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Informe Paraná Cooperativo - edição nº 5373 | 29 de Julho de 2022

PRÊMIO OCEPAR: Inscrições encerram no domingo

 

premio ocepar destaque 21 07 2022Encerra no domingo (31/07), o prazo de inscrições para a 15ª edição do Prêmio Ocepar de Jornalismo. Os interessados em participar devem acessar o link http://premio.paranacooperativo.coop.br/. Podem concorrer matérias veiculadas de 4 de junho de 2021 até 31 de julho de 2022.

 

Premiação - O tema desta edição é “50 anos Ocepar: cooperativa, instrumento de desenvolvimento das pessoas e das comunidades no Paraná”. O Prêmio Ocepar é dividido em seis categorias: Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Mídia Cooperativa, Categoria Especial Ramo Crédito, Categoria Especial Unimed. Serão distribuídos R$ 88 mil em premiações. Os três primeiros colocados nas categorias Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo e Mídia Cooperativa vão receber, respectivamente R$ 10 mil (1º lugar), R$ 4 mil (2º) e R$ 3 mil (3º). Já os vencedores nas categorias especiais Ramo Crédito e Unimed recebem R$ 10 mil cada.

 

O Prêmio - O Prêmio Ocepar de Jornalismo é um programa institucional desenvolvido pelo Sistema Ocepar (Ocepar - Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, Fecoopar – Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná e Sescoop/PR - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo). É uma iniciativa que conta com o patrocínio do Sicredi Central PR/SP/RJ e da Federação Unimed do Paraná e apoio institucional da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor/PR) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná. Desde sua criação, em 2004, visa mobilizar e reconhecer o trabalho desenvolvido por jornalistas dedicados a divulgar ações econômicas e sociais realizadas pelo cooperativismo paranaense.

 

INTERCOOPERAÇÃO: Visita às obras da Maltaria dos Campos Gerais em Ponta Grossa

As obras da Maltaria Campos Gerais, projeto de intercooperação entre as Cooperativas Agrária (Guarapuava), Bom Jesus (Lapa), Capal (Arapoti), Castrolanda (Castro), Coopagrícola (Ponta Grossa) e Frísia (Carambeí) estão dentro do cronograma estabelecido. A obra está sendo construída no município de Ponta Grossa e contará com um investimento de R$ 1,5 bilhão na sua primeira fase.

Visita - “Uma obra impressionante pela sua grandeza e que será um importante modelo de intercooperação”, afirmou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, durante visita realizada no canteiro de obras, às margens da PR 151, em Ponta Grossa, no dia 15/07. Ele foi acompanhado pelos presidentes das cooperativas, Agrária, Jorge Karl, Renato Greidanus, da Frísia, Artur Zavatski, da Witmarsum, Peter Greidanus, da Fundação ABC, de Manfred Janzen, diretor da Witmarsum e do coordenador de Comunicação Social do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho.

Empregos - Atualmente, cerca de 800 trabalhadores, contratados por quatro empreiteiras, se revezam diariamente no canteiro de obras da unidade. Algumas estruturas básicas da indústria já estão sendo erguidas. A intenção é que o espaço seja inaugurado no segundo semestre de 2023. Já as atividades da fábrica estão previstas para começar no início de 2024. A Maltaria Campos Gerais terá capacidade para produzir 240 mil toneladas de malte por ano, volume que hoje corresponde a 15% da demanda do mercado nacional.

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GETEC: Confira o informe semanal da Coordenação de Relações Parlamentares do Sistema Ocepar

getec coordenacao parlamentar 29 07 2022A Coordenação de Relações Parlamentares do Sistema Ocepar, vinculada à Gerência de Desenvolvimento Técnico (Getec) e sob a responsabilidade da advogada Daniely Andressa da Silva, publicou, nesta sexta-feira (29/07), o Informe Semanal referente ao período de 25 a 29 de julho. O setor foi criado com o propósito de fazer o acompanhamento das matérias de interesse do cooperativismo em discussão tanto no Congresso Nacional como na Assembleia Legislativa do Paraná, das leis publicadas no âmbito do executivo (federal, estadual e municipal), além de outros temas vinculados às áreas de atuação das cooperativas do Paraná. Confira os destaques do boletim desta semana.

Crédito suplementar para a agricultura - No dia 27 de julho foi publicado no DOU despacho presidencial formalizando, através da Mensagem nº 411, de 26 de julho de 2022, projeto de lei para a abertura de crédito suplementar na ordem de R$ 2.5 bilhões em favor do Ministério da Agricultura, como reforço de dotação à lei orçamentária aprovada pelo Congresso Nacional e em vigor.

Inovação do agro - O Mapa, por meio da Portaria nº 461, instituiu o Programa AgroHub Brasil, destinado a apoiar os ecossistemas e ambientes de inovação agropecuária. A Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do MAPA é a responsável pela gestão do programa, que prevê apoio institucional ou de recursos financeiros para o desenvolvimento de estudos, eventos e outras iniciativas voltadas ao fomento de novas soluções para o agronegócio. As ações do programa serão disponibilizadas em portal próprio denominado AgroHub Brasil.

Bolsa agro estudantil - A Alep recebeu o projeto de lei 345/2022, que cria, no Estado do Paraná, a bolsa agro estudantil, destinada a subsidiar alunos aprovados em processo seletivo para curso técnico agrícola da rede estadual de educação profissional agrícola e florestal. A proposta tem como objetivo contribuir para a estabilidade financeira aos alunos matriculados nos cursos técnicos agrícolas, em regime de internato, e corresponderá a 50% do valor do piso salarial estadual. A proposta segue para análise pela CCJ da Alep.

Eleições 2022 - Nesta semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou acesso ao sistema de divulgação de candidaturas das Eleições 2022, DivulgaCandContas. Através deste sistema é possível consultar informações detalhadas sobre candidatos que formalizaram seus pedidos de registro à Justiça Eleitoral, incluindo dados sobre os processos de prestação de contas de suas campanhas. A ferramenta, de livre consulta, pode ser acessada pelo link https://divulgacandcontas.tse.jus.br.

Clique aqui para conferir o Informe Semanal da Coordenação de Relações Parlamentares do Sistema Ocepar

 

ANUÁRIO COOP: Somos 18,8 milhões de cooperados em todo o Brasil!

anuario coop 29 07 2022O movimento cooperativista registrou crescimento significativo em 2021. Segundo os dados do AnuárioCoop - Dados do Cooperativismo Brasileiro 2022, lançando nesta sexta-feira (29/07) pelo Sistema OCB, o total de pessoas associadas às sociedades cooperativas chegou a 18,8 milhões. O número é 10% superior ao de 2020, quando foram registrados mais de 17 milhões de cooperados no país. O número total de cooperativas subiu para 4.880.

Representatividade - “Já somos 8% da população brasileira e vamos continuar crescendo”, afirma o presidente Márcio Lopes de Freitas. Segundo ele, os números expressam a base sólida do movimento e o quanto o modelo de negócios cooperativista tem sido cada vez mais procurado pela população. “Os resultados comprovam mais uma vez que o cooperativismo se fortalece em momentos de crise. A preocupação com a comunidade, princípio básico das nossas cooperativas, demonstra que somos essenciais para a retomada da economia brasileira”.

Visibilidade - Ainda segundo o presidente do Sistema OCB, a divulgação do Anuário é importante para trazer mais visibilidade à relevância socioeconômica do movimento, garantindo a transparência e a seriedade das atividades desenvolvidas. “Os dados nos ajudam a sermos cada vez mais percebidos pela sociedade e também a projetarmos estratégias para o fortalecimento do nosso modelo de negócios. Estamos muito felizes com os resultados e queremos compartilhar essa alegria com todas as Unidades Estaduais e cooperativas que colaboraram com essa conquista”, complementa.

Geração de empregos - A geração de empregos diretos é outro destaque do Anuário. Em 2021, foram registrados um total 493.227 postos de trabalho nas cooperativas brasileiras, um acréscimo de 8% em relação ao ano anterior, quando o quantitativo ficou em 455.095. Na distribuição por gênero, o número de mulheres empregadas atingiu 49% do total, índice 10 pontos percentuais superior ao de 2020. Entre os cargos de liderança, a participação feminina também cresceu. Passou de 17% em 2020 para 20% em 2021.

Conquista - “Está é outra conquista muito importante para o cooperativismo brasileiro. Temos trabalhado para ampliar a representatividade feminina em nossas cooperativas e aguardávamos com grande expectativa a divulgação desses índices. É uma alegria ver nos números a concretização desse trabalho. Eles demonstram que estamos no caminho certo”, ressalta a superintendente Tânia Zanella.

