Imprimir
cabecalho informe

Informe Paraná Cooperativo - edição nº 5255 | 08 de Fevereiro de 2022

SHOW RURAL COOPAVEL I: Pecuária é um dos atrativos do evento, com tecnologia e inovação

1show rural coopavel I 08 02 2022Uma das maiores novidades pecuárias neste ano é o pavilhão de ovinos, que já no primeiro dia do 34º Show Rural Coopavel chamou a atenção dos visitantes. A área conta também com várias raças de bovinos. “Temos hoje, bovinos de corte para venda com animais das raças Angus, Brangus, Canchim, Purunã, Nelore, (um exemplar de Nelore Pintado), Tabapuã, Jersey e Senepol”, diz o médico veterinário da Coopavel, na unidade de Corbélia, Alan Osvino Welter. São mais de 300 animais em exposição e comercialização. Outra novidade são os estandes exclusivos: um para a rações Coopavel, um para a suinocultura e um para assistência técnica de bovinos de leite e de corte, onde são comercializadas rações, minerais e outros produtos com os quais a Coopavel trabalha.

Alan explica que as expectativas do setor são muito boas, levando em conta que grande parte dos últimos eventos, como feiras, exposições e leilões ocorreram de forma on-line devido à pandemia. “O produtor gosta desse contato, dessa conversa olho a olho, gosta de ver os animais pessoalmente”, afirma o médico veterinário. Como os custos para a produção pecuária têm aumentado, o objetivo do Show Rural Coopavel é trazer eficiência. O mercado de bovinos traz a expectativa de um ano promissor. “O mercado interno está comprando bem e as exportações estão altas, então esperamos que seja um ano excepcional, mesmo com o custo de produção elevado”, afirma Alan. O objetivo são produtores cada vez mais técnicos e conseguindo produzir uma arroba mais barata e mais eficiente em menos tempo.

Com relação aos ovinos, o objetivo do setor pecuário do Show Rural, ao trazer um pavilhão exclusivo para esses animais, é contribuir para fomentar esse mercado. "É um setor que tem muito a crescer e acreditamos que com esse fomento o setor cresça ainda mais em regiões do Paraná”, observa o coordenador da área pecuária, o zootecnista Rozimbo Júnior Magro.

Comercialização - Parte dos animais do setor pecuário estão disponíveis para compra. A negociação é feita diretamente entre proprietários, gerentes ou responsáveis da fazenda e compradores. “A qualidade genética dos animais expostos nos pavilhões da pecuária mostra o quanto esse segmento tem avançado e o Show Rural Coopavel tem o compromisso de contribuir no repasse e compartilhamento de tecnologias e inovações”, diz o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli. (Imprensa Coopavel)

{vsig}2022/noticias/02/08/show_rural_coopavel_I/{/vsig}

SHOW RURAL COOPAVEL II: Durante visita de comitiva de cooperativas, dirigente cita o potencial agropecuário de Rondônia

show rural coopavel II 08 02 2022Agropecuaristas ligados a algumas das principais cooperativas de Rondônia, região Norte do Brasil, estiveram em Cascavel, nesta segunda-feira, para participar da 34ª edição do Show Rural Coopavel. Eles foram recebidos pelo presidente Dilvo Grolli e pelo coordenador geral Rogério Rizzardi. O presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Rondônia, Salatiel Rodrigues, disse que visitar o Show Rural é como entrar em uma universidade a céu aberto. “O melhor da tecnologia está aqui e este evento nos inspirou a realizar algo parecido em nosso estado, a Rondônia Rural Show”, que chega à sua nona edição. Dilvo falou de características que fazem de Rondônia uma grande fronteira agrícola. “Se vocês equilibrarem a produção agrícola com a pecuária, em dez anos serão uma das principais potências agropecuárias do Brasil”, afirmou Dilvo. O presidente da Coopavel lembrou do processo de colonização daquela região, formada basicamente por sulistas. “Estávamos, aqui no Oeste do Paraná, no entroncamento de duas picadas que levaram milhares de agricultores daqui para esse estado de terras tão férteis e de tantas possibilidades”.

