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Informe Paraná Cooperativo - edição nº 5391 | 24 de Agosto de 2022

ENCONTROS DE NÚCLEOS: Sistema Ocepar espera reunir total de 500 participantes nos eventos

Com a expectativa de reunir um total de aproximadamente 500 participantes, o Sistema Ocepar irá realizar a segunda rodada dos Encontros de Núcleos Cooperativos de 2022, entre os dias 12 e 15 de setembro. Os eventos têm como público-alvo os presidentes, membros dos Conselhos de Administração e Fiscal, líderes dos Comitês Educativos, grupos femininos e de jovens, executivos e gestores das cooperativas paranaenses.

Presenciais - As atividades voltam ao formato presencial, após várias edições ocorridas virtualmente devido à pandemia de Covid-19. Realizada tradicionalmente em outubro, a programação desta segunda etapa dos Encontros deste ano foi antecipada para o mês de setembro. A primeira rodada ocorreu entre os dias 14 e 17 de março. A iniciativa tem por objetivo de discutir assuntos de interesse do cooperativismo. Desta vez, no foco dos debates estará o Programa de Educação Política do Cooperativismo.

Agenda - No dia 12 de setembro, o Encontro será com representantes do Núcleo Centro-Sul, em Arapoti, tendo as cooperativas Capal, Sicredi Novos Horizontes PR/SP e Ceral como anfitriãs. No dia 13 de setembro, o Sistema Ocepar irá reunir as lideranças do Sudoeste em Mariópolis e as anfitriãs serão Camisc e Sicredi Parque das Araucárias PR/SC/SP. No dia 14, Copacol, Sicredi Nossa Terra PR/SP e Coopercaf vão receber os cooperativistas do Oeste, em Cafelândia. Já no dia 15, em Rolândia, ocorre a reunião dos Núcleos Norte e Noroeste, com a Credialiança como anfitriã.

Informações - Mais informações com Neuza Oliveira e Daniele Luana (secretaria@sistemaocepar.coop.br – 41 99278 0739 / 99151 2148). Clique aqui para efetivar a inscrição.

 

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FORMAÇÃO: Abertas as inscrições para o Curso de Conselheiros Fiscais

Estão abertas as inscrições para o Curso de Conselheiros Fiscais, promovido pelo Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR). A formação é destinada a conselheiros ­fiscais efetivos, suplentes e futuros conselheiros fiscais das cooperativas paranaenses. Serão capacitadas três turmas nos meses de agosto, setembro e novembro.

Programação - Na primeira turma serão formados representantes do ramo crédito, no dia 31 de agosto, das 8h às 17h, em Cascavel, Oeste do Estado. A segunda turma é dirigida a cooperativas de diversos ramos, no dia 27 de setembro, das 8h às 17h, e 28 de setembro, das 8h às 12h, em Guarapuava, no Centro-Sul. Ambas ocorrerão no formato presencial. E, nos dias 24 e 25 de novembro, das 8h às 12h, haverá o treinamento de conselheiros do ramo crédito, virtualmente, pela plataforma Microsof Teams. Clique aqui para se inscrever.

Conteúdo - No curso são abordados os seguintes conteúdos: representação do Sistema Ocepar, governança cooperativa, atuação do Conselho Fiscal, introdução à contabilidade de cooperativas e análise de indicadores de gestão. Conforme o Programa de Autogestão das Cooperativas Brasileiras, a formação é requisito para a realização das atividades do Conselheiro ­Fiscal. O certificado de participação é válido por três anos.

Informações - Mais informações pelo e-mail monitoramento@sistemaocepar.coop.br.

 

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PARANA.COOP+: Lideranças destacam importância do voto consciente; confira no website do Programa de Educação Política

parana coop 24 08 2022Quem visita o website do Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense parana.coop+ tem a oportunidade de ouvir os depoimentos de diversas lideranças das cooperativas do Paraná, além de parlamentares que integram a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) no Congresso Nacional. Eles destacam a importância do voto consciente e da participação de todos nas eleições; as conquistas obtidas no legislativo, com apoio de parlamentares identificados com o cooperativismo; o combate às fake news, entre tantos outros aspectos ligados ao tema. Os áudios são produzidos pelo jornalista Alexandre Salvador. Clique aqui e confira.

 

SISTEMA OCB: ESGCoop é lançado na abertura da Semana de Competividade

sistema ocb 24 08 2022“Essa semana é para desenvolver caminhos para o futuro e detalhar as etapas. Precisamos tratar de competitividade para mostrar nossa força dentro das estratégias de ESG. Vamos manter nossa âncora de princípios e valores no ESGCoop, porque ele já está em nosso DNA. Criaremos juntos métricas e caminhos para avançarmos ainda mais, em especial, nos comitês de mulheres e jovens que são as lideranças para a transformação.”

Programa - O anúncio caloroso do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, fez referência ao lançamento do Programa ESGCoop, programa que reúne estratégias de governança, social e ambiental dentro do modelo de negócios cooperativista. A fala foi proferida durante a abertura da Semana de Competitividade, nesta terça-feira (23/08), em Brasília. Segundo ele, quatro temas devem balizar o futuro de competitividade do coop: inovação; inteligência e estratégia de mercado; ESG no Coop; e formação de novas lideranças.

Força econômica e social - “Somos uma força econômica e social muito forte que cria caminhos para o futuro. Politicamente, já temos representatividade no Parlamento e devemos ampliá-la para que nossas ideias sejam defendidas e possamos avançar em marcos regulatórios e na elaboração de políticas públicas para nosso movimento”, afirmou o presidente.

Leque de oportunidades - Outro ponto destacado por ele foi o leque de oportunidades que podem surgir no mercado exterior. “Minha presença estratégica no Conselho da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), abre caminhos para a internacionalização dos nossos negócios. Por isso, espero que todos saiam daqui entusiasmados com a missão de transformar cada dia mais. Amanhã, vou deixar um desafio a vocês”, instigou.

Importância - Em um bate papo descontraído, a chief purpose partner da EB Capital, Tarsila Reis, e o CEO do grupo Anga, José Dario Neto, ressaltaram a importância do cooperativismo para o cenário econômico mundial e reforçaram como ele está alinhado às estratégias de ESG.

Raiz - “O cooperativismo já tem em sua raiz o ESG. A governança deve ser o primeiro pilar a ser construído porque não é mais uma questão de controle, mas de estratégia. O cooperativismo tem que assumir seu papel e refletir sobre quatro aspectos neste processo de construção: ambiental; inovação e acesso às tecnologias; equidade e diversidade; e liderança e governança para criar métodos e indicadores. O cooperativismo é o que o mundo precisa, porque o social e o econômico são compatíveis. E este meio lucrativo de servir a sociedade é ESG”, analisou Tarsila.

Evolução - O CEO Dario, por sua vez, afirmou que os conceitos de ESG tendem a evoluir, como aconteceu com os Objetivos do Milênio, da Organização das Nações Unidas (ONU), para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Segundo ele, o cooperativismo será o maior protagonista nesta estratégia de negócios, sobretudo, porque as novas gerações estão alinhadas a uma economia mais verde e mais solidária.

Jovens - “Temos cerca de 50 milhões de jovens brasileiros. Destes, 8 em cada 10 estão associados às questões ambientais e sociais. Estamos falando deum quarto da população brasileira. Os agentes públicos e privados têm se aproximado de organizações que praticam ESG. A América Latina, por sua origem sustentável, tem número crescente de investidores buscando empresas alinhadas à ESG. Estes três motivos reforçam que o Brasil precisa de lideranças competitivas e o cooperativismo é a vanguarda da estratégia ESG. As cooperativas podem fazer ainda mais investindo em ESG”, pontuou.

Iniciativa - Na sequência, a superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella, contou como foi construída a iniciativa para a criação do Programa ESGCoop. “Durante meses ouvimos, por meio de um grupo de trabalho, as Unidades Estaduais e as cooperativas que já estão tratando da pauta, bem como fornecedores e parceiros, para saber o que está sendo feito no mundo. Nesse processo, foram encontradas excelentes e avançadas propostas, que estão contempladas em nosso programa. Nosso projeto está alicerçado em quatro pilares: o mapeamento de ações já realizadas no coop; a definição e organização de indicadores conectados com nossos negócios; a escolha de caminhos coletivos que gerem impactos positivos; e a formação de lideranças ESG”, explicou.

Potencial - Tânia também falou sobre o potencial do coop para liderar a transformação ESG e as oportunidades que a estratégia pode trazer para o movimento. “A partir deste ano, todas as instituições financeiras do Brasil — incluindo as cooperativas de crédito — serão obrigadas a divulgar informações sobre os riscos sociais, ambientais e climáticos das iniciativas que financiam. É esperada também a abertura de linhas de crédito específicas para projetos que seguem os princípios ESG. No mercado internacional, cerca de 120 países só importam mercadorias produzidas de forma sustentável. Isso vale para o café, cacau, banana, têxteis e outros 300 produtos. O ESG é um caminho sem volta. Precisamos, portanto, organizar nossos indicadores para demonstrar que nosso modelo é ESG por essência”, asseverou.

