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Informe Paraná Cooperativo - edição nº 5394 | 29 de Agosto de 2022

ENCONTROS DE NÚCLEOS: Reuniões com lideranças cooperativistas serão de 12 a 15 de setembro; reserve as datas

Em menos de 15 dias, o Sistema Ocepar vai reunir presencialmente as lideranças cooperativistas de todo o Estado, de modo descentralizado, por meio dos Encontros de Núcleos Cooperativos, com o propósito de debater temas de interesse do setor. A expectativa é atingir o total de 500 participantes nos quatro eventos, agendados para os dias 12, 13, 14 e 15 de setembro, das 10h às 13h.

Segunda rodada - Esta será a segunda rodada de 2022, que tradicionalmente é promovida em outubro, mas cuja programação foi antecipada para o mês de setembro. A primeira etapa ocorreu entre os dias 14 e 17 de março, juntamente com as pré-assembleias do Sistema Ocepar. O Programa de Educação Política para o Cooperativismo será um dos assuntos em pauta desta edição.

Agenda - No dia 12 de setembro, o Encontro será com representantes do Núcleo Centro-Sul, em Arapoti, tendo as cooperativas Capal, Sicredi Novos Horizontes PR/SP e Ceral como anfitriãs. No dia 13, lideranças do Sudoeste vão se reunir em Mariópolis e as anfitriãs serão Camisc e Sicredi Parque das Araucárias PR/SC/SP. No dia 14, Copacol, Sicredi Nossa Terra PR/SP e Coopercaf vão receber os cooperativistas do Oeste, em Cafelândia. Já no dia 15, em Rolândia, ocorre a reunião dos Núcleos Norte e Noroeste, tendo a Credialiança como anfitriã.

Público - Os eventos têm como público-alvo os presidentes, membros dos Conselhos de Administração e Fiscal, líderes dos Comitês Educativos, grupos femininos e de jovens, executivos e gestores das cooperativas paranaenses. Clique aqui para efetivar as inscrições.

Informações - Mais informações com Neuza Oliveira e Daniele Luana (secretaria@sistemaocepar.coop.br – 41 99278 0739 / 99151 2148).

 

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UNIMED PR: Suespar volta a ser realizado com o tema "Intercooperar para crescer"

Após dois anos de pausa, devido à pandemia de Covid-19, as cooperativas médicas paranaenses vinculadas à Unimed Paraná voltaram a se encontrar em mais edição do Simpósio das Unimeds do Estado do Paraná (Suespar), de 25 a 28 de agosto, no Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort, em Foz do Iguaçu. Foi a 28ª edição do evento, que teve como tema central “Intercooperar para crescer”.

Salas temáticas e plenárias - Planejado ao longo dos últimos meses pela diretoria da Unimed Paraná e a comissão organizadora, o Suespar foi dividido entre 15 salas temáticas e quatro plenárias, distribuídas entre a programação de sexta-feira e sábado. Em seu retorno, um dos principais objetivos do evento foi promover um aprendizado ainda mais completo, com debates que levem a soluções práticas.

Palestras - As palestras principais do evento abordaram os temas “Inova HC: Saúde na prática e tendências mercadológicas”, “PBV: Modelos de Pagamento Baseados em Valor”, “Nova economia” e “Intercooperação”. Além disso, foi possível participar de uma grande Feira de Negócios, com expositores de diferentes áreas.

Abertura oficial - A abertura oficial da 28ª edição do Suespar foi realizada na noite de 25 de agosto, com a presença de autoridades do Paraná e de Foz do Iguaçu, além de representantes de todo o Sistema Unimed. O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, prestigiou o evento e apresentou o Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200), o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense que, segundo ele, “está em pleno vapor”. Ainda de acordo com Ricken, as projeções para o setor são positivas. “Devemos encerrar o ano com um crescimento acima de 20%”.

Pandemia - O dirigente afirmou que alguns setores foram muito demandados durante a pandemia, como a agropecuária, por exemplo, o que elevou a demanda. “Tem uns que dizem que nós vamos ser a Arábia Saudita dos alimentos no mundo e eu creio que o Brasil tem capacidade para isso”.

PRC200 - O presidente do Sistema Ocepar também ressaltou a importância de um dos projetos do PRC200, o de “Representação Institucional”, que tem como uma das ações o Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense. Um dos objetivos dessa iniciativa é fortalecer a base de atuação da Frente Parlamentar do Cooperativismo no Congresso Nacional, a Frencoop, identificando e apoiando candidatos comprometidos com o cooperativismo. Para destacar a importância desse trabalho, citou como exemplo a sanção, sem nenhum veto, ocorrida no dia 24 de agosto, da lei que atualiza o Sistema Nacional de Cooperativismo de Crédito. “Temos que conscientizar nosso público cooperativista para que votem em candidatos que estão em sintonia com o cooperativismo para que possamos dobrar o número de parlamentares que estejam conosco.”

Intercooperação - Ricken ressaltou ainda outro projeto do PRC200 que estimula a intercooperação entre os diversos ramos. Ele lembrou que existe uma proposta da Unimed Paraná para a implementação de um plano de saúde para o cooperativismo paranaense. “Nós temos a expectativa de que as Unimeds poderão atender uma demanda de 3 milhões de pessoas”, frisou. “Temos que incentivar a intercooperação entre os ramos para garantir o mercado”, encerrou.

Discurso - O presidente da Unimed Paraná, Paulo Roberto Faria, iniciou seu discurso, na abertura do Suespar, destacando o comprometimento, a dedicação e os esforços dos profissionais de saúde durante a pandemia, que estiveram na linha de frente na batalha contra a Covid-19. E enfatizou: “Tempos difíceis realçam a força das atitudes, fazem surgir gigantes, norteando nosso poder de realização e de superação”. Ainda segundo ele, no âmbito da saúde suplementar não foi diferente a superação. “Tendências mercadológicas previstas para acontecer daqui a cinco ou dez anos foram aceleradas, como a telemedicina”.

