ELEIÇÕES 2012: Mais de sete milhões de paranaenses foram às urnas
Neste domingo (07/10), mais de sete milhões de paranaenses foram às urnas para eleger os prefeitos e vereadores das 399 cidades do Estado. A maioria dos municípios já conhece os vencedores do pleito. Mas em Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel a disputa pela prefeitura prossegue até o dia 28 de outubro, quando acontece o segundo turno das eleições. Veja na página do Tribunal Superior Eleitoral o resultado das apurações, selecionando o estado e o município que deseja consultar.
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COOPERATIVISMO: Campanha “Você sabia?” tem grande repercussão no Facebook
O lançamento da campanha “Você sabia?”, no último dia 28 de setembro, ocorreu de forma bem-sucedida em todo o Paraná, na avaliação dos organizadores. A divulgação do cooperativismo continua mobilizando a juventude cooperativista paranaense e vem despertando o interesse de mais pessoas. “O início da campanha ocorreu conforme o planejado, com todas as cooperativas participantes desenvolvendo suas ações de forma impactante, usando a criatividade”, afirma o analista em Desenvolvimento Cooperativista do Sescoop/PR, Guilherme Gonçalves. Ainda de acordo com ele, as atividades foram acompanhadas e registradas pela imprensa de todo o Estado. “O sucesso da campanha vem principalmente da dedicação dos grupos, comprometimento dos agentes das cooperativas e apoio dos dirigentes, que compraram a ideia”, frisou. Ele lembra ainda que foram registradas parcerias entre cooperativas de diferentes ramos, como saúde e agropecuária, por exemplo, que realizaram atividades conjuntas.
Novembro - A campanha “Você sabia?” se estende até o dia 15 de novembro. Trata-se de uma inciativa que visa comemorar o Ano Internacional das Cooperativas, mostrando para a população o trabalho desenvolvido pelo cooperativismo para a construção de um mundo melhor. Isso tem sido feito por meio de uma programação variada que inclui, por exemplo, palestras em escolas, pedágios culturais, distribuição de panfletos, apresentações musicais e de peças teatrais. Tudo o que acontece durante a mobilização pode ser acompanhado pelo Facebook (www.facebook.com.br/juventudecooperativistaparanaense), que segue com o número de acessos crescendo a cada dia. Entre os dias 17 de setembro a 04 de outubro, foram registradas visualizações de, pelo menos, 20 países, com 14.244 acessos somente do Brasil, seguido dos Estados Unidos (293), Paraguai (63) e Japão (20). A lista inclui ainda Congo, China, Paquistão, Canadá, Letônia, entre outros. Nesse período, Curitiba foi a cidade que mais registrou acessos à página da campanha no Facebook, com 822 visualizações, seguido de Cascavel (749), Marechal Cândido Rondon (626) e Toledo (603). Houve ainda 144 visualizações de São Paulo. Grande parte dos visitantes é do sexo feminino (55,9%). Em relação à faixa etária, a maioria tem entre 18 e 24 anos.


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NEGÓCIOS DA TERRA: Artigo destaca compromisso do cooperativismo com os resultados
Foi publicado, na última sexta-feira (05/10), no portal do programa Negócios da Terra, da Rede Massa, o artigo “Responsabilidade com os resultados”, escrito por Gerson Jose Lauermann, economista, pós graduado em Finanças, com MBA em Gestão Cooperativa e gerente de Desenvolvimento e Autogestão do Sescoop/PR e por Anderson Lucas Helpa, economista, mestre em Desenvolvimento Econômico e analista técnico especializado do Sescoop/PR. No texto, eles ressaltam os bons resultados obtidos pelo cooperativismo paranaense, que mostra a sua força e o compromisso com o desenvolvimento socioeconômico das regiões em que estão presentes. “Inúmeros exemplos sustentam essa afirmativa. Tome-se como exemplo o crescimento do número de cooperados ou da movimentação econômica. Observa-se que nos últimos dez anos, houve, respectivamente, um aumento nominal médio de 11,6% ao ano no quadro social (passando de 245,8 mil para 735,2 mil pessoas) e de 15,3% ao ano na movimentação financeira (de R$ 7,7 bilhões para R$ 32,1 bilhões). Dados verdadeiramente impressionantes, principalmente quando comparados à evolução dos demais setores econômicos do Estado”, afirmam os autores.
Clique aqui e confira na íntegra o artigo
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COOPERATIVA DO ANO: Inscrições ao Prêmio encerram nesta segunda-feira
As cooperativas brasileiras têm até esta segunda-feira (08/10) para se inscrever no Prêmio Cooperativa do Ano 2012. Após passar por uma reformulação, a premiação traz processos muito mais simples e ágeis. Para iniciar a inscrição, basta acessar o site www.cooperativadoano.coop.br e cadastrar a cooperativa, que deve estar regular com o Sistema OCB.
Documento - Após concluir o preenchimento das fichas Cadastral da Cooperativa e de Apresentação do Projeto, será gerado um documento para impressão. Basta assinar todas as páginas e enviar para a sede do Sistema OCB, localizada no Setor de Autarquias Sul, Quadra 4, Bloco I, Edifício OCB - CEP: 70070-936, em Brasília (DF). Vale frisar que o prazo máximo de postagem nos Correios é dia 8 de outubro.
Categorias - Este ano, a premiação será dividida por categorias, serão sete no total. Qualquer cooperativa, não importa o ramo ou o porte, pode inscrever um projeto em cada. São elas: Desenvolvimento Sustentável; Cooperativa Cidadã; Comunicação e Difusão do Cooperativismo; Fidelização; Benefícios; Atendimento; e Inovação e Tecnologia.