Futuro - Para potencializar os negócios coop, Tânia reforçou a necessidade de dar continuidade a programas e projetos que abarquem a promoção da educação, o fomento ao desenvolvimento local, o combate e adaptação à emergência climática e a promoção da diversidade nos ambientes das cooperativas.

Manifesto - Ao final, a superintendente convidou integrantes dos comitês Geração C (jovens) e Elas pelo Coop (mulheres), do Sistema OCB para a leitura do Manifesto ESG Coop.

Link - Clique aqui e confira como foi o evento! (Sistema OCB)

 

RAMO CRÉDITO: Vencedores do Reconhecimento Inovação com Propósito serão revelados

ramo credito 24 08 2022A Federação Nacional dos Bancos (Fenasbac) realiza nesta quinta-feira (25/08), a partir das 10h, evento online para divulgar a relação de cooperativas de crédito escolhidas na primeira edição do Reconhecimento Inovação com Propósito no Brasil (Recip 2021). A iniciativa, apoiada pelo Sistema OCB e pelo Banco Central do Brasil, tem como objetivo revelar as cooperativas que inovam seguindo os princípios do movimento, bem como estabelecer referenciais e orientar a gestão para a inovação.

Aberto ao público - O evento é aberto ao público em geral e contará com a participação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto; do diretor de Fiscalização do Banco Central, Paulo Souza, do chefe do Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias do Banco Central, Harold Espínola; da superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella; da vice-presidente executiva da União Federal de Crédito das Nações Unidas (UNFCU), Pamela Agnone e dirigentes das cooperativas de crédito do país.

Requisitos - Para conquistar o reconhecimento, as cooperativas inscritas precisaram preencher requisitos relacionados a cinco diferentes indutores da inovação com propósito: Inovação participativa; Desenvolvimento de capacidades, estruturas e recursos; Comportamento Inovador, Inovação colaborativa e Inovação com propósito.

Valor - Segundo a Fenasbac, a iniciativa busca comunicar o valor do cooperativismo financeiro para a comunidade brasileira e aumentar a capacidade de expansão do setor, atendendo aos princípios do cooperativismo. “A ideia é provocar reflexão do setor e orientar a gestão das cooperativas para a inovação”.

Inscrição no evento - Para se inscrever e acompanhar o evento online acesse o link do formulário.

Recip 2022 - A segunda edição do Reconhecimento Inovação com Propósito no Brasil (Recip 2022) também será anunciada durante o evento desta quinta-feira. O edital com os detalhes para participação, período de inscrições e critérios de avaliação será publicado no início de setembro. (Sistema OCB)

 

COOPAVEL I: Dilvo anuncia nova estrutura à área de inovação no Show Rural

Um prédio com mais de quatro mil metros quadrados de área construída, ao lado do acesso principal ao parque tecnológico da Coopavel, vai abrigar a área de inovação do Show Rural Coopavel a partir da 35ª edição, de 6 a 10 de fevereiro de 2023. O anúncio oficial foi feito na manhã desta terça-feira (23/08) durante a assinatura de parcerias no Espaço Impulso, hub de inovação para o agronegócio inaugurado em fevereiro passado.

Digital - A nova estrutura vai custar mais de R$ 6 milhões e receberá o Show Rural Digital, atração do Show Rural Coopavel que cresce a cada ano e que comprova a forte conexão do agro com as novidades tecnológicas. O prédio em construção contará com alguns dos mais modernos recursos de inovação já desenvolvidos, conectando-o à era da sustentabilidade. “Teremos uma estrutura ideal para receber um evento que cresce à medida que a inovação transforma o cotidiano do agro e dos mais diferentes setores produtivos e da sociedade”, segundo o coordenador geral Rogério Rizzardi.

Parcerias - A assinatura da nova parceria do Espaço Impulso, integrado pelo PTI e ExoHub, foi com cooperativas, hubs de inovação e parques tecnológicos. “O Paraná conta com 18 parques tecnológicos e o ecossistema do Oeste, recentemente premiado em um grande evento nacional, mostra a força e a determinação da região de seguir crescendo e inovando. O PTI se sente orgulhoso em participar”, afirmou o presidente do Parque Tecnológico Itaipu Eduardo Castanheira Garrido Alves. “O cooperativismo, que tanto contribui para o crescimento do Oeste, faz-nos buscar o algo a mais, imprescindível ao desenvolvimento”, segundo Garrido.

Incremento - Essa é uma junção para incrementar o ecossistema de inovação do Oeste, indispensável para preparar a região para um futuro ainda mais promissor”, conforme Dilvo, acrescentando que os líderes precisam ter visão para entender as tendências e agir para reter talentos capazes de inserir o território, e suas respectivas empresas e profissões, a um mundo de novas possibilidades e expectativas. “Não há outro caminho para crescer que não seja pelo empreendedorismo inovador. É ele quem transforma o planeta e o agro é a força motriz brasileira que induzirá a evolução de outros setores”, segundo o diretor de Negócios do PTI, Rodrigo Régis.

Consolidação - A diretora de Expansão do ExoHub, Marcela Lachowski, informou que a função da empresa é contribuir com a consolidação de ecossistemas no Brasil inteiro. “Essas parcerias, como a firmada aqui, produzem ecossistemas fortes”, afirmou ela. “Estamos todos unidos por algo maior e também estamos felizes em participar”, citou George Hiraiwa, da Cocriagro. (Imprensa Coopavel)

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COOPAVEL II: Show Rural de Inverno tem agenda especial para a mulher agricultora

coopavel 24 08 2022É tempo de mulher no agro e no mundo. Esse é o tema de uma das novidades da terceira edição do Show Rural Coopavel de Inverno, uma programação especialmente destinada à mulher agricultora que será desenvolvida nesta quarta-feira (24/08). “A presença da mulher na agropecuária sempre foi determinante e agora cresce a participação feminina também nas cadeias do agronegócio. E a Coopavel, por meio do Show Rural, acompanha esse movimento tão intenso”, diz o presidente Dilvo Grolli.

Início - As atividades destinadas à mulher começaram às 9h com recepção e café da manhã, no espaço Paraná Cooperativo. A primeira atividade foi o debate É tempo de mulher no agro e no mundo. O assunto teve como debatedoras a coordenadora de Demanda da Basso Pancotte/Linha Verbac, Josiane Mangoni; a agrônoma de Desenvolvimento de Mercado da FMC Sara Carrera e os facilitadores Camila Tartari, agrônoma da Coopavel, e o administrador Luiz Antonio Tiradentes. À tarde, às 13h, o assunto será Nutrição e autocuidado com a psicóloga Raquel Bruchi Kremer e profissionais da área de saúde da FAG.

Programação oficial - Acompanhe a seguir a programação oficial desta quarta-feira, 24, segundo dia da terceira edição do Show Rural Coopavel de Inverno:

09:00

Espaço Impulso

43ª Reunião Ordinária do SRI Iguassu Valley

09:30

BASF

Palestra: Fitopatologia - Dr. Lucas Navarini

09:30

EMBRAPA

Trigo para alimentação animal: pastejo ou volumoso conservado - Dr. Osmar Conte

09:30

IHARA

Palestra: Manejo eficiente de doenças em Trigo - Adriano Machado

10:00

Corteva

Palestra: Manejo de Doenças na Cultura do Trigo - Pesquisadora Cecília Zambrini

10:00

Espaço Impulso – ALLTECH

Inteligência artificial e aprendizagem de máquina (Machine Learning) aplicadas à produção animal - Dr. Luiz Victor F. M. de Carvalho

10:00

Coopavel

Palestra: Potencial de utilização de Bioinsumos na agricultura - Dra. Paula Machado

10:00

BIOTROP

Palestras: Biológicos - Da exceção à regra

11:30

ESPAÇO IMPULSO

Premiação Radar de Inovação

13:30

Show Rural Coopavel de Inverno

Início da colheita de trigo no Paraná, com o secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara

13:30

Coopavel

Palestra: Do solo a mesa - Manejo Coopavel de trigo para altas produtividades.

13:30

Espaço Impulso

Painel: Como Difundir a Cultura de Investimento em Inovação

13:30

IHARA

Palestra: Desafios para manejo de daninhas com difícil controle - André Machado

13:30

BIOTROP

Palestras: Biológicos - Da exceção à regra

14:30

Espaço Impulso

Dinâmica: Desenvolvimento da cultura de investimento em inovação para a transformação no agronegócio

15:00

Palestra Magna – Paraná Cooperativo

Palestra: Um Olhar sobre o Mercado de Grãos - Consultor Vlamir Brandalizze

(Imprensa Coopavel)

 

COCAMAR: Campeões de Produtividade serão conhecidos nesta 5ª feira

Os cooperados produtores de soja da Cocamar que conquistaram as primeiras colocações na edição 2021/22 do Prêmio de Produtividade promovido pela cooperativa, terão seus nomes revelados na manhã de quinta-feira (25/08) durante evento de premiação a ser promovido na Associação Cocamar, em Maringá (PR).