Números - O presidente da Coopavel apresentou alguns números que mostram a força do agronegócio brasileiro. Nos últimos três anos, a produção de grãos cresceu 20% no País. E em três décadas ela avançou de forma surpreendente. As principais culturas, soja e milho, cresceram em produtividade 392% contra 90% da ampliação de novas áreas agrícolas. A média é de 5,2% ao ano.Com o suporte de gráficos, Dilvo falou do potencial da América do Sul como maior produtora de soja do mundo, que pode chegar a 210 milhões de toneladas. O planeta, atualmente, produz 375 milhões. Ele citou também sobre a produtividade do milho no Show Rural, sinalizando para os efeitos da inovação e da pesquisa nessas culturas. A média brasileira é de 5,6 quilos por hectare e no evento há empresas com híbridos acima dos 16 mil quilos. Ao citar obras de infraestrutura e da inserção de Rondônia no contexto, Dilvo Grolli falou da urgência de novos investimentos principalmente em modais de transporte, como o ferroviário – que terá avanços importantes nos próximos anos. A importância do Brasil como o país mais verde do mundo foi citada por Dilvo ao informar que mais de 60% do território brasileiro está preservado. O presidente da Coopavel agradeceu a visita da comitiva de Rondônia e destacou que a troca de conhecimentos é um dos melhores caminhos para a prosperidade compartilhada. (Imprensa Coopavel)

SHOW RURAL COOPAVEL III: Cresol participa de mais uma edição do SRC

show rural coopavel III 08 02 2022Entre os dias 7 e 11 de fevereiro, a cidade de Cascavel (PR) receberá mais uma edição da feira que é uma das principais do calendário de eventos agropecuários do Brasil, o Show Rural Coopavel. Em sua 34ª edição o evento reunirá mais de 300 expositores e a Cresol, que é uma das principais cooperativas de crédito do País, estará entre eles. A instituição financeira deixará os seus profissionais à disposição no stand durante os cinco dias de feira para receber os visitantes, cooperados e parceiros que estejam interessados em conhecer o Sistema Cresol, suas modalidades de crédito, além das condições exclusivas que oferecem para os cooperados. Outros destaques na programação é que durante a semana a Cooperativa também receberá representantes do BNDES e participará de um solenidade com o BRDE, para assinatura de contrato de operação junto ao Banco do Agricultor.

A inovação sempre foi uma das marcas do Show Rural, que a cada ano procura evoluir ainda mais neste sentido. Para esta edição outra novidade será um “hub de inovação”, um ambiente permanente onde as empresas de agronegócio terão acesso às novas tecnologias, tendências e troca de experiências. Para o evento, a Cresol também firmou um convênio de parceria com o PTI (Parque Tecnológico Itaipu), que será um dos responsáveis por levar a telefonia 5G ao Show Rural.

Devido a pandemia da Covid-19, a feira não aconteceu em 2021, mas, em 2020, reuniu mais de 300 mil participantes. Nesta edição de 2022, ainda com restrições e seguindo todos os protocolos de segurança: com aferição de temperatura na entrada do parque; obrigatoriedades do uso de máscara para todos os visitantes e expositores; distribuição de álcool em gel por todo o local; bebedouros acionados com os pés; a expectativa é de milhares de pessoas passem diariamente pelo local, no espaço que conta com uma área de 720 mil m².  Vale ainda ressaltar que a visitação é a céu aberto, e o amplo espaço do parque permite que se respeite um distanciamento social.

Serviço -

Show Rural Coopavel

Data: de 7 a 11 de fevereiro das 8h às 18h

Local: Parque Tecnológico da Coopavel

Endereço: BR 277 KM 577, 85.818-560, Cascavel, Paraná

Entrada Gratuita.

Sobre a Cresol - Com mais de 26 anos de história, 680 mil cooperados e 682 agências de relacionamento em 17 estados, a Cresol é uma instituição financeira que está se consolidando entre as principais cooperativas de crédito do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais. Em 2021, a cooperativa encerrou o ano com R$ 16,8 bilhões em ativos e destacou sua solidez entre as instituições financeiras cooperativas. (Imprensa Cresol)

SHOW RURAL COOPAVEL IV: Sicoob lança nova campanha de Crédito Rural

show rural coopavel IV 08 02 2022Depois de um ano de hiato devido à pandemia da Covid-19, o Show Rural Coopavel está de volta. Em sua 10ª participação na feira, o Sicoob aproveita para lançar sua nova campanha de crédito rural para 2022. A campanha foi gravada com cooperados reais, de três cidades do Paraná. O vídeo apresenta o dia a dia e a realidade desses homens e mulheres do campo, que recebem apoio e atendimento dos colaboradores do Sicoob. A produção foi realizada com toda a equipe vacinada e testada. 