Cooperativas - Ainda segundo dados do Anuário, o maior número de cooperativas está concentrado no Ramo Agropecuário (1.170), que também agrega mais empregados, sendo aproximadamente 49% do total. O Ramo Crédito, por sua vez, agrega a maior parte dos cooperados, com um total de 13,9 milhões de pessoas em 2021, contra 11,9 em 2020. Outro dado relevante é que mais de 2,5 mil cooperativas têm mais de 20 anos de atuação, sendo que, no Brasil, cerca de 70% das empresas fecham as portas com menos de 10 anos de atividades, o que aponta a força do cooperativismo no país.

Indicadores financeiros - Os indicadores financeiros também comprovam a solidez e o avanço das cooperativas no mercado de negócios brasileiro. Em 2021, o ativo total do setor atingiu R$ 784,3 bilhões contra R$ 655,5 bi no período anterior. O capital social foi contabilizado em R$ 62,02 bilhões, com um acréscimo de 12% se comparado ao de 2020. As sobras do exercício, por sua vez, atingiram o montante de R$ 36,7 bi, índice quase 60% superior ao anterior, que totalizou R$ 23 bi.

Link - Acesse e confira todos os dados do cooperativismo brasileiro no AnuárioCoop 2022: www.anuario.coop.br. (Sistema OCB)

 

FRENCOOP I: Distribuição de recursos do Plano Safra deve ocorrer em agosto

frencoop I 29 07 2022O Plano Safra 2022/2023, que vai disponibilizar um total de R$ 340,88 bilhões em financiamentos para apoiar a produção agropecuária nacional até junho do próximo ano, deve começar a distribuição dos recursos aos produtores no país até a segunda quinzena de agosto, segundo o diretor da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Sérgio Souza (PR).

Complemento - “Para complementar o Plano Safra 2022/2023 votamos os Projetos de Lei do Congresso Nacional (PLN) 14 e 18, bem como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Os PLNs já foram transformados em Lei e a LDO já foi para a sanção presidencial e, após, segue para o Ministério da Economia, que define e orienta como deve ser feita a distribuição dos recursos aos bancos. Com base na safra anterior, acreditamos que estará tudo implementado até a segunda quinzena de agosto”, afirma.

Atuação - Anunciado no fim de junho, o valor do Plano Safra 2022/23, que contou com forte atuação da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da Frencoop, representa aumento de 36% em relação ao do período 2020/2021, que disponibilizou R$ 251 bilhões aos produtores rurais.

Condições adequadas - Sérgio Souza destaca que o montante oferecido pelo governo dará ao pequeno e médio produtor condições adequadas para o plantio. Além disso, o parlamentar considera o novo Plano Safra robusto e de qualidade. “Estávamos preocupados com a possibilidade de ter uma taxa de juros alta e volume menor, mas aconteceu ao contrário. Conseguimos cuidar de quem mais necessita”.

Cooperativas - O parlamentar também ressaltou a importância das cooperativas para o desenvolvimento do Brasil. “O cooperativismo é um instrumento de organização que deu certo no país inteiro, especialmente no meu estado, o Paraná. É fantástico a gente ver a presença das cooperativas na vida do produtor rural, seja na pecuária, agricultura, inclusive com a verticalização e industrialização, gerando empregos para a população”, disse.

Peça-chave - Ainda segundo ele, o cooperativismo é peça-chave no desenvolvimento agropecuário do Brasil. “O cooperativismo não poderia ficar de fora do Plano Safra 2022/2023. Nosso presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, fez uma belíssima fala durante o lançamento no Palácio do Planalto, que retrata muito bem o agradecimento que as cooperativas dão a este governo pôr dar a elas atenção especial com possibilidades de atender ainda melhor ainda o seu cooperado”, completou.

Fundamentais - Para o presidente Márcio Lopes de Freitas, os recursos desta safra são fundamentais para apoiar as cooperativas que respondem por 53% da produção agrícola do país. “As projeções da equipe do Ministério da Agricultura nos apontam para uma safra de quase 340 milhões de toneladas. Contribuindo diretamente com esse desempenho, temos atualmente 1,2 mil cooperativas agropecuárias que congregam mais de 1 milhão de cooperados. Além disso, 71% dos estabelecimentos rurais de produtores associados a cooperativas são de perfil da agricultura familiar”. (Sistema OCB)

FOTO: Billy Boss / Camara dos Deputados

 

FRENCOOP II: Autocontrole agropecuário pode aumentar negócios e geração de empregos, afirma Lupion

frencoop II 29 07 2022O Projeto de Lei 1.293/21 tem por objetivo desburocratizar, agilizar e tornar mais competitiva a indústria de alimentos e insumos no país, a partir do autocontrole nas atividades agropecuária e agroindustrial. O autocontrole é considerado essencial para validar a qualidade dos produtos consumidos no Brasil e dos exportados para cerca de 200 países no mundo. Para o analista técnico e institucional da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Fernando Pinheiro, a proposta é bem vista pelo setor Agro, mas a regulamentação precisa ser definida respeitando as especificidades de cada segmento da cadeia produtiva.

Guarda-chuva - “O projeto evidentemente é um guarda-chuva, pois abre a possibilidade para que o Ministério da Agricultura, quando o projeto se transformar em norma, comece a trabalhar em cada segmento, em cada cadeia produtiva, a melhor forma de fazer essa fiscalização com base na análise de risco, no autocontrole. É importante reforçar, que aprovado ele não muda de cara toda a rotina da inspeção que é feita hoje. Para fazer realmente a melhoria, cada setor vai ter que sentar junto com os agentes públicos para delinear como essa nova regra vai funcionar”, explica.

Posicionamento - O relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), da Câmara, e diretor da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Pedro Lupion (PR), salienta que seu parecer levou em consideração o posicionamento do Sistema OCB.

Sugestão - “Recebemos sugestões de vários representantes do setor cooperativo e da defesa agropecuária. As dificuldades de pessoal para a fiscalização, como acontece nos frigoríficos do Paraná, atrasa o desenvolvimento de todo o agronegócio brasileiro e da exportação de proteína animal. No meu estado, por exemplo, fica um profissional do Ministério da Agricultura 24 horas por dia para acompanhar o abate de apenas uma unidade frigorífica. Com o autocontrole, quem fica ali é um profissional terceirizado que repassará os laudos ao Ministério”, alertou.

Cenário mundial - Em relação ao cenário mundial, Lupion ressalta a aprovação da proposta vai acelerar processos. “Vamos garantir uma fiscalização mais rápida e evitar a perda de mercados como tem ocorrido atualmente. Consequentemente, aumentaremos as possibilidades de negócios e de geração de empregos. O autocontrole ataca diretamente a burocracia do setor e, portanto, é uma iniciativa positiva que merece ser implementada”.

Análise - O projeto aguarda análise do Plenário do Senado Federal. Além de garantir o autocontrole por agentes privados, institui o Programa de Incentivo à Conformidade em Defesa Agropecuária, a Comissão Especial de Recursos de Defesa Agropecuária e o Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteiras). (Sistema OCB)

FOTO: Paulo Sérgio / Câmara dos Deputados

 

PANORAMA COOP: Boletim traz análises da semana sobre os principais fatos de interesse do setor

panorama coop 29 07 2022O Sistema OCB publica, semanalmente, o Panorama Coop, um boletim com análises sobre vários temas e seus impactos para as cooperativas. São informações que tratam de política, economia, reforma tributária, pleitos do cooperativismo em tramitação no Congresso Nacional, normativos e medidas tributárias publicadas pelo governo. A newsletter é atualizada todas as quintas-feiras. Confira.

Celebração - O Panorama Coop desta semana celebra os 10 anos da Lei 12.690/2012, que contribuiu para a formação e o desenvolvimento das coops de trabalho. Destacamos as conquistas que a lei trouxe para o coop, bem como os desafios do setor e as ações realizadas para solucioná-los. Confira também as principais notícias da semana: lançada a nova plataforma CapacitaCoop, a Frencoop ressalta a importância do Crédito Rural para o coop, a contribuição das coops de crédito para a retomada econômica e a parceria das coops com as universidades. Boa leitura!