Produtividade - Mesmo em uma safra de verão atingida por uma das mais severas adversidades climáticas em muitos anos, com redução de mais de 40% em média na produtividade das lavouras, produtores habituados a boas práticas, como o manejo sustentável do solo, o uso de tecnologias apropriadas e que foram contemplados pela ocorrência de umidade em algumas regiões, obtiveram bons resultados.

Categoria geral - Em seu 11º ano de realização, o concurso visa demonstrar que há um grande potencial a ser explorado para o aumento da produtividade de soja, conforme destaca o gerente técnico Emerson Nunes. Vão ser premiados o primeiro e o segundo colocados na categoria geral, enquanto na categoria ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) não houve vencedor. Ambos terão direito a participar de uma viagem aos Estados Unidos, no próximo ano.

Timac Agro - No mesmo evento serão conhecidos também os ganhadores da 3ª edição do Prêmio Colher Mais, promovido pela empresa Timac Agro, em parceria com a Cocamar, igualmente voltado à produtividade de soja, safra 2021/22. (Imprensa Cocamar)

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COPAGRIL: Unidade TRR passa a comercializar óleo diesel aos cooperados

Foi realizada, na tarde de terça-feira (23/08), a solenidade de inauguração da Unidade TRR - Transportador Revendedor Retalhista da Copagril. A cerimônia ocorreu de forma simples e direta, obedecendo as normas de segurança, apenas para marcar solenemente o início da operação do complexo construído recentemente com o investimento total de R$ 1,587.000,00.

Presenças - A solenidade teve a presença de Ricardo Chapla, presidente da Copagril, de Eloi Podkowa, vice-presidente, do secretário Marcio Buss, de conselheiros da cooperativa, colaboradores da unidade, o gerente de lojas e varejo Jaroslav Bradacz Neto e Enoir Primon, superintendente da Copagril.

Agradecimento - Chapla, agradeceu a todos pela colaboração e todo o trabalho realizado para que o TRR pudesse operar. “Quero parabenizar a equipe pelo trabalho de conseguira as licenças, fazer tudo conforme manda a lei, parabéns a todos. Hoje é um dia importante que a gente não poderia deixar de tornar solene. Tivemos uma tratativa bastante tranquila para conseguir todas as licenças, cumprir toda a lei que rege esta atividade. Esse é mais um empreendimento que fortalece o nosso cooperado. Este é o nosso combustível, e o serviço que prestaremos terá mais agilidade ressaltou Ricardo Chapla.

Estrutura - O TRR é uma estrutura autorizada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) a adquirir combustível a granel, lubrificantes acabados e graxa envasados para comercializar de maneira retalhada aos interessados na aquisição. A unidade trabalhará com o combustível óleo diesel comum e S10, lubrificantes e graxas, construído para trazer mais comodidade logística e, acima de tudo, qualidade aos cooperados da Copagril.

Base de recebimento - O empreendimento conta com uma base de recebimento onde estão três tanques com capacidade para 30 mil litros, totalizando capacidade estática de 90 mil litros. Há também uma base de expedição onde serão carregados os caminhões para o transporte aos cooperados e uma sala de controle, onde ocorrerão os testes de qualidade do combustível e controle dos dispositivos.

Frota - O TRR ainda conta com uma frota de veículos composta por duas carretas, com capacidade para transporte de 40 mil litros de combustível cada e 2 caminhões ‘toco’, com capacidade para 10 mil litros cada, estes destinados à entrega do diesel nas propriedades. Todas as instalações, veículos e procedimentos seguindo rigorosamente as normas preconizadas pela ANP.

Equipe - Na equipe, um supervisor, um responsável pelo departamento administrativo, um líder operacional, vendedores e os motoristas, todos colaboradores da Copagril, que atuarão sob a missão de “fornecer produtos e serviços no segmento de combustíveis com qualidade superior, presteza e de maneira sustentável, gerar valor aos associados e a Copagril, garantir a satisfação dos colaboradores e clientes, contribuindo com o desenvolvimento do agronegócio”.

Qualidade - Ao final da solenidade, os conselheiros destacaram o TRR como uma estrutura que visa dar mais qualidade ao cooperado, mas que, no contexto do cooperativismo, terá o diferencial de ser de cada associado. “Além de termos uma estrutura para nos trazer um bom atendimento, com a qualidade que a gente conhece da Copagril, temos também a certeza de que isto é dos cooperados e todo investimento acaba voltando pra cada um no final”, resumiram. (Imprensa Copagril)

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SICREDI I: Nova estrutura de agência e extensão da sede é lançada em Campos dos Goytacazes (RJ)

sicredi I 24 08 2022O Sicredi, instituição financeira cooperativa comprometida com a vida financeira dos associados, com o desenvolvimento das regiões onde atua, com presença nacional e mais de 2,3 mil agências em todo o Brasil, realizou, no dia 18 de agosto, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), o evento de lançamento da nova estrutura em Campos dos Goytacazes (RJ). A região fluminense faz parte da área de atuação da Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ, uma das 108 cooperativas integrantes do Sistema.

Nova estrutura - No evento, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer em primeira mão o projeto da nova estrutura da instituição financeira cooperativa no município. O presidente da CDL de Campos, Edvar de Freitas Chagas Junior, destacou a importância da instituição e deste avanço para a região. “O Sicredi corrobora a levantar a bandeira do desenvolvimento, com essa missão e as portas abertas tanto do Sicredi e da CDL é que vamos fazer crescer a cidade e região.”

Presença - A Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ está presente no município há quatro anos e, neste período, já inaugurou oito agências em cidades fluminenses e, para comportar a expansão da cooperativa na região, foi planejado este espaço mais amplo para o apoio às agências. O local escolhido fica na Avenida Pelinca, e terá uma estrutura de mais de mil metros quadrados, preparada para oferecer o melhor atendimento, marca registrada do Sicredi. O espaço também foi projetado visando à sustentabilidade energética, com placas fotovoltaicas que fornecerão toda a energia necessária para o funcionamento das instalações.

Expansão - “A nova agência e a extensão da sede regional devem contribuir ainda mais para a expansão do cooperativismo de crédito na cidade e região. Fomos muito bem recebidos, e isso nos faz acreditar que ainda vamos crescer muito, realizar muitos projetos, parcerias e o sonho de tornar Campos dos Goytacazes um polo do cooperativismo de crédito”, afirmou o vice-presidente da Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ, Marcos Luis Conzatti.

Instituições financeiras cooperativas X bancos - As instituições financeiras cooperativas oferecem os mesmos serviços financeiros de um banco tradicional. Porém com grandes diferenciais: atendimento de qualidade, consultivo e humanizado e com toda a tecnologia à disposição. Por serem associados, e não clientes, os correntistas recebem de volta parte do resultado positivo da instituição e, como são donos do negócio, participam ativamente da gestão da cooperativa durante as assembleias.

Principal objetivo - O principal objetivo de uma cooperativa de crédito não é garantir o lucro, mas trabalhar para propor as melhores soluções financeiras ao associado. Os resultados positivos gerados, retornam ao cooperado de acordo com a movimentação financeira. Além disso, os recursos aplicados nas instituições financeiras cooperativas ficam na região de atuação de cada cooperativa, movimentando a economia por meio das linhas de crédito.

Investimento em inovação - No Sicredi, a ampliação da rede física está aliada ao desenvolvimento de tecnologias e inovação nos canais de atendimento. Com o objetivo de estar cada vez mais próximo dos associados, além das agências físicas, o Sicredi oferece também uma múltipla rede de canais como o Aplicativo Sicredi e Internet Banking, redes de autoatendimento, agentes credenciados e atendimento via WhatsApp pelo número (51) 3358-4770.

Sobre o Sicredi - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.300 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros. Site do Sicredi: www.sicredi.com.br. (Imprensa Sicredi)

 

SICREDI II: Com apoio da Fundação Sicredi, peça teatral #Juntos leva o teatro a diversas localidades brasileiras em turnê nacional

sicredi II 24 08 2022Com o objetivo de proporcionar o acesso à cultura aos quatro cantos do país, a peça #Juntos chega a José Bonifácio (SP), dia 30 de agosto, onde se apresentará às 14h30, no Câmara Municipal. A produção, que conta com o apoio da Fundação Sicredi por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, está percorrendo o Brasil a partir do RS e já passou também por Santa Catarina. A nova etapa inclui o Paraná e São Paulo. Com texto da dramaturga Dedé Ribeiro e direção do premiado Daniel Colin, o espetáculo aborda, de forma descontraída, as questões da transição do jovem para a vida adulta, em suas amplas mudanças e decisões. Todas as apresentações serão gratuitas e abertas ao público.

Preocupações - “#Juntos reflete com leveza e bom humor as questões que preocupam os jovens. Como preparar-se para o futuro com tantos caminhos possíveis? Nos dias de hoje o espaço físico não precisa ser compartilhado para que as pessoas possam cooperar, se unir e construir seus projetos de vida juntas” afirma a dramaturga Dedé Ribeiro. A direção prevê uma concepção muito contemporânea, que brinca com o analógico e o virtual. Daniel Colin afirma que “o apoio do Sicredi tem sido extremamente relevante às artes cênicas do Brasil, tendo em vista que os espetáculos apoiados pela instituição circulam por centenas de cidades brasileiras há mais de uma década, sendo acessados por milhares de espectadores de forma gratuita, como foi o caso de Qual Vai Ser?, peça dirigida por mim em 2015 que se apresentou em aproximadamente 250 cidades de norte a sul do Brasil.