Promoção - Promovido pelo Sistema OCB em parceria com a revista Globo Rural, o prêmio traz como tema “Cooperativas constroem um mundo melhor”, em alusão ao Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Mais informações - Para mais informações, acesse o site www.cooperativadoano.coop.br. (Informe OCB)
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COPACOL: Grupo Feminino de Cafelândia realiza evento sobre o "Outubro Rosa”
"Outubro Rosa", esse é o mês conhecido e comemorado internacionalmente como o da prevenção do câncer de mama. Diante disso, o Grupo Feminino da Copacol de Cafelândia se reuniu na última quinta-feira (04/10), no auditório da cooperativa, para entender um pouco mais além de tirar dúvidas sobre a doença que mais mata mulheres no Brasil.
Informações - A enfermeira do departamento de Saúde da Copacol Franciele Zaboti, foi quem trouxe informações sobre os sintomas, os fatores de risco que levam a pessoa a ter a doença, o diagnóstico, a prevenção, o autoexame, além das recomendações. Segundo a coordenação do grupo feminino de Cafelândia, esse momento não podia passar em branco.
Ação maior - "Somos um grupo tão grande e vimos que essa campanha não poderia ser deixada de lado, em vários lugares do Brasil estão com faixas ou luzes rosa e nós estamos com as fitinhas. Também já vamos começar a planejar algo muito maior para o ano que vem", explicaram as mulheres. (Imprensa Copacol)
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UNIMED LONDRINA: Visitas serão realizadas nos hospitais em homenagem ao Dia das Crianças
Nos dias 8 e 11 de outubro, crianças internadas em hospitais de Londrina e região, atendidas tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quanto por operadoras particulares, receberão visitas do Grupo Lado a Lado, formado por assistentes sociais da Unimed Londrina, para celebrar o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro. No dia 10, o Grupo Plantão Sorriso também integrará a ação, que tem o objetivo de promover a brincadeira e a descontração entre os pequenos pacientes, em muitos casos, restritos apenas a receber a família no ambiente hospitalar. Além da alegria trazida pelos grupos Lado a Lado e Plantão Sorriso, as crianças também receberão lembranças, como livros e brinquedos.
Cronograma das visitas - Nesta segunda-feira (08/10), as visitas foram realizadas no período matutino em hospitais de Arapongas e Rolândia. Dia 10, a partir das 9 horas, as crianças internadas no Hospital Infantil, Hospital Evangélico e Hospital do Câncer receberão, além da presença das assistentes sociais, a visita do Grupo Plantão Sorriso. No mesmo dia, a partir das 14 horas, é a vez dos pacientes mirins do Hospital Universitário (H.U.).O encerramento da ação comemorativa será feito durante todo o período da manhã nos hospitais do município de Cambé. (Imprensa Unimed Londrina)
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UNIMED MARINGÁ: César Cielo participa da abertura de evento esportivo, em Maringá
O nadador César Cielo, maior nome do Brasil em competições internacionais da modalidade, está confirmado no dia 24 deste mês, em Maringá, onde participa da abertura da Copa Unimed 2012, no Ginásio Chico Neto. Acompanhado dos pais, ele chega na parte da manhã e já tem programada uma coletiva com a imprensa às 15h30 no Bristol Hotel. À noite, na solenidade, o atleta, que conquistou as medalhas de ouro e bronze em Pequim e bronze em Londres, vai estar em companhia de outras duas referências internacionais dos Jogos Olímpicos. Ao lado dele, os velocistas Vanderlei Cordeiro de Lima (bronze em Atenas, onde também foi merecedor da medalha Barão de Coubertin) e Terezinha Guilhermina (um dos principais destaques do Brasil, com medalha de ouro, nas Paraolimpíadas de Londres). Em sua 15ª edição consecutiva, a Copa Unimed já tem 1,6 mil atletas inscritos e a previsão é chegar a 2,5 mil, sendo uma das maiores do País. (Imprensa Unimed Maringá)
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SICREDI: Ações sociais são premiadas em evento da Faciap
Na semana passada, duas cooperativas Sicredi receberam o Prêmio Faciap de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável, durante a realização da XXI Convenção da entidade - Empreender, Cooperar e Associar para um mundo melhor, realizada em Foz do Iguaçu (PR). Este é o terceiro ano que a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná promove o concurso, com o objetivo de reconhecer os melhores projetos do setor desenvolvidos em todo o estado.
Iniciativa - O Prêmio é uma iniciativa do Núcleo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Empresarial (NURSE) da entidade, e todos os projetos inscritos são registrados no Banco de Práticas da Faciap, servindo de referência para o desenvolvimento de outras iniciativas. Participaram do concurso empresas e indústrias de diversos ramos, classificadas entre pequena, média e grande, de acordo com o faturamento anual.
Projetos - A Cooperativa Sicredi Norte Sul PR/SP recebeu o reconhecimento com o "Projeto A Construção do Sujeito", desenvolvido nos municípios de Jaboti e Quatiguá. O prêmio foi na categoria Empresa, na modalidade Público Externo/área de Educação, graças às ações do programa de educação corporativa A União Faz a Vida. Já a Sicredi União foi premiada pelo projeto de inclusão financeira realizado desde 2011 junto à Coopcana (Cooperativa dos Cortadores de Cana de Paraíso do Norte-PR).
Construção do Sujeito - O projeto tem por objetivo formar os alunos por meio de práticas escolares de cooperação nas escolas municipais de Jaboti e Quatiguá, cidades localizadas na região norte do Paraná, visando à formação biopsicossocial do indivíduo. Para isso, entende-se o aluno, pequeno cidadão do município, sujeito ativo no processo de organização e de resolução de problemas, nos quais a união e a cooperação são fundamentais. A Sicredi Norte Sul PR/SP acredita que, para se construir um homem por inteiro, é necessário pensar: "Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão" - Paulo Freire (1987).
Princípios - O projeto fundamenta-se nos princípios do Programa "A União faz a Vida", que tem como base, a cooperação e cidadania numa vertente que envolve visão de mundo e compreensão sobre o modo de organização econômica e social - preocupação de responsabilidade social da Cooperativa Sicredi Norte Sul PR/SP. Procura-se viabilizar o resgate dos valores, a promoção da justiça social por meio do exercício dos direitos e deveres dos cidadãos, por meio da iniciativa dos alunos envolvidos no Programa A União Faz a Vida e, consequentemente, no projeto A Construção do Sujeito.