Análise econômica- O cooperativismo de trabalho, produção de bens e serviços é o caminho para profissionais de perfil empreendedor e colaborativo, que acreditam na união de forças para chegarem muito mais longe. O ramo reúne cooperativas que se destinam à prestação de serviços especializados a terceiros ou à produção de bens, como o beneficiamento de materiais recicláveis ou a prática do artesanato. E nos últimos dois anos, o ramo passou a englobar também cooperativas sociais, minerais, as que são formadas por professores e ainda parte das que atuam na área de turismo e lazer. E parte imprescindível dessa atuação é a Lei 12.690/2012! Conhecida como lei das cooperativas de trabalho, a legislação completou, em julho de 2022, 10 anos de sua promulgação! O Sistema OCB acompanhou todos os desdobramentos e participou ativamente de sua elaboração.

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CapacitaCoop ganha nova interface e lança novos cursos - A plataforma de aprendizagem EaD desenvolvida pelo Sistema OCB, a CapacitaCoop, está de cara nova. Desde o dia 25 de julho, os usuários contam com ferramentas otimizadas e recursos diferenciados, além da nova interface, novos cursos e novas trilhas de aprendizagem que foram disponibilizadas.

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Presidente da Frencoop destaca importância do Crédito Rural para o cooperativismo - É indiscutível a importância do agronegócio para a economia nacional. Considerado o celeiro do mundo, o Brasil é protagonista quando se fala da garantia da segurança alimentar mundial nos próximos anos. Dados do Ministério da Agricultura projetam, por exemplo, que o país atingirá, até a safra 2031/2032, ou seja, daqui a dez anos, a marca de 338,9 milhões de toneladas de grãos colhidos, um aumento significativo em comparação com a marca de 270,2 milhões de toneladas prevista para o ciclo 2021/2022.

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Oferta de crédito por cooperativas é essencial para retomada da economia - Os avanços tecnológicos e outras inovações no sistema financeiro salientaram a necessidade de se aprimorar a Lei que rege o cooperativismo de crédito (LC 130/09). Então, com a colaboração do Sistema OCB e do Banco Central, o deputado Arnaldo Jardim (SP) apresentou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 27/20, que moderniza o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC).

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Tânia Zanella reforça importância de parceria entre o coop e universidades - A superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella, participou da abertura do XII Encontro de Pesquisadores Latino-americanos em Cooperativismo (Eilac), que iniciou na quarta-feira (27/07) e segue até a sexta-feira (29/07). O evento realizado no campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em Curitiba, é organizado pela Rede Latino-Americana de Pesquisadores em Cooperativismo (Rilac) em conjunto com pesquisadores e universidades latinoamericanas.

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FRÍSIA: Cooperativa completa 97 anos de história com 22% de alta no faturamento

Em 01 de agosto, a Frísia Cooperativa Agroindustrial completa 97 anos de história. Tudo começou em 1925, quando sete produtores fundaram a Sociedade Cooperativa Hollandeza de Laticínios. A ideia original, do que viria a ser a primeira cooperativa de produção do Paraná e a segunda do Brasil, era facilitar a transformação do leite em queijo e manteiga. 97 anos mais tarde, o trabalho dos pioneiros e o desenvolvimento cooperativo fizeram da região dos Campos Gerais a mais expressiva bacia leiteira do país atualmente.

Resultado - O resultado deste trabalho está refletido no desempenho e faturamento da cooperativa. No primeiro semestre de 2022, o faturamento líquido acumulado foi de R$ 3.02 bilhões, uma alta de 22% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Este crescimento foi impulsionado principalmente pela produção de grãos e laticínios. No fechamento deste balanço, a cooperativa Frísia alcançou a marca de 1.011 cooperados, mais de 590 mil toneladas de grãos recebidos, mais de 149 milhões de litros de leite produzidos e cerca de 74 mil leitões comercializados no período.

Referência - “A cooperativa é hoje referência em produção agroindustrial. Isso é resultado da filosofia cooperativista que a Frísia vem adotando nos seus 97 anos de história. Sabemos que, juntos, conseguimos superar os desafios do dia a dia e buscar novas soluções para aumentar a produtividade, sempre pensando no crescimento do produtor, na qualidade de vida animal e na sustentabilidade”, afirma o presidente, Renato Greidanus.

Inovação - Ao longo da sua história, a cooperativa incentivou e incentiva a inovação dos seus cooperados e da região através da realização de eventos como a ExpoFrísia, feira que reúne criadores e animais com alto padrão genético, reprodutivo e produtivo, a Digital Agro, que é um ponto de encontro para se discutir a agricultura e a pecuária do futuro, focada na tecnologia digital para aumentar a produtividade e reduzir custos ao produtor, e o Show do Cerrado, com a difusão de tecnologia, conhecimento e fortalecimento do setor agropecuário na região norte do país.

União - Além de acreditar na união de produtores, a Frísia também aposta na união das cooperativas. Juntas, as cooperativas Frísa, Castrolanda e a Capal, atuam numa aliança estratégica em forma de intercooperação - a Unium, que congrega as marcas de varejo Colônia Holandesa, Naturalle e Colasso (leite); Alegra (carne suína e derivados) e Herança Holandesa e Precisa (trigo). A intercooperação vem contribuindo, desde o ano de 2011, com o desenvolvimento e o crescimento do estado.

Contribuição ao desenvolvimento que é reconhecida - Recentemente, a Frísia conquistou diversos reconhecimentos da sua atuação no agronegócio nacional. Ficou na 49ª colocação entre as maiores empresas do Sul do Brasil no ranking “500 Maiores do Sul”, organizado pelo Grupo Amanhã com o apoio técnico da PwC; na lista Forbes Agro 100, que traz as maiores empresas de capital aberto no país, a cooperativa conquistou o 50º lugar; na última edição do Valor 1.000, que usa critérios como as receitas, despesas, margens e dívidas, a Frísia ficou na 218ª posição; já na edição publicada em 2021 da Época 360º, ranking da revista Época Negócios, que apresenta as 500 maiores empresas do País, a cooperativa ficou na 223ª posição. O trabalho da Frísia para a redução das emissões de gases do efeito estufa garantiu o Selo Clima Paraná, da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná (Sedest/PR).

Compromisso com a integridade, ética e transparência - A Frísia também fortaleceu seu compromisso com a integridade, ética e transparência, com dois importantes atos: a cooperativa aderiu ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, do Instituto Ethos, e foi a primeira cooperativa do Paraná a constar no cadastro AgroÍntegro, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. São duas iniciativas que reconhecem ações efetivas na implementação de práticas de integridade, ética e transparência. Os reconhecimentos são resultado do trabalho do Programa de Integridade Frísia.

Rumo aos 100 anos - Em 2020, a cooperativa apresentou aos associados e colaboradores o Planejamento Estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas e ações para serem aplicadas até 2025, ano do centenário da Frísia. Entre as ações estão previstos incentivos para um aumento da produção agropecuária e investimentos na intercooperação. Até 2025 deve ser investido quase R$ 1 bilhão em expansão e novos negócios. Ainda em 2022, o planejamento é iniciar os trabalhos com o beneficiamento de sementes de cevada e ampliação de dois entrepostos no Tocantins.

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial - Fundada em 1925, a Frísia é a cooperativa mais antiga do Paraná e segunda do Brasil. Localizada na região dos Campos Gerais, tem sua produção voltada ao leite, carne e grãos, principalmente, trigo, soja e milho. A cooperativa é resultado da união do trabalho de todos os cooperados e colaboradores; da diversificação da produção, englobando a produção leiteira, de grãos e de proteína animal; e da alta qualidade do que é feito e comercializado, com animais de excelente genética, rastreamento e investimento em tecnologia, infraestrutura e mão de obra. Os valores da cooperativa são Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). (Imprensa Frísia)

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COCAMAR I: Missa sertaneja celebra o Dia do Agricultor

Com uma decoração especial em que se fez alusão a produtos da roça, Cocamar e Sicredi União promoveram, no início da noite de quarta-feira (27/07), na Associação Cocamar, em Maringá (PR), a tradicional Missa em Ação de Graças pela passagem do Dia do Agricultor, na quinta-feira (28/07).

Acompanhamento - Celebrada pelo padre Jorge, da Paróquia Santa Rita de Cássia, com o acompanhamento de um grupo de músicos da Comunidade Guerra, a Missa Sertaneja – como é conhecida - reuniu cerca de 120 participantes, entre cooperados, familiares e colaboradores.

Histórico - O Dia do Agricultor é comemorado todos os anos desde 28 de julho desde 1960, quando foi decretada a Lei nº 48.630. (Imprensa Cocamar)

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COCAMAR II: Segundo grupo da Nigéria visita a cooperativa

Ao longo de duas semanas, duas comitivas formadas por produtores e também por representantes de instituições financeiras e de vários outros setores da Nigéria, visitaram a Cocamar, em Maringá (PR). Na última semana, o grupo conheceu as instalações da cooperativa e foi a campo para ver tecnologias aplicadas na cultura de milho.