Paulo Matheus, de Guarapuava (PR), traz coragem de um jovem produtor que segue o legado de seu pai, cultivando diversas culturas como milho, batata e cebola. Eni e Andrieli, que são mãe e filha, representam a confiança da relação familiar nos negócios, através de sua granja de suínos localizada em Mercedes (PR). Fernando, Agenor, José, Luiz, Amauri, Norbert, Renato e Alberto mostram que, com cooperação, as conquistas são ainda maiores. Em Santa Mariana (PR), eles se uniram para realizar juntos o financiamento de um condomínio de silos. Além de já fazer parte da vida de todos os personagens representados, o Sicoob é personificado com a participação das colaboradoras Graciele Gonçalves, Jheinyfer Boroski e Karina Bolognese. 

A campanha foi toda realizada pela equipe de Comunicação, Marketing e Eventos do Sicoob Central Unicoob e será veiculada na mídia a partir da segunda quinzena de fevereiro. Quem passar pela feira, pode conferir o resultado no stand do Sicoob, localizado entre as ruas 3 e 4, no setor de bancos e cooperativas de crédito. (Imprensa Sicoob Central Unicoob) 

SHOW RURAL COOPAVEL V: Sicoob oferta o InvestFeira, com taxas e prazos diferenciados

show rural coopavel V 08 02 2022Embora o cenário seja de dificuldades pela estiagem que impactou a colheita e toda a cadeia produtiva, o Sicoob continua trabalhando para apoiar o produtor rural. Presente no Show Rural Coopavel 2022, a instituição financeira cooperativa está oferecendo o InvestFeira, uma linha exclusiva disponibilizada com recursos próprios. Com o InvestFeira, o produtor rural tem acesso a taxas e prazos diferenciados para a aquisição de produtos comercializados no evento. Outro grande diferencial é a agilidade na liberação dos recursos. Para saber mais e tirar dúvidas, a equipe de negócios do Sicoob está disponível para atendimento no stand da cooperativa, localizado entre as ruas 3 e 4, no setor de bancos e cooperativas de crédito. 

Sobre o Sicoob – Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 5,6 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferecendo serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, marketplace, dentre outras soluções financeiras, o Sicoob é a única instituição financeira presente em mais de 300 municípios. Ocupa a segunda colocação entre as instituições financeiras com maior quantidade de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central. (Imprensa Sicoob)

AGROTEC 2022: Integrada promove evento de tecnologia e inovação

1integrada 08 02 2022A 5ª edição do principal evento técnico da Integrada vem com o tema: Compartilhamos conhecimento e tecnologia para o agro mais forte. Compartilhar para somar. Semeando o conhecimento para colher novas ideias. O evento acontece no dia 10 de fevereiro, a partir das 08h30. As visitas aos stands e o acesso aos conteúdos técnicos serão virtuais, em razão de protocolos de segurança voltados à prevenção e ao combate à Covid-19. A Integrada oferece uma plataforma 100% digital, desenvolvida especialmente para permitir acesso completo às novidades. As parcelas de difusão de tecnologias apresentam cultivares de soja e híbridos de milho com potencial para altas produtividades, opções de cultivo, técnicas de manejo, agricultura de precisão, e muito mais. A parceria com 30 grandes players do mercado agro demonstra a representatividade do AgroTec no segmento. Cada empresa vai abrir seu portfólio especializado, para permitir uma experiência virtual consistente. Ao navegar pelo site do AgroTec 2022, os visitantes poderão criar o próprio roteiro, conforme suas prioridades de informação. Vários especialistas da Integrada gravaram apresentações em diferentes parcelas, a partir do tema de sua área.

O agrônomo e coordenador de extensão da UDT, Cláudio Nakashima, conta que “as unidades demonstrativas são implantadas e monitoradas tendo em vista a busca por aperfeiçoamento que seja útil nas lavouras comerciais dos produtores. Assim, a mesma cultivar de soja, por exemplo, é semeada em duas épocas diferentes, com intervalo de alguns dias, e três populações diferentes de plantas em cada um dos intervalos. O objetivo é colher a maior quantidade possível de resultados, para fornecer as melhores recomendações ao cooperado. O mesmo ocorre com híbridos de milho. O AgroTec é esse banco de dados atualizado, entregue, pelo segundo ano, em um pacote digital”.