Mudança comportamental - Dentre os resultados alcançados nos municípios está a mudança no comportamento individual e coletivo dos alunos, professores, família e colaboradores da comunidade em ações escolares. Exemplos disso são os relatos dos pais em relação aos filhos quando participam de eventos escolares com debates sobre as atividades vinculadas aos projetos. Outro resultado foi uma mudança de comportamento da comunidade, que passou a ter presença constante nas ações escolares.
Postura - Por fim, o objetivo do projeto, que é ancorado no "A União Faz a Vida", é promover uma mudança de postura das pessoas que, aos poucos, vão fazendo parte da escola, permitindo assim que a criança entenda que é capaz de aprender, não somente com a professora e dentro dos limites da escola, mas com a comunidade, sentindo-se parte dela, responsável por ela e por meio dela.
Caminho certo - De acordo com o presidente da Sicredi Norte Sul PR/SP, Paulo José Buso Júnior, a premiação demonstra que "estamos no caminho certo, pois a busca do Sicredi em ser a instituição financeira mais próxima da comunidade tem sido constante". Segundo ele, este trabalho vem ser somado através dos prêmios conquistados. "O reconhecimento da Faciap demonstra a nossa preocupação com o futuro das comunidades e, principalmente, das pessoas que fazem parte delas. Através de projetos como este, nossos municípios vêm reinventando a forma de se fazer a educação", finaliza.
União- De acordo com a vice-presidente para Assuntos de Responsabilidade Social da Federação, Eugênia Ceres Rauen Costa Monteiro, a promoção do Desenvolvimento local se deve à união de todos em busca de um objetivo comum. "Agradeço a todos que de alguma forma colaboram com este trabalho e fazem a diferença", destacou.
Coopcana - O objetivo do projeto é a inclusão dos cortadores de cana de Paraíso do Norte (PR) ao sistema financeiro e a valorização dos mesmos por meio de um pagamento salarial mais seguro e digno. Além do desenvolvimento do comércio local, com o uso mais efetivo do cartão de crédito. A princípio os cortadores recebiam seus salários através de cheque o que causava dificuldade, pois eles dependiam de poucos comerciantes que trocavam esses cheques. Para a cooperativa Coopcana, o gasto também era grande para a emissão dos pagamentos, já que, atualmente, possui quatro mil colaboradores. Muitos cortadores nunca tinham entrado em uma instituição financeira, o que dificultava ainda mais a inclusão nesta área.
Inclusão financeira - Foi pensando em tudo isso que a Sicredi União PR, em parceira com a associação comercial de Paraíso do Norte e a cooperativa Coopcana, começou, em 2011, a inclusão financeira dos cortadores de cana. O trabalho começou a ser feito a partir de visitas que os colaboradores da unidade do Sicredi na cidade, em conjunto com a diretoria fizeram nos canaviais, procurando saber o que os trabalhadores achavam do sistema financeiro, se eles já possuíam conta em algum banco e quais as dificuldades que eles sentiam ao tentarem trocar o cheque do salário por dinheiro.
Reuniões - Com os resultados desses encontros, muitas ideias apareceram e o projeto começou a se desenvolver. As reuniões com os cortadores aconteciam no primeiro horário da manhã, quando o gerente da unidade do Sicredi ia até o canavial explicar aos trabalhadores como funcionava o cartão de crédito, quais os benefícios do seu uso e principalmente a segurança de receber diretamente na unidade de atendimento. Os cortadores tiveram acesso ao caixa eletrônico também no canavial, onde puderam aprender como utilizar e a efetuar pagamentos, saques e transações sem maiores problemas.
Cartão - A partir do momento da implantação do projeto os cortadores passaram a receber os seus salários por meio do cartão de crédito, facilitando o recebimento do dinheiro. Eles passaram a sacar direto do caixa eletrônico e, também, utilizar todos os produtos e serviços que o Sicredi possui. A segurança também foi um fator importante, já que muitos tinham que guardar o dinheiro trocado no comércio dentro da própria casa.
Comércio local - Outro resultado importante foi para o comércio local. Com a utilização do cartão, muitos comerciantes não estavam preparados para essa mudança, o que fez com que os colaboradores do Sicredi colocassem à disposição das lojas, vendas e estabelecimento os equipamentos para o uso do cartão. O crescimento da implantação das máquinas de cartão foi de 95% no município. O programa apresentou um impulso nas vendas, na ordem de 70% como constatou a associação comercial. A inadimplência também caiu 30% neste processo. Com a facilidade do cartão e a modernização do comércio, as famílias dos cortadores de cana de 20 municípios da região estão preferindo fazer as comprar em Paraíso do Norte.
Mais informações - O Programa A União Faz a Vida foi criado pelo Sicredi com o objetivo de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescente, em âmbito nacional. Hoje, é desenvolvido nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul. No Paraná e São Paulo, são 27 municípios participantes, abrangendo 186 escolas, 29.271 alunos e 2.244 educadores. (Imprensa Sicredi)
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INTEGRADA: Monitoramento de pragas de citros é tema de treinamento
O monitoramento de pragas da citricultura foi o tema do treinamento realizado pela Cooperativa Integrada na última semana em Uraí. O evento foi voltado para os produtores do Projeto Sucos que cultivam laranja na região. O objetivo é orientar os cooperados e esclarecer dúvidas sobre as principais pragas que afetam a produção de citros.
Palestra técnica - Pela manhã, o consultor Jorge Nishida ministrou uma palestra técnica para explicar aos cooperados como identificar e manejar as pragas da cultura. No período da tarde, o grupo foi ao campo para colocar em prática as informações e conceitos repassados durante a palestra.