Trigo - Na quinta-feira (28/07), a agenda da segunda delegação constou de um deslocamento até Arapongas, para ver produção de trigo, esteve no Moinho de Trigo da cooperativa em Marialva e, nesta sexta-feira (29/07), visita departamentos e o parque industrial em Maringá.

Cooperativismo - Os nigerianos passaram por outras cooperativas do Paraná e, segundo eles, um dos objetivos desse intercâmbio é colher subsídios para a estruturação de um sistema cooperativista em seu país.

Mais populoso - Com 195 milhões de habitantes e um tamanho equivalente ao Estado do Mato Grosso, a Nigéria é o país mais populoso da África, localizado na porção ocidental do continente e banhado pelo oceano Atlântico. Possui um clima tropical e formações de Floresta, assim como rios caudalosos. A economia do país está baseada na extração de petróleo, sendo um dos maiores produtores e exportadores do mundo.

Agropecuária - A agricultura é praticada em vastas planícies, por meio de culturas como milho, mandioca e cacau. Já a pecuária é voltada para a criação de caprinos, bovinos e suínos. A pesca também é uma importante geradora de renda, em especial, para a população ribeirinha.

Histórico - A história do país está ligada à colonização inglesa, e sua independência foi alcançada de maneira pacífica em 1960. (Imprensa Cocamar)

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SICREDI UNIÃO PR/SP I: Indicadores do semestre são apresentados aos associados

sicredi uniao I 29 07 2022Representantes dos mais de 232 mil associados, coordenadores de núcleo da Sicredi União PR/SP participaram de reunião em Maringá (PR), na segunda-feira (25/07), para a apresentação dos indicadores e objetivos do primeiro semestre. No Galles Centro de Eventos, o encontro contou com a participação de gerentes, diretores e executivos da cooperativa, totalizando mais de 130 pessoas. As prestações de contas continuaram na terça-feira (26) em Londrina (Laguna Eventos), nesta quarta (28) em Cianorte (Villa do Farol), e retomam, na semana que vem, no dia 1º de agosto em Limeira (Colibri Eventos) e 2 de agosto em São João da Boa Vista (Kabérean Eventos), sempre às 19h.

Condução - A reunião foi conduzida pelo presidente Wellington Ferreira, que destacou que a Sicredi União PR/SP é a terceira maior cooperativa de crédito do Brasil, tem 1.350 colaboradores, patrimônio líquido de R$ 772 milhões e atingiu R$ 6,75 bilhões de captação total, R$ 4,9 bilhões de operações de crédito e registrou R$ 47,5 milhões de resultado — até 30 de junho.

Índices - Ferreira também apresentou índices de eficiência, inadimplência, cobertura, entre outros. A reunião foi uma oportunidade para apresentar a evolução da atuação em São Paulo: desde que a cooperativa iniciou as atividades lá ao se fundir com uma cooperativa de Limeira, em 2012, o número de associados saltou de 5,5 mil para 66 mil. As operações de crédito aumentaram de R$ 31,8 milhões para mais de R$ 1,1 bilhão e, de seis agências, hoje são 42 no centro e centro-leste do Estado.

Plano Safra - Os recursos do Plano Safra, ofertados pela cooperativa nas 112 agências do Paraná e São Paulo, também tiveram alta expressiva, passando de R$ 1,35 bilhão na safra 2020/2021 para R$ 1,69 bilhão na safra 2021/2022 e expectativa de atingir R$ 2,07 bilhão na safra atual.

Calendário - Os associados puderam conhecer ainda o calendário de inaugurações e reinaugurações de agências até meados do ano que vem, o que inclui a nova sede sustentável em Maringá, além dos números da campanha União Solidária, voltada a centenas de entidades de municípios do PR e SP.

Sobre o Sicredi - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.200 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, oferecendo uma carteira com mais de 300 produtos e serviços financeiros. (Imprensa Sicredi PR/SP)

 

SICREDI UNIÃO PR/SP II: Primeira agência de Itapira será reinaugurada

sicredi uniao II 29 07 2022Contando com aproximadamente 900 associados, a primeira agência da Sicredi União PR/SP instalada em Itapira, na região centro leste paulista, será oficialmente reinaugurada na terça-feira (02/08), às 9h, com a presença de autoridades locais, de Wellington Ferreira e Rogério Machado, presidente e diretor-executivo da instituição financeira cooperativa, respectivamente.

Localização - Localizada à Praça Mogi Mirim, 15 — Bairro Santa Cruz, a unidade passou por reforma e já disponibiliza nova configuração: agência sem caixa físico. É o novo modelo implantado desde o ano passado nas agências da instituição financeira cooperativa que conta com 112 agências nos dois estados brasileiros.

Melhoria - A melhoria na agência Itapira Santa Cruz começou em novembro de 2021 e foi finalizada em apenas um mês. São quase 12 anos ocupando o mesmo espaço, o que o torna a mais antiga agência da cooperativa no município, que também comporta a agência Itapira Centro, inaugurada em 4 de abril de 2019 à rua Campos Sales, nº.: 53, em espaço físico com 585 m².

Demanda crescente - Luis Fernando Rabechini Coradi, coordenador administrativo financeiro da agência Itapira Santa Cruz destaca que, antigamente, a cooperativa mantinha somente o imóvel, hoje, reformado. “Mas como cresceu muito o número de associados e a base, a infraestrutura da agência ficou pequena para a demanda crescente de associados”, afirmou.

Estudo - “Por isso, foi feito um estudo para abrir a nova agência, a do Centro. No entanto, a mesma pesquisa também apontou que Itapira tinha ‘porta’, números e ativos totais para comportar duas agências. Por isso que esse prédio [da Santa Cruz] foi mantido, para termos duas unidades de atendimento na cidade”, contou.

Colaboradores diretos - Capitaneada pela gerente-geral Elisangela Aparecida da Silva, agência Itapira Santa Cruz ainda conta com outros três colaboradores diretos — Bianca Acuna Sandrini, gerente Pessoa Física; e os assistentes de Negócios Isabela Bizarro Verginio e Rafael Moreira Delatesta —, é uma das 112 agências da Sicredi União PR/SP, a terceira maior cooperativa de crédito do Brasil, que tem mais de 232 mil associados, 1.350 colaboradores, patrimônio líquido de R$ 772 milhões e atingiu R$ 6,75 bilhões de captação total, R$ 4,9 bilhões de operações de crédito e registrou R$ 47,5 milhões de resultado — até 30 de junho.

Sobre o Sicredi - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.200 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros. Site do Sicredi: www.sicredi.com.br. (Imprensa Sicredi União PR/SP)

 

CRESOL I: Cooperativa participa do 30º Cooperlíder Jovem

cresol I 29 07 2022Nos dias 21 e 22 de julho, ocorreu o 30ª Cooperlíder Jovem, evento realizado anualmente pelo Sistema Ocepar que tem o objetivo de formar novas lideranças, preparando a geração jovem para o futuro do sistema cooperativista. A edição que marcou os 30 anos da realização do evento aconteceu em Toledo/PR e reuniu centenas de jovens líderes das cooperativas de todo o Estado.

Primeira vez - Participando pela primeira vez do evento, a Cresol levou jovens do projeto Juventude Conectada, e o coordenador da ação, José Augusto Fontana (Guto), apresentou aos participantes sobre o movimento desenvolvido pelo sistema que tem como foco estreitar o relacionamento de jovens com a cooperativa.

Juventude Conectada - Em seu terceiro ano de realização, a edição de 2022 do projeto Juventude Conectada, conta com a participação de aproximadamente 395 jovens, com idade entre 18 e 25 anos, pertencentes a 14 estados brasileiros. O projeto é norteado por três principais eixos: Cooperativismo, Educação Financeira e Educação Profissional.

Participação - Também participaram do momento, os responsáveis pela comunicação e relacionamento nas cooperativas Cresol Conexão, Ricardo Oliveira, e Cresol Vale das Águas, Fernanda Motter, além de jovens cooperados da Cresol.