Impacto - Faria falou sobre outros fatores que têm causado impacto nas operadoras de saúde, como os altos custos assistenciais. Por outro lado, apontou questões favoráveis, como a profissionalização cada vez mais robusta da gestão das cooperativas médicas. Também considerou fundamental trilhar caminhos que busquem a manutenção da perenidade e da liderança do Sistema Unimed no mercado de saúde suplementar. “Não tenho dúvida de que, um desses caminhos passa pela redução do número de operadoras Unimed”, enfatizou. Para ele, o que no passado recente era uma orientação, um projeto a ser considerado, agora, passa a ser crucial, extremamente estratégico. “Precisamos sair do campo das ideias para a ação, do campo do planejamento para a execução. Precisamos ganhar escala real, ganhar suficiente musculatura para enfrentar o cenário atual e os desafios vindouros”.

Convergência - Outro caminho que o presidente da Unimed fez questão de destacar na abertura oficial do evento foi o da intercooperação. “Devemos lembrar que só a intercooperação permite a convergência e a sinergia de negócios, seja entre as cooperativas Unimeds, seja entre a Unimed e outras cooperativas, resultando em ganhos para todos, principalmente econômicos e financeiros”. Faria encerrou dizendo que é urgentemente necessário aprofundar as discussões para identificar sinergias loco-regionais, estaduais ou nacionais, para empreendimentos conjuntos, seja para consolidação de operadoras, seja para provimento de soluções assistenciais compartilhadas.

Qualidade técnica - O presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Jr, encerrou a cerimônia de abertura, elogiando o evento. “O Suespar prima pela qualidade técnica do seu programa e nos abre mais uma valiosa oportunidade de debatermos temas fundamentais diante das transformações e dos desafios do setor da saúde”, frisou. “Estamos atravessamos um período conturbado no país e no nosso segmento, mas não podemos temer e nos acomodar diante dos desafios, sejam eles políticos, econômicos ou de mercado. “É o momento de reconhecermos e realçarmos nossas forças diferenciais, que nos permitirão atravessar esta turbulência e dela sairmos mais fortes e competitivos”, afirmou. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Unimed Paraná)

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RAMO CRÉDITO: Sistema OCB colabora com cartilha de Retenção de Riquezas no Município

ramo credito 29 08 2022Com a finalidade de incentivar as prefeituras a movimentarem, cada vez mais, seus recursos por meio de cooperativas de crédito, foi lançada, na quinta-feira (25/08), a Cartilha de Retenção de Riquezas no Município. O documento é fruto de parceria entre o Sistema OCB, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Central do Brasil (BCB), e foi pré-anunciado durante a comemoração dos 120 anos de atuação do cooperativismo de crédito, no 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred).

Economia local - “O cooperativismo de crédito tem uma função principal, que vem antes de qualquer outro objetivo: fomentar o desenvolvimento da economia local, promovendo o fortalecimento das comunidades e uma maior qualidade de vida aos seus cooperados. O recurso financeiro gerido, e gerado pelas nossas cooperativas é o meio utilizado para se promover bem-estar social para os cooperados e para as comunidades onde vivem. É esse o diferencial do cooperativismo que deve ser sempre lembrado”, ressalta o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

Desenvolvimento - Segundo o presidente, o coop de crédito é um caminho importante para o desenvolvimento regional e nacional. “O Sistema OCB tem impulsionado o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), por meio de ações de qualificação profissional de seus empregados e de gestão estratégica, por meio do Sescoop. Também colaboramos para o aprimoramento do arcabouço legal e, por meio da CNCoop, garantimos a representatividade do modelo de negócios”.

Espaço - Ainda de acordo com ele, essa união tem feito com que as cooperativas ocupem mais espaços. “Nosso objetivo é expandir ainda mais. Esperamos, muito em breve, ter níveis de participação similares ao que vemos em outros países, a exemplo da Alemanha e o Canadá, para que as pessoas possam compreender – de fato – o imenso potencial transformador do coop”, completa.

Entenda - Desde 2018, a Legislação (LC 161/18) autorizou as cooperativas de crédito a captarem depósitos de entes públicos como prefeituras e autarquias. Com a norma, além de convênio para recolhimento de taxas, tarifas e tributos, oferta de crédito consignado, entre outros, as prefeituras podem, mediante, algumas exigências, manter a disponibilidade de caixa nas coops de crédito para a venda de folha de pagamento de servidores.

Recomendação - A cartilha publicada recomenda que os gestores públicos estabeleçam estratégias para ampliar a retenção de riquezas dentro do município. As cooperativas são essenciais neste processo, porque seguem na contramão dos bancos tradicionais que tendem a drenar os recursos de pequenas cidades para concentrá-los em grandes centros. (Sistema OCB)

 

FRIMESA: Central lança Manual de Compliance

A Frimesa lançou, no dia 24 de agosto, o Manual de Compliance, que é o resultado do trabalho dos colaboradores envolvidos no Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense aplicado pelo Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR, em parceria com a Escola de Negócios da PUCPR.

Conteúdo - O manual contém a cultura organizacional, os procedimentos preconizados e as práticas estabelecidas e servirá de fonte do saber, orientador dos processos e guia prático das ações. Sua constituição foi realizada por várias mãos que compõe a gestão estratégica da Frimesa aliados ao conhecimento teórico e prático para formar um programa estruturado e planejado.

Guia orientador - O Manual de Compliance da Frimesa é o guia orientador do comportamento e das ações de todos os colaboradores e públicos envolvidos em nossas atividades. Através dele, poderá fazer boas escolhas e ser exemplo a seus colegas. O documento está disponível no SoftExpert e no Portal eu.frimesa.

Certificados - Na oportunidade também foram entregues os certificados com mais de 168 horas de treinamento aplicados em oito módulos.