Educação financeira - “O Sicredi acredita que por meio da educação financeira, as pessoas podem transformar sua relação com o dinheiro e conquistar maior independência e liberdade para as suas vidas, o que reforça a importância de apoiarmos uma produção artística que fomenta esse tema de uma forma leve e descontraída. Além disso, o fato de o espetáculo rodar por pequenos municípios, que muitas vezes não têm a oportunidade de receber muitas atrações culturais, tem grande sinergia com a nossa atuação, que busca o desenvolvimento local das comunidades também fora dos grandes centros urbanos”, comenta Cristiane Amaral, gerente da Fundação Sicredi.

Ação - A ação de #Juntos se passa no dia da formatura de três colegas inseparáveis no ensino médio, que traçam planos para o futuro. No entanto, a separação é inevitável, mas a distância, hoje, é relativa, graças às redes sociais. Com o auxílio da irmã de um deles e de outras personagens que aparecem, os amigos criam juntos um projeto que possa reuni-los outra vez e garantir que seus sonhos de trabalho se realizem. Com muitas complicações e situações divertidas, a montagem foi concebida para um público jovem, de 13 a 20 anos. Na ficha técnica destacam-se atores reconhecidos no teatro gaúcho, como Douglas Oliveira, Denis Gosh e Ursula Collischonn, entre outros, bem como os cenários de Rodrigo Shalako e os figurinos de Antônio Rabadan. A produção é assinada pela DUX /LIGA Produção Cultural.

Apoio - Não é de hoje que a Fundação Sicredi apoia a arte e possibilita levá-la a muitas cidades brasileiras. Entre 2015 e 2018, a peça Qual Vai Ser? percorreu 256 localidades sendo uma das maiores turnês de uma peça nacional em número de cidades. Antes disso, foram realizadas as montagens de A Caravana dos Poupedis; Rir e Poupar: é só Começar e Zum, Zum, Zum- A União faz a Vida, com grande sucesso. Todas as montagens e turnês aconteceram via Lei federal de Incentivo à Cultura e tiveram excelente retorno de público.

Sobre a autora e diretor - Dedé Ribeiro é dramaturga, produtora, professora e colagista, nascida em Porto Alegre/ RS. Jornalista por formação, com DEA na Universidade de Paris I - Pantheón-Sorbonne e mestrado em Artes Visuais na UFRGS. Como dramaturga, ganhou o Prêmio Habitasul com “O Mistério das Baipotas” (com Angel Palomero); produziu o projeto MicroDramas (internet, saraus e adesivos com os textos) e integrou por oito anos a Oficina Dran, de Dramaturgia, orientada por Graça Nunes. Teve sete textos teatrais publicados em quatro livros e um de seus textos - "Qual Vai Ser?" - apresentado em 280 cidades brasileiras, no projeto da Fundação Sicredi e Ministério da Cultura. É produtora e professora de produção. Desde 2016 estuda programação neurolinguística e dedica-se às artes visuais, tendo apresentado diversas exposições individuais e coletivas.

Daniel Colin - Daniel Colin é Doutor em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Mestre e Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Também é professor convidado da Pós-Graduação Lato Sensu / Especialização - Artes Cênicas (CENSUPEG). No teatro atua como diretor, ator, performer, dramaturgo, pesquisador e professor. É integrante e membro-fundador do grupo Teatro Sarcáustico, em Porto Alegre/RS, desde 2004. Dentre seus trabalhos destacam-se o espetáculo Qual Vai Ser?, que circulou por mais de 200 cidades de norte a sul do Brasil entre os anos de 2015 e 2018. Recebeu, nas mais variadas funções, diversos prêmios, incluindo Açorianos de Teatro, Tibicuera de Teatro Infantil, Braskem em Cena, RBS Cultura e Trajetórias Culturais. Trabalha em eventos de grande porte como Natal Luz de Gramado desde 2011 até os dias atuais. Sua pesquisa teórico-prática pessoal articula conceitos como corpo, performance, arte e atuação em relação com estudos sobre decolonialidade, gênero e sexualidade, a partir da qual resultaram suas investigações de mestrado e doutorado.

SERVIÇO:

#JUNTOS: A nova montagem teatral da Fundação Sicredi em turnê brasileira

Data: 30 de agosto

Horário: 14h30

Local: Câmara Municipal - Av. Romeu Maia Souto, 20 - José Bonifácio (SP)

Entrada franca

Realização: Fundação Sicredi

*Um projeto financiado pela Lei de Incentivo à Cultura/ Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo

Sobre o Sicredi O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.300 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros. Site do Sicredi: www.sicredi.com.br. (Imprensa Sicredi)

 

SICREDI PLANALTO DAS ÁGUAS: Novo espaço é inaugurado em Palmeira D'Oeste (SP)

Aconteceu, nesta terça-feira (23/08), o início dos trabalhos do novo espaço Sicredi na cidade de Palmeira D´Oeste, região noroeste de São Paulo. A obra foi projetada com um design moderno, que busca se diferenciar de uma instituição financeira tradicional, e que oferece aos associados um atendimento mais privativo e personalizado, proporcionando um relacionamento mais próximo e uma experiência ainda mais colaborativa, que é um dos atributos da marca Sicredi. A agência está localizada na Rua Brasil, 5259, no Centro de Palmeira D´Oeste.

Soluções - “Um aconchegante, moderno e sustentável espaço à disposição da comunidade de Palmeira D’Oeste, oferendo mais de 300 soluções financeiras para pessoas físicas, jurídicas e agro. Fica o convite para toda a comunidade local experimentar essa alternativa para sua vida financeira”, enfatiza o diretor executivo da cooperativa Sicredi Planalto das Águas PR/SP, Valmir Dzivielevski.

Novo espaço - O novo espaço possui 376 metros quadrados e 03 terminais de autoatendimento. “Com a entrega desta nova agência, ficamos felizes por estarmos cumprindo com nossa missão de oferecer soluções financeiras que agregam renda aos associados e contribuam com o desenvolvimento da região”, comenta o presidente da Sicredi Planalto das Águas PR/SP, Fabio Peterlini. (Imprensa Sicredi Planalto das Águas PR/SP)

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UNIMED LONDRINA: Colaboradores são professores voluntários nas disciplinas do curso de atendentes

unimed londrina 24 08 2022Começam, nesta semana, as aulas de mais uma edição do Curso de Atendentes na Área da Saúde, promovido pela Unimed Londrina. A iniciativa tem como objetivo promover gratuitamente a formação de pessoas aptas a trabalharem em consultórios e clínicas da área da saúde. Pela primeira vez em 6 anos de ação, o curso conta com 100% das aulas ministradas voluntariamente por colaboradores e parceiros. De acordo com a gerente de sustentabilidade, Fabianne Piojetti, nos cursos anteriores a Unimed contratava uma instituição para realizar duas disciplinas. “Neste ano tivemos a surpresa de também poder contar com o trabalho de colaboradores voluntários para essas aulas", comemora.

Instrutores - As disciplinas serão ministradas por profissionais que atuam na área no seu dia a dia. "Vai ser uma oportunidade de os participantes do curso aprenderem conceitos técnicos por quem já executa na prática", ressalta, Fabianne. "Contar com o trabalho voluntário só reforça o propósito humano e social do curso", valoriza.

Voluntário - O colaborador da Unimed e analista de negócios em TI, Edno de Souza, é voluntário da iniciativa desde a primeira edição. Para ele, participar do curso é um exercício de cidadania e uma forma de retribuir as oportunidades que recebeu quando adolescente. “Todos somos capazes, e eu sou um destes que abraçou tudo que foi me ofertado. Saí de um balcão de lanchonete e hoje estou em um excelente departamento de informática”, reconhece. “Eu sinto que tenho que dar minha contribuição para sociedade”, complementa o analista.

Quatro módulos - Neste ano, a organização formatou o curso em quatro módulos: “Eu Protagonista” focará no autodesenvolvimento do profissional, buscando trabalhar o protagonismo no direcionamento da carreira e o aproveitamento de oportunidades de aprendizado e crescimento; “Eu Social”, abordará o trabalho em equipe e o posicionamento no ambiente profissional com ética e cidadania; “Eu Profissional” desenvolverá habilidades técnicas voltadas ao dia a dia de quem atua no atendimento na área da saúde; e “Eu e Unimed” dividirá as informações específicas sobre o Sistema Unimed, o perfil do cliente Unimed Londrina e orientações sobre a utilização básica de sistemas específicos da Cooperativa.

Temas - Com carga horária total de 87 horas aula, a grade curricular do curso inclui disciplinas como Autoconhecimento, Atendimento Presencial e Telefônico, Planejamento e Organização da Rotina, Comunicação Escrita, Marketing Pessoal, Excel, Informática, Saúde Mental no Ambiente de Trabalho e Diversidade, Administração de Conflitos entre outras.

