SOMOSCOOP: Inscrições ao Prêmio Melhores do Ano 2022 são prorrogadas para 15 de setembro
O Prêmio SomosCoop Melhores do Ano teve o prazo de inscrições prorrogado, do dia 1º para 15 de setembro. Realizado pelo Sistema OCB a cada dois anos, a iniciativa visa reconhecer as boas práticas das cooperativas de todo o país. “O Prêmio vem com o foco de trazer o reconhecimento à criatividade, à visão e aos resultados obtidos pelas cooperativas ao longo desses dois últimos anos. E, nesta edição, voltaremos a realizar a entrega da premiação presencialmente, após muitas atividades promovidas de forma online devido à pandemia. Temos muitas novidades interessantes e é importantíssimo que as cooperativas conheçam, se inspirem e se inscrevam no Prêmio”, afirmou a gerente de Relações Institucionais da OCB, Clara Maffia, em entrevista ao jornalista Alexandre Salvador, para a rádio Paraná Cooperativo.
Convite - Na oportunidade, ela faz um convite especial às cooperativas paranaenses. “O Paraná tem cases muitos relevantes, são cooperativas extremamente bem organizadas e estruturadas, que têm muito inclusive a mostrar para as cooperativas de outras partes do Brasil, sobre aquilo que pode ser feito e dá resultado”, acrescentou. Clique aqui e confira o áudio na íntegra.
Categorias - O Prêmio SomosCoop Melhores do Ano é dividido em seis categorias: Comunicação e Difusão do Coop; Coop Cidadã; Desenvolvimento Ambiental; Fidelização; Inovação; e Intercooperação.
Comunicação e Difusão do Cooperativismo - A categoria Comunicação e Difusão do Cooperativismo contempla as coops que promovem a cultura do cooperativismo também para a sociedade. Os cases vão desde o selo SomosCoop nos produtos da cooperativa até a promoção de cursos, palestras, eventos, campanhas e demais ações que divulguem o movimento cooperativista como um todo.
Coop Cidadã - Coop Cidadã é voltada para os projetos que beneficiem a comunidade onde a cooperativa está inserida. Podem concorrer cases envolvidos com atividades culturais e recreativas, de promoção social e consciência ambiental. Também podem ser inscritas as ações realizadas no Dia de Cooperar, o Dia C.
Desenvolvimento Ambiental - A categoria Desenvolvimento Ambiental é direcionada a projetos de boas práticas ambientais desenvolvidas por cooperativas e que tenham sido estratégicos para o uso consciente dos recursos naturais, seja por meio recuperação de nascentes, reutilização de recursos, reciclagem e outras ações que preservem o meio ambiente.
Fidelização - Já Fidelização reconhece as boas práticas das cooperativas que promovem maior integração com seus cooperados. Por exemplo, melhorando o espaço físico e formas de atendimento, ampliando e ofertando melhorias dos serviços, bem como aumentando o uso dos serviços oferecidos aos cooperados.
Inovação - O prêmio para a categoria Inovação é atribuído às soluções que promovem mudanças na rotina diária das coops como a modernização de produtos e serviços, técnicas e ferramentas de gestão da inovação e outras ações que viabilizem melhores resultados financeiros e ganho de produtividade.
Intercooperação - Na categoria Intercooperação, o intuito é premiar projetos desenvolvidos de forma conjunta, realizados por duas ou mais cooperativas, que viabilizem objetivos comuns. Por exemplo, a compra de insumos ou serviços, comercialização conjunta de produtos, implantação de projetos, e troca de experiências e boas práticas de gestão.
Inscrições - As cooperativas registradas e regulares no Sistema OCB podem se inscrever no site do prêmio. Cada cooperativa pode concorrer com um case por categoria: https://melhores.premiosomoscoop.coop.br/.
Premiação - O evento está previsto para o dia 7 de dezembro, em Brasília/DF. Neste ano, além do troféu, as primeiras colocadas serão contempladas com duas vagas para um intercâmbio cooperativista.
Link - Acesse https://melhores.premiosomoscoop.coop.br/ e inscreva a sua cooperativa! (Com informações do Sistema OCB)
|
|
GETEC: Confira o informe semanal da Coordenação de Relações Parlamentares do Sistema Ocepar
A Coordenação de Relações Parlamentares do Sistema Ocepar, vinculada à Gerência de Desenvolvimento Técnico (Getec) e sob a responsabilidade da advogada Daniely Andressa da Silva, publicou, nesta sexta-feira (05/08), o Informe Semanal referente ao período de 1 a 5 de agosto. O setor foi criado com o propósito de fazer o acompanhamento das matérias de interesse do cooperativismo em discussão tanto no Congresso Nacional como na Assembleia Legislativa do Paraná, das leis publicadas no âmbito do executivo (federal, estadual e municipal), além de outros temas vinculados às áreas de atuação das cooperativas do Paraná. Confira os destaques do boletim desta semana.
Teletrabalho - Foram aprovados pelo Senado Federal, na quarta-feira (03/08), os projetos de conversão em lei das Medidas Provisórias 1.108/2022 e 1.109/2022. A primeira (MP 1.108/2022) foi aprovada com alterações propostas pela Câmara dos Deputados, contudo, restou mantida a previsão de autorização para realização de teletrabalho mediante previsão em contrato individual de trabalho. Em razão das alterações do texto original, a matéria aguarda sanção presidencial. Já a MP 1.109/2022, que trata de teletrabalho e outras medidas relacionadas ao Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda para enfrentamento das consequências sociais e econômicas da pandemia, foi aprovada pela Câmara e pelo Senado conforme a proposta original, sendo agora encaminhada para promulgação pelo presidente do Congresso Nacional.
Política Nacional de Apoio e Incentivo à Pecuária Leiteira - A Câmara Federal aprovou, na segunda-feira (01/08) requerimento de urgência para a deliberação do projeto de lei n. 207/2022, de autoria da Deputada Federal Aline Sleutjes, que cria a Política Nacional de Apoio e Incentivo à Pecuária Leiteira. A proposta, estruturada a partir do 1º Fórum Nacional de Incentivo à Cadeia Leiteira, tem como objetivo estimular a cadeia de produção e a ampliação de mercados. Com a aprovação do requerimento de urgência, o texto será encaminhado para análise pelo Plenário da Câmara dos Deputados.
Calendário eleitoral - Nesta sexta-feira (05/08), encerra o período para a realização de convenções partidárias, momento em que os partidos políticos definem os nomes dos candidatos aos cargos em disputa nas eleições de 2022. Nesta oportunidade, as legendas também oficializam suas alianças regionais e nacionais. Após a aprovação nas convenções, os indicados precisam formalizar o registro de suas candidaturas na Justiça Eleitoral.