Sobre a Cresol - Com 27 anos de história, mais de 720 mil cooperados e 700 agências de relacionamento em 17 estados, a Cresol é uma instituição financeira que está se consolidando entre as principais cooperativas financeiras do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais. Em 2021, a cooperativa encerrou o ano com R$ 16,8 bilhões em ativos e destacou sua solidez entre as instituições financeiras cooperativas. (Imprensa Cresol)

 

CRESOL II: Concluída a 7ª edição do programa de capacitação Gercoop

cresol II 29 07 2022Na noite da última quarta-feira (28/07), foi realizada a formatura da 7ª edição do Gercoop – Programa de Capacitação em Gestão e Relacionamento de Cooperativas de Crédito, na Central Cresol Baser, em Francisco Beltrão (PR).

Parceria - O programa é realizado pela Cresol, em parceria com a Universidade Estadual do Centro Oeste – Unicentro, com o objetivo de oportunizar, fortalecer e desenvolver as funções que os Conselheiros desempenham nas suas cooperativas, promovendo conhecimento para que assegurem uma gestão de qualidade na cooperativa.

Módulos - A 7ª edição do programa teve sete módulos, além de mais de 190 horas de conteúdos ministrados ao longo do ano, de forma híbrida, trabalhando temáticas que despertam novas práticas de gestão e relacionamento e que visam o desenvolvimento das pessoas que têm um compromisso direto com o cooperativismo e a sustentabilidade institucional.

Certificados - Receberam os certificados os Conselheiros das cooperativas: Cresol Conexão, Cresol Vale Europeu, Cresol Fronteiras, Cresol Goiás, Cresol Horizonte, Cresol Minas Gerais, Cresol Norte Paranaense, Cresol Rio Grande do Sul, Cresol Tradição, Cresol União e Cresol União dos Vales.

Ato oficial - Esteve presente no ato oficial de entrega, o vice-presidente da Cresol, Luiz Levi Tomacheski, que destacou a importância da participação dos conselheiros no programa. “Tenho certeza de que essa capacitação tem muito a agregar, tanto aos conselheiros, quanto as cooperativas. É de extrema importância a participação nesse desafio, que visa preparar cada um para uma gestão ainda melhor e que vai agregar muito para todo o sistema Cresol”.

Participação - Também participaram do momento, os presidentes das cooperativas que tiveram representantes no curso, além do diretor administrativo da Central Cresol Baser, Adinan Kielb. (Imprensa Cresol)

 

SICOOB: Expresso Instituto Sicoob retoma suas atividades com cursos profissionalizantes gratuitos

sicoob 29 07 2022O Expresso Instituto Sicoob, programa que visa contribuir para a promoção da cidadania e qualificação profissional por meio da disponibilização gratuita de cursos, retoma suas atividades oferecendo diversos módulos profissionalizantes nas cidades atendidas pelas cooperativas do Sicoob. Nesta nova edição, atua com três modalidades: Expresso Móvel, Estação e Em Casa.

Inscrição - Desde o último dia 8 de julho, interessados com idade mínima de 14 anos podem realizar a inscrição e participar do programa Expresso Instituto Sicoob, escolhendo a categoria que melhor atender às suas expectativas. Ao todo, são mais de 30 cursos nas áreas de marketing, administração, empreendedorismo, educação, tecnologia, entre outras áreas de conhecimento, fomentando a formação profissional e cidadã dos beneficiários e capacitando-os para o mercado de trabalho. Os candidatos podem se inscrever pelo Portal de Educação do Sicoob.

Formato itinerante - O programa Expresso Instituto Sicoob operava no formato itinerante, em um ônibus equipado com 21 notebooks, televisores, impressoras e internet para prover o acesso aos cursos ofertados, priorizando sempre o atendimento às pessoas vinculadas aos projetos sociais de prefeituras ou de organizações da sociedade civil, cooperados, universitários e alunos de escolas públicas e privadas. Desde o seu lançamento, mais de 20 mil capacitações foram realizadas.

Certificados - Apenas no ano passado, o programa educacional emitiu mais de 700 certificados e beneficiou cerca de 500 pessoas, passando por três estados e 31 municípios com o formato ‘Expresso Móvel’.

“Expresso em Casa” - Já o formato ‘Expresso Em Casa’, implementado em 2020 como versão piloto, passou por sete estados e 119 municípios, e contemplou cerca de 500 pessoas com mais de 1.000 certificados emitidos. Para democratizar o acesso, hoje, a plataforma pode ser acessada do local em que o inscrito estiver.

“Estação” - Além das duas versões, o programa trouxe, na edição deste ano, o formato ‘Estação’, que contribuirá ainda mais para promoção da cidadania e qualificação profissional. A novidade é a plataforma online, que pode ser acessada em salas de informática localizadas em escolas, associações e até mesmo nas cooperativas.

Site - Para conhecer mais sobre as novidades do Expresso Instituto Sicoob e suas modalidades, acesse ao site.

Sobre o Sicoob - Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 6 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferecendo serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, marketplace, dentre outras soluções financeiras, o Sicoob é a única instituição financeira presente em 330 municípios. É formado por 352 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a segunda colocação entre as instituições financeiras com maior quantidade de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central, com 3.789 pontos de atendimento em mais de 2 mil cidades brasileiras. Acesse o site para mais informações. (Imprensa Sicoob)

 

PNAD CONTÍNUA: Taxa de desocupação cai para 9,3% no segundo trimestre

pnad continua destaque 29 07 2022A taxa de desocupação ficou em 9,3% no trimestre encerrado em junho, queda de 1,8 ponto percentual na comparação com o trimestre anterior. É o menor patamar para o período desde 2015, quando foi de 8,4%. O número de desempregados recuou 15,6% no trimestre, chegando a 10,1 milhões de pessoas. Isso representa 1,9 milhão de pessoas a menos em busca por trabalho no país. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (29/07) pelo IBGE.

Retração - “A retração da taxa de desocupação no segundo trimestre segue movimento já observado em outros anos. Em 2022, contudo, a queda mais acentuada dessa taxa foi provocada pelo avanço significativo da população ocupada em relação ao primeiro trimestre”, destaca a coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios do IBGE, Adriana Beringuy.

População ocupada - A população ocupada é a maior desde o início da série histórica da pesquisa, em 2012. Esse contingente foi estimado em 98,3 milhões, o que representa uma alta de 3,1% frente ao trimestre anterior. São 3,0 milhões de pessoas a mais no mercado de trabalho, sendo 1,1 milhão na informalidade. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o aumento é de 8,9 milhões de trabalhadores. Com o crescimento, o nível da ocupação, percentual de ocupados na população em idade de trabalhar, foi estimado em 56,8%, avançando 1,6 p.p. frente ao trimestre anterior.

Trabalhadores informais - O número de trabalhadores informais, estimado em 39,3 milhões, também foi o maior da série histórica do indicador, iniciada em 2016. Na comparação com o trimestre anterior, houve um crescimento de 2,8%, o que representa mais 1,1 milhão de pessoas. Fazem parte dessa população os trabalhadores sem carteira assinada, empregadores e conta própria sem CNPJ, além de trabalhadores familiares auxiliares.

Retomada - “Nesse segundo trimestre, houve a retomada do crescimento do número de trabalhadores por conta própria sem CNPJ, que havia caído no primeiro trimestre. Além disso, outras categorias principais da informalidade, que são os empregados sem carteira no setor privado e os trabalhadores domésticos sem carteira, continuaram aumentando”, analisa. A taxa de informalidade foi de 40,0% no trimestre encerrado em junho.

Por conta própria - O número de trabalhadores por conta própria, somados formais e informais, foi estimado em 25,7 milhões, o maior contingente para um trimestre encerrado em junho desde 2012, início da série histórica da PNAD Contínua. Houve crescimento de 1,7% (431 mil pessoas) frente ao trimestre anterior e de 4,3% (1,1 milhão) em relação ao mesmo período do ano passado.

Sem carteira assinada - Já entre os empregados sem carteira assinada no setor privado, o aumento foi de 6,8% (ou mais 827 mil pessoas) frente ao último trimestre. Com isso, o contingente também foi o maior da série, ao ser estimado em 13,0 milhões de pessoas. O número de trabalhadores domésticos sem carteira cresceu 4,3% no período, o equivalente a 180 mil pessoas. Com a alta, essa categoria passou a ser formada por 4,4 milhões de trabalhadores.

Crescimento - O crescimento no número de informais é relacionado a algumas atividades do setor de serviços, que foi bastante impactado pelas medidas de isolamento social durante a pandemia. “Podemos observar que parte importante dos serviços, como os serviços pessoais prestados às famílias, tem grande participação de trabalhadores informais e está influenciando essa reação da ocupação. Isso também tem ocorrido na construção, setor com parcela significativa de informais. Então, a informalidade tem um papel importante no crescimento da ocupação”, explica.