Familiaridade - “Os produtores já possuem certa familiaridade com as pragas de grãos e café. A laranja é relativamente nova na região e é importante que todos conheçam cada vez mais os fatores que interferem na produção de citros para buscarem melhores resultados”, explicou o coordenador de Citricultura da Integrada, Reginaldo Sabio. (Imprensa Integrada)
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LAR: Imersão em processos revela oportunidades na Unidade Industrial de Aves
Gerenciar uma empresa, atividade, setor ou mesmo a casa, o salário, os gastos, sempre depende de ferramentas adequadas. Quanto melhor o processo, melhor os resultados, melhor a eficácia, a eficiência. Na atividade avícola da Cooperativa Lar, que está em franca expansão e naturalmente é ampla, é necessária a sintonia perfeita entre as áreas que a compõem para que os resultados positivos sejam maximizados.
Mapeamento - Com objetivo de conhecer detalhadamente a Unidade Industrial de Aves, que atualmente industrializa 252 mil frangos/dia e que tem 3.600 funcionários, desde janeiro desse ano foi realizado um mapeamento dos seus processos industriais, envolvendo lideranças e funcionários das linhas de produção, no sentido de estabelecer parâmetros de avaliação, formas de monitoramento e de tomada de ações corretivas nos desvios. Para auxiliar neste processo, a cooperativa contratou a ABS Consultoria, com experiência no segmento de abate de aves e trabalhos já realizados em outras empresas, incluindo cooperativas coirmãs da Lar.
Encerramento - Uma reunião de encerramento desse trabalho de levantamento foi realizada no dia 05 de setembro e, nas palavras do consultor coordenador do projeto, Wagner Máximo, embora os trabalhos de consultoria tenham sido aplicados a uma parte da cadeia avícola (na Unidade Industrial de Aves), os resultados também se refletiram na melhora de todo o processo de produção, transporte e comercialização final. Para um futuro próximo, há ainda a possibilidade de uma evolução em processos como fábrica de rações e logística, cuja contratação da consultoria está em avaliação.
Mercado externo - A Unidade Industrial de Aves foi concebida para produzir para o mercado externo e está ingressando no mercado interno, cuja demanda de produção, em relação às características dos produtos, é diferente. Com o mesmo objetivo de eficiência, é preciso uma reorganização dos processos produtivos que envolvem máquinas, procedimentos e mão de obra.
Industrialização - A área de vendas também define o produto a ser industrializado. As áreas de produção e industrialização em sintonia vão maximizar os resultados, que se revertem em ganho para a cooperativa e os produtores. “O desafio da equipe interna é bastante grande e nenhuma parte da empresa pode parar. São sempre novos projetos, novos produtos, e surgem novos programas para melhorar a sua competitividade, e com a Lar não vai ser diferente. Precisa continuar se organizando para conquistar o mercado interno de forma mais adequada, e com a equipe e os gestores que hoje possui, tem todas as condições para corresponder de maneira positiva”, ressaltou o consultor. Ao produtor também a palavra de estímulo e reconhecimento, até porque o mercado está cada vez mais comprador de carne de frango, o que exige também do produtor cada vez mais atenção às orientações de manejo e produção, seguro de que a garantia do produto é, em grande parte, resultado do bom trabalho que ele realiza.
Participação - Além da equipe de consultores que apresentaram os resultados do trabalho e dos dois funcionários da Lar que farão a perpetuação do projeto, Rodrigo Lângaro e Everson Andreolla, participaram da reunião de encerramento o diretor secretário Lar, Urbano Inácio Frey; o gerente da Divisão de Pecuária, o médico veterinário Milton Bortolini; o gerente de Estratégias e Logística, Ademir Pereira da Silva; o gerente da Divisão de Alimentos, Jair Meyer; a gerente da Unidade Industrial de Aves, Lérida Fantin de Vargas; o gerente de Suporte da Unidade Industrial de Aves, Rafael Camargo e o gerente da Divisão Industrial, Clédio Roberto Marschall, que deixou clara a importância da consultoria em apontar de forma rápida e eficaz todos os pontos do processo industrial, de maneira sustentada. “Hoje temos os resultados indicados por linha de produção. É a ciência aplicada nos processos”, ressaltou. A Consultoria fez uma imersão nos processos produtivos e operacionais da Unidade Industrial de Aves, trazendo para a cooperativa uma metodologia, uma sistemática de gestão, baseada em indicadores, com avaliações contínuas e que permitem evolução aos processos, aperfeiçoamento e, consequentemente, resultados positivos.
Qualidade - A Unidade Industrial tem atendido o mercado consumidor com produtos de qualidade, apoiando a Divisão de Alimentos e aproveitando as oportunidades encontradas em nichos de mercado. O desafio é grande, especialmente pela necessidade de manutenção dos padrões, e o apoio de todos é fundamental. “A palavra de ordem é comprometimento. Concordar é apenas uma pequena contribuição, fazer acontecer, ter atitude, e buscar o resultado, é dessa equipe que precisamos, a fim de continuar o investimento e perpetuar a empresa”, concluiu o diretor secretário da Lar, Urbano Inácio Frey. (Imprensa Lar)
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TRABALHO: CNCoop alerta sobre mudanças no Termo de Rescisão de Contrato
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Caixa Econômica Federal (CEF) divulgaram, na semana passada, o novo modelo de Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT), que passa a ser obrigatório a partir do próximo dia 1º de novembro para todos empregados e empregadores do país. As importantes novidades trazidas pela portaria são a prorrogação da validade do modelo atual, até 31 de outubro, e a criação de dois novos formulários: os termos de Quitação e de Homologação.
Recomendado - A gerente da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop), Júnia Dal Secchi, ressalta que embora o modelo antigo do TRCT seja aceito até 31 de outubro deste ano, é adequado que desde já seja utilizado o novo TRCT e os Termos de Quitação e Homologação, disponíveis na página do MTE na internet. “A Caixa Econômica informou que a partir do dia 1º de novembro só serão liberados FGTS e Seguro desemprego com o novo TRCT", destacou.