Reunião com a ANS - Nesta semana, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, esteve reunido com o presidente da ANS, Paulo Rabello. Na pauta da reunião foi apresentada a proposta de alteração da RN 195/09, que visa ampliar as possibilidades de contratação de planos de saúde por cooperativas, em especial para seus cooperados. Tal alteração possibilitará a inclusão de mais de 9 milhões de cooperados de todos os ramos como beneficiários de planos de saúde.
Clique aqui para conferir o Informe Semanal da Coordenação de Relações Parlamentares do Sistema Ocepar
|
|
FALECIMENTO: Sistema Ocepar lamenta morte de Walter Degger, cooperado mais antigo do Paraná
Com pesar, comunicamos o falecimento de Walter Degger, 90 anos, cooperado mais antigo do Paraná ainda em atuação. Foram 70 anos dedicados como cooperado da Frísia, cooperativa com sede em Carambeí, na região dos Campos Gerais. Ele deixa sua esposa Iolanda, filhos, netos e bisnetos.
Homenagens - Durante assembleia da Frísia, realizada no dia 26 de março deste ano, Walter Degger e sua esposa foram homenageados pela cooperativa com uma placa, destacando todo empenho e dedicação por mais de sete décadas para o cooperativismo. Ele também recebeu das mãos de José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar, do presidente da Frísia, Renato Greidanus e do ex-presidente da Ocepar, Dick Carlos de Geus, o troféu “Cooperativas Orgulho do Paraná”. Na ocasião, Degger afirmou: “Foram tempos difíceis, mas com o apoio da família e da cooperativa pudemos desenvolver a atividade e nos manter produzindo leite no início e atualmente grãos. Até hoje entrego toda produção na matrícula que ainda está no meu nome na Frísia”, disse.
Sepultamento - O velório de Walter Degger será realizado na Igreja Evangélica Reformada Carambeí, a partir das 16h, desta sexta-feira, seguida de sepultamento. “Com certeza, o senhor Walter nos deixa um grande legado, afinal, foram anos de sua vida dedicados ao cooperativismo e para o crescimento da Frísia. Lamentamos tamanha perda e externamos nossos sentimentos à sua esposa dona Iolanda, filhos e demais familiares”, frisou Ricken.
{vsig}2022/noticias/08/05/falecimento/{/vsig}
|
|
MP 1.112/22: Proposta que inclui cooperativas no Programa Renovar segue para sanção
O Senado Federal aprovou, na quarta-feira (03/08), a Medida Provisória 1.112/22, que criou o Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária no País, chamado de Renovar. O relator, senador José Pastore (ES), manteve o texto aprovado pela Câmara e a medida seguirá para sanção presidencial.
Esforço e articulação - “Parabenizamos o esforço e articulação dos parlamentares da Frencoop pela inclusão das cooperativas de Transporte de Cargas (CTC). A não inclusão prejudicaria o segmento, que conta com cooperados e cooperativas devidamente registrados e enquadrados junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Então, devido a contribuição deste ramo para o transporte rodoviário de cargas, era necessária a inserção dos associados das cooperativas na lista dos beneficiários”, destaca o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Ganhos - O senador Pastore pontua, entre os ganhos que o Renovar traz para o setor e para as cooperativas do ramo, que o programa contribuirá de forma significativa “na redução dos custos de logística, na inovação e criação de novos modelos de negócios, na melhoria da qualidade de vida dos profissionais de transportes e, em especial, no alcance de metas previstas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, o Pnatrans”.
Câmara - Em sua tramitação na Câmara, a articulação do Sistema OCB e da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), por meio do deputado Da Vitória (ES), relator da matéria, garantiu a inclusão dos associados das Cooperativas de Transportes de Cargas entre os beneficiários do Renovar, inclusive nas linhas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Iniciativa importante - “Trata-se de uma iniciativa importante para o aumento da eficiência logística do país, ao mesmo tempo em que oferece relevante contribuição para a melhoria do meio ambiente e a segurança nas estradas. A substituição dos ônibus, vans, caminhões e implementos rodoviários antigos por equipamentos modernos, sem dúvida, trará impactos positivos ao transporte de cargas e aos indicadores de meio ambiente e acidentes de trânsito”, afirmou Da Vitória, membro da Frencoop.
Renovar - O objetivo do programa é aumentar a produtividade da frota, seja de caminhões, ônibus ou micro-ônibus. Os benefícios e a regulamentação são efetuados pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (Abdi). De acordo com a agência, as etapas do programa incluem captação, desmontagem e reciclagem de veículos com mais de 30 anos de utilização.
Voucher - O autônomo e o pequeno transportador que aderirem ao Renovar, de forma voluntária, receberá um voucher, que pode variar entre R$ 20 mil e R$ 30 mil, para a aquisição de um modelo seminovo e menos poluente. Dados do Ministério da Infraestrutura indicam que há mais de 3,5 milhões de caminhões em circulação no Brasil e 26% deles têm mais de 30 anos de fabricação. (Sistema OCB)
FOTO: Jefferson Rudy / Agência Senado
|
|
PANORAMA COOP: Boletim traz análises da semana sobre os principais fatos de interesse do setor
O Sistema OCB publica, semanalmente, o Panorama Coop, um boletim com análises sobre vários temas e seus impactos para as cooperativas. São informações que tratam de política, economia, reforma tributária, pleitos do cooperativismo em tramitação no Congresso Nacional, normativos e medidas tributárias publicadas pelo governo. A newsletter é atualizada todas as quintas-feiras. Confira.
Anuário - O coop tem se mostrado uma importante base para a superação de crises e a retomada econômica do país, devido à solidez da nossa estrutura. Os números do AnuárioCoop 2022 - Dados do Cooperativismo Brasileiro trazem números que revelam os impactos socioeconômicos do coop e informações segmentadas por Ramos. Confira os detalhes no Panorama Coop desta semana, bem como os principais destaques da semana: o coop reúne mais de 18 milhões de cooperados; Senado debate a atuação das coops na prestação de serviços de telecom; brasileiros podem se inscrever prêmio de cooperação português e programa Renovar inclui cooperativas de transporte. Boa leitura!
Análise econômica - Após dois anos de incertezas, o mundo começa a dar os primeiros passos em direção a um novo momento. A pandemia da Covid-19, que se alastrou rapidamente e demandou respostas rápidas e adaptação de todas as organizações, parece finalmente estar controlada. A imprevisibilidade gerada pela crise sanitária fará com que o Brasil enfrente grandes desafios para crescimento nos cenários futuros. E no contexto da retomada econômica, as cooperativas possuem uma grande oportunidade: a de se tornarem protagonistas.
Propósito - E é movido por esse propósito que o Sistema OCB, junto de todas as cooperativas, exerce o papel de fortalecer, representar e defender o cooperativismo brasileiro, fazendo com que seja cada vez mais conhecido e respeitado por todos. E para ressaltar o impacto socioeconômico do nosso movimento, apresentamos o Anuário do Cooperativismo Brasileiro de 2022! Confira nessa Análise Econômica Especial, informações presentes na publicação e veja como o coop está cada vez mais gigante, forte e transformador!