Currículos - Após o término do curso, os alunos têm seus currículos disponibilizados na área do Cooperado e de prestadores no site da Unimed Londrina. “Também disponibilizamos os currículos dos novos profissionais para outros estabelecimentos que demonstrarem interesse em contratá-los”, comenta Fabianne. Neste caso, basta enviar um e-mail para a equipe da Unimed Londrina no endereço sustentabilidade@unimedlondrina.com.br.  

Início das aulas - Neste ano, o curso, que é oferecido gratuitamente para a comunidade, registrou 312 inscritos, número recorde. Foram selecionadas 45 pessoas para participar do curso, sendo que sete vagas foram reservadas para as mulheres em situação de vulnerabilidade, atendidas pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. As aulas começam no próximo dia 10, com término previsto em novembro, quando acontecerá a formatura. (Imprensa Unimed Londrina)

 

CONAB: Webinar Perspectivas para a Agropecuária 2022/2023 é nesta quarta-feira

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza, nesta quarta-feira (24/08), a partir das 14h, o webinar Perspectivas para a Agropecuária Safra 2022/23. O evento será transmitido, exclusivamente, pelo canal provisório da Conab no YouTube.

Presenças - Participam do webinar o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes; o diretor-presidente da Companhia, Guilherme Augusto Sanches Ribeiro; o diretor de Informações Agropecuárias e Políticas Agrícolas da Conab, Sergio De Zen; o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Soria Bastos Filho; além de outros palestrantes dos setores público e privado. (Conab)

SERVIÇO:

Perspectivas para a Agropecuária Safra 2022/23

Data: 24 de agosto de 2022

Horário: 14h

Link para transmissão: https://youtu.be/judm_bqjgkM

 

conab folder 24 08 2022

TRANSPORTE: ANTT aprova reajuste dos valores da tabela de pisos mínimos de frete

transporte 24 08 2022A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, nesta terça-feira (23/08), a Portaria nº 214/2022, com os novos valores de pisos mínimos de frete do transporte rodoviário de cargas, considerando a variação no preço do óleo diesel no mercado nacional superior a 5% (cinco por cento) em relação ao preço considerado na planilha de cálculos da Política Nacional de Pisos Mínimos de Frete (PNPM).

Última atualização - Em 19/08/2022, a ANP divulgou a última atualização semanal da pesquisa de preços do Diesel S10 ao consumidor, cujo valor foi de R$ 7,13 por litro como preço médio do Brasil (período de 14/8/2022 a 20/8/2022), o que resultou em um percentual de variação acumulado, desde a publicação da Resolução ANTT nº 5.949/2021, de -5,94%. 

Reajuste - O reajuste é previsto no § 3º do art. 5º da Lei nº 13.703/2018: "Sempre que ocorrer oscilação no preço do óleo diesel no mercado nacional superior a 5% (cinco por cento) em relação ao preço considerado na planilha de cálculos de que trata o caput deste artigo, para mais ou para menos, nova norma com pisos mínimos deverá ser publicada pela ANTT, considerando a variação no preço do combustível". O percentual foi alterado pela Medida Provisória nº 1.117/2022.

Alteração - Nesse sentido, a Resolução ANTT nº 5.867/2020, alterada pela Resolução nº 5.949/2021, estabelece as regras gerais, a metodologia e os coeficientes dos pisos mínimos, referentes ao quilômetro rodado na realização do serviço de transporte rodoviário remunerado de cargas, por eixo carregado. A norma utiliza, como preço de mercado, o valor do óleo diesel S10 apurado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), autarquia legalmente competente para realizar o acompanhamento de preço de combustíveis no Brasil.

PNPM - Para saber tudo sobre a Política Nacional dos Pisos Mínimos de Frete (PNPM), clique aqui. Para entender as etapas de implementação, acesse aqui. 

Histórico - A Lei nº 13.703, de 8 de agosto de 2018, que instituiu a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC), determinou que compete à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicar norma com os pisos mínimos referentes ao quilômetro rodado na realização de fretes, por eixo carregado, consideradas as distâncias e as especificidades das cargas definidas no art. 3º da Lei.

Publicação - O parágrafo 1º do artigo 5º da Lei nº 13.703/2018 estabelece que a ANTT deverá publicar nova tabela com os coeficientes de pisos mínimos atualizados, até os dias 20 de janeiro e 20 de julho de cada ano, estando tais valores válidos para o semestre em que a norma for editada. Por sua vez, o parágrafo 2º do artigo 5º estabelece que na hipótese de a norma não ser publicada nos prazos estabelecidos no § 1º, os valores anteriores permanecerão válidos, atualizados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ou por outro que o substitua, no período acumulado. (ANTT)

 

IPCA-15: Prévia da inflação fica em -0,73% em agosto, menor taxa desde o início da série histórica em 1991

ipca destaque 15 24 08 2022Influenciado pela queda nos preços dos combustíveis, em particular da gasolina e do etanol, e da energia elétrica, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), a prévia da inflação oficial, ficou em -0,73% em agosto, após variação de 0,13% em julho. Foi a menor taxa registrada desde o início da série histórica, iniciada em novembro de 1991. Apesar da queda recorde, os preços de Alimentação e bebidas (1,12%) e Saúde e cuidados pessoais (0,81%) continuaram subindo.

Alta acumulada - No ano, o IPCA-15 acumula alta de 5,02% e, em 12 meses, de 9,60%, abaixo dos 11,39% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em agosto de 2021, a taxa foi de 0,89%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (24/08) pelo IBGE.

Variações negativas - Houve variações negativas em três dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados. A queda da gasolina (-16,80%) influenciou o resultado do grupo dos transportes, que teve a maior variação negativa (-5,24%) e o maior impacto negativo, de -1,15 ponto percentual (p.p.). Já a maior variação positiva veio de alimentação e bebidas (1,12%), influenciada principalmente pelo aumento nos preços do leite longa vida (14,21%), maior impacto individual positivo no índice do mês, com 0,14 p.p.

Combustíveis - A queda nos preços dos combustíveis (-15,33%) foi causada não só pela gasolina, mas também pelo etanol (-10,78%), gás veicular (-5,40%) e óleo diesel (-0,56%). Dentro do grupo transportes, outro subitem com intensa variação negativa foram as passagens aéreas (-12,22%), após subirem quatro meses consecutivos. No lado das altas, os veículos próprios (0,83%) continuaram subindo: motocicleta (0,61%), automóvel novo (0,30%) e automóvel usado (0,17%).

Habitação - Já a variação negativa no grupo habitação (-0,37%) está relacionada ao recuo nos preços da energia elétrica residencial (-3,29%), devido à redução em vários estados da alíquota de ICMS cobrada sobre esse serviço. Além disso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou revisões tarifárias extraordinárias de diversas distribuidoras que operam em áreas de abrangência do índice, reduzindo as tarifas a partir de 13 de julho. As áreas registraram variações que foram desde -16,18% em Recife - onde o ICMS foi reduzido de 25% para 18% e houve retirada da incidência sobre os serviços de transmissão e distribuição - até 2,96% em São Paulo, onde foi aplicado um reajuste de 10,43% nas tarifas de uma das concessionárias pesquisadas, em vigor desde 4 de julho.

Comunicação - Comunicação (-0,30%) também ficou em queda. O destaque ficou com os planos de telefonia fixa e de telefonia móvel, cujos preços caíram 2,29% e 1,04%, respectivamente, em agosto. Por sua vez, os aparelhos telefônicos registraram alta de 0,57%, após queda de 0,52% em julho.

Alimentação - Em contraponto às quedas, a alimentação (1,12%) continuou em alta. O resultado foi influenciado pelo aumento do leite longa vida, que acumula no ano variação de 79,79%. Outros destaques no grupo foram as frutas (2,99%), que também haviam subido em julho (4,03%), o queijo (4,18%) e o frango em pedaços (3,08%). Com isso, a alimentação no domicílio variou 1,24% em agosto.

Fora do domicílio - A alimentação fora do domicílio também teve alta de 0,80% em agosto, desacelerando em relação ao mês anterior (1,27%). Tanto o lanche (0,97%) quanto a refeição (0,72%) tiveram variações inferiores às registradas em julho (de 2,18% e 0,92%, respectivamente).

Saúde - A variação positiva registrada em Saúde e cuidados pessoais (0,81%), influenciada pelos planos de saúde (1,22%), correspondente à fração mensal do reajuste de 15,50% autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em 26 de maio para os planos novos. Além disso, os itens de higiene pessoal aceleraram de 0,67% em julho para 1,03% em agosto.

Educação - O grupo educação (0,61%) também teve alta. Os cursos regulares subiram 0,52% principalmente por conta dos subitens creche (1,47%), ensino fundamental (0,71%) e ensino superior (0,44%). Os cursos diversos registraram alta de 1,18%, cuja influência veio dos cursos de idiomas (2,15%) e cursos preparatórios (2,04%). Já as despesas pessoais (0,81%) apresentaram variação próxima a do mês anterior (0,79%).