Segurança - As mudanças trazidas pela Portaria 1.057/2012, que determina a utilização do novo modelo, deixaram o TRCT mais objetivo, mais claro, e por isso dará mais segurança, tanto ao trabalhador quanto ao empregador. “Isso porque o novo modelo ganhou mais espaço e campos que possibilitam a diferenciação de informações sobre período aquisitivo de férias, 13º salário vencido, hora extra (normal/ noturna), entre outras alterações”, cita o Secretário de Relações do Trabalho do MTE, Messias Melo.
Utilização - Os dois novos formulários que acompanham o TCRT (Termo de Quitação e Termo de Homologação) terão a seguinte utilização: o primeiro (quitação) deverá ser apresentado junto com o TRCT nas rescisões de contratos de trabalho com menos de um ano de serviço. Já o segundo (homologação), deverá ser usado nas rescisões contratuais nas quais o empregado tenha mais de um ano de serviço. Neste último caso, é obrigatória a assistência e homologação pelo sindicato profissional representativo da categoria ou pelo MTE. (OCB, com informações do MTE)
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SEMENTES: Apasem lança campanha de valorização
A Associação Paranaense dos Produtores de Sementes e Mudas (Apasem) lança nesta terça-feira (09/10), durante a reunião da diretoria a ser realizada no Núcleo Regional de Ponta Grossa, a campanha de valorização da semente produzida pelos seus mais de 70 associados. Na oportunidade, lançará o selo de qualidade, a ser colado nos certificados de sementes, notas fiscais e termos de conformidade dos produtores.
Objetivo - Segundo o presidente da Apasem, Marcos Antonio Trintinalha, o objetivo da campanha é informar ao agricultor que a semente produzida pelos associados da Apasem é produzida de acordo com a lei, com garantia de controle sanitário e qualidade quanto à germinação e vigor.
Folheto - Integram a campanha, além do selo, um folheto que chama atenção para a qualidade da semente paranaense, “com garantia de procedência e qualidade”; quatro spots de rádio e uma propaganda a ser inserida nos jornais e revistas de circulação entre os agricultores.
Humor no combate às “piratas” - Tanto o folheto como os spots visam, além de promover as sementes produzidas com qualidade, combater a comercialização das sementes piratas, que tanto prejuízo já causaram à economia agrícola. O publicitário José Oliva, que criou a campanha, se utilizou de linguagem humorística na produção do spot principal:
“Na hora de plantar, você pega a semente e diz – bonita ó!
E é mais barata.
Aí planta e ..ué.?!.parecia boa, mas ...germina pouco, fraquinha, cheia de falha.
Vai ver e ó!!(vozes ): - Piratas à bordo!!!
Era semente pirata.
Acabe com essa praga!”
Referência- Os spots fazem referência à Apasem e à marca da semente do associado que promover a sua veiculação regional. O objetivo é fortalecer a Apasem como instituição de organização e defesa do setor e, ao mesmo tempo, valorizar cada marca de semente.
Procedência e qualidade - Ao adquirir a semente, o agricultor saberá, pelo selo de qualidade que acompanha as notas fiscais, certificados e termos de conformidade, que a semente tem garantia de procedência e qualidade. “Essa foi uma maneira simples e de baixo custo que encontramos para divulgar a boa semente produzida pelos nossos produtores associados”, afirma Marcos Antonio Trintinalha.
Distribuição- A distribuição dos folhetos e a veiculação dos spots e anúncios será feita voluntariamente pelos associados, cooperativas e produtores privados nos meios de comunicação próprios ou contratados por eles. “Vamos utilizar o rádio e os jornais e revistas que circulam no meio rural, que são os veículos de maior audiência entre os agricultores”, frisa Trintinalha.
Luta contra a pirataria - A batalha contra as sementes ilegais ainda não terminou e todo ano centenas de agricultores são enganados pelos chamados “pirateiros”, que vendem sementes que, segundo afirmam, são milagrosas. Mas, produzidas na ilegalidade, sem controle de sanidade e qualidade, acabam dando muito prejuízo, muitas vezes infestando como novos inços os solos onde são plantadas.
Denúncias - O combate se faz através de denúncias feitas à Superintendência do Ministério da Agricultura, encarregado da fiscalização. Mas, segundo o diretor executivo da Apasem, Eugênio Bohatch, entre o momento da denúncia e a apuração há um hiato de tempo de alguns dias, que favorece os “pirateiros”. Até o órgão de fiscalização cumprir os ritos burocráticos que possibilitam sua ida ao campo, a semente é vendida e as provas do crime desaparecem.
Sementes para a próxima safra - Os produtores de sementes ligados à Apasem têm disponíveis cerca de 200 mil sacas de sementes de soja para a safra que se inicia, quantidade considerada suficiente para atender aos agricultores. A demanda por sementes transgênicas, que na última safra foi de 80%, pode diminuir porque o mercado está pagando um prêmio de até R$ 4,00 por saca do produto convencional.
Trigo - Na atual safra de trigo, cuja colheita está em andamento, serão produzidas em torno de 160 mil toneladas de sementes, suficientes para plantar 1.100.000 hectares, informa o diretor executivo da Apasem, Eugênio Bohath. Essa quantidade de semente de trigo poderá ser ampliada até o final da safra, dependendo da demanda dos agricultores, que no momento é otimista em função de uma relativa melhora nos preços. Na última safra os produtores do Paraná plantaram apenas 800 mil hectares em função das perspectivas ruins do mercado. (Assessoria de Imprensa Apasem)
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SOJA I: Safra de verão tem previsão de colheita recorde no centro-sul
O plantio da safra de verão avança no centro-sul do Brasil. Ainda não há números fechados, mas se espera uma nova safra recorde de soja, em torno de 81 milhões de toneladas. A safra de verão garante a maior parte da renda anual das propriedades. Por isso, nessa época do ano, no norte do Paraná, o que mais se vê é máquina no campo. Como quase todos na região trabalham com plantio direto, enquanto uma turma colhe o trigo, a outra já vai semeando a próxima cultura, que geralmente é de milho ou soja.