Mercado formal - No caso do mercado de trabalho formal, o maior crescimento em termos absolutos foi dos empregados com carteira assinada no setor privado. Essa categoria subiu 2,6% no trimestre, um acréscimo de 908 mil pessoas. No ano, o aumento foi de 3,7 milhões de trabalhadores (11,5%). Por outro lado, o número de empregadores com CNPJ ficou estável frente ao último trimestre e subiu 12,7% na comparação anual. Dos 4,2 milhões de empregadores, 3,4 milhões (81%) são formais.

Ocupação cresce em sete atividades - Em relação ao aumento da ocupação, a pesquisadora aponta para a expansão disseminada entre diversas atividades econômicas. “Entre elas, os destaques foram o comércio (3,4%), a indústria (2,7%) e a administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (4,5%). Neste último grupo de atividades, a expansão de 739 mil pessoas foi influenciada pela educação básica, especialmente de ensino fundamental. Além do comportamento sazonal de expansão desse grupamento, a intensificação das atividades presenciais levou à absorção de profissionais no segmento da educação”, analisa.

Comércio - No comércio, o aumento foi de 617 mil pessoas frente ao trimestre anterior e, na indústria, de 332 mil. Outros crescimentos significativos foram registrados pelos setores de construção (3,8%, ou mais 274 mil pessoas), informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (3,0%, ou mais 336 mil pessoas), outros serviços (3,2%, ou mais 158 mil pessoas) e serviços domésticos (4,0%, ou mais 227 mil pessoas).

Força de trabalho - Com a expansão da ocupação, a força de trabalho (soma de ocupados e desocupados) chegou a 108,3 milhões de pessoas, o maior contingente da série histórica da pesquisa. A alta foi de 1,0% (1,1 milhão de pessoas) na comparação com o último trimestre e de 4,0% (4,1 milhões de pessoas) frente ao mesmo período do ano passado.

Rendimento médio fica estável e massa de rendimento cresce no segundo trimestre - O rendimento médio real habitual foi estimado em R$2.652, ficando estável na comparação com o primeiro trimestre. No ano, houve queda de 5,1%. Já a massa de rendimento chegou a R$255,7 bilhões, um aumento de 4,4% frente ao trimestre anterior e de 4,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Expansão da ocupação - Beringuy explica que os resultados refletem a expansão da ocupação no trimestre. “Embora não haja aumento no rendimento médio dos trabalhadores, houve crescimento da massa de rendimento porque o número de pessoas trabalhando é bastante elevado”, ressaltou.

Mais sobre a pesquisa - A PNAD Contínua é o principal instrumento para monitoramento da força de trabalho no país. A amostra da pesquisa por trimestre no Brasil corresponde a 211 mil domicílios pesquisados. Cerca de dois mil entrevistadores trabalham na pesquisa, em 26 estados e Distrito Federal, integrados à rede de coleta de mais de 500 agências do IBGE.

Por telefone - Em função da pandemia de Covid-19, o IBGE implementou a coleta de informações da pesquisa por telefone a partir de 17 de março de 2020. Em julho de 2021, houve a volta da coleta de forma presencial. É possível confirmar a identidade do entrevistador no site Respondendo ao IBGE ou via Central de atendimento (0800 721 8181), conferindo a matrícula, RG ou CPF do entrevistador, dados que podem ser solicitados pelo informante. Consulte os dados da PNAD no Sidra. (Agência IBGE de Notícias)

FOTO: Helena Pontes / Agência IBGE de Notícias

 

pnad continua 29 07 2022

CAGED: País cria quase 278 mil empregos formais em junho

caged 29 07 2022O Brasil fechou o mês de junho com um saldo de 277.944 empregos formais (com carteira assinada), segundo balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) apresentado nesta quinta-feira (28/07) pelo Ministério do Trabalho e Previdência. O saldo de junho foi resultado de 1.898.876 de contratações e 1.620.932 desligamentos.

Estoque total - Já o estoque total de trabalhadores celetistas aumentou 0,67% em relação ao resultado de maio deste ano, passando de 41.729.858 para 42.013.146.

Média nacional - Na média nacional, os salários iniciais pagos a quem foi admitido em um novo emprego em maio foi de R$ 1.922,77. Comparado ao mês anterior, houve acréscimo real de R$ 12,99 no salário médio de admissão, uma variação em torno de 0,68%.

Acumulado do ano - No acumulado do ano, foi registrado saldo de 1.334.791 empregos, decorrente de 11.633.347 admissões e de 10.298.556 desligamentos (com ajustes até junho de 2022).

Próximo da meta - Durante entrevista coletiva para apresentar os dados de junho, o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, disse que o resultado no acumulado do ano já está próximo da meta definida pelo governo para 2022.

Novos empregos - “Tínhamos feito uma meta em janeiro de chegar ao final do ano de mais ou menos 1,5 milhão de novos empregos criados. Em seis meses já temos quase esse número. Então é possível a gente sonhar que no final do ano a gente vai ter um resultado extremamente positivo”, disse. “Via de regra, no segundo semestre de cada ano há um aquecimento na criação de novos empregos. Então, entendo sim que podemos ficar otimistas e chegaremos a um número significativo no final de 2022”, acrescentou.

Atividades - Os números mostram que, no mês de junho, os cinco grupamentos de atividades econômicas apresentaram saldo positivo, com destaque para o setor de serviços, com a geração de 124.534 novos postos de trabalho formais, distribuídos principalmente nas atividades de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias e administrativas (65.827 postos).

Comércio - O Comércio fechou o mês com 47.176 novos postos, a Indústria geral criou 41.517 postos, concentrados especialmente na Indústria de transformação, que gerou 37.986 postos. Na sequência vêm o setor de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, que gerou 34.460 postos. A Construção fechou o mês com 30.257 novos postos.

Trabalho intermitente e em regime parcial - Em junho, o Novo Caged registrou 23.483 admissões e 16.093 desligamentos na modalidade de trabalho intermitente, gerando saldo de 7.390 empregos criados.

Mês - No mês, 5.640 estabelecimentos contratantes e 242 empregados celebraram mais de um contrato na condição de trabalhador intermitente.

Tempo parcial - Em relação ao trabalho em regime de tempo parcial, foram registradas 19.040 admissões e 16.398 desligamentos, um saldo de 2.642 empregos. Foram registrados 8.773 estabelecimentos contratantes e 48 empregados celebraram mais de um contrato em regime de tempo parcial.

Regiões - Em junho, as 27 unidades federativas fecharam o mês com saldo positivo de empregos. Os destaques são: São Paulo, com 80.267 postos; Minas Gerais, com 31.092; e Rio de Janeiro, com 22.922 postos.

Menor saldo - Os estados com menor saldo registrado foram o Amapá, que apresentou um saldo positivo de 869 postos; depois vêm Sergipe e Roraima que apresentaram saldo positivo de 848 postos e 529 postos, respectivamente.

Fechamento - Entre as regiões, a Sudeste fechou fevereiro com 137.228 novos postos. Na sequência vem o Nordeste, com 52.122 postos; Centro-Oeste, 34.263 postos; o Sul, com 31.774 postos; e a Região Norte, com 21.780 postos. (Agência Brasil)

FOTO: Agência Brasília

 

ECONOMIA: Governo Central tem superávit primário recorde para junho

economia 29 07 2022A privatização da Eletrobras, os dividendos de estatais e o parcelamento de precatórios de alto valor fizeram as contas públicas melhorarem em junho. No mês passado, o Governo Central – Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central – registrou superávit primário de R$ 14,433 bilhões. Esse é o maior superávit para o mês desde o início da série histórica.

Melhor que o esperado - O resultado veio melhor que o esperado pelas instituições financeiras. Segundo a pesquisa Prisma Fiscal, divulgada todos os meses pelo Ministério da Economia, os analistas de mercado esperavam resultado negativo de R$ 39,4 bilhões em junho.

Superávit primário - Essa foi a terceira vez no ano em que o Governo Central registrou superávit primário. Os outros meses foram janeiro e abril. Com o resultado de junho, o Governo Central fechou o primeiro semestre com resultado positivo de R$ 53,614 bilhões. Esse é o terceiro melhor resultado da história para o período, só perdendo para 2008 e 2011.

Diferença entre receitas e gasto - O resultado primário representa a diferença entre as receitas e os gastos, desconsiderando o pagamento dos juros da dívida pública. Apesar do superávit acumulado no ano, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estipula meta de déficit primário de R$ 170,5 bilhões para este ano.