Acesse a Análise!
Acesse as análises anteriores
Somos 18,8 milhões de cooperados em todo o Brasil! - O movimento cooperativista registrou crescimento significativo em 2021. Segundo os dados do AnuárioCoop 2022 - Dados do Cooperativismo Brasileiro, lançando na sexta-feira passada (29/07) pelo Sistema OCB, o total de pessoas associadas às sociedades cooperativas chegou a 18,8 milhões. O número é 10% superior ao de 2020, quando foram registrados mais de 17 milhões de cooperados no país. O número total de cooperativas subiu para 4.880.
Leia mais!
Telecom por cooperativas pode atrair jovem de volta ao campo - O empenho do governo federal para ampliar a conectividade no campo pode ganhar reforços. O Projeto de Lei (1303/22) em tramitação no Senado Federal permite que cooperativas prestem serviço de telecomunicações no Brasil, como telefonia e banda larga móvel ou fixa, ampliando a cobertura de internet em zonas rurais.
Leia mais!
Brasileiros podem se inscrever em prêmio de cooperação português - Estão abertas as inscrições para concorrer à XI edição do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio. A Premiação é promovida pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (Cases), de Portugal, que busca reconhecer iniciativas de pessoas e grupos que se destacaram na área da economia social. As candidaturas podem ser efetivadas até o dia 30 de setembro e cada vencedor receberá 5 mil euros (5.000 €).
Leia mais!
Programa Renovar inclui cooperativas de transporte - Representantes do Ramo Transporte do Sistema OCB participaram de reunião com o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio, na última semana para tratar de assuntos importantes na agenda do cooperativismo. Transporte de cargas, de passageiros e questões voltadas para fiscalização dos serviços fizeram parte dos temas abordados.
Leia mais!
Clique aqui e confira o Panorama Coop em versão digital
|
|
EVENTO: 14º Concred reunirá líderes cooperativistas do ramo crédito em Recife, de 10 a 12 de agosto
A Confebras realiza, em Recife, de 10 a 12 de agosto, o 14º Concred, maior evento do cooperativismo de crédito da América Latina, que deverá reunir mais de 5.000 líderes cooperativistas, dirigentes, conselheiros, gestores e estudiosos do ramo de todo o país. A programação contempla a participação de renomados conferencistas e palestrantes, nacionais e internacionais, que discutirão regulação, sustentabilidade, liderança, estratégia, governança, tendências globais, compromisso social, inovação, diversidade, perspectivas e oportunidades no ecossistema do cooperativismo, em especial, o de crédito.
Mais - Acesse o site e saiba mais: https://in.coop.br/14Concred.
|
|
COCARI: Cooperativa distribui doações e promove serviços à comunidade em toda a área de atuação, no mês do cooperativismo
Fundado sob sete princípios que norteiam suas ações, o cooperativismo é um sistema em que a participação de todos contribui para o fortalecimento da coletividade, de maneira que todos podem colher os frutos do desenvolvimento econômico, social e ambiental.
Julho - Durante o mês de julho, quando é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo (02/07), que chegou à sua 100ª edição, a Cocari participou do movimento em que cooperativas de todo o mundo realizam a disseminação do cooperativismo, seus princípios e práticas, intensificando ações em benefício das comunidades em que estão inseridas.
Dia C na Praça - Com o apoio do Sescoop – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, e da Prefeitura Municipal de Mandaguari (PR), no dia 02 de julho, Cocari, Aurora Coop, Rodocoop e Sicredi desenvolveram um mix de ações na Praça Independência, o Dia C na Praça, envolvendo a população com o Balcão do Café, doação de plantas medicinais, aferição de pressão, dicas de maquiagem, corte de cabelo, adoção de pets, Espaço Kids, pintura facial, zumba, DJ e sorteio de prêmios.
Difusão - Marcos Antonio Trintinalha, presidente da Cocari e da Rodocoop, comentou a importância do Dia C para difundir o cooperativismo entre a população. “Em todas as áreas de atuação da Cocari, nos Estados do Paraná, Goiás e Minas Gerais, realizamos ações para colocar a cooperativa mais próxima à comunidade, com o objetivo de que as pessoas entendam um pouco mais sobre o que é o cooperativismo e para poder também ajudar a comunidade”, explicou.
Iniciativas - Trintinalha também pontuou as iniciativas realizadas nas unidades. “Tivemos ações de cuidados à saúde e preservação do meio ambiente, além da arrecadação de alimentos, cobertores e roupas. Agradecemos a parceria forte do Sescoop, que vem trabalhando e disponibilizando recursos financeiros para essas ações. Agradeço também aos colaboradores e cooperados, que se voluntariaram para contribuir com essas ações, fazendo algo diferente e doando um pouco de seu tempo”.
Kaloré - Em Kaloré (PR), no dia 03 de julho, em parceria com o Sicredi, a equipe da Cocari realizou uma caminhada ecológica pelas trilhas do Bairro Uru. "No ato da inscrição, arrecadamos alimentos e fraldas geriátricas para realizarmos as doações para as entidades do município. A comunidade foi bastante participativa e contamos com aproximadamente 100 pessoas pelas trilhas com percurso de 12 km", conta a assistente administrativa Ana Eliza Rodrigues da Costa.
Itambé - Paulo Sergio Cagni, gerente de Itambé (PR), comentou sobre as iniciativas desenvolvidas no município. "Em parceria com o Sicredi e a prefeitura municipal, divulgamos nossa campanha junto a cooperados e comunidade. Fizemos a arrecadação de alimentos, roupas, fraldas geriátricas e ração para cães e gatos. Também pedimos a colaboração de quem vinha até o entreposto e as pessoas da comunidade pagaram cestas básicas, que buscávamos no supermercado. As doações foram entregues pelos vicentinos a instituições sociais, o grupo Farejando Ajuda entregou as rações arrecadadas para pets e a distribuição das fraldas foi feita pelo Projeto Solidário ao Acamado de Itambé. No dia 02 de julho, convidamos as crianças que estavam participando da catequese e, com a autorização do padre, fizemos uma benção e colocamos alguns brinquedos no pátio da igreja. Além disso, servimos um lanche especial para agradar as crianças. Foi uma verdadeira festa para elas e um momento agradável de integração com a comunidade", relatou.
São Pedro do Ivaí - Marcia Cristina Alviano Caetano, gerente da unidade de São Pedro do Ivaí (PR), conta que foi organizada no município uma barraca de arrecadação de agasalhos, uma ação conjunta entre o Núcleo Feminino da cooperativa e a Pastoral da Criança local. "A campanha iniciou em maio, mês em que o frio foi muito severo. Diante disso, combinamos que os agasalhos não ficariam dentro das caixas conforme fossem arrecadados e que eles seriam de imediato colocados para doação. Durante os dias em que a temperatura baixou, a Pastoral da Criança se viu sem estoque de roupas e agasalhos e, justamente nesse momento, iniciamos a campanha de arrecadação. Adicionamos também um ponto de coleta nos dias 04 e 11 de junho, montando uma barraca na Praça da Igreja Matriz, para arrecadação de roupas, calçados e cobertores", comentou.