Área plantada - A área plantada com soja no Paraná nessa safra deve crescer 4%, e ficar em torno de 4.560 milhões de hectares. Já a área de milho deve diminuir em torno de 13% e ficar na casa de 850 mil hectares. O motivo para essa diferença tão grande é o bom momento porque passa o mercado da soja.
Campo Mourão - Em Campo Mourão , onde fica a sede da Coamo, maior cooperativa do país, o movimento também é intenso. Os agricultores estão de olho no mercado da soja. No final do mês passado, a saca chegou a valer R$ 74, como explica Aroldo Galassini, presidente da cooperativa. “Nós tivemos algumas frustrações na safra de verão na América Latina e depois na dos Estados Unidos , e isso fez com que o preço da soja aumentasse muito. Os produtores se empolgaram e acham que essa próxima safra ainda terá preços bons. Por isso que nós aumentamos a área de plantio”.
Venda antecipada - Na região da Coamo, a área plantada com soja deve crescer 14% e 30% da produção já estão vendidos. “Nós começamos a vender soja quando era bom preço, R$ 49. Depois fomos vendendo a R$ 50, a R$ 51, a R$ 55, até a R$ 64. Dependendo da região, até um pouco mais, em função do frete. Esse foi realmente um bom preço, em relação ao custo de produção”, afirma Galassini.
Bom momento - Cláudio Ferreira, dono de uma fazenda de mil hectares no município de Mamborê, é um dos agricultores que decidiram aproveitar o bom momento e está plantando 770 hectares de soja, vendendo antecipadamente 60% da produção na média de R$ 48 a R$ 51 a saca. O agricultor está plantando 20% da área com uma variedade de soja precoce e de ciclo curto, que pode ser semeada mais cedo e fica pronta para a colheita em 120 dias. “Essa semente é para a gente fazer o safrinha em cima”, afirma Ferreira.
Rotação - Seguindo a orientação técnica, na região Sul, durante o verão, os agricultores fazem rotação entre as culturas de milho e de soja. Parte da área que é plantada com soja em um ano é cultivada com milho no outro, o que ajuda a conservar o solo e melhora a produção das lavouras. Com os preços que a soja vem alcançando, porém, muitos deixam a técnica de lado.
Problemas - ”No início dos anos 2000, na região Sul, nós tínhamos, aproximadamente, 30% da área cultivada com milho de verão e 70% da área cultivada com soja. Na última safra, isso caiu drasticamente, para em torno de 85% da área com soja e 15% com milho de verão”, explica o agrônomo Henrique Dibiasi, doutor em manejo de solo e pesquisador da Embrapa Soja, que também diz que menos rotação pode trazer problemas sérios.
Biologia do solo - “Com a diminuição da diversificação das culturas, você também diminui a diversidade da biologia do solo. Isso significa menos inimigos naturais e aumento da quantidade de pragas e da gravidade das pragas e doenças. Outro risco importante é a diminuição do teor de matéria orgânica do solo. Isso, com o tempo, leva a uma perda da qualidade física do solo, o aumento da compactação do solo”, afirma Dibiasi.
Difícil - A Embrapa recomenda que o agricultor faça rotação em pelo menos 25% da área de cultivo, mas está difícil resistir à tentação de plantar mais soja. Mesmo quem usa muita tecnologia, como Teodoro Ricardo de Andrade, dono de uma fazenda de 650 hectares no município de Luiziana, plantou 85 hectares de milho e 580 hectares de soja. “Por causa do mercado, do preço da soja”, explica.
Receita - Como a soja rende bons resultados há alguns anos, Ricardo vem conseguindo engordar a receita da propriedade. “Estamos investindo na aquisição de novas máquinas, na própria terra com agricultura de precisão para a gente colher mais, cada dia melhor e investindo também na compra para aumentar um pouco a área. Algum lote pequeno do vizinho a gente tem conseguido comprar”, diz.
Colheitadeira - Um dos investimentos feitos por Ricardo foi a compra de uma colheitadeira que, além de colher, informa a produtividade, o peso e o índice de umidade dos grãos. Com o sucesso da lavoura, o produtor paga as contas com tranquilidade. Com os preços atuais, a soja deixa uma renda 34% maior por hectare para Ricardo, que financia 70% da produção com dinheiro do banco e 30% com renda própria.
Resultado bom - A expectativa é que, com boas colheitas no Brasil e no resto do mundo, o preço da soja caia um pouco, mas os analistas de mercado acreditam que na próxima safra o resultado ainda vai ser bom. Parece que o próximo ano também vai ser cheio de motivos para a comemoração. Na próxima terça-feira (09/10), deve sair o primeiro prognóstico oficial sobre a safra 2012/2013. (Globo Rural)
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SOJA II: Exportações despencam em setembro
As exportações brasileiras do agronegócio renderam US$ 8,677 bilhões em setembro, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados pelo Ministério da Agricultura. Na comparação com o mesmo mês de 2011, houve queda de 7,5%.
Recuo - A retração foi provocada sobretudo pelo recuo nos embarques de soja após a forte aceleração das vendas ao exterior no primeiro semestre deste ano. As exportações do grão e derivados (farelo e óleo) somaram US$ 1,766 bilhão em setembro, 20,2% menos que no mesmo mês do ano passado. Mesmo assim, o "complexo soja" continuou a liderar as exportações do setor.
Sucroalcooleiro - Apesar de também terem recuado em setembro, 6,7%, o complexo sucroalcooleiro permaneceu em segundo lugar no ranking das exportações do agronegócio, com US$ 1,678 bilhão. As carnes seguiram em terceiro, com US$ 1,370 bilhão no mês passado, 3% mais que em setembro de 2011.
Importações - Ainda conforme o ministério, as importações do setor atingiram US$ 1,315 bilhão em setembro, 12,8% menos que no mesmo mês do ano passado. Assim, o superávit setorial caiu 6,5%, para US$ 7,362 bilhões.