Claúdio lembra que variáveis como perfil de solo, clima, altitude, índice pluviométrico e outros, influenciam na manifestação do potencial produtivo dos materiais. “É aí que entram os manejos e outras tecnologias estudadas a campo pelo time técnico da Integrada, em busca de estimular que predomine o vigor embarcado em cada semente”.

O AgroTec 2022 oferece novidades em 12 materiais de soja e 12 de milho, cinco sistemas de rotação e sucessão de culturas, 12 parcelas com resultados de aplicações de herbicidas pré-emergentes combinados com outras fórmulas, em diferentes etapas do plantio, seis parcelas com plantas que receberam herbicidas pós-emergentes, também em momentos diferentes do desenvolvimento das plantas. Outras seis parcelas demonstram os resultados de técnicas alternativas de correção de solo, além de uma parcela que reflete o manejo integrado de nematoide.

O gestor Cláudio trabalha na cooperativa desde a fundação, e manifesta toda a experiência acumulada em quase três décadas de profissão, quando afirma que “na agricultura, não existe fórmula pronta, pois, há diversos fatores que interferem na atividade. O segredo é, justamente, se manter aberto a melhorar, ajustar, encontrar novas soluções, que permitam ganhos cada vez maiores de produtividade”.

Para o gerente técnico da Integrada, Wellington Furlanetti, “o AgroTec é a concretização de todos os trabalhos conduzidos na UDT, com o domínio que os profissionais da cooperativa tem. São experimentos que não seriam possíveis em lavouras comerciais, como exposição de plantas a estresse químico, em busca de mensurar a performance da planta sob condições diferentes de dosagem. Pouco, não produz efeito, muito compromete o desempenho. Ao se atingir o equilíbrio, esse é o resultado levado aos cooperados”.

O coordenador de agricultura de precisão da Integrada, Vanderlei Felipe Júnior, adianta que entre as novas tecnologias, será demonstrada a análise foliar da soja, ou DRIS. “É mais uma ferramenta da agricultura de precisão, pois, as folhas refletem se o solo está equilibrado, ou se precisa de correção”.

O superintendente de insumos e técnica da Integrada, Edson de Oliveira, confirma o alto nível técnico do AgroTec 2022. “Cooperados e cooperadas terão acesso a novas tecnologias, que podem transformar as lavouras. O AgroTec 2022 Integrada é o futuro nas propriedades, agora”.

Programação - Além dos vídeos técnicos, a programação do AgroTec 2022 inclui uma palestra com o professor doutor Vandeir Francisco Guimarães, da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Marechal Cândido Rondon (PR). Ele vai falar sobre o “Uso de insumos biológicos para a promoção de crescimento e solubilização de fosfato em grandes culturas”. Acompanhe o maior show de tecnologia da Integrada: www.agrotecintegrada.com.br

(Imprensa Integrada)

{vsig}2022/noticias/02/08/integrada/{/vsig}

 

FRÍSIA: Cooperativa prepara Noite de Campo para demonstrar genéticas de soja

1frisia 08 02 2022A tradicional Noite de Campo da Sementes Batavo já tem data marcada para acontecer. Dia 22 de fevereiro de 2022, profissionais do agronegócio poderão conferir o que há de novo sobre as melhores cultivares, dos principais detentores de genética de soja do País. O evento é organizado e conduzido pela cooperativa Frísia, proprietária da marca de sementes Batavo, essa que já possui mais de 40 anos de tradição no mercado. No início do período de safra, empresas e produtores rurais envolvidos na cadeia de abastecimento e produção agrícola participam desses eventos que reúnem pesquisadores, instituições de pesquisa ligadas ao desenvolvimento do campo, entre outros especialistas da área.

A relevância da Noite de Campo está na busca de soluções de alto rendimento e produtividade para regiões específicas, que reflete também na busca de novas tecnologias desenvolvidas pelos fabricantes de insumos agrícolas. O coordenador de Produção da Sementes Batavo, Luiz Henrique Deschamps, explica que o bom rendimento da lavoura depende da escolha correta das sementes. “Todos os anos trazemos novidades e lançamentos de novas cultivares. É uma oportunidade dos cooperados da Frísia, produtores rurais e revendedoras conhecerem a produtividade dos diversos tipos de sementes que foram plantados. No momento da Noite de Campo, as nossas mais de 40 cultivares podem ser vistas in loco”, diz Deschamps.

