PESQUISA: Brasil ocupa 15º lugar entre as 20 maiores expectativas de emprego no mundo

A Pesquisa Expectativa de Emprego Global, divulgada nesta terça-feira (11/03) pelo ManpowerGroup, líder mundial  no segmento de recursos humanos, revela que 24% do empresariado brasileiro pretendem aumentar as contratações no segundo trimestre deste ano. Dessazonalizado, isto é, depois de feito o ajuste sazonal do período, o número mostra aumento de 13% na intenção de contratação de pessoal.

Nível baixo- Embora positivo, é o mais baixo nível registrado para o período de abril a junho, desde o início da pesquisa, em 2009. No trimestre anterior, a expectativa com ajuste sazonal apontava para aumento de 16% das contratações, e em igual  trimestre de 2013 a expansão de mão de obra foi 24%.

Brasil - Com os dados ajustados, o Brasil aparece na 15ª colocação no ranking das 20 maiores expectativas de emprego no mundo, para os meses de abril, maio e junho. A liderança é exercida pela Índia, com previsão de expansão de 41% na oferta de empregos, seguida por Taiwan (+38%), Nova Zelândia (+27%) e Turquia (+26%).  A pesquisa global foi elaborada com base em 65 mil entrevistas com empregadores de 42 países.

Otimismo - A diretora de Relações Humanas do ManpowerGroup Brasil, Marcia Almström, observou que apesar da redução da expectativa de elevação dos empregos no segundo trimestre, no Brasil, as perspectivas dos setores e regiões analisadas permanecem otimistas. “A gente está com um movimento de caminhar nos investimentos em contratação de forma ainda modesta, comparativamente ao ano passado, e até olhando o primeiro trimestre, mas ainda de forma positiva”, disse ela à Agência Brasil.

Interesse - Isso significa que há empresas interessadas em aumentar o número de empregos. Mas segundo Marcia, a pesquisa é um indício  de que o mercado brasileiro se mostra ainda reticente. O fato de 2014 ser um ano de eleições e de jogos da Copa traz dúvidas. “São  variáveis que deixam o país em uma condição reticente”, avaliou.

Setores - A sondagem indica que dos oito setores  analisados, o de serviços continuou  apresentando intenção mais forte de contratações no período. A expectativa de aumento de empregos é de 24%. Percentual menor que os 27% estimados para o primeiro trimestre. “Mesmo a gente estando aquém do que poderia ser, do que já viveu no primeiro trimestre e no ano passado, em um momento mais aquecido de contratação, a gente enxerga que não estamos estagnados”, disse Marcia, e ela insiste que continua existindo um movimento das organizações, de querer ampliar suas operações por meio da contratação de funcionários.

Outros - Outros setores que também demonstram otimismo em relação à geração de empregos são os de finanças, seguros e imobiliário; transportes e serviços públicos; e comércio. Todos com perspectiva de expansão em torno de 16%, cada. As menores intenções de elevação das contratações ficaram com os setores da construção e de agricultura, pesca e mineração, ambos da ordem de 3%. A pesquisa revela que no setor da construção, em particular, a queda das intenções de contratações foi bastante significativa, em relação ao primeiro trimestre do ano, que apontou aumento de 16%.

Tendência - O vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), Nérleo Caus de Souza, confirmou a existência de uma tendência de crescimento dos postos de trabalho no setor de serviços, em especial no segmento da hotelaria. “Nós temos a implantação de diversas unidades hoteleiras em todo o país, em especial nas cidades-sede da Copa. Nós teremos ao longo de 2014, e até as Olimpíadas [de 2016] algumas aberturas”. O viés de aumento das contratações ocorre também no segmento de alimentos e bebidas, em função da vinda de um quantitativo significativo de visitantes para esses eventos, que se contrapõe a uma diminuição do dinamismo da economia, disse Souza.

Regiões - Nas cinco regiões pesquisadas, o ManpowerGroup identificou ritmo positivo de empregos, com liderança exercida pelo estado do Rio de Janeiro (+18%), seguido pelo Paraná (+15%), por São Paulo (+12%) e Minas Gerais (+11%). A expectativa de contratação mais baixa foi evidenciada na cidade de São Paulo, com índice de  8%.

Eventos esportivos- Segundo explicou a diretora de RH do ManpowerGroup Brasil, a expansão do emprego, projetada no Rio de Janeiro, está ligada aos eventos esportivos que ocorrerão na capital fluminense, ao contrário do ano passado, em que as contratações foram motivadas pelo pré-sal e pela área de energia. “É indiscutível que na Copa do Mundo vai haver contratação de mão de obra muito maior no estado do que em épocas em que não existem jogos em um evento como esse”. Para Marcia Almström, a Copa e as Olimpíadas são elementos impulsionadores do emprego.

Pesquisa - A pesquisa sobre perspectivas de contratações para o terceiro trimestre de 2014 deve ser divulgada no dia 10 de junho. (Agência Brasil)

INTERNACIONAL: OCDE vê expansão global moderada

A recuperação das economias desenvolvidas está bem encaminhada, mas a desaceleração da atividade dos grandes mercados emergentes fará com que o crescimento econômico mundial seja, na melhor hipótese, apenas moderado no curto prazo, segundo informou a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta terça-feira (11/03). O inverno no América do Norte, excepcionalmente rigoroso, e um aumento no imposto sobre as vendas no Japão também deverão atrapalhar o ritmo de recuperação, de acordo com órgão, cuja sede fica em Paris.

Medidas de estímulo- Com base nesse cenário, a OCDE defendeu que o Banco Central Europeu (BCE) e o Banco do Japão, autoridade monetária do país, mantenham suas medidas de estímulo à economia, ou mesmo que as incrementem. Quanto ao Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), a OCDE considerou acertada a decisão de começar a desmontar seu programa de compra de títulos. "A recuperação gradual nas economias avançadas é encorajadora, mesmo com fatores temporários tendo contido as taxas de crescimento nos primeiros meses do ano, enquanto a desaceleração das economias emergentes provavelmente será um obstáculo ao crescimento mundial", disse o economista-chefe em exercício da OCDE, Rintaro Tamaki, em nota.

Expansão menor- A expansão das principais economias avançadas no primeiro semestre deste ano vai ser menor do que a da metade final de 2013, mas bem melhor do que as do fim de 2012 e início de 2013, de acordo com atualização das projeções da instituição sobre a economia mundial.

Emergentes - "Tendo em vista que as economias emergentes agora representam metade da economia mundial, a continuidade de um desempenho abaixo da média em muitas das principais EMEs [economias de mercados emergentes] deverá significar que o crescimento global continuará apenas moderado no curto prazo", de acordo com a OCDE.

Índice - A organização, uma espécie de clube dos países ricos com o objetivo de formular políticas econômicas de estímulo ao crescimento e ao comércio, prevê para este ano um crescimento mundial de 3,6% - contra 2,7% da estimativa anterior.

EUA - A OCDE estima que os Estados Unidos vão se desacelerar para 1,7% no primeiro trimestre em relação aos três meses anteriores, em termos anualizados, abaixo dos 2,4% verificados no quarto trimestre de 2013, quando o clima excepcionalmente ruim atrapalhou a atividade econômica.

Japão - Para o Japão, a previsão é de expansão de 4,8% no primeiro trimestre, na mesma comparação, com os consumidores antecipando compras para evitar o aumento de imposto sobre as vendas marcado para 1º de abril.

Análise preliminar- A OCDE atualizou as previsões como parte de uma análise preliminar do seu "Panorama Econômico", a ser divulgado em maio. (Valor Econômico)


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