Crescimento - Com a queda de setembro, as exportações brasileiras do agronegócio tiveram crescimento de apenas 0,5% nos nove primeiros meses deste ano em relação a igual intervalo de 2011. Os embarques somaram US$ 71,246 bilhões de janeiro a setembro. As importações, por sua vez, caíram 6,2% na comparação, para US$ 12,026 bilhões, e o superávit ficou em US$ 59,220 bilhões, 2% maior.
Complexo soja - Mesmo com a redução de setembro, as exportações do "complexo soja" fecharam os nove primeiros meses de 2012 em US$ 23,187 bilhões, 15,8% mais que em igual intervalo do ano passado. As carnes vieram em seguida, com US$ 11,412 bilhões, queda de 1,3%, e o complexo sucroalcooleiro (açúcar e etanol) ficou em terceiro no ranking, com US$ 9,558 bilhões, baixa de 18,5%.
China - Apesar de ter pisado no freio em setembro, a China seguiu como o principal destino das exportações brasileiras do agronegócio no mês e nos primeiros nove meses do ano. Os embarques para o país somaram US$ 1,206 bilhão no mês passado, 37,7% menos que em setembro de 2011. O tombo pode ser explicado pelo arrefecimento das importações chinesas de soja, muito aceleradas no primeiro semestre deste ano, mas mesmo assim a fatia do gigante no total foi de 13,9%.
Principais destinos - No ranking dos principais destinos dos embarques setoriais em setembro, os EUA aparecem em segundo lugar (US$ 639,1 milhões, aumento de 4,7%), seguidos pelos Países Baixos (US$ 498 milhões, queda de 11,5%), Irã (US$ 379,5 milhões, aumento de 57,8%) e Japão (US$ 378,2 milhões, baixa de 16,7%).
Renda - Nos primeiros nove meses deste ano, as exportações para a China renderam US$ 15,868 bilhões, 18,9% mais que em igual intervalo de 2011, e representaram 22,3% do montante total. No período, os EUA mantêm o segundo lugar entre os principais destinos das vendas do setor (US$ 4,8 bilhões, aumento de 3,3%), seguidos por Países Baixos, Alemanha e Japão. (Valor Econômico)
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MILHO: Área plantada deve cair 15,4% em 2012/13 no Brasil
A área plantada com milho na safra de verão 2012/13 deverá recuar 15,4% no Brasil, para 5,012 milhões de hectares, de acordo com levantamento divulgado sexta-feira (05/10) pela Safras & Mercado. A contar com uma produtividade de 5,54 mil quilos por hectare, a produção no Centro-Sul do país deve somar 27,801 milhões de toneladas, 1,1% menos que na estimativa inicial da consultoria e também uma queda de 3,7% ante o ano passado.
Safrinha - Para a segunda safra do grão, a Safras & Mercado indica um recuo de 9,3% na área cultivada, que totalizaria 6,313 milhões de hectares. Com um rendimento estimado em 5,41 mil quilos por hectare, a produção chegaria a 34,157 milhões de toneladas, ligeiro avanço de 0,53% em relação à previsão anterior, mas 9,2% a menos que no ciclo 2011/12.
Produção - Se somada a produção esperada de 5,939 milhões de toneladas para as regiões Norte e Nordeste, a safra brasileira deverá ficar em 67,895 milhões de toneladas, diminuição de 6,14% frente ao ciclo anterior. A área total deverá ser de 13,18 milhões de hectares, queda de 11,1%.
Soja - Segundo o analista da Safras & Mercado, Paulo Molinari, os produtores estão condicionados a plantar uma safra maior de soja, em detrimento do milho. “Mesmo com os ótimos patamares de preços registrados neste ano, a competição com a soja nos negócios de safra nova promove um corte importante de área a ser plantada”, disse, em nota.
Mais tarde - Este é o segundo ano em que a safra de milho é semeada mais tardiamente no Brasil. Além disso, os plantios mais precoces no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina foram atingidos pela geada tardia de setembro. “Parte das lavouras que seriam colhidas mais precocemente em fevereiro terão que ser replantadas. Muitas apresentaram poucos danos, mas o frio certamente atrasou o ciclo de desenvolvimento da planta e se tivermos um período de verão chuvoso, como é característica do El Niño, esta colheita poderá atrasar um pouco mais”, completa Molinari. (Valor Econômico)
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CARNES: Frigoríficos da catarinense Aurora obtêm certificação internacional
A catarinense Coopercentral Aurora Alimentos informou que dois de seus frigoríficos de abate e processamento de aves, em Maravilha e Quilombo, receberam a certificação internacional do British Retail Consortium (BRC) com conceito “A”. A certificação abrange áreas ligadas à segurança do produto e do processo de produção, além de responsabilidades legais de proteção aos consumidores.
Vantagens - Segundo a Aurora, as principais vantagens da certificação BRC são o acesso ao mercado internacional, cumprimento de exigências de grandes redes de supermercados, redução das auditorias de clientes, aumento da confiança dos clientes, garantia de segurança alimentar e controle eficaz dos processos internos. Ainda conforme a central, a unidade de Maravilha abate 39,2 milhões de aves por ano e emprega diretamente 1.401 pessoas. Já o frigorífico de Quilombo abate 38,1 milhões de aves e mantém 1.379 empregos diretos. (Valor Econômico)
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MAPA I: Defesa Agropecuária promove mudanças
Com a finalidade de fortalecer o Sistema Nacional de Defesa Sanitária – um dos eixos da Regionalização – o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) inicia o processo de reestruturação da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA). As medidas acarretam no estabelecimento de novas metas, estrutura organizacional e equipe técnica.
Coordenações - Inicialmente, as ajustes ocorrerão nas seguintes coordenações: Sistema de Rastreabilidade Bovina e Bubalina, Proteção de Plantas, Apoio Laboratorial, Resíduos e Contaminantes, Vigilância Agropecuária Internacional, Trânsito e Quarentena Vegetal, de Vinhos e Bebidas.