Relatório Bimensal - Na semana passada, o Relatório Bimestral de Receitas e Despesas reduziu a estimativa de déficit para R$ 59,354 bilhões. No entanto, o valor levado em conta para o cumprimento das metas fiscais é o da LDO. A redução da previsão de déficit ocorreu mesmo com a emenda constitucional que aumentará gastos sociais em R$ 41,25 bilhões no segundo semestre.

Arrecadação atípica - O superávit de junho ocorreu porque as receitas cresceram, enquanto as despesas caíram. No mês passado, as receitas líquidas cresceram 72,2% em relação a junho do ano passado em valores nominais. Descontada a inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o crescimento atingiu 53,9%. No mesmo período, as despesas totais caíram 4,4% em valores nominais e 14,4% após descontar a inflação.

Receita líquida - A alta na receita líquida pode ser explicada pelo recebimento de R$ 26,6 bilhões de bônus de concessão da Eletrobras e pelo aumento de R$ 25,8 bilhões no recebimento de dividendos de estatais. Os dividendos são a parcela do lucro que uma empresa distribui aos acionistas. No caso das estatais, como o maior acionista é a União, o governo fica com a maior parte dos dividendos.

Pagamento de impostos - Em relação ao pagamento de impostos, houve crescimento de R$ 10,4 bilhões acima da inflação no Imposto de Renda Retido na Fonte e aumento na arrecadação do Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido das empresas que recolhem com base na estimativa mensal de lucros. Em grande parte, essa alta reflete o aumento do lucro das empresas de energia e de petróleo no primeiro semestre, o que ajuda a compensar parcialmente as desonerações para a indústria e para os combustíveis.

Alta do petróleo - A alta do petróleo no mercado internacional fez as receitas com royalties crescer R$ 1,209 bilhão (+23,2%) acima da inflação no mês passado na comparação com maio de 2021. Atualmente, a cotação do barril internacional está em torno de US$ 100 por causa da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Despesas - Do lado das despesas, o principal fator que contribuiu para a diminuição dos gastos em junho foi o parcelamento de precatórios (dívidas do governo com sentença judicial definitiva). Instituído por emenda constitucional aprovada no fim do ano passado, o adiamento de precatórios de grande valor fez o governo economizar R$ 10 bilhões no mês passado, descontada a inflação.

Antecipação - Além disso, a antecipação para abril e maio do pagamento do décimo terceiro de aposentados e pensionistas neste ano reduziu os gastos com a Previdência Social em R$ 6,2 bilhões (também descontada a inflação) em junho na comparação com junho do ano passado. No ano passado, a primeira parcela do décimo terceiro tinha sido paga em maio e junho.

Contrapartida - Em contrapartida, aumentaram os gastos com despesas obrigatórias com controle de fluxo, que subiram R$ 4,91 bilhões (+38,8%) acima da inflação em junho na comparação com o mesmo mês de 2021. No acumulado do ano, o aumento chega a R$ 31,5 bilhões (+40,4%) acima do IPCA. A alta foi impulsionada pelo pagamento do benefício mínimo de R$ 400 do Auxílio Brasil, cujo valor passará para R$ 600 de agosto a dezembro.

Funcionalismo federal - Em contrapartida, os gastos com o funcionalismo federal caíram 12,2% no acumulado do ano, descontada a inflação. A queda reflete o congelamento de salários dos servidores públicos que vigorou entre junho de 2020 e dezembro de 2021 e a falta de reajustes em 2022, apesar de diversas categorias estarem em greve. O adiamento dos precatórios também contribuiu para a queda.

Investimentos - Em relação aos investimentos (obras públicas e compra de equipamentos), o governo federal investiu R$ 19,651 bilhões nos seis primeiros meses do ano. O valor representa alta de 3% acima do IPCA em relação ao mesmo período de 2021. (Agência Brasil)

FOTO: Pixabay

COMBUSTÍVEL: Petrobras reduz preço de venda da gasolina para distribuidoras

combustivel 29 07 2022A Petrobras reduz, a partir desta sexta-feira (29/07), o preço médio de venda de gasolina para as distribuidoras de R$ 3,86 para R$ 3,71 por litro. A queda é de R$ 0,15 por litro. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (28/07) a empresa.

Parcela - Com isso, considerando a mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro para a composição do combustível comercializado nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor cairá de R$ 2,81, em média, para R$ 2,70 a cada litro vendido na bomba.

Preços de referência - Segundo a companhia, a redução acompanha a evolução dos preços de referência, que se estabilizaram em patamar inferior para a gasolina. Além disso, acrescenta a empresa, a medida “é coerente com a prática de preços da Petrobras, que busca o equilíbrio de seus preços com o mercado global, mas sem o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio”.

Site - Informações referentes à formação e composição dos preços de combustíveis ao consumidor obtidas no site da Petrobras. De acordo com a companhia, o objetivo é “contribuir para a transparência de preços e melhor compreensão da sociedade”. (Agência Brasil)

FOTO: Marcelo Camargo / Agência Brasil

 

TECNOLOGIA: Sancionada lei que facilita instalação de antenas 5G

tecnologia 29 07 2022O presidente Jair Bolsonaro sancionou sem vetos a Lei 14.424/2022 que autoriza as operadoras a instalarem infraestrutura de telecomunicações em áreas urbanas, caso o órgão competente não se manifeste sobre o pedido em 60 dias. Conhecida como "silêncio positivo", a autorização deve facilitar a implantação das antenas 5G de internet no Brasil.

Alteração - Na prática, a norma altera a Lei Geral das Antenas (13.116/2015), para garantir uma rapidez na oferta de infraestrutura de telefonia e internet, já que cada município dispõe de normais locais. Apesar da facilitação, as empresas não estão isentas de seguir as regras municipais de ocupação do solo.

Cassação - O texto estabelece que o órgão ou entidade competente poderá cassar, a qualquer tempo, a licença, caso as condições estipuladas no requerimento ou em demais leis e normas pertinentes sejam descumpridas. A lei também garante que cabe recurso administrativo com efeito suspensivo da decisão.

Retirada da infraestrutura - Nas situações em que a decisão administrativa final de órgão ou entidade competente for pela retirada da infraestrutura, a responsabilidade de retirar os equipamentos será da empresa requerente das licenças – as operadoras ou torreiras. Também caberá às prestadoras a reparação dos eventuais danos causados ao meio ambiente e a terceiros.

Histórico - No início de julho, o Senado aprovou a versão final do texto que teve origem na Câmara dos Deputados.

Controvérsia - À época, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), relator da matéria no Senado, disse que a iniciativa pretende solucionar a controvérsia possibilitando às operadoras de telecomunicações a instalação de seus equipamentos após decorrido o prazo legal, caso os órgãos competentes não se manifestem sobre seu pedido. (Agência Brasil)

 

LEGISLATIVO: Congresso decide sobre 22 medidas provisórias a partir de agosto

legislativo destaque 29 07 2022Senadores e deputados retornam em agosto com a missão de decidir sobre o destino de uma série de medidas provisórias. Até quarta-feira (27/07), a lista de MPs que precisa ser analisada pelo Congresso Nacional contava com 22 itens. Todas passarão por votação na Câmara dos Deputados e, se aprovadas, seguirão para análise do Senado. 

Mais recente - A mais recente medida provisória editada pelo Executivo a entrar na fila é a MP 1.130/2022, que abriu crédito extraordinário de R$ 27,09 bilhões no Orçamento deste ano para o pagamento dos benefícios sociais previstos na Emenda Constitucional 123. O texto, que viabiliza o pagamento de um acréscimo de R$ 200 para o Programa Auxílio Brasil e de outros benefícios até o final do ano, pode receber emendas até 2 de agosto. 

Até 7 de agosto - Três medidas provisórias deverão ser analisadas pelo Congresso Nacional até 7 de agosto, ou perderão a validade: a MP 1.108/2022, que disciplina o trabalho híbrido (presencial e remoto); a MP 1.109/2022, que autoriza a adoção de regras trabalhistas diferenciadas em situações de calamidade pública; e a MP 1.110/2022, que traz novas datas para o recolhimento de encargos por parte dos empregadores domésticos, além de definir regras sobre o Programa de Simplificação do Microcrédito Digital (SIM Digital).

Força de lei - Medidas provisórias têm força de lei assim que editadas pelo presidente da República e publicadas no Diário Oficial da União. Elas precisam, contudo, ser aprovadas por deputados e senadores para se tornarem leis em definitivo. O prazo inicial de vigência de uma MP é de 60 dias, prorrogado automaticamente por igual período, caso não tenha a votação concluída nas duas Casas do Congresso Nacional. 