Famílias carentes - A Pastoral da Criança possui um cadastro das famílias carentes e trabalhou muito para separar e higienizar todos os itens recebidos e, posteriormente, realizar a distribuição. No total, 68 famílias receberam mantas e 76 famílias foram beneficiadas com as roupas doadas.
Agradecimento - "Queremos agradecer o Núcleo Feminino, na pessoa de Cristiane Bento, e também o Cidinho, Rosemar e Rose pelo apoio e trabalho durante a campanha, além de todos os envolvidos no processo: Tatão, Blog do Jhow, colaboradores da Cocari, Padre Rodrigo e a todos que, de alguma forma, nos ajudaram. Em especial, agradecemos à comunidade são pedrense, que abraçou a causa e nos ajudou a fazer chegar um pouco de amor, em forma de agasalho, a todos que necessitavam", disse.
Dia C no Cerrado - Na região do Cerrado, as ações se concentraram em Cristalina (GO). Thaykare Teodoro da Silveira Moira, analista de Administração de Pessoal, falou sobre as atividades e entrosamento da equipe da Cocari. “O Dia C 2022 no Cerrado foi marcado pela união e empenho dos colaboradores para, em um ato de cooperação, ajudar as entidades que mais estavam precisando. A ação principal aconteceu em Cristalina, onde foi feita a revitalização do pátio da Casa Betânia – um abrigo que mantém 17 crianças de 0 a 12 anos – e também a doação de 685 litros de leite em caixinha arrecadados entre colaboradores, cooperados e parceiros da Cocari, para a mesma instituição”, relatou.
Ação conjunta - No dia 02 de julho, foi feita uma ação conjunta, em que os voluntários deram visibilidade ao cooperativismo e doaram seu tempo à comunidade. “Em parceria com a cooperativa Sicredi, fizemos uma carreata pela cidade onde seguimos para o abrigo, para um momento de descontração e lazer em um café da manhã oferecido para as crianças”, conta.
Minas Gerais - Em Minas Gerais, as doações do Dia C foram entregues no dia 09 de julho. "As unidades do cerrado em Minas Gerais, Coromandel, Guarda-Mor e Paracatu, arrecadaram 127 litros de leite, que foram entregues à Apae de Coromandel (67 litros), Asilo São Vicente de Guarda-Mor (24 litros) e CRAS - Centro de Referência de Assistência Social do bairro Novo Horizonte, onde são cadastradas pessoas carentes dos bairros de Paracatu (36 litros)", informou a encarregada administrativa de Paracatu, Thalita Araujo.
Amostras - Essas iniciativas são amostras de toda a movimentação realizada por colaboradores, cooperados e representantes da comunidade parceira da Cocari, que trabalharam como voluntários ao longo do mês de julho, traduzindo em ações concretas todo o potencial de transformação do cooperativismo. (Imprensa Cocari)
{vsig}2022/noticias/08/05/cocari/{/vsig}
|
|
CAPAL: Realizada a 2ª etapa do Programa Felicidade Interna do Cooperativismo, com workshops de melhoria para colaboradores
A Capal Cooperativa Agroindustrial realiza a segunda etapa do Programa Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC), em parceria com o Sescoop/PR. O lançamento do FIC aconteceu em junho, na matriz da cooperativa em Arapoti (PR), reunindo centenas de colaboradores e dirigentes. Desde então, as facilitadoras Vera Regina Silva e Bia Tomiazzi, ambas pertencentes à cooperativa de serviços Pluricoop, dão continuidade às etapas do programa, cujo objetivo é estimular o bem-estar e qualidade de vida entre os funcionários.
Questionário - A partir da aplicação de um questionário com 97 perguntas, foi traçada uma média geral de todas as nove dimensões que contemplam o Programa FIC: uso do tempo, saúde, cultura, educação, governança, meio ambiente, bem-estar, padrão de vida e vitalidade comunitária.
Participações - Ao todo, 380 colaboradores participaram desta primeira parte. O diagnóstico, encaminhado para a diretoria da cooperativa, definiu “governança” e “saúde” como as duas frentes a serem trabalhadas no ciclo do FIC com os funcionários da Capal.
Turmas - Atualmente em execução, estão organizadas 14 turmas com colaboradores da cooperativa para participarem de workshops de melhorias. A ideia dos encontros é desenhar ações para que as dimensões escolhidas (governança e saúde) sejam reforçadas e aprimoradas no dia a dia do trabalho.
Equilíbrio - De acordo com a facilitadora Bia Tomiazzi, uma das propostas do FIC é repassar aos colaboradores que a felicidade é promover um equilíbrio entre todas as dimensões analisadas. “Mesmo o programa acontecendo no espaço de trabalho, há reflexo na vida fora da cooperativa, portanto a ideia não é fazer uma separação da vida pessoal, social e profissional, porque todas elas estão integradas”, comenta.
Atividades - Entre as atividades práticas dos workshops, estão discussões em grupo para identificarem oportunidades dentro da realidade da cooperativa, análise das atitudes pessoais que possam beneficiar estes aspectos a níveis pessoal e profissional e elaborar uma lista de sugestões do que a Capal pode melhorar ou implementar em seu ambiente. O colaborador Felipe de Matos, da Balança, já participou do workshop e aprovou o formato. “A cooperativa está ouvindo seus colaboradores, quer construir um futuro melhor considerando nossa opinião, e eu acho isso muito interessante”, pontua.
Apresentação -Todos os dados coletados serão apresentados posteriormente para a diretoria e Comitê do FIC. “Incentivamos sempre os funcionários que olhem para os seus resultados pessoais com a intenção de fazer melhorias gerais em suas vidas, dentro e fora do âmbito profissional”, conclui Bia.
Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial - Fundada em 1960, a Capal conta atualmente com mais de 3,4 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 862 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área agrícola assistida ultrapassa os 161 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 320 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa 31 mil toneladas de suínos vivos ao ano. (Imprensa Capal)
{vsig}2022/noticias/08/05/capal/{/vsig}
|
|
CRESOL: Evento sistêmico reúne mais de 460 líderes
Simplicidade, atitude e resultado, esse foi o tema da quinta edição do CMM (Cresol Manager Meeting), realizado pela primeira vez de forma presencial após a pandemia. Nessa edição, o evento reuniu mais de 460 líderes do sistema Cresol Baser, nos dias 3 e 4 de agosto, em Balneário Camboriú (SC).
Foco - O foco do evento realizado em dois momentos do ano, é conectar presidentes, diretores executivos e gerentes às novidades das diretorias de superintendência, administrativa, negócios e de comunicação, além de gerar insights por meio de palestras que abordam conteúdos ligados as diretorias.