Durante o evento, os convidados passam por diferentes estações onde ouvem os técnicos explicarem sobre cada uma das cultivares. Nesse momento, eles observam as parcelas plantadas e aproveitam para um bate-papo com os especialistas. “É essa interação que possibilita o produtor rural realizar a escolha de qual semente irá adquirir para a próxima safra. Ciclo, porte, resistência à doenças e pragas, sanidade, por exemplo, são informações detalhadas pelos técnicos de cada estação”, explica o coordenador comercial da Sementes Batavo, Rafael Tombini.

Edição noturna - A Noite de Campo está na terceira edição e, em 2022, volta a ser presencial. A Frísia organiza o evento à noite por conta do momento de safra dos produtores rurais. “Nossa proposta traz um evento noturno porque estamos na época da colheita. Durante o dia fica mais difícil do produtor rural se deslocar, pois está com outros afazeres importantes. Pensando em facilitar a rotina de todos, trazemos o momento para o período noturno”, explica Marcelo Cavazotti, gerente de Negócios Agrícola da Frísia. Assim, a organização do evento prepara uma iluminação especial para que os convidados tenham uma experiência diferenciada no campo demonstrativo e experimental. Em seguida, todos são reunidos para uma palestra e momento de networking. São esperadas 300 pessoas.

Palestra com especialista - A produtividade e plantabilidade no campo não dependem apenas da escolha correta da semente. Existem outros fatores que são corresponsáveis pelo sucesso da lavoura e dos negócios de maneira geral, como armazenagem da semente, manejo do solo, clima, controle e regulagem de maquinários, profundidade de plantio, entre outros. E para complementar as informações recebidas sobre as cultivares, os participantes da Noite de Campo poderão ouvir dicas para obter melhores resultados na atividade agrícola. “Da produção ao uso da semente - tudo que você precisa saber para colher mais”, esse será o tema da palestra da noite. Quem falará sobre o assunto é o convidado Dejalma Zimmer, atualmente um dos nomes mais requisitados do agro para palestras, treinamentos, consultas e coaching do mercado. Zimmer é mestre em Ciência e Tecnologia Industrial, doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes e já foi professor universitário e coordenador de pós-graduação no Rio Grande do Sul. (Imprensa Frísia)

Serviço
Noite de Campo – Sementes Batavo
Data: 22 de fevereiro
Local: Smart Farming Ponta Grossa | PR 151, KM 165, sentido Ponta Grossa Castro
Inscrições: www.sementesbatavo.coop.br/noitedecampo

 {vsig}2022/noticias/02/08/frisia/{/vsig}

 

COPACOL: Promoção Coopere com a Sorte entrega prêmio final em Cafelândia

copacol 08 02 2022Imagina acordar pela manhã, em plena segunda-feira, e receber uma ligação informando que você ganhou um prêmio no valor de R$ 70 mil?  Foi o que aconteceu com Cezar Henrique Pinto, de Palmitópolis, Nova Aurora, cliente no Copacol Supermercados e Agropecuárias. Ao fazer as compras na loja em Nova Aurora, ele aproveitou para se cadastrar na Promoção Coopere com a Sorte. Com isso, ele garantiu a chance de participar e foi o grande premiado da campanha, por meio do sorteio realizado dia 5 de fevereiro, pela Loteria Federal. “Quase não acreditei quando me ligaram. Pensei que fosse pegadinha. Fiquei muito feliz por ter sido sorteado. A Copacol só dá alegria, pois além de ser cooperado através da Avicultura, sou cliente dos supermercados”, diz o cooperado. O prêmio final será entregue às 17h30, nesta terça-feira, dia 8, no Copacol Supermercados em Cafelândia.