IPCA-15 tem queda em todas as áreas pesquisadas - A pesquisa mostra também que todas as onze áreas pesquisadas tiveram variações negativas em agosto. A menor variação ocorreu em Belo Horizonte (-1,58%), especialmente por conta da gasolina (-20,50%) e da energia elétrica (-13,11%). A maior variação, por sua vez, foi em São Paulo (-0,11%), cujo resultado foi influenciado pelas altas de 11,31% no leite longa vida e de 2,96% na energia elétrica.

Mais sobre o IPCA-15 - O Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor - SNIPC produz contínua e sistematicamente índices de preços ao consumidor. Com divulgação na Internet iniciada em maio de 2000, o IPCA-15 difere do IPCA apenas no período de coleta, que abrange, em geral, do dia 16 do mês anterior ao 15 do mês de referência, e na abrangência geográfica.

População-objetivo - Atualmente a população-objetivo do IPCA-15 abrange as famílias com rendimentos de 1 a 40 salários-mínimos, qualquer que seja a fonte, residentes em 11 áreas urbanas das regiões de abrangência do SNIPC, as quais são: regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, além do Distrito Federal e do município de Goiânia. (Agência IBGE de Notícias)

FOTO: Licia Rubinstein / Agência IBGE Notícias

 

ipca tabela 15 24 08 2022

 

PEAC: Programa Emergencial de Acesso a Crédito na modalidade de garantias é reaberto

peac 24 08 2022O Programa Emergencial de Acesso a Crédito (Peac), na modalidade de garantias (Fundo Garantidor de Investimentos – FGI), foi reaberto na segunda-feira (22/8), com uma novidade: os empréstimos contemplarão também microempreendedores individuais (MEIs). Em nova edição, detalhada na Medida Provisória nº 1.114, de 20 de abril de 2022, o Peac-FGI realizará operações até 31 de dezembro de 2023. As estimativas são que essa fase do programa garanta em torno de R$ 21 bilhões em novos empréstimos.

Recursos - Os recursos começaram a ser ofertados na segunda-feira (22/08) pelos bancos, que deverão observar uma taxa média de 1,75% ao mês nas operações do programa. Os créditos terão prazos que variam entre 12 e 60 meses, incluída carência entre seis e 12 meses.

Novas garantias - As novas garantias serão oferecidas a partir de recursos que já foram pagos pelas empresas e que não serão devolvidos à União neste momento. O Decreto nº 11.022, de 31 de março de 2022, zerou a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) até o fim de 2023 para o Peac.

Enfrentamento da pandemia - Instituído pela Medida Provisória nº 975, de 1º de junho de 2020, convertida na Lei nº 14.042, de 19 de agosto de 2020, o Peac-FGI tinha como principal objetivo ampliar o acesso das micro e pequenas empresas ao crédito, para o enfrentamento das consequências da pandemia da Covid-19. Iniciativa da Secretaria de Produtividade e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia, o programa é operado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Até 31 de dezembro de 2020, o Peac-FGI garantiu 135.720 empréstimos, tomados por 114.355 empresas, totalizando R$ 92,1 bilhões.

Micro ou pequeno porte - Atualmente, em torno de 98 a 99% das empresas no Brasil são de micro ou pequeno porte, responsáveis por 55% dos empregos formais e por 29% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Os microempreendedores individuais (MEI) – que são uma modalidade de microempresa – correspondem a 67% das empresas brasileiras, totalizando quase 14,3 milhões de empresas. (Ministério da Economia)

FOTO: Pixabay

 

CÂMBIO: Dólar cai para R$ 5,09 e fecha no menor valor em uma semana

cambio 24 08 2022A divulgação de indicadores econômicos fracos nos Estados Unidos fez o dólar cair e fechar abaixo de R$ 5,10 pela primeira vez em uma semana. Beneficiada pelo lucro de empresas varejistas e pela recuperação das commodities (bens primários com cotação internacional), a bolsa de valores subiu mais de 2%, após duas quedas seguidas.

Cotação - O dólar comercial encerrou esta terça-feira (23/08) vendido a R$ 5,099, com recuo de R$ 0,067 (-1,31%). A cotação iniciou o dia em leve baixa, mas acelerou a queda após dados mostrarem desaceleração na atividade econômica norte-americana.

Perda acumulada - No menor nível desde 15 de agosto, o dólar acumula queda de 1,45% em agosto. Em 2022, o recuo chega a 8,55%.

Recuperação - No mercado de ações, o dia foi marcado pela recuperação. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 112.857 pontos, com alta de 2,13%. O indicador descolou-se das bolsas norte-americanas, que caíram com a desaceleração econômica nos Estados Unidos.

Indicadores - Indicadores divulgados nesta terça mostraram que o índice de atividade de negócios no setor privado nos Estados Unidos registrou o nível mais baixo em 18 meses. Paralelamente, a compra de moradias na maior economia do planeta atingiu o menor patamar em seis anos, influenciada pelos recentes aumentos de juros que impactaram o preço das hipotecas.

Pressões - Os dados aumentaram as pressões para que o Federal Reserve (Fed, Banco Central norte-americano) reduza o ritmo de aumento de juros nas próximas reuniões. Taxas mais altas em economias avançadas, como nos Estados Unidos, estimulam a fuga de capitais de países emergentes, como o Brasil, mas elevações menores que o previsto ajudam a conter a pressão.

Bolsa - Em relação à bolsa, o agravamento da seca na China ajudou o mercado de ações brasileiros. Isso porque aumentaram as expectativas de que o Brasil exporte mais comida para o país asiático. Paralelamente, as apostas de que o ciclo de alta da taxa Selic (juros básicos da economia) está perto do fim impulsionou as ações de empresas varejistas. (Agência Brasil, com informações da Reuters)

FOTO: Pixabay

 

JUSTIÇA ELEITORAL: E-título substitui documento impresso; conheça os demais apps da eleição

justica eleitoral 24 08 2022Lançado em 2018, o e-Título é o aplicativo da Justiça Eleitoral que substitui o tradicional título de eleitor impresso no dia das eleições. O app, que pode ser baixado em qualquer plataforma para uso no celular ou no tablet, oferece diversas facilidades e permite o acesso rápido a informações eleitorais.

Outros serviços - Além de fornecer a via digital do título de eleitor, o e-Título serve para gerar certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais; emitir e pagar multas; consultar o local de votação; justificar a ausência às urnas; e se inscrever como mesário voluntário, entre outros serviços, eliminando a necessidade de se dirigir a um cartório eleitoral.

Uso - Para utilizar o e-Título, o eleitor deve inserir o número do título ou do CPF, nome, nome da mãe e do pai e data de nascimento. Depois, é só seguir os passos indicados.

Fotografia - O eleitor que já tenha feito o cadastramento biométrico (impressões digitais, fotografia e assinatura) terá uma fotografia na sua versão do e-Título, facilitando a identificação na hora do voto. Caso contrário, deverá levar outro documento oficial com foto para se identificar ao mesário no dia da votação.

Regra - Como regra, não é preciso ter o título de eleitor em mãos, caso a pessoa saiba a seção e o local em que vota. Basta levar um documento oficial com foto.

Antecedência - O membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep) Bruno Andrade recomenda que os eleitores baixem o aplicativo e-Título com antecedência. “A gente orienta que a população baixe o aplicativo e-Título e emita seu título de eleitor antes do dia da eleição para que, no dia, você possa utilizar o aplicativo sem qualquer intercorrência.”

Outros aplicativos - A Justiça Eleitoral conta ainda com outros aplicativos para auxiliar o eleitor:

- Resultados permite que o cidadão acompanhe a apuração das eleições

- Boletim na Mão fornece uma cópia digital dos boletins de urna

- Pardal permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral

- Stickers reúne personagens de campanhas e ações de conscientização contra a desinformação

- Mesário foi desenvolvido para treinar e auxiliar os mesários antes e durante as eleições. (Agência Câmara de Notícias, com informações do Tribunal Superior Eleitoral

 

LEGISLATIVO: Senadores manifestam apoio a projeto que dá fim ao rol taxativo; ministro da Saúde é contra

legislativo 24 08 2022O Senado retomou nesta terça-feira (23/08) o debate sobre o projeto de lei que obriga planos de saúde a cobrirem tratamentos não previstos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Já no início da sessão, o relator do PL 2.033/2022, senador Romário (PL-RJ) e outros senadores manifestaram apoio à proposta, enquanto que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e representantes da ANS alertaram para o risco da nova lei ameaçar a “sustentabilidade” das empresas que operam os planos de saúde.

Exemplificativo - O projeto dá à lista de procedimentos cobertos pelos planos de saúde um caráter exemplificativo, e não taxativo, como defendem essas empresas. Para as associações ligadas a pacientes que utilizam remédios e procedimentos ainda não incorporados à lista, a adoção do rol taxativo significa deixar os doentes sem tratamento.

Parecer favorável - Romário sinalizou que apresentará parecer favorável ao texto já aprovado pela Câmara dos Deputados. A expectativa, segundo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, é que o projeto seja votado até o final do mês.