Confiança - Alzimiro Thomé, presidente da Cresol, abriu os dois dias do evento e falou da confiança que a Cresol tem nos seus líderes e a representação que eles têm para os cooperados do sistema.“Estou muito feliz por realizarmos, mais uma vez, esse importante evento e rever cada um de vocês que está aqui aproveitado essa oportunidade para evoluir junto com a Cresol. Tenho a certeza de que todos sairão do evento alinhados ao mesmo propósito”, disse o presidente.
Conteúdos - O superintendente da Central Cresol Baser, Adriano Michelon, deu início a condução dos conteúdos abordados no quarto CMM. Também participaram desse momento o primeiro gerente do sistema Ovídio Constantino e Marcos de Abreu, CEO da Employer – uma das maiores empresas de RH do Brasil.
Crescimento - Adriano falou sobre o crescimento do sistema e destacou o propósito da Cresol com as pessoas. “Tudo o que estamos conquistando tem a mão de cada um de vocês que está aqui e de todos os nossos colaboradores, somos uma instituição que tem simplicidade nas ações e por isso nosso resultado tem sido tão expressivo a cada ano”, destacou.
Diretorias - Cada uma das diretorias da Cresol, de negócios, administrativa e de comunicação conduziu um momento com convidados. Pablo Guancino, diretor de negócios, acompanhou o consultor sobre cooperativismo de crédito, Ricardo Coelho, e José Salibi Neto, cofundador da HSM, empresa líder em Educação Executiva. O diretor administrativo, Adinan Kielb, teve o momento compartilhado com o professor Gil Giardelli, um dos maiores difusores de conteúdo ligados a transformação digital e inovação. Já para falar de comunicação, o diretor Luiz Panzer dividiu o palco com o jornalista Flávio Tavares e com o ator e diretor Ricardo Vandré.
Palestras - A Cresol também proporcionou momentos para falar de outros importantes temas para os líderes do sistema. A economista Patrícia Palermo trouxe uma visão sobre o atual cenário econômico e como ele vai impactar os negócios.
Saúde mental - Outro assunto muito importante e que com frequência é abordado pela Cresol é a saúde mental. O especialista na área, Pedro Shiozawa, trouxe o tema com foco no olhar de autocuidado dos líderes.
Inovação e tecnologia - Guga Stocco, empreendedor que respira inovação e tecnologia e que acredita no poder transformador que o futuro pode proporcionar a vida das pessoas, finalizou aas palestras do CMM.
Próxima edição - Para a próxima edição do evento, a Cresol deve apresentar ainda mais novidades em um evento programado para acontecer no primeiro trimestre de 2023. (Imprensa Cresol)
|
|
SICREDI UNIÃO PR/SP: Agência de Douradina é inaugurada em novo endereço
Os moradores de Douradina/PR e região serão brindados com uma nova agência da Sicredi União PR/SP, na avenida Barão do Rio Branco, 270. Desde o início do mês os colaboradores da cooperativa já estão no novo endereço, que será inaugurado na segunda-feira (08/08), às 19 horas, com a presença do prefeito Oberdam José de Oliveira, vereadores, presidentes de entidades de classe e a diretoria da Gazin, que é maior empresa da cidade e associada à cooperativa. Na ocasião o padre Valdenir Pereira dos Santos fará uma benção.
Moderna e espaçosa - Com a mudança de endereço, os mais de 2,3 mil associados têm uma agência moderna, espaçosa e confortável, com mais do que o dobro do tamanho do local anterior, na avenida Brasil, onde a agência funcionou por 14 anos. O ponto de atendimento de 474 metros quadrados foi construído em um terreno de mais de 750 metros, tem estacionamento, captação de energia solar, vegetação nas fachadas e na área de atendimento para proporcionar bem-estar e conforto emocional, amplas fachadas de vidro para integrar ambientes externo e interno, espaço para café, entre outros. Lá são 9 colaboradores diretos, sob a gerência de Karolyne Jerônimo Evangelista.
Programas sociais - Principal instituição da cidade na área de crédito rural e também parceira de empresas e pessoas físicas, a Sicredi União PR/SP desenvolve alguns de seus programas sociais em Douradina, como A União Faz a Vida, voltado para incentivar o protagonismo dos estudantes na aprendizagem, e a campanha União Solidária, que ajuda entidades sociais a custear seus projetos por meio da venda de cupons. (Imprensa Sicredi União PR/SP)
|
|
DEFESA AGROPECUÁRIA: Mais 28 consórcios públicos municipais participam de projeto para obter adesão ao Serviço de Inspeção Federal
O Projeto de Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcios Públicos de Municípios (ConSIM) chega à segunda fase com a participação de 28 consórcios públicos. Esses consórcios foram selecionados, qualificados e irão receber orientação e capacitação para conseguir a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA).
Abrangência - Os consórcios qualificados abrangem quase 500 municípios, localizados em nove estados: Bahia, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Protocolo de intenções - Nesta quinta-feira (04/08), foi assinado, em Belo Horizonte (MG), Protocolo de Intenção entre o Mapa e os consórcios partícipes, com o objetivo de formalizar os compromissos pactuados no Projeto ConSIM.
Benefícios - A organização dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM) em consórcios públicos traz uma série de benefícios. Entre eles segurança sanitária dos alimentos, ampliação da capacidade fiscal, abertura de mercado para produtores locais (possibilitando a venda dos produtos em todos o território nacional), redução de custo fixo, oferta de serviço de inspeção em pequenos municípios e integração Regional.
Equivalência - Por meio do projeto, os consórcios municipais conseguem o reconhecimento de equivalência e passam a integrar o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), o que significa que a inspeção feita por meio dos consórcios tem a mesma eficácia da inspeção feita pelo Mapa.
Título - Durante o evento, foi realizada a entrega do título de reconhecimento e adesão ao Sisbi-POA para o Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Rio Piracicaba (CONSMEPI).
O Consórcio - O CONSMEPI, que participou da 1ª edição do Projeto ConSIM, reúne 14 municípios, com sede em João Monlevade (MG), e possui 24 estabelecimentos cadastrados e potenciais integrantes do SISBI-POA, nas áreas de carne, leite, ovos e mel.
Inserção - O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes, destacou que os consórcios têm sido fundamentais para inserção de produtores rurais ao mercado formal, principalmente de pequenos municípios e que estavam à margem do Sistema de Inspeção. “É a inserção, através dos consórcios, de uma gama de produtores que têm seus produtos registrados, comercializados. É uma grande contribuição para o agro”, afirmou.
Ganho de mercado - Já o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal, citou que a entrada de um estabelecimento no Sisbi permite que “ganhe mercado, invista mais, contrate mais, tenha acesso ao mercado da alimentação escolar e institucional. É um serviço que dá impulso ao desenvolvimento”.
Total - No total, o Brasil tem 87 consórcios públicos (focados na inspeção e comercialização de produtos de origem animal), o que corresponde a 1.372 municípios. Desse número, 20 estão em Minas Gerais, uma área de abrangência de 305 municípios.