Valores - De acordo com o presidente da Frimesa, Valter Vanzella, a cooperativa aplica seus valores diariamente em suas atitudes, produtos e serviços executados o que compromete e demonstra sua essência de integridade e conformidade em mais de 40 mil pessoas envolvidas em toda cadeia produtiva. “Os trabalhos continuam e agora é colocar na prática todo aprendizado. Temos muito trabalho pela frente”, avalia. (Imprensa Frimesa)

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COAMO: Programa forma 26ª turma de Jovens Líderes Cooperativistas

A Coamo acredita que o processo de mudança para tornar o cooperativismo e o agronegócio mais produtivo e eficiente passa pela formação, educação e desenvolvimento dos cooperados. Pensando assim, realiza desde 1998 o Programa de Formação de Jovens Líderes Cooperativistas, com a participação de associados de toda área de ação no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. A formatura da 26ª turma foi realizada no dia 25 de agosto com a presença dos formandos e familiares. O curso começou 6 de abril e foram mais de 144 horas de aprendizado em sete módulos que trataram sobre a Coamo, Credicoamo, cooperativismo, liderança, gestões de pessoas, financeira e de marketing. Realizado no formato presencial e virtual, o curso foi em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR).

Sucessão - O presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini, observa que um dos objetivos do curso é garantir a sucessão e perpetuação das duas cooperativas. “São líderes que poderão participar dos conselhos fiscal e de administração, tanto da Coamo quanto na Credicoamo. Trata-se de duas grandes cooperativas e que precisam de pessoas preparadas e competentes para administrá-las”, comenta Gallassini. Ele lembra que mais de mil cooperados já passaram pelo curso, preparados, também, para a sucessão no campo. “São cooperados que estão dando continuidade as atividades agrícolas com mais conhecimento e profissionalismo”, pondera Gallassini.

Diferencial - Tomas Sparano Martins, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi um dos responsáveis por ministrar o curso. Ele conta que cada turma é diferente e que a 26ª teve como diferencial a jovialidade e intensidade de receber mais conhecimento. “A Coamo está no caminho certo, com essas iniciativas. É importante se preocupar com a sucessão no campo e, também, nos conselhos das cooperativas”, ressalta. (Imprensa Coamo)

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COPACOL: Cooperativa anuncia ampliação no Sudoeste do Paraná

copacol 29 08 2022Consolidada como uma das maiores empresas do agronegócio brasileiro, a Copacol (Cooperativa Agroindustrial Consolata), com sede em Cafelândia (PR), anuncia a ampliação da área de atuação no Sudoeste do Paraná.

Investimentos - Com investimentos na ordem de R$ 100 milhões, novas Unidades de Recebimento de Grãos e Insumos serão implantadas em Ampére, Realeza, Marcianópolis (Santo Antônio do Sudoeste), Nova Esperança, Nova Prata do Iguaçu e Flor da Serra (Realeza).

Comodidade e segurança - A decisão de abrir estruturas em novos municípios busca gerar comodidade no atendimento aos produtores rurais e segurança tanto na entrega de grãos, quanto na comercialização de insumos para os próximos plantios. “Nosso propósito tem como base o desenvolvimento do agronegócio, gerando oportunidades no campo. Já são praticamente seis décadas de trabalho com excelentes resultados, graças a confiança dos nossos produtores que atuam de maneira participativa da nossa Cooperativa, que agora amplia a atuação no sudoeste paranaense. Com nosso conhecimento esperamos cooperar com o avanço tecnológico das propriedades rurais da região”, afirma o diretor-presidente, Valter Pitol.

Presença - No sudoeste do estado, a Cooperativa já está presente em Capanema, Conciolândia (Pérola do Oeste), Pranchita, Planalto, Alto Faraday (Capanema) e Pérola do Oeste. A região conta com instalações que atendem as necessidades dos cooperados na área de atuação. Além disso, a Copacol desenvolve projetos sociais na comunidade, como o Apoio Cultural, com doações de materiais esportivos, e o Busão da Imaginação, que incentiva a leitura na infância: ações que geram o desenvolvimento educacional das novas gerações, demonstrando o comprometimento da Cooperativa com a comunidade.

A Copacol - Eleita a Melhor Empresa do Agronegócio pelo LIDE Paraná, a Copacol pretende superar os R$ 9 bilhões de faturamento neste ano, cooperando sempre com o desenvolvimento social e econômico brasileiro. São 7 mil cooperados que compartilham dos bons resultados gerados pelas atividades relacionadas a Agricultura, Avicultura, Suinocultura, Bovinocultura de Leite e Piscicultura. Além de proporcionar avanços no campo, a Cooperativa se destaca pela geração de emprego e renda: são mais de 16 mil colaboradores em todas as estruturas. Com as novas instalações na região sudoeste, a Cooperativa passa a contar com 27 Unidades de Grãos, Insumos e Sementes. (Imprensa Copacol)

 

COCAMAR I: Em Pérola, ajudar a fortalecer a economia regional

Com a presença de uma centena de convidados, a Cocamar inaugurou, na manhã de sexta-feira (26/08), a sua estrutura de atendimento em Pérola, município do extremo noroeste do Paraná, que passa a atuar na comercialização de insumos agropecuários e prestação de assistência técnica.

Fortalecer - Ao fazer sua saudação, o presidente do Conselho de Administração da cooperativa, Luiz Lourenço, disse que a unidade tem a proposta de contribuir para o fortalecimento da economia regional. “Vamos incentivar a integração lavoura-pecuária-floresta como o caminho para que as propriedades se desenvolvam”, citou, lembrando que os pastos degradados, comuns nos solos arenosos, exibem baixos níveis de produtividade que levam ao empobrecimento.

Referência - Lourenço frisou que a cooperativa possui uma Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) em Iporã, naquela mesma região, onde os produtores podem ter uma referência em ILPF, cujos resultados são aplicáveis à realidade de Pérola.

Confiança - A prefeita Valdete Cunha agradeceu a Cocamar pelo investimento de cerca de R$ 2 milhões e a confiança em seu município. “Ficamos felizes porque sabemos que os produtores vão ser muito bem atendidos”, destacou.

Convidados - A solenidade contou com a participação de duas personalidades que têm sua história ligada à cidade e foram especialmente convidadas pela cooperativa: o diretor do Departamento de Crédito e Estudos Econômicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa), Wilson Vaz de Araújo, e Darlan Scalco, ex-prefeito local e atualmente chefe de gabinete do governador Carlos Massa Ratinho Júnior.