Tratamento - “Não podemos negar a essas pessoas o direito de uma existência digna e com menos sofrimento. Muitos brasileiros e brasileiras pagam caro por planos de saúde para garantir o melhor tratamento a suas famílias”, disse Romário.

Apelo - A senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) reforçou o apelo de pacientes e familiares de pessoas com deficiência e doenças raras. “Defendo o caráter exemplificativo. O rol taxativo coloca em risco milhares de brasileiros e brasileiras. É um drama o que vivem inúmeras famílias de pessoas com deficiência, doenças degenerativas e raras que precisam lutar na justiça para tratamentos que não constam no rol da ANS”, disse a senadora. 

Comprovação científica - Marcelo Queiroga apontou riscos para a sustentabilidade financeira dos planos de saúde em caso de aprovação do projeto e afirmou que a ANS é ágil na incorporação de tecnologias e novos tratamentos. Ele defendeu o rol taxativo como forma de assegurar a incorporação de medicamentos e terapias com comprovação científica. O ministro da Saúde afirmou ainda que a atual redação do projeto pode encarecer os planos de saúde. 

Incorporação - “A legislação já traz de maneira muito clara um processo para incorporação de tecnologias no âmbito da saúde suplementar, com previsibilidade e critérios claros, e que permite segurança e equidade nas incorporações de tecnologias em saúde. [...] O objetivo é ampliar o acesso, mas [é preciso] ampliar o acesso com qualidade. Se não houver essa avaliação, será automaticamente repassado para os beneficiários da saúde complementar os custos da incorporação”, declarou. 

Inviabilização - Assim como Queiroga, Vera Valente, da Federação Nacional de Saúde Suplementar, disse que as mudanças previstas no projeto podem inviabilizar o setor de saúde privada. Ela afirmou que a incorporação de novas tecnologias hoje considera a eficácia dos tratamentos e segue procedimentos criteriosos.

Recursos finitos - “Os recursos são finitos, por isso decidir sobre a natureza do rol é decidir sobre a própria existência dos planos. A ampliação de procedimento é desejável, mas é exatamente por isso que existe um processo de avaliação de tecnologias”, disse Vera Valente. 

Complexidade - Autor do requerimento para realização do debate, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, destacou a complexidade do tema. “O tema é uma questão candente do debate público brasileiro. Opõe dois valores caros ao ordenamento jurídico. Em primeiro lugar, temos o direito à saúde, direito universal previsto no art. 196 da Constituição. Segundo, temos os inúmeros dispositivos que defendem a livre iniciativa e a regulação eficiente da atividade econômica do setor privado, que é o provedor dos serviços de saúde suplementar”, assinalou. 

Temor - O senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) disse temer que a aprovação do texto se torne um “tiro no pé”. Ele afirmou que defende a ampliação do acesso, mas manifestou preocupação com uma possível elevação dos preços dos planos de saúde. “Só um monstro ficaria contra fazer o tratamento chegar a quem precisa. Quero que essa lei ajude a fazer o bem. Tenho medo de que ela não cumpra esse objetivo. Quero que todos tenham acesso. O grande problema é: qual é a melhor forma?”, ponderou.

Rol taxativo - Os deputados aprovaram a proposta no começo de junho, após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidir que o rol de procedimentos e eventos em saúde tem caráter taxativo, não apenas exemplificativo — assim, as operadoras de saúde estariam desobrigadas de cobrir tratamentos não previstos na lista, salvo algumas situações excepcionais. Se o texto for aprovado sem mudanças pelos senadores, ele seguirá para a sanção. (Com informações da Agência Senado)

FOTO: Edilson Rodrigues / Agência Senado

 

SAÚDE I: Brasil registra 20,2 mil casos e 203 óbitos por Covid-19 em 24 horas

O Brasil registrou, em 24 horas, 20,2 mil novos casos da doença e 203 óbitos. Segundo levantamento do Ministério da Saúde divulgado nesta terça-feira (23/08), o país acumula 34,3 milhões de casos confirmados e 682,8 mil mortes registradas desde o início da pandemia. Os casos de recuperados somam 33,2 milhões (97% dos casos). O boletim não trouxe os dados atualizados de Tocantins.

Estados - O estado de São Paulo tem o maior número de casos acumulados e de mortes, com 6 milhões e 173.970, respectivamente. Em número de casos, os índices mais altos estão em Minas Gerais (3,8 milhões de casos e 63,4 mil óbitos); Paraná (2,7 milhões de casos e 44,9 mil óbitos), Rio Grande do Sul (2,6 milhões de casos e 40,7 mil óbitos) e Rio de Janeiro (2,7 milhões e 75.319).

Menores índices - Os menores índices estão no Acre (148.591 casos e 2.027 mortes), Roraima (174.403 casos e 2.167 óbitos) e Amapá (177.991 casos e 2.158 mortes).

Vacinação - Conforme os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, 475 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 foram aplicadas, sendo 179 milhões da primeira dose; 160,2 milhões da segunda dose, além de 105,8 milhões da primeira dose de reforço e 20 milhões da segunda dose de reforço. (Agência Brasil)

 

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SAÚDE II: Sesa confirma mais 1.349 novos casos e 14 óbitos no Paraná

saude II 19 08 2022De acordo com o Informe Epidemiológico divulgado nesta terça-feira (23/08) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Paraná registrou 1.349 novos casos e 14 óbitos causados pela Covid-19, dos quais 810 casos e duas mortes nas últimas 24h. Assim, o Estado acumula, desde o início da pandemia, 2.715.340 casos confirmados e 44.710 mortes decorrentes da doença.

Meses - Os casos confirmados divulgados nesta data são de agosto (1112), julho (74), junho (49), maio (9), abril (1), março (14), fevereiro (28) e janeiro (26) de 2022; dezembro (1), setembro (2), agosto (1), julho (2), junho (1), maio (1), abril (2), março (3) e janeiro (10) de 2021; e dezembro (6), novembro (1), outubro (1), setembro (2), agosto (1) e julho (2) de 2020. Os óbitos divulgados nesta data são de agosto (10), julho (1) e junho (1) de 2022; e setembro (1) e junho (1) de 2021.

Municípios - Os pacientes que foram a óbito residiam em Curitiba (3). A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Ubiratã, São José dos Pinhais, Sabáudia, Porto Rico, Marialva, Guarapuava, Faxinal, Corbélia, Chopinzinho, Carlópolis e Bandeirantes. (Com informações da Sesa)

Clique aqui e confira o boletim completo

FOTO: Sesa

 

SAÚDE III: ANS divulga última edição do Boletim Covid-19

saude III 24 08 2022A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou, nesta terça-feira (23/08), a última edição do Boletim Covid-19 – Saúde Suplementar, com dados sobre o comportamento do setor de planos de saúde durante a pandemia de Covid-19. A última edição do informativo traz dados atualizados até julho de 2022, que confirmam a redução de casos da doença e a estabilidade dos parâmetros analisados. Assim, a ANS encerra um ciclo de mais de dois anos de monitoramento e de transparência dos dados da pandemia à toda a sociedade.

Julho - De acordo com dados preliminares relativos a julho, o número de usuários de planos de saúde apresentou aumento de 0,34% em relação a junho de 2022, mantendo o crescimento iniciado em julho de 2020. A ocupação de leitos alocados para casos de Covid teve leve crescimento e atingiu 52,1% do total de leitos em julho. Já o número de reclamações relacionadas ao coronavírus caiu de 422, em junho, para 268 em julho deste ano.

Econômico-financeiras - O boletim traz, ainda, as informações econômico-financeiras, pelas quais são informadas a sinistralidade de caixa no período e inadimplência, além das demandas dos consumidores recepcionadas pela ANS por meio de seus canais de atendimento.

Marco - A ação regulatória da Agência foi um marco na saúde suplementar, tendo recebido o prêmio FGV de Melhores Práticas em Regulação, considerando a relevância da estratégia para o acompanhamento do setor durante a crise ocasionada pela pandemia de coronavírus.

Objetivo - O objetivo do Boletim Covid-19 foi monitorar a evolução de indicadores relevantes do setor de planos de saúde nesse período, prestando mais informações à sociedade.

Clique aqui para acessar a edição de agosto do Boletim Covid-19 – Saúde Suplementar.

Evolução de beneficiários - O número preliminar de beneficiários em planos de assistência médica relativo a julho de 2022 segue a tendência de crescimento observada desde julho de 2020. O total de 49.835.173 beneficiários representa aumento de 0,34% em relação a junho de 2022. A taxa de adesão (entradas), considerando todos os tipos de contratações, é superior à taxa de cancelamento (saídas) nos planos médicos hospitalares. O tipo de contratação responsável por esta superioridade é o coletivo empresarial que se mantém, desde julho de 2020, com mais entradas do que saídas de beneficiários.

Tipo de plano - Considerando o tipo de contratação do plano e a faixa etária do beneficiário, observa-se que a variação foi positiva para os beneficiários acima de 59 anos em todos os tipos de contratação ao longo dos meses de março de 2020 até julho de 2022.