Suasa - O Sisbi-POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e busca padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Atualmente, estão incluídos no cadastro-geral do Sisbi-POA, 23 estados e o Distrito Federal; 14 consórcios públicos e 33 municípios.
Presença - O evento em Belo Horizonte contou com a presença de produtores que apresentaram os produtos das agroindústrias da região vinculadas ao consórcio CONSMEPI.
Protocolo assinado - No protocolo assinado, as autoridades participantes aceitam os compromissos para alcançar o intuito maior que é a adesão dos serviços de inspeção e estabelecimentos neles registrados ao SISBI-POA.
Próximas etapas - A assinatura marca também o início das próximas etapas do projeto, que são a capacitação e a preparação dos Serviços de Inspeção vinculados aos consórcios e o assessoramento técnico para as agroindústrias de produtos de origem animal registrados nesses serviços, pelo período de 12 meses.
Experiência - Por meio do compartilhamento de experiência entre as equipes de auditores fiscais federais agropecuários, com experiência na inspeção de produtos de origem animal e técnicos de serviços já aderidos ao SISBI-POA, serão realizados diagnósticos dos Serviços e Agroindústrias, oficinas e reuniões técnicas presenciais, na etapa de preparação.
EAD - Será disponibilizado, na modalidade de educação à distância (EAD), pela Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro), cursos voltados para os diferentes participantes do projeto: gestores, médicos veterinários e técnicos dos consórcios e serviços de inspeção municipais vinculados, e também, para os empreendedores das agroindústrias e seus responsáveis técnicos.
ConSIM - O Projeto ConSIM visa ampliar o número de municípios incluídos no Sisbi-POA, por meio da adequação e qualificação de Consórcios Públicos de Municípios e dos Serviços de Inspeção vinculados, bem como de estabelecimentos registrados, de modo que possam ser reconhecidos como equivalentes. A participação no consórcio é voluntária.
Encerramento - Nesta 2ª edição, de 2022 com previsão de encerramento em 2023, o projeto está estruturado em cinco fases: seleção, qualificação, capacitação, preparação para adesão e avaliação da equivalência. Este ano, já foram concluídas as fases de seleção e qualificação.
Passo a passo - Para obter a equivalência dos seus serviços de inspeção junto ao Mapa, é preciso comprovar que as medidas de inspeção higiênico-sanitária e tecnológica praticadas permitem avaliar a qualidade e inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.
Requisitos - Os requisitos e procedimentos necessários para o reconhecimento da equivalência e adesão ao Sisbi-POA estão estabelecidos no Decreto n° 5.741, de 30 de março de 2006, e na Instrução Normativa MAPA n° 17, de 6 de março de 2020.
Passo a passo - Para mais informações, o interessado pode acessar o passo a passo. (Mapa)
FOTO: Adriana Rodrigues / Mapa
|
|
ECONOMIA: Poupança tem retirada líquida de R$ 12,66 bilhões em julho
A aplicação financeira mais tradicional dos brasileiros continua a enfrentar a fuga de recursos. Em julho, os brasileiros sacaram R$ 12,66 bilhões a mais do que depositaram na caderneta de poupança, informou nesta quinta-feira (04/08) o Banco Central (BC). Essa foi a maior retirada líquida (saques menos depósitos) registrada para meses de julho desde o início da série histórica, em 1995.
Retirada acumulada - Com o desempenho de julho, a poupança acumula retirada líquida de R$ 63,15 bilhões nos sete primeiros meses do ano. Essa é a maior retirada acumulada para o período desde o início da série histórica, em 1995.
Captação líquida - Em 2022, a caderneta registrou captação líquida (mais depósitos que saques) apenas em abril, quando o fluxo ficou positivo em R$ 3,51 bilhões. Nos demais meses, as retiradas superaram os depósitos, num cenário de alta da inflação e do endividamento, combinado com rendimentos mais baixos por causa dos aumentos da taxa Selic (juros básicos da economia), que tornam outras aplicações de renda fixa mais atraentes.
2020 - Em 2020, a poupança registrou captação líquida (depósitos menos saques) recorde de R$ 166,31 bilhões. Contribuiu para o resultado a instabilidade no mercado de títulos públicos no início da pandemia de covid-19 e o pagamento do auxílio emergencial, que foi depositado em contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal.
2021 - No ano passado, a poupança registrou retirada líquida de R$ 35,5 bilhões. A aplicação foi pressionada pelo fim do auxílio emergencial, pelos rendimentos baixos e pelo endividamento maior dos brasileiros. A retirada líquida – diferença entre saques e depósitos – só não foi maior que a registrada em 2015 (R$ 53,57 bilhões) e em 2016 (R$ 40,7 bilhões). Naqueles anos, a forte crise econômica levou os brasileiros a sacarem recursos da aplicação.
Rendimento - Até recentemente, a poupança rendia 70% da Taxa Selic (juros básicos da economia). Desde dezembro do ano passado, a aplicação passou a render o equivalente à taxa referencial (TR) mais 6,17% ao ano, porque a Selic voltou a ficar acima de 8,5% ao ano. Atualmente, os juros básicos estão em 13,75% ao ano. O aumento dos juros, no entanto, foi insuficiente para fazer a poupança render mais que a inflação, provocando a fuga de alguns investidores.
12 meses - Nos 12 meses terminados em julho, a aplicação rendeu 6,2%, segundo o Banco Central. No mesmo período, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor-15 (IPCA-15), que funciona como prévia da inflação oficial, atingiu 11,39%. O IPCA cheio de julho será divulgado no próximo dia 9 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (Agência Brasil)
FOTO: Pixabay
|
|
COMBUSTÍVEL: Petrobras reduz preço de venda do diesel para as distribuidoras
A partir desta sexta-feira (05/08), o preço médio de venda de diesel A da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 5,61 para R$ 5,41 por litro, redução de R$ 0,20 por litro.
Parcela - Segundo a empresa, considerando a mistura obrigatória de 90% de diesel A e 10% de biodiesel para a composição do diesel comercializado nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará de R$ 5,05, em média, para R$ 4,87 a cada litro vendido na bomba.
Preços de referência - “Essa redução acompanha a evolução dos preços de referência, que se estabilizaram em patamar inferior para o diesel, e é coerente com a prática de preços da Petrobras, que busca o equilíbrio dos seus preços com o mercado global, mas sem o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio”, diz a companhia. (Agência Brasil)
FOTO: Pixabay
|
|
CÂMBIO: Dólar cai para R$ 5,22 após reunião do Copom
As expectativas de desaceleração na economia dos Estados Unidos e as indicações de que o Banco Central (BC) brasileiro está perto de encerrar o ciclo de alta nos juros fizeram o mercado financeiro ter um dia de tranquilidade. O dólar caiu e voltou a aproximar-se de R$ 5,2. A bolsa de valores subiu mais de 2% e atingiu o nível mais alto em quase dois meses.