Coração - Emocionado, Wilson – que é nascido em Santa Mariana (PR) – contou que a mãe se mudou para Pérola no começo da década de 1970 para prestar seus serviços como professora, levando os filhos ainda pequenos. “Aqui eu vivi minha adolescência e parte da juventude, toda vez que venho a Pérola meu coração bate mais forte.” Ele falou também de seu trabalho no Ministério, em especial na elaboração do Plano Safra Agrícola e Pecuário, lançado no final de junho, que tem procurado atender às demandas dos produtores.

Descerramento - Dois ex-integrantes do Conselho de Administração da Cocamar, José Florentino Notário e José Avelino da Silva, moradores em cidades próximas, participaram do descerramento da placa inaugural, que contou também com a presença de Luiz Lourenço, da prefeita Valdete, de Wilson, de Adalto Lazarin, representante da região no Conselho atual, e do gerente Mauro Sérgio dos Anjos.

Candidatos - Finalizando a programação, Luiz Lourenço falou aos presentes sobre a importância de serem eleitos candidatos a cargos parlamentares comprometidos com o setor. E fez a apresentação de dois deles, que participaram da inauguração: Claudio Polozi, que concorre a uma vaga para deputado federal, e Marcel Miqueletto, disputante de uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Retorno - Ao abrir suas instalações em Pérola, a Cocamar regressa ao município onde deixou de operar há 25 anos. Com o fim das lavouras de café, sua estrutura, que era voltada ao recebimento do produto, acabou perdendo a finalidade.

Gerência - Gerando dez postos diretos de trabalho, a unidade – que fica na saída para Cafezal do Sul - está sob a gestão de Mauro Sérgio dos Anjos, que responde também pela gerência de outras duas estruturas de atendimento, em Iporã e Altônia.

Eficiência - Segundo Mauro, a pecuária de corte e leite é predominante no município. “Ao oferecer um amplo leque de insumos, das marcas mais conceituadas do mercado, esperamos ajudar os produtores a serem cada vez mais eficientes em seus negócios”, comentou. (Imprensa Cocamar)

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COCAMAR II: Grupo em visita aos EUA inicia roteiro técnico

cocamar II 29 08 2022Um grupo de cooperados e técnicos da Cocamar - vencedores do Prêmio de Produtividade de Soja promovido pela cooperativa dos três últimos anos (safras 2019/20, 2020/21 e 2021/22) -, desembarcou neste domingo (28/08) em Chicago, nos Estados Unidos, onde cumpre ao longo desta semana um roteiro técnico por propriedades, feira tecnológica, instituições e cooperativas nos estados de Illinois e Iowa.

Reconhecimento - A viagem, que vai até o próximo sábado (30/09), volta a acontecer após ser suspensa a partir de 2020 devido a pandemia do novo coronavírus. A participação é o reconhecimento pela conquista das primeiras colocações nas categorias geral e integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

Fazendas - Nesta segunda-feira (29/08), em Davenport (Iowa), eles visitam duas fazendas que empregam alta tecnologia em produção de soja e milho, com demonstração de agricultura de precisão. A agenda inclui, ainda, uma passagem pela World Headquarters e o Pavilion da John Deere.

Feira - Nesta terça-feira (30/08), em Boone, também naquele estado, a delegação participa da edição 2022 da Farm Progress Show, um dos maiores e mais importantes eventos tecnológicos para o agro em todo o mundo.

A delegação - Ciceroneado pelo gerente técnico Emerson Nunes, o grupo é formado por Adilson Seguiura, Keiko Seguiura, Tiezo Seguiura, César Luis Vellini, Vitor da Rosa Vellini, Cleber Veroneze Filho, Sérgio Henrique Manabu Takeda, Rodrigo Sakurada Lima, Alysson de Campos Galbiate, Felipe Lorrhan Sutil, Fred Frand Frandsen, Gustavo Massaru Emori, Heloisa Helena de Oliveira Chiarelli Rosa, Luiz Carlos Rosa, Jorge Luiz Boregio Vecchi, José Henrique Duarte Seko, Lucas Antônio Maquea, Lucas Colabone Siqueira, José Eduardo Luque Marcon, Paulo Alexandre Gonçalves Piassa, Renan Barbosa Facina, Ricardo Cypriano e Antônio César Pacheco Formighieri. (Imprensa Cocamar)

 

CRESOL: Premiada em duas categorias pelo Instituto Fenasbac

cresol 29 08 2022Na última quinta-feira (25/08), a Cresol participou da 2ª edição do Reconhecimento Inovação com Propósito. A cerimônia aconteceu de forma online, na qual a cooperativa Cresol Conexão, com sede em Medianeira (PR), foi premiada em duas categorias.

Práticas inovadoras - Com apoio do Banco Central e dirigentes do cooperativismo financeiro, o Instituto Fenasbac mapeou, em 2021, as principais práticas de inovação do setor, por meio do Reconhecimento Inovação com Propósito. O sucesso da primeira edição garantiu a continuidade da iniciativa.

Duas premiações- A Cresol teve duas premiações durante o evento, uma na categoria Inovação com Propósito e uma relacionada ao Desenvolvimento de Capacidades, Estruturas e Recursos, que envolve ações coorporativas para qualificação dos funcionários com vistas a aprimorar processos e produtos.

Realizações - Adenilson Zanelatto, presidente da Cresol Conexão, filiada premiada, comentou sobre a importância das realizações do sistema. “O nosso trabalho com a comunidade local, sempre buscando a humanização das pessoas e a integração é algo muito importante, nós defendemos sempre que o nosso maior patrimônio é o ser humano, as pessoas, e por isso nós utilizamos toda essa frente especial do cooperativismo, com os princípios que fazem parte de uma história muito grande”.

Valor - A ação de reconhecimento foi criada para comunicar o valor do cooperativismo financeiro para a comunidade brasileira e aumentar as capacidades de gestão e inovação das cooperativas financeiras para expansão do setor, atentando-se aos propósitos do cooperativismo.

Referenciais - Além de mapear a capacidade de inovação do setor, o objetivo é estabelecer referenciais que orientem a gestão das cooperativas para a inovação, provocar a reflexão do setor de cooperativismo financeiro sobre a necessidade de inovar, seguindo sempre os propósitos para contribuir com a expansão do Sistema Financeiro Nacional.