Diretrizes - Segundo o secretário da pasta, Enio Marques, as mudanças têm por objetivo deixar a secretaria mais dinâmica e alinhada às diretrizes de gestão. “Queremos ganhar em eficiência e focar o trabalho técnico nas atividades-fim”, explica Marques.
Metas - Entre as novas metas estão a elaboração da Carta de Serviços, a definição das Boas Práticas Regulatórias e o estabelecimento de convênios com os municípios pelos quais estes demandem ao Mapa as suas necessidades e não o contrário, como acontece hoje. (Mapa)
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MAPA II: Governo financia projetos de apoio à produção orgânica
Os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC) disponibilizaram R$ 8,9 milhões para financiamento de projetos de apoio à construção e socialização de práticas agroecológicas e orgânicas. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é o responsável pela chamada pública, publicada nesta sexta-feira, 5 de outubro, no Diário Oficial da União, que regra a escolha dos projetos. O prazo para envio de proposta é até 19 de novembro.
Apoio financeiro - Os projetos receberão apoio financeiro para atividades de extensão tecnológica, pesquisas científicas e educação profissional para a construção e socialização de conhecimentos e práticas relacionados à agroecologia e aos sistemas orgânicos de produção. A chamada também prevê o apoio financeiro à implementação e manutenção de Centros Vocacionais Tecnológicos e de Núcleos de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica.
Propostas - As propostas serão financiadas com recursos oriundos do Mapa, R$ 1,5 milhões; MCTI, R$ 5,4 milhões; e MEC, R$ 2 milhões. A divulgação dos resultados e o início do financiamento serão realizados em 10 de dezembro. (Mapa)
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BC: Mercado financeiro espera que Copom mantenha Selic em 7,5%
Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) esperam por manutenção da taxa básica de juros, a Selic, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para terça-feira (09/10) e quarta-feira (10/10). Atualmente, a Selic está em 7,5%, depois de passar por um processo de cortes iniciado em agosto de 2011. Essa projeção de manutenção da taxa é a mesma há duas semanas. Para o final de 2013, a expectativa para a taxa Selic também foi mantida em 8% ao ano.
2013 - No próximo ano, com a economia crescendo em ritmo mais forte, os analistas esperam que o Copom eleve a Selic para conter a inflação.
Inflação - A estimativa para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), este ano, subiu pela 13ª semana seguida, ao passar de 5,36% para 5,42%. Para 2013, houve queda na estimativa pela segunda semana seguida, com o ajuste de 5,48% para 5,44%.
Projeções - As projeções para o IPCA estão acima do centro da meta de 4,5%, mas abaixo do limite superior de 6,5%. Essa meta é perseguida pelo BC.
IPC-Fipe - A pesquisa do BC também traz estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), que passou de 4,46% para 4,48%, em 2012, e de 4,9% para 4,91%, em 2013.
IGP - A estimativa para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) foi mantida em 8,74%, este ano, em 5,38%, em 2013. Para o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), a projeção permanece em 8,6%, este ano, e foi ajustada de 5,27% para 5,25%, no próximo ano.
Preços administrados - A estimativa dos analistas para os preços administrados foi alterada de 3,45% para 3,5%, neste ano, e mantida em 4%, em 2013. (Agência Brasil)
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FAZENDA: Conselho de Contribuintes adotará súmulas para acelerar julgamentos
O Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais (CCRF) do Paraná passará a editar súmulas para orientar o julgamento de questões tributárias envolvendo contribuintes e Estado. As súmulas são textos baseados em decisões semelhantes tomadas anteriormente sobre determinado assunto, e que servem para uniformizar o entendimento sobre a questão, evitando conflitos de interpretação. Com a adoção das súmulas, o julgamento dos processos submetidos ao Conselho no Paraná passará a ser mais rápido e transparente.
Editadas - De acordo com o presidente do Conselho, Murilo Ferreira Wallbach, em 40 anos de atuação o órgão editou apenas duas súmulas, mas só uma permanece em vigor. A outra foi revogada pela Lei Complementar 107/2005, que trata da notificação do contribuinte.
Sugestões - Na reunião do Conselho desta quinta-feira (04/10), Wallbach apresentou 12 sugestões de súmulas. “A consolidação de jurisprudência dá segurança jurídica e proporciona celeridade no julgamento dos processos”, afirmou. Para cada uma das propostas foram anexadas seis decisões unânimes ou de maioria tomadas anteriormente sobre o respectivo assunto.
Preocupação - Presente à reunião, o secretário interino da Fazenda, Clovis Rogge, disse que a iniciativa mostra a preocupação de garantir transparência no julgamento dos processos e facilitar a vida do contribuinte. “Isso entrará para a história jurídica e administrativa do Conselho”, afirmou. O CCRF julga, em segunda instância administrativa, questões tributárias entre os contribuintes e o Estado.
Wallbach citou exemplos de organismos que se valem de súmulas para o julgamento de questões. Entre eles, o Tribunal Administrativo de Recursos Fiscais do Rio Grande do Sul, que tem 19 súmulas, e o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, em Brasília, com mais de 70 súmulas.
Trâmite – As propostas foram sorteadas entre 12 relatores, que terão pouco mais de um mês para elaborar parecer sobre as sugestões, concordando com o teor, apresentando alterações ou mesmo rejeitando a matéria. Murilo Ferreira Wallbach estima que as propostas comecem a ser votadas a partir do dia 20 de novembro. Como são 12 matérias, ele prevê a realização de várias reuniões para isso. A aprovação exige quorum qualificado, ou seja, dois terços do corpo deliberativo do Conselho, o que corresponde a 19 membros. O Conselho é composto por 12 titulares, 12 suplentes e quatro presidentes – representando, em números iguais, o governo e a iniciativa privada. O Sistema Ocepar é representado por Wilson Thiesen (titular) e Anderson Lechechen (suplente). (AEN)
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