Cotação - O dólar comercial encerrou esta quinta-feira (04/08) vendido a R$ 5,22, com queda de R$ 0,058 (-1,09%). A cotação iniciou o dia em alta, mas inverteu a tendência seguindo o mercado internacional, até encerrar próxima das mínimas do dia.
Alta acumulada - Apesar da queda desta quinta, o dólar ainda acumula alta de 0,89% na semana. Na última sexta-feira (29/07), a divisa estava sendo vendida a R$ 5,174.
Ações - O mercado de ações teve mais um dia de fortes ganhos. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 105.892 pontos, com alta de 2,04%. Impulsionada pela divulgação de lucros de empresas acima do previsto e pela aposta no fim das altas na Selic (juros básicos da economia), a bolsa brasileira fechou no maior patamar desde 9 de junho.
Comunicado - Após o fim da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que aumentou a Selic para 13,75% ao ano, o Banco Central emitiu um comunicado em que admite que aumentará os juros para 14% ao ano na próxima reunião, no fim de setembro, devendo encerrar o ciclo de alta nos juros básicos, que sobem desde março do ano passado. As apostas no fim da alta de juros favorecem a bolsa de valores, porque isso estimula os investidores a buscarem investimentos de maior risco, como ações.
Ajuda exterior - Além do impulso interno, o mercado financeiro contou com a ajuda do exterior nesta quinta-feira. O dólar caiu em todo o planeta, com base na expectativa de divulgação de dados de emprego nos Estados Unidos nesta sexta-feira (05/08). Caso o mercado de trabalho nos Estados Unidos desacelere, aumentam as chances de que o Federal Reserve (Fed, Banco Central norte-americano) comece a reduzir os juros básicos em 2023. (Agência Brasil, com informações da Reuters)
FOTO: Pixabay
|
|
LEGISLATIVO I: MP que simplifica concessão de benefícios do INSS vai à sanção
O Plenário do Senado aprovou, na noite de quarta-feira (03/08), a medida provisória que promoveu mudanças no modelo de análise de pedidos de benefícios ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A MP 1.113/2022, aprovada na forma do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 20/2022, dispensa a passagem por exame da perícia médica federal para requerimentos de Auxílio por Incapacidade Temporária (antigo Auxílio-Doença). Relatada pelo senador Carlos Viana (PL-MG), a matéria segue agora para a sanção da Presidência da República.
Condições - Segundo o texto aprovado, um ato do Ministério do Trabalho e Previdência vai definir as condições para a dispensa do exame, quando a concessão ou não do auxílio por incapacidade temporária estará sujeita apenas à análise documental, incluídos atestados e laudos médicos. O modelo já foi usado em 2020 e 2021 por causa das restrições da pandemia do coronavírus.
Análise documental - A MP estende a possibilidade de análise apenas documental às perícias de acompanhamento a que devem se submeter aqueles já beneficiários desse auxílio e do Auxílio-Acidente ou da aposentadoria por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez). Entretanto, caberá ainda ao ato do ministério definir as situações em que isso será possível.
Louvável - “A MP é louvável, ao buscar alternativas para reduzir o tempo de espera dos segurados e otimizar fluxos de processos no seio da Previdência Social”, afirmou Carlos Viana.
Destaques - O relator manteve o texto aprovado na Câmara dos Deputados e rejeitou as três emendas apresentadas no Plenário do Senado. Mas o senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou um destaque para sua emenda ser votada de forma separada. Ele queria suprimir a obrigação de os segurados de Auxílio-Acidente se submeterem a perícia médica administrativa, “o que além de não ter lógica legal, ainda aumentará a fila, já muito grande e fora de qualquer razoabilidade”. Paim argumentou que, nesses casos, a questão poderá ser judicializada, causando ainda mais espera. Levado à votação, porém, o destaque de Paim foi rejeitado por 35 votos a 16. Com a rejeição da emenda, o texto do relator foi confirmado em Plenário.
Críticas - Apesar da aprovação, também houve críticas à MP e ao governo. O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) lamentou o pouco tempo para aprimorar o texto da matéria. Jean Paulo Prates (PT-RN) reconheceu os méritos da MP, mas disse que os problemas com as filas são consequência do enxugamento exagerado do Estado. A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) apontou que medidas do governo têm colaborado para o aumento das filas das pessoas com deficiência no INSS. Ela citou a MP 871/2019, conhecida como MP do Pente Fino, e cobrou a realização de concurso público para aumentar o número de servidores e médicos peritos do INSS.
Mais profissionais - “A Previdência está cheia. O que está faltando é um número maior de profissionais”, disse a senadora, que apesar das críticas votou a favor da MP.
Espera - O objetivo da medida provisória é reduzir o prazo de espera do agendamento do Serviço de Perícia Médica Federal, que atualmente leva em média 60 dias e conta com 738 mil pedidos pendentes. A expectativa é que a revisão do Auxílio-Acidente produzirá redução da despesa de R$ 416,6 milhões ainda este ano; de R$ 1,79 bilhão em 2023 e de R$ 1,856 bilhão em 2024. A economia deverá ser direcionada como medida de compensação para o aumento na despesa com o Benefício de Prestação Continuada (BPC) decorrente da ampliação do limite de renda familiar per capita sujeita a escalas graduais.
Tramitação - Durante a tramitação da matéria no Congresso Nacional, alguns pontos foram incluídos. Entre as mudanças, estão a permissão para realização de perícia médica de forma remota; a facilitação do cadastro de segurados especiais referente aos pescadores artesanais; a manutenção do recurso sob julgamento do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) nos casos em que o segurado não concordar com a avaliação da perícia médica; e a permissão para o INSS celebrar parcerias para a realização de avaliações sociais, a fim de ampliar o atendimento às pessoas com deficiência.
Parcerias - Assim, o INSS poderá celebrar parcerias com outras entidades públicas e privadas para a realização de avaliações sociais, a fim de ampliar o atendimento às pessoas com deficiência que têm direito a receber o Auxílio-Inclusão (para pessoas com deficiência) ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O Auxílio-Inclusão pode ser pago a quem recebia o BPC e começou a receber remuneração de até dois salários mínimos por começar a trabalhar. Com o auxílio, o BPC é suspenso.
Acordo - O Ministério do Trabalho poderá firmar acordo com as colônias de pescadores para a manutenção e a gestão do sistema de cadastro dos segurados especiais referente aos pescadores artesanais. Esse cadastro poderá agilizar a análise de requerimentos tanto da Previdência Social quanto do seguro defeso referente aos pescadores artesanais.
Recursos - Também por meio de ato conjunto do ministério, do INSS e do conselho deverá ser definida a forma de reanálise, por parte do INSS, de decisão administrativa contrária ao pretendido pelo interessado. A MP original previa que esses recursos seriam analisados pela Secretaria de Previdência do Ministério do Trabalho se estivessem relacionados à incapacidade laboral e à caracterização da invalidez do dependente.