Reconhecimento - O presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, comentou sobre a importância do reconhecimento que a cooperativa tem. “É gratificante poder ter uma das nossas cooperativas filiadas sendo reconhecida, num importante movimento que vem sendo liderado pela Fenasbac, pela participação importante do Banco Central, da OCB e de todas as nossas instituições cooperativas. Essa premiação representa o reconhecimento, a concretude, de que de fato nós estamos construindo passos importantes de consolidação e de ampliação do nosso sistema, inovando com propósito de sempre atender bem o nosso cooperado, de gerar desenvolvimento nas comunidades onde nós estamos inseridos e gerar qualidade de vida para as pessoas”.

Sobre a Cresol - Com 27 anos de história, mais de 730 mil cooperados e 700 agências de relacionamento em 17 estados, a Cresol é uma instituição financeira que está se consolidando entre as principais cooperativas financeiras do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais. Em 2021, a cooperativa encerrou o ano com R$ 16,8 bilhões em ativos e destacou sua solidez entre as instituições financeiras cooperativas do país. (Imprensa Cresol)

 

SICREDI FRONTEIRAS: Agência de Capitão Leônidas Marques comemora 20 anos

sicredi fronteiras 29 08 2022A agência Sicredi Fronteiras PR/SC/SP no município de Capitão Leônidas Marques (PR) completou 20 anos na última sexta-feira (26/08). Para comemorar, neste dia, a equipe de colaboradores esteve entregando um mimo para os associados que passaram pela agência. Atualmente, Capitão Leônidas Marques possui mais de 4.800 munícipes associados a Sicredi Fronteiras. Esta agência foi inaugurada no ano de 2002.

Cooperativismo - Uma cooperativa de crédito é uma instituição financeira da comunidade, organizada de forma coletiva para atender as necessidades dos associados. Desta forma, as decisões são tomadas de forma democrática, e cada membro pode utilizar os serviços e operações oferecidas pela cooperativa.

Dono do negócio - Em uma cooperativa de crédito, cada associado é “dono”, e pode participar de forma ativa da gestão. Assim, ele faz um investimento financeiro na instituição, que administrará os recursos de forma a trazer resultados e benefícios para seus associados e para a comunidade onde está inserida.

Capitão Leônidas Marques - Gerente da agência do município há 3 anos, Fernando Luiz Largo agradece os associados pela confiança no cooperativismo. “Há 20 anos a agência de Capitão abriu suas portas e começou os atendimentos. Meu sentimento é de muita alegria, por estar à frente desta agência, com uma equipe extremamente profissional e competente. Agradeço ao associado que compreendeu o modelo cooperativo, entendendo que a Cooperativa deseja auxiliá-los a alcançar seus sonhos, crescer na sua propriedade rural, montar a sua empresa e contratar mais funcionários. Queremos continuar entregando soluções financeiras que agreguem a vida do associado e que, consequentemente, fortaleçam a comunidade local”, afirma. (Imprensa Sicredi Fronteiras PR/SC/SP)

 

SICREDI PLANALTO DAS ÁGUAS: Regional é inaugurada no Noroeste Paulista

Na sexta-feira (26/08), foi inaugurada a Regional da Cooperativa Sicredi Planalto das Águas PR/SP no noroeste paulista. A cooperativa começou seu processo de expansão no ano de 2016, por meio de incentivo do Banco Central às cooperativas do sistema Sicredi avançarem sua participação no estado de São Paulo, chegando em Votuporanga. A região de responsabilidade, composta por 49 municípios no noroeste paulista, já tem 7 pontos de atendimento ao público, além de Votuporanga, agência em Fernandópolis, Mira Estrela, Jales, Santa Fé do Sul, Nhandeara e Palmeira D´Oeste. As duas últimas inauguradas ainda no mês de agosto de 2022. Previsão de disponibilizar mais uma agência, em novembro, na cidade de Estrela D´Oeste.

Crescimento - “Entregar essa nova estrutura, representa o crescimento da cooperativa, trazendo profissionais que apoiarão a expansão e desenvolvimento na região”, comenta o diretor executivo, Valmir Dzivielevski.

Colaboradores - A Regional Sicredi Noroeste Paulista já conta com 7 colaboradores, de diferentes áreas que apoiarão as agências, sempre com o objetivo de garantir a melhor experiência aos associados. “Estamos juntos às equipes, sempre atentos e prestando o suporte que irá garantir a satisfação daqueles que são os donos da cooperativa, os Associados”, enfatiza o Gerente Regional de Desenvolvimento, Edemar Portes Junior.

Localização - A Regional Sicredi Noroeste Paulista está localizada no piso superior da Agência Sicredi de Votuporanga, localizada na Rua São Paulo, 3127, bairro Patrimônio Novo. Conta com hall de recepção, sala de treinamentos, área de desenvolvimento de negócios e operações, sala reservada para a gerência regional, espaço para área de TI, área total com 150m².

Proximidade - “Estar cada vez mais próximo dos associados, entendendo e oferecendo soluções que contribuam para sua vida financeira, é nosso propósito. Essa estrutura de apoio nos ajudará a ir ao encontro do nosso propósito. Todo esse crescimento só é possível graças a dedicação dos colaboradores e confiança de todos os associados. É uma grande satisfação participar dessa entrega”, comenta o presidente da cooperativa, Fabio Peterlini. (Imprensa Sicredi Planalto das Águas PR/SP)

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SICREDI ALIANÇA: O mais novo parceiro esportivo do Colégio Evangélico Martin Luther

sicredi alianca 29 08 2022O Sicredi firmou, na manhã de quinta-feira (25/08), um termo de parceria com o Colégio Evangélico Martin Luther. A instituição financeira cooperativa será parceria das iniciativas esportivas do colégio onde também já é desenvolvida a principal iniciativa social do Sicredi: O Programa A União Faz a Vida. A assinatura do termo ocorreu na sede da Sicredi Aliança PR/SP, em Marechal Cândido Rondon (PR). Os projetos que também levarão o nome do Sicredi são os de Badminton, Futsal e Voleibol.