Informações assistenciais - A proporção de leitos alocados exclusivamente para atendimento à Covid-19, nos hospitais da amostra, não apresentou variação em comparação ao mês anterior. A taxa mensal geral de ocupação de leitos, que engloba tanto atendimento à Covid-19 como demais procedimentos, ficou em 78,1% no período, apresentando queda em relação ao mês anterior. 

Ocupação de leitos - A ocupação de leitos comuns e de UTI para casos de Covid-19 apresentou aumento em julho de 2022, passando de 49,2% para 52,1%. Já a ocupação de leitos para atendimento a demais procedimentos sofreu queda em relação ao mês anterior, tendo ficado em 80,1% no mês de julho.

Exames - A busca por exames para apoio diagnóstico e terapêutico ficou 12% acima do patamar verificado em julho de 2021; e a procura por atendimentos em pronto-socorro que não geraram internação continua acima do observado antes do início da pandemia.

Custo médio - O custo médio de internação para Covid-19 sem UTI manteve-se estável, entre a internação clínica e cirúrgica; enquanto o custo da diária da internação para Covid-19 com UTI apresentou queda e se aproximou do custo da diária clínica.

Exames - Os dados sobre realização de exames de detecção de Covid-19 destacam que os exames de RT-PCR apresentaram um aumento de 36,2% em maio de 2022. Os exames de anticorpos também registraram aumento de 65% em relação a abril deste ano. Na comparação com o ano anterior, considerando os números do mês de maio, o RT-PCR teve uma redução de 69,4%, e os exames de anticorpos um aumento de 7,94%. 

Sinistralidade - Em 2022, ao analisar os dados mensais, observa-se redução de 2 pontos percentuais na sinistralidade de julho em relação ao mês anterior. Já a prévia de sinistralidade do 3º trimestre atingiu 84%, 2 pontos percentuais acima da sinistralidade trimestral de mesmo período de 2019 e 3 pontos inferior à do trimestre anterior. 

Inadimplência - Sobre a inadimplência, os dados de julho de 2022 comparados com o mês anterior indicam aumento de 3 pontos percentuais em relação ao mês anterior (provável efeito de data de vencimento em final de semana). Ao analisar os dados por tipo de contratação, os planos individuais e coletivos confirmam o aumento apresentado, de 3 e de 1 ponto percentual respectivamente. Todos esses indicadores mantêm-se próximos aos seus patamares históricos.

Demandas dos consumidores - Os dados de julho de 2022 mostram que houve um aumento de 7,2%, em comparação ao mês anterior, no total de reclamações que foram passíveis de intermediação pelo instrumento da Notificação de Intermediação Preliminar (NIP), com maior predominância de temas de natureza assistencial. Também em julho, a ANS registrou 268 reclamações de usuários de planos de saúde relacionadas à Covid-19, uma queda de 36,5% em relação a junho deste ano.

Queixas - Do total de queixas relacionadas ao coronavírus, 49% foram sobre as dificuldades relativas à realização de exames e tratamento para a doença. A intermediação de conflitos feita pela ANS, entre consumidores e operadoras, tem resolvido mais de 90% dessas reclamações. No portal da reguladora, é possível acessar o monitoramento diário das demandas sobre Covid-19.

Consulte o monitoramento diário das demandas sobre Covid-19.

Sobre os dados - Para a análise dos indicadores assistenciais, a ANS considerou informações coletadas em uma amostra de 49 operadoras que possuem rede própria hospitalar. Para os índices econômico-financeiros, foram analisados dados de 101 operadoras para o estudo de fluxo de caixa e análise de inadimplência. Juntas, as operadoras respondentes para esses grupos de informação compreendem 74% dos beneficiários de planos de saúde médico-hospitalares. Adicionalmente, na construção do boletim, foram utilizados dados do Documento de Informações Periódicas (DIOPS), do Sistema de Informações de Fiscalização (SIF) e o Sistema de Informação de Beneficiários (SIB). (ANS)

 

ARTIGO: Enfermagem é ciência, arte e cuidado

artigo 24 08 2022*Quitéria Antunes

Sabemos pelo senso comum de nossa sociedade que “empreender no Brasil é algo desafiador”. A afirmativa não deixa de ser uma verdade, mas às vezes ela ganha um tom que acaba por intimidar pessoas as quais um dia se imaginaram donas do seu próprio negócio, com aquela vontade de empreender, mas sem saber muito bem por onde começar. Penso que o desafio está para todas as camadas sociais, visto que pessoas que têm uma atividade operacional e se tornam empreendedoras por ocasião ou necessidade, ou um profissional com seus diferentes títulos que quer dividir seu conhecimento por meio de um bom negócio, terão que enfrentar alguns dilemas que são comuns a todos. Mas, que porém, todos que se dispuserem a enfrentá-los podem sim alcançar êxito em seu propósito.

Fato é que ser o dono do seu próprio negócio exige sim muita dedicação, foco e determinação em busca do sonho. Características essas que você não encontra enlatada no mercado. Ela está em você. Digo isso por experiência própria. Há pouco mais de dois anos, eu e outros quatro colegas da área de enfermagem tiramos do papel uma ideia que já vinha nos rondando há algum tempo. Resolvemos que era hora do setor de enfermagem, formado por mais de 100 mil profissionais (entre técnicos e enfermeiros no Paraná) poderiam se juntar em sistema de cooperativa, aglutinando forças, talento, especialidades diversas e empreendedorismo.

A vontade de seguir nesta linha é o que nos deu o maior impulsionamento e nasceu então em janeiro de 2020 a Cooperativa de Enfermagem do Paraná – CooenfPR. O caminho para iniciar a trajetória estava bem delineado utilizando da Ciência como norte para todos as atividades a serem ofertadas; Arte para usar do talento que cada profissional carrega em si e Cuidado, que pacientes e familiares precisam ao necessitar dos serviços de saúde.

Porém, neste contexto não contávamos com um problema que a própria humanidade teria que enfrentar, a pandemia da Covid-19. Se assustou o mundo todo, imaginem a nós que acabávamos de nos juntar em um sistema de cooperativismo, inédito no Paraná na área de enfermagem. A primeira reação foi: e agora, por onde iremos seguir?

Mas empreendedor tem essa guinada para buscar soluções. Se o mundo não encontrava saídas e respostas rápidas, nós também precisávamos encontrar alternativas. Então, resolvemos que iríamos enfrentar aquele caos na saúde, trabalhando justamente dentro dele. A CooenfPR, estruturada para ofertar serviços da área de enfermagem, reuniu centenas de profissionais enfermeiros e técnicos e foi a luta. Muitas das UTI’s para Covid-19 montadas para o enfrentamento da pandemia em nosso Estado, esteve por conta dos profissionais que que se dispuseram peitar o coronavírus usando de sua principal arma: o conhecimento técnico, pautado na ciência.

Aquilo que era um desafio se tornou uma oportunidade prática. Não preciso nem dizer que, saímos fortes e experientes deste cenário, tanto é que estamos aqui para contar essa história. Porém, é claro, empreendedorismo e cooperativismo necessitam de cuidados extras. Mesmo com a pandemia, a estruturação da CooenfPR precisou ser realizada obedecendo à legislação, a fase de planejamento e a dedicação administrativa. Isso tudo caminha junto.

Por isso, ter apoio de setores que já atuam na área é de extrema importância. Aí entra uma outra característica do empreendedor cooperativista: o senso de humildade. Sim, é preciso entender que todos os profissionais, independentemente de sua formação ou grau de informação, sempre precisam estar dispostos a aprender e a escutar quem tem a experiência e a vivência em determinado setor.

Creio que essa característica foi a que nos levou a chegar hoje no pós-pandemia em pleno funcionamento da cooperativa. Ouvimos instituições e recebemos apoio de renome como do Sistema Ocepar, por exemplo, que deu a total orientação para que trabalhássemos dentro de um formato cooperativista.

Dentro de nossa estrutura, montamos equipes de treinamento que ofertam cursos aos associados ligados diretamente às necessidades contemporâneas da profissão. Aqueles que se dispuseram a trabalhar na administração e relação com pessoas dentro da cooperativa, têm constante aprimoramento profissional, seguindo um planejamento de maturação da gestão da entidade. Essas iniciativas resultaram recentemente na concessão de registro definitivo da CooenfPR em sua área de atuação, concedido pelo Sistema Ocepar.

Por que queremos dividir essa experiência com a sociedade? Não é para dizer “olha somos bons no que fazemos e por isso estamos aqui”. Longe disso. Nossa ideia é, de certa forma, falar para as pessoas que, sim, é possível empreender em nosso país independentemente do cenário que se apresente. Somos novos, mas com uma história robusta para compartilhar. Deixar isso entre quatro paredes não seria justo. Por isso, queremos de certa forma ajudar as pessoas a tomarem suas decisões quando pensarem em empreender. Um dia alguém nos inspirou e somos gratas por isso. Quem sabe nossa história também inspire quem esteja neste mesmo caminho. Qual é o seu lema? O nosso é Ciência, Arte e Cuidado. E seguiremos com ele em toda a nossa trajetória.

*Quitéria Antunes é enfermeira e presidente da Cooperativa de Enfermagem do Paraná – CooenfPR. Artigo publicado originalmente no site Bem Paraná

 


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