Adicionais - A partir da MP, os servidores do INSS poderão receber adicionais por trabalho extra na análise de recursos ou na revisão de benefícios com potencial de irregularidade, no âmbito do Programa Especial para Análise de Benefícios com Indícios de Irregularidade (Programa Especial).
Antes - Antes, o recebimento era apenas pela análise adicional de pedidos de concessão de benefício. Com a nova redação, não apenas os com prazo legal de revisão expirado poderão ser analisados, mas qualquer processo com essas características. O exame médico pericial presencial realizado nas unidades de atendimento da Previdência Social também fará parte do programa se o seu agendamento tiver ocorrido há mais de 45 dias.
Imóveis do INSS - Em relação à gestão de imóveis do INSS, o texto aprovado determina à União a recomposição do Fundo do Regime Geral de Previdência Social (FRGPS) por meio de recursos do Orçamento ou de cotas de fundos de investimentos imobiliários quando imóveis do fundo tiverem destinação não econômica.
Integralização - Para integralizar os imóveis do FRGPS nos fundos imobiliários, o texto permite que a decisão seja tomada tanto pelo INSS como pela Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União. Essas cotas farão parte do patrimônio do fundo da Previdência, que poderá contratar banco federal sem licitação para constituir, estruturar, administrar e gerir esses fundos imobiliários. (Agência Senado, com Agência Câmara)
FOTO: Jefferson Rudy / Agência Senado
|
|
LEGISLATIVO II: Câmara aprova Política Nacional de Educação Digital
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (04/08) a criação da Política Nacional de Educação Digital. A proposta, que segue para o Senado Federal, traz ações para ampliar o acesso à tecnologia em cinco frentes: inclusão digital, educação digital, capacitação e especialização digital, e pesquisa digital.
Alterações pontuais - O texto aprovado é o substitutivo do deputado Professor Israel Batista (PSB-DF) ao Projeto de Lei 4513/20, da deputada Angela Amin (PP-SC). Batista fez alterações pontuais no texto, como incluir as demandas da educação digitalizada à Política Nacional do Livro.
Lei de Diretrizes - A proposta também altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para que currículos da educação básica tratem das competências digitais ao longo das suas etapas, a partir do ensino fundamental.
Conceitos - “Nessas etapas iniciais da formação escolar, é essencial introduzir os alunos aos conceitos da computação e tecnologias digitais, de forma a viabilizar a construção dos conhecimentos e habilidades necessários à vida e ao desempenho das profissões do século XXI”, avaliou Batista.
Ensino - O texto também determina o ensino de computação, programação, robótica e outras competências digitais em todos os níveis de escolaridade brasileiros.
Eixos - O texto estabelece que a Política Nacional de Educação Digital será regulamentada pelo poder executivo federal e deverá estar prevista no plano nacional plurianual e nas leis orçamentarias.
Cinco - A proposta se estrutura em cinco eixos voltados para a inclusão digital da população brasileira; garantir a educação digital nas escolas; ações de capacitação do mercado de trabalho; e incentivo à inovação, pesquisa e desenvolvimento (P&D).
Educação nacional - Autora da proposta, a deputada Angela Amim afirmou que o texto traz vai contribuir para a educação nacional em todas as etapas. Com a garantia da inclusão digital, os nossos jovens estarão preparados para o novo mundo do trabalho. Sem conhecimento, nós não vamos avançar”, disse.
Novas tecnologias - Ela destacou que a educação brasileira evoluiu muito pouco em relação às novas tecnologias, ainda é baseada no modelo do quadro negro. “A tecnologia precisa ser um instrumento de criação de conhecimento”, disse. (Agência Câmara de Notícias)
FOTO: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

|
|
SAÚDE I: Brasil registra 261 óbitos e 40,4 mil casos em 24 horas
As secretarias estaduais e municipais de Saúde registraram mais 40.433 casos de covid-19 em 24 horas em todo o país e 261 mortes por complicações associadas à doença no mesmo período. Os dados estão na atualização do Ministério da Saúde divulgada nesta quinta-feira (04/08). Segundo o ministério, Mato Grosso do Sul não atualizou o número de óbitos neste balanço.
Total - Com as novas informações, o total de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no país durante a pandemia soma 33.964.494.
Acompanhamento - O número de casos de covid-19 em acompanhamento está em 641.801. A expressão é usada para designar casos notificados nos últimos 14 dias em que não houve alta, nem resultaram em óbito.
Óbitos - Com os números desta quinta, o total de óbitos alcançou 679.536, desde o início da pandemia. Ainda há 3.233 mortes em investigação. As ocorrências envolvem casos em que o paciente faleceu, mas a investigação sobre a causa (se foi covid-19) ainda demanda exames e procedimentos complementares.
Recuperados - Até agora, 32.643.157 pessoas se recuperaram da covid-19. O número corresponde a 96% dos infectados desde o início da pandemia.
Estados - Segundo o balanço do Ministério da Saúde, o estado com mais mortes por covid-19 registradas até o momento é São Paulo (173.160), seguido por Rio de Janeiro (74.924), Minas Gerais (63.087), Paraná (44.570) e Rio Grande do Sul (40.521).
Menos - Já os estados com menos óbitos resultantes da pandemia são Acre (2.019), Amapá (2.153), Roraima (2.158), Tocantins (4.188) e Sergipe (6.416). (Agência Brasil)

|
|
SAÚDE II: Sesa confirma mais 2.659 casos e 22 óbitos no Paraná
De acordo com o Informe Epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (04/08) pela Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná registrou 2.659 novos casos e 22 óbitos causados pela Covid-19, dos quais 1.217 casos e duas mortes nas últimas 24h. Assim, o Estado acumula, desde o início da pandemia, 2.689.280 casos confirmados e 44.328 mortes decorrentes da doença.
Meses - Os casos confirmados divulgados nesta data são de agosto (1409), julho (939), junho (4), maio (35), abril (16), março (6), fevereiro (5) e janeiro (9) de 2022; setembro (5), julho (2), junho (3), maio (7), abril (3), março (1), fevereiro (1) e janeiro (1) de 2021; e dezembro (91), novembro (59), outubro (31), setembro (13), agosto (7), julho (8) e junho (4) de 2020. Os óbitos divulgados nesta data são de agosto (5) e julho (5) de 2022; e agosto (1), junho (2), maio (7), abril (1) e março (1) de 2021.
Municípios - Os pacientes que foram a óbito residiam em: Curiúva (5), Curitiba (3), Ventania (2), Ortigueira (2) e Imbaú (2). A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Vera Cruz do Oeste, Siqueira Campos, Sertanópolis, Reserva, Pato Branco, Mandaguari, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu. (Com informações da Sesa)
Clique aqui e confira o boletim completo
FOTO: Sesa
|
|
|