Apoio - Para o Diretor Executivo, Fernando Barros Fenner, o Sicredi cumpre seu papel apoiando o desenvolvimento das regiões onde está inserido com presença nacional e atuação local. “O nosso modelo de negócios permite o desenvolvimento de ações locais. Quando falamos que os recursos são reinvestidos na região, eles são mesmo. Quanto maior for a participação do associado, maior são os resultados para todos. É por isso que podemos apoiar ações de educação, esporte, cultura, lazer, sustentabilidade, inovação, entre tantas outras. Desejamos que essa parceria possa trazer bons frutos para a escola, aos alunos e a comunidade que acaba sendo impactada positivamente”, disse.

Diversidade de projetos e atividades - “Junto com a educação, o Colégio Martin Luther procura proporcionar uma grande diversidade de projetos e atividades nas áreas esportivas e cultural, desenvolvendo uma entrega social. Para isso, precisamos de parceiros. O projeto Feras do Vôlei, por exemplo, atende alunos do colégio e de outras instituições alcançando uma grande magnitude. Agradecemos ao Sicredi por acreditar na nossa proposta e estamos felizes pela parceria firmada”, considerou o Diretor do Colégio, Ildemar Kanitz. (Imprensa Sicredi Aliança PR/SP)

 

SICREDI DEXIS I: Encontro com especialistas do agro reúne mais de 700 produtores

sicredi dexis I 29 08 2022Maringá (PR) foi a terceira cidade a receber o Prosa com o produtor, evento da Sicredi Dexis (novo nome da Sicredi União PR/SP) que reúne especialistas do agronegócio para discutir tendências, tecnologia e sustentabilidade. Antes, o evento passou por Piracicaba (SP) e São João da Boa Vista (SP) e, nesta segunda-feira (29/08), será em Londrina (PR) – a expectativa é receber 1,6 mil pessoas. Em Maringá, o evento, realizado no Parque de Exposições, reuniu mais de 700 produtores rurais de toda a região.

Palestra - O Prosa com o produtor teve início com a palestra do engenheiro agrônomo Anderson Galvão, que faz análises de planejamento estratégico e projetos de investimento para diversas cadeias agrícolas. Depois de fazer uma linha do tempo da produção brasileira, Galvão falou sobre o impacto da taxa de câmbio no setor, custos e cenário para o setor. “Como o Brasil responde à ameaça de escassez de alimentos? As exportações do país alimentam 1,5 bilhão de pessoas. O agro é um setor em que temos a certeza de que vamos produzir e teremos clientes para comprar”, disse.

Bate-papo - Depois foi realizado um bate-papo com a participação do diretor executivo da Sicredi Dexis, Rogério Machado; do presidente do Conselho de Administração da Cocamar, Luiz Lourenço; e do presidente do Sindicato Rural de Paranavaí, Ivo Pierin Júnior. A mediação foi feita pelo gerente de Desenvolvimento Agro da Sicredi, Vitor Pasquini, que destacou o trabalho da cooperativa em prol do agro. O Sicredi é a segunda instituição financeira que mais repassa recursos para o setor e no caso da Sicredi Dexis, todas as agências contam com especialistas do setor. Os convidados falaram sobre uso de tecnologia, avanços do setor, futuro do cooperativismo e do mercado financeiro, entre outros.

Produtos e serviços - Em todos os eventos há exposição de produtos e serviços da cooperativa e dos parceiros regionais. A participação é gratuita e exclusiva para associados convidados pelas 111 agências. (Imprensa Sicredi Dexis)

 

SICREDI DEXIS II: Recursos de almoço beneficente são repassados para Lar Escola

sicredi dexis II 29 08 2022O Lar Escola da Criança recebeu na quinta-feira (25/08) uma doação de R$ 12 mil da Sicredi Dexis (novo nome da Sicredi União PR/SP). Os recursos foram provenientes do almoço "Uma festa nas Minas Gerais", que reuniu 300 pessoas no final de junho e foi preparado, de forma voluntária, por 65 colaboradores da cooperativa. Foi a primeira vez que o Lar Escola recebeu colaboradores de uma empresa parceira para preparar o almoço - a equipe também foi responsável pela venda de convites.

Despesas - Segundo a presidente do Lar Escola, Fátima Iwata, os recursos ajudarão a custear as despesas de alimentação das 400 crianças e adolescentes atendidas pela entidade. Mensalmente o déficit mensal é de R$ 15 mil e, para manter as atividades, a entidade realiza bazares e outros eventos beneficentes.

Entrega - A entrega dos recursos foi prestigiada pelo diretor executivo da Sicredi Dexis, Rogério Machado, pelo diretor de operações, Walter Silva, e pela coordenadora de Desenvolvimento Social, Taiane Boccato. O Lar Escola foi representado pela presidente Fátima Iwata e pela gestora administrativa, Tatiane Gomes de Almeida. (Imprensa Sicredi Dexis)

 

POLÍTICA: Agronegócio e cooperativismo definiram estratégias para próximas eleições em SC

politica fecoagro sc 29 08 2022As entidades do agro e do cooperativismo de Santa Catarina estiveram reunidas na capital e remotamente na última sexta feira (26/08), para discutir as estratégias de comportamento nas próximas eleições de outubro. Faesc, Fetaesc, Ocesc, Fecoagro, Fecoerusc, Sindicarne e Sicoob reafirmaram o propósito de trabalhar para eleger parlamentares, federais e estaduais, que sejam alinhados com o setor, ou que assumam compromissos formais de defender o agro e o cooperativismo após as eleições. A prioridade é trabalhar por candidatos a deputados federais e estaduais, e foram elencados em uma lista de 14 pretendentes à Câmara Federal que já manifestaram interesse em defender o agronegócio e o cooperativismo; e outros 15 a deputados estaduais, de diversos partidos políticos.

Avaliação - A preferência de nomes deverá ser avaliada por cada cooperativas, sindicatos ou outras entidades, sempre priorizando aqueles que já comprovaram defesa do setor, pois os demais ainda dependem de suas posições durante a campanha. Por unanimidade o grupo definiu que não serão considerados candidatos que estão alinhados com a esquerda em nível federal, pois a candidatura dessa ideologia já se pronunciou contra o agro.