Trabalho híbrido - Ainda pendente de relatório, a MP 1.108/2022 altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para dar mais segurança jurídica ao trabalho híbrido (aquele exercido de forma presencial e também remota). A MP recebeu 159 emendas dos parlamentares. 

Regras diferenciadas - Já a MP 1.109/2022 segue os moldes de programa lançado durante a pandemia de covid-19 e também regulamenta o trabalho remoto. O texto autoriza a adoção de regras trabalhistas diferenciadas em situações de calamidade pública — entre elas, a possibilidade de empresas cortarem ou suspenderem temporariamente jornadas e salários dos trabalhadores. Ao todo, a MP recebeu 148 emendas.

Sim Digital - A MP 1.110/2022, por sua vez, recebeu sete sugestões de mudanças no texto. A medida provisória traz novas datas para o recolhimento de encargos por parte dos empregadores domésticos e também apresenta regras adicionais sobre o Programa de Simplificação do Microcrédito Digital (SIM Digital), lançado pelo governo em março.  A senadora Margareth Buzetti (PP-MT) defende a aprovação do texto:

Aumento - “É o aumento dos patamares das linhas de crédito a serem concedidos para a pessoa física e para a jurídica, que passam, respectivamente, de R$ 1 mil para R$ 1,5 mil e de R$ 3 mil para R$ 4,5 mil. Outra alteração significativa é a extensão do prazo máximo das operações de financiamento com recursos do FGTS, de 30 anos para 35 anos”, disse a parlamentar à Rádio Senado. 

Frete - Também está na lista a MP dos Caminhoneiros, que alterou a regra para a atualização da tabela de preço do piso mínimo de frete rodoviário de carga. A Medida Provisória (MP) 1.117/2022  reduziu o percentual de variação no preço do diesel de 10% para 5%. O texto define que sempre que houver uma variação no preço do diesel superior a 5%, a tabela deve ser atualizada.

Cultura - Entre outras MPs que aguardam exame no Congresso, estão uma que busca agilizar procedimentos de análise e concessão de benefícios pelo INSS (Medida Provisória 1.113/2022) e outra que prorroga o prazo do Plano Nacional de Cultura até 2024 (MP 1.129/2022), medida defendida pelo senador Paulo Paim (PT-RS). “Não podemos desprezar a cultura e seus trabalhadores. O setor gera um milhão de empregos diretos e movimenta mais de R$ 10 bilhões na economia. Isso representa em torno de 2,6% do PIB”, disse o senador. (Agência Senado)

 

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FOTO: Waldemir Barreto / Agência Senado

 

SAÚDE I: Brasil registra 44.592 casos e 265 mortes em 24 horas

O Brasil registrou, desde o início da pandemia, 678.069 mortes por covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (28/07) pelo Ministério da Saúde. O número total de casos confirmados da doença é de 33.748.985.

24h - Em 24 horas, foram registrados 44.592 casos. No mesmo período, foram confirmadas 265 mortes de vítimas do vírus.

Recuperadas - Ainda segundo o boletim, 32.238.057 pessoas se recuperaram da doença e 832.859 casos estão em acompanhamento. No levantamento de hoje, não consta atualização dos dados do Pará e dos óbitos em Mato Grosso do Sul.

Estados - De acordo com os dados disponíveis, São Paulo lidera o número de casos registrados desde o início da pandemia, com 5,9 milhões, seguido por Minas Gerais (3,8 milhões) e Paraná (2,68 milhões). O menor número de casos é registrado no Acre (142,7 mil). Em seguida, aparece Roraima (172,3 mil) e Amapá (175,9 mil).

Mortes - Em relação às mortes, de acordo com os dados mais recentes disponíveis, São Paulo apresenta o maior número (172.816), seguido de Rio de Janeiro (74.758) e Minas Gerais (62.866). O menor número de mortes está no Acre (2.018), no Amapá (2.149) e em Roraima (2.158).

Vacinação - Até esta quinta-feira (29/07), foram aplicadas 464,2 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 em todo o país, sendo 178,1 milhões com a primeira dose e 159 milhões com a segunda dose. A dose única foi aplicada em 4,9 milhões de pessoas. Foram aplicadas até agora 101,456.062 doses de reforço. (Agência Brasil)

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SAÚDE II: Sesa divulga 2.518 novos casos e 13 óbitos pela Covid-19 no Paraná

saude II 29 07 2022A secretaria estadual da Saúde divulgou nesta quinta-feira (28/07) mais 2.518 casos confirmados e 13 óbitos em decorrência da Covid-19. Os dados acumulados do monitoramento mostram que o Paraná soma agora 2.676.992 diagnósticos positivos e 44.173 mortes pela doença.

Meses - Os casos confirmados divulgados nesta quinta-feira são de julho (1.671), junho (719), maio (30), abril (9), março (3), fevereiro (25) e janeiro (24) de 2022; dezembro (1), novembro (2), setembro (4), julho (2), junho (2), abril (2), março (5), fevereiro (1) e janeiro (3) de 2021; dezembro (6), novembro (2), outubro (2), agosto (3) e julho (2) de 2020. Os óbitos são de julho (7) e janeiro (1) de 2022; outubro (2) e março (1) de 2021; outubro (1) e setembro (1) de 2020.

Internados - A Secretaria da Saúde mudou a base de dados para expandir a pesquisa de pacientes internados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Paraná. A alteração se dá em razão da sazonalidade de doenças respiratórias. Agora, os dados de internamentos incluem todos os pacientes com casos de SRAG e suspeitos ou confirmados da Covid-19.

Leitos SUS- Nesta quinta-feira, 500 pessoas estavam internadas nos leitos SUS (134 em UTI e 366 em enfermaria), somando casos de suspeita ou diagnóstico de Covid-19 e de outras SRAGs. Estes dados podem ser consultados diariamente AQUI.

Óbitos - Os 13 pacientes que tiveram morte relatada neste boletim são cinco mulheres e oito homens, com idades entre 49 e 90 anos. Os óbitos ocorreram entre 1 de setembro de 2020 e 27 de julho de 2022.

Municípios - Os pacientes que foram a óbito residiam em Almirante Tamandaré (3), Foz do Iguaçu (2), Curitiba (2), São Miguel do Iguaçu, Ponta Grossa, Pinhais, Londrina, Espigão Alto do Iguaçu e Cambará.

Fora do Paraná - O monitoramento da Secretaria da Saúde registra 11.625 casos e 241 óbitos de não residentes no Estado desde o início da pandemia. (Agência Estadual de Notícias)

Confira o informe completo.

FOTO: Sesa

 

SAÚDE III: Paraná confirma mais 11 casos de Monkeypox

saude III 29 07 2022A Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta quinta-feira (28/07) mais 11 casos de Monkeypox (conhecida popularmente como varíola dos macacos) em Curitiba. Agora, o Paraná soma 21 diagnósticos positivos para a doença, todos registrados na Capital. São 20 homens e uma mulher com idades entre 22 e 40 anos.

Investigação - Há outros 26 casos em investigação nos municípios de Carlópolis (1), Cascavel (1), Colombo (1), Curitiba (19), Jaguapitã (1), Loanda (1), Maringá (1) e Nova Esperança (1).

Descartados - O Paraná já descartou 24 casos nas cidades de Campina Grande do Sul (1), Cascavel (1), Curitiba (9), Londrina (1), Foz do Iguaçu (1), Maringá (3), Pinhais (1), Ponta Grossa (1), São José dos Pinhais (1), Toledo (2), Cambé (1), Guapirama (1) e residente de São Paulo (1).

Amostras - As amostras de todos os pacientes foram coletadas e encaminhadas para o Laboratório Central do Estado (Lacen/PR), responsável pela articulação com o Ministério da Saúde para envio ao laboratório de referência para casos desta doença, em São Paulo.

Doença viral - A varíola do macaco é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas, além das lesões na pele, envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.

Monitoramento - A Sesa mantém um constante monitoramento dos casos confirmados e suspeitos em todo o Estado para o controle da doença. A orientação aos municípios é que diante de um caso suspeito, o paciente seja isolado e todos os seus contatos passem a ser monitorados diariamente.

Sintomas - Caso algum contato apresente sintomas, deverá ser isolado e conduzido como caso suspeito, de modo a diminuir o risco de novas ocorrências. Os confirmados também passam pelo mesmo monitoramento diariamente, sendo encerrados somente após o desaparecimento completo das lesões. (Agência Estadual de Notícias)

FOTO: Pixabay

 


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