Campanha - Foram entregues centenas de prêmios instantâneos durante toda a campanha aos clientes das Lojas Copacol Agropecuária e Copacol Supermercados. A cada R$ 100 em produtos adquiridos nas lojas de Cafelândia, Nova Aurora, Formosa, Jesuítas, Jotaesse e Goioerê, os consumidores foram premiados na hora, por meio de raspadinhas da sorte. Foram entregues também vale-compras de R$ 100, R$200, R$ 300 e até R$ 500. Anualmente a Copacol realiza promoções com o objetivo de valorizar a parceria com os clientes. “Realizamos mais uma campanha com sucesso, proporcionando muitas chances para que os nossos clientes fossem premiados. Agradecemos a todos que participaram mais uma vez, adquirindo os produtos em nossas lojas”, afirma o diretor-presidente da Cooperativa, Valter Pitol. (Imprensa Copacol)

SAÚDE I: Brasil tem 26,5 milhões de casos de covid-19 e 632,6 mil mortes

saude I 08 02 2022Desde o início da pandemia, 26.599.593 pessoas foram infectadas pela covid-19 no Brasil. Em 24 horas, foram registrados 66.583 casos doença. No domingo (6/02), o sistema de informações do Ministério da Saúde registrava 26.533.010 casos acumulados. A quantidade de casos em acompanhamento está em 3.120.320. O termo é dado para designar casos notificados nos últimos 14 dias que não tiveram alta nem evoluíram para morte. Já o total de vidas perdidas para a pandemia atingiu 632.621. Entre domingo e segunda-feira (6 e 7/02), as autoridades de saúde confirmaram 428 mortes. Na segunda-feira (7/02), o painel contabilizava 632.193 óbitos acumulados. Há ainda 3.177 mortes em investigação, registrados pelo fato de haver casos em que o paciente faleceu, mas a investigação da causa demanda exames e procedimentos posteriores.

Até esta segunda-feira, 22.846.652 pessoas se recuperaram da covid-19 no país. O número corresponde a 85,9% dos infectados desde o início da pandemia. Os dados estão na atualização diária do ministério. Nela, são consolidadas as informações enviadas por secretarias municipais e estaduais de saúde sobre casos e mortes associados à doença.

Estados - Segundo o balanço, no topo do ranking de estados com mais mortes por covid-19 registradas até o momento estão São Paulo (159.615), Rio de Janeiro (70.234), Minas Gerais (57.894), Paraná (41.450) e Rio Grande do Sul (37.185). Já os estados com menos óbitos resultantes da pandemia são Acre (1.899), Amapá (2.059), Roraima (2.105), Tocantins (4.021) e Sergipe (6.135).

Vacinação - Até esta segunda-feira, foram aplicados 366,1 milhões de doses contra a covid-19, sendo 167,4 milhões referentes à primeira dose e 153,2 milhões à segunda dose ou dose única. Ao todo, 42,2 milhões de pessoas já receberam a dose de reforço. (Agência Brasil de Notícias)

SAÚDE II: Estado registra mais 6.324 casos e 19 óbitos pela Covid-19

saude II 08 02 2022A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou na segunda-feira (7/02) mais 6.324 casos e 19 mortes pela Covid-19 no Paraná. Os números não necessariamente representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento mostram que o Estado soma 2.084.187 casos e 41.225 óbitos pela doença. Os casos são de fevereiro (5.662) e janeiro (641) de 2022; e dezembro (3), novembro (2), outubro (1), setembro (2), julho (2), junho (2), maio (1), abril (1), março (2), fevereiro (3) e janeiro (2) de 2021. Os óbitos são de fevereiro (18) e janeiro (1) de 2022.

Internados – 191 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados, todos em leitos SUS (76 em UTIs e 115 em leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 1.391 pacientes internados, 503 em leitos de UTI e 888 em enfermarias, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

Óbitos – A Sesa informa a morte de mais 19 pacientes. São sete mulheres e 12 homens, com idades que variam entre 37 e 98 anos. Os óbitos ocorreram entre 28 de janeiro e 7 de fevereiro de 2022. Os pacientes que foram a óbito residiam em Curitiba (6), Guaratuba (2) e Foz do Iguaçu (2). O boletim registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Ângulo, Vera Cruz do Oeste, São Jorge do Patrocínio, Santo Antônio do Sudoeste, Palmeira, Nova Londrina, Marechal Cândido Rondon, Carlópolis e Boa Vista da Aparecida.

Fora do Paraná – O monitoramento da Secretaria da Saúde registra 9.854 casos de não residentes no Estado – 225 pessoas foram a óbito. (AENPR)


Versão para impressão


RODAPE