Senado e governador - Para o senado e para governador, o setor quer conhecer melhor as propostas de cada candidatos, especialmente no que pretende fazer para o agro e o cooperativismo, para talvez se pronunciar mais à frente. O mecanismo de apoio aos candidatos que assumirem as causas, será decidido regionalmente. Sempre considerando que os pretendentes devem estar na lista geral a ser publicada nos próximos dias. As entidades irão produzir um documento com propostas a serem entregues aos candidatos e aqueles que aderirem a defesa das causas, deverão firmar compromisso. Nessa semana as cooperativas e sindicatos da área rural, irão indicar coordenadores que serão os mobilizadores das lideranças e eleitores das suas regiões, para a difusão dos nomes dos candidatos listados. A elaboração do documento de reinvindicações do setor será elaborada pela Ocesc após coletar as sugestões das demais entidades, e a coordenação das ações políticas ficará a cargo do ex-deputado Odacir Zonta, que na medida do possível, participará de eventos organizados pelas cooperativas, e a critério dessas organizações, convidará candidatos para participarem dos encontros.

Avanços - Na próxima sexta-feira (02/09), o grupo de entidades se reunirá novamente para definir os avanços na campanha eleitoral. Participaram da reunião de sexta-feira (26/08), o presidente das Faesc, Jose Zeferino Pedrozo; o presidente da Fetaesc, Jose Walter Drech; o presidente da Ocesc, Luiz Vicente Suzin; o presidente da Fecoagro, Arno Pandolfo, o presidente da Aurora Coop, Neivor Canton; o presidente do Sicoob-SC/RS, Rui Schneider da Silva; o presidente da Fecoerusc, Walmir Rampinelli; da Cooperalfa, Romeu Bet; o Diretor Executivo do Sindicarne, Jorge Lima, a Vice-presidente da Ocesc, Elizete Pelegrini; o Superintendente da Ocesc, Neivo Panho e o diretor executivo da Fecoagro. Ivan Ramos. (Informativo Cooperativista Fecoagro SC)

FOTO: Fecoagro SC

CONAB: Pouca chuva na região central do Brasil favorece colheita do milho 2ª safra

conab 29 08 2022Característica desta época do ano, a falta de chuvas na região central do Brasil favorece a maturação e a colheita do milho 2ª safra, além de beneficiar a qualidade de pluma do algodão. A análise foi divulgada na quinta-feira (25/08), na edição deste mês do Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), disponível para consulta no site da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Principais regiões - O estudo aponta o resultado do monitoramento nas principais regiões produtoras de grãos brasileiras, levando-se em conta os cultivos de verão e inverno para a Safra 2021/2022. O levantamento ocorreu entre 1º e 21 de agosto deste ano.

Terceira safra- O boletim mostra também que as condições climáticas para os cultivos de terceira safra são satisfatórias. A exceção fica por conta das lavouras localizadas no interior do Nordeste da Bahia, que estão sob restrição hídrica. Apesar de ter reduzido o ritmo de colheita do milho 2ª safra, as chuvas favoreceram o desenvolvimento dos cultivos de inverno. Observa-se que as precipitações contribuíram para a recuperação da umidade do solo no estado do Paraná, o que proporcionou o desenvolvimento, florescimento e o enchimento dos grãos do trigo. A redução das temperaturas mínimas provocou a ocorrência de geadas de intensidade fraca a forte, mas não houve impacto negativo nas lavouras de trigo.

Maturação - De forma geral, a análise espectral reflete a maturação e a colheita do milho segunda safra em algumas regiões, devido a sua predominância, e tem apresentado comportamento similar ao de safras anteriores. O desenvolvimento das lavouras de inverno é expressado pelo bom comportamento do índice de vegetação, superior à média dos últimos cinco anos, devido às boas condições climáticas da atual safra.

Colaboração - O Boletim de Monitoramento Agrícola é resultado da colaboração entre a Conab, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam), além de agentes colaboradores que contribuem com dados pesquisados em campo. (Conab)

Confira aqui a mais recente edição do Boletim.

 

FOCUS: Mercado financeiro reduz projeção da inflação de 6,82% para 6,7%

focus 29 08 2022A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, caiu de 6,82% para 6,7% neste ano. É a nona redução consecutiva da projeção. A estimativa está no Boletim Focus desta segunda-feira (29/08), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), com a expectativa de instituições para os principais indicadores econômicos.

Próximos anos - Para 2023, a estimativa de inflação ficou em 5,3%. Para 2024 e 2025, as previsões são de 3,41% e 3%, respectivamente.

Acima da meta - A previsão para 2022 está acima da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. A meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3,5% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é de 2,25% e o superior de 5,25%.

Alta acumulada - Em julho, a inflação recuou 0,68%, após aumento de 0,67% registrada em junho. Com o resultado, o IPCA acumula alta de 4,77%, no ano, e 10,07%, em 12 meses. No mês de agosto, o IPCA-15, a prévia da inflação oficial, também registrou deflação de 0,73%, menor que a de junho (alta de 0,13%), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Taxa de juros - Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 13,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A taxa está no maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava em 13,75% ao ano.

Expectativa - Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic encerre o ano nesse patamar. Para o fim de 2023, a estimativa é de que a taxa básica caia para 11% ao ano. E para 2024 e 2025, a previsão é de Selic em 8% ao ano e 7,5% ao ano, respectivamente.

Aumento - Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Além da taxa Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

Redução - Quando o Copom reduz a Selic, a tendência é de que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica.

PIB e câmbio - As instituições financeiras consultadas pelo BC elevaram a projeção para o crescimento da economia brasileira este ano de 2,02% para 2,10%. Para 2023, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) - a soma de todos os bens e serviços produzidos no país - é de crescimento de 0,37%. Em 2024 e 2025, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 1,8% e 2%, respectivamente.

Manutenção - A expectativa para a cotação do dólar manteve-se em R$ 5,20 para o final deste ano. Para o fim de 2023, a previsão é de que a moeda americana também fique nesse mesmo patamar. (Agência Brasil)

FOTO: Banco Central do Brasil

 

CAGED: Brasil gerou 218.902 empregos formais em julho

caged 29 08 2022O Brasil gerou 218.902 vagas de empregos com carteira assinada no mês de julho. No acumulado de 2022, foram gerados 1.560.896 empregos formais, conforme consta do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgado nesta segunda-feira (29/08) pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Últimos 12 meses - Entre agosto de 2021 a julho de 2022 (últimos 12 meses), o saldo positivo ficou em 2.549.939 vagas geradas. Com isso, o estoque total de trabalhadores com carteira assinada está em 42.239.251. Ainda segundo o Caged, de julho de 2020 a julho de 2022 o saldo positivo está em 5.542.283 novos postos de trabalho “decorrentes de 43.141.648 admissões e 37.599.365 desligamentos no período”.

Segmentos - Os cinco segmentos analisados registraram saldos positivos em julho. O maior crescimento foi o de Serviços, que apresentou saldo positivo de 81.873 postos de trabalho formais. O grupamento Indústria registrou 50.503 novos postos; e o Comércio, gerou 38.574 vagas no mês.

Acumulado do ano - No acumulado do ano, a construção civil foi o setor com melhor desempenho, ao registrar crescimento de 9,38% no estoque de empregos formais. O de serviços gerou 874.203 vagas, seguido pela indústria, com 266.824 novos empregos.

Estados - São Paulo foi o estado que registrou, no mês, maior número de empregos formais gerados: 67.009, o que representa uma alta de 0,51%. Minas Gerais agregou 19.060 novos postos (0,43%); e Paraná agregou mais 16.090 empregos formais (0,55%). “Do ponto de vista regional o grande destaque foi a Região Norte, com um crescimento de 0,8% da força de trabalho, o maior crescimento relativo entre as cinco regiões brasileiras”, destacou o ministério.

Salários - Com relação aos salários, pelo segundo mês seguido observou-se aumento no salário médio real de admissão. Na média, o valor acertado ficou em R$ 1.926,54, o que representa uma alta de 0,80%. “Comparado ao mês anterior houve um acréscimo real de R$ 15,31, sendo o maior crescimento verificado no setor do comércio, R$ 1.685,67, variação de 1,95%”, detalhou o levantamento. (Agência Brasil)

FOTO: Marcelo Camargo / Agência Brasil

 

ECONOMIA: Contas externas tiveram déficit de US$ 3,5 bilhões em maio

economia 29 08 2022As contas externas brasileiras apresentaram déficit de US$ 3,5 bilhões em maio de 2022. No mesmo mês do ano passado, o resultado havia sido superávit de US$ 2,5 bilhões. Os números resultam das compras e vendas de mercadorias, serviços e transferências de renda entre o Brasil e outros países.

Comparação interanual - De acordo com as estatísticas do setor externo, divulgadas na sexta-feira (26/08) pelo Banco Central, na comparação interanual, houve “redução de US$ 3,9 bilhões no saldo da balança comercial de bens e aumentos de US$ 743 milhões e de US$ 1,4 bilhão nos déficits em serviços e em renda primária, respectivamente”.

Transações correntes - Com relação às transações correntes observadas nos 12 meses encerrados em maio, o resultado foi deficitário em US$ 32,9 bilhões, o que corresponde a 1,89% do Produto Interno Bruto (PIB, que é a soma de todas riquezas produzidas no país). No mês anterior, o valor estava em US$ 26,8 bilhões (1,57% do PIB); e em maio de 2021 estava em US$ 19,1 bilhões (1,3% do PIB).

Superávit - Segundo a autoridade monetária, a balança comercial de bens foi superavitária no mês de maio de 2022, em US$ 3,4 bilhões, o que representa saldo positivo de US$ 7,4 bilhões na comparação com maio de 2021.

Total - Tendo, ainda, como recorte, a balança relativa a bens, foi registrado um total de US$ 30 bilhões em exportações; e US$ 26,6 bilhões em importações – “incrementos de 13,8% e de 39,8% em comparação a maio de 2021, respectivamente”, informou o BC.

Serviços, viagens, transporte - A conta de serviços apresentou déficit de US$ 2,4 bilhões no referido mês, valor 45,5% maior do que o observado em maio do ano passado. Viagens internacionais registraram despesas líquidas de US$ 718 milhões em maio de 2022, ante aos US$ 139 registrados no mesmo mês de 2021.

Fluxos brutos - “Na mesma base comparativa, e seguindo tendência dos meses recentes, os fluxos brutos de receitas de viagens expandiram 91,9%, totalizando US$ 373 milhões, e as despesas de viagens cresceram 227,3%, somando US$ 1,1 bilhão”, dizem as estatísticas.

Despesas líquidas - Segundo o BC, as despesas líquidas de transportes somaram US$ 821 milhões em maio de 2022, ante US$ 307 milhões em maio de 2021, o que representa aumento de 167,6%. Aluguel de equipamentos registrou despesas líquidas de US$ 602 milhões.

Maio 2022 - Ainda com relação aos números relativos a maio de 2022, o déficit na conta de renda primária ficou em US$ 4,9 bilhões, valor 41,2% maior do que o obtido em maio de 2021.

Lucros e dividendos - Entre maio de 2021 e maio de 2022, as despesas líquidas de lucros e dividendos aumentaram de US$ 2 bilhões para US$ 4,2 bilhões “impulsionadas pelo aumento de US$ 1,9 bilhão das despesas brutas”, diz o levantamento.

Despesas líquidas - “As despesas líquidas com juros somaram US$ 711 milhões em maio de 2022, ante US$ 1,5 bilhão em maio de 2021”, acrescentou ao informar que a redução de despesas brutas de juros “concentrou-se em operações de empresas de mesmo grupo econômico”.

Investimentos diretos - De acordo com as estatísticas do setor externo, os ingressos líquidos em investimentos diretos no país (IDP) somaram US$ 4,5 bilhões em maio de 2022, ante US$ 2,2 bilhões em maio de 2021.

Ingressos - “Houve ingressos líquidos de US$ 6,2 bilhões em participação no capital e saídas líquidas de US$ 1,8 bilhão em operações intercompanhia. Nos doze meses encerrados em maio de 2022, o IDP totalizou US$ 60 bilhões (3,45% do PIB), ante US$ 57,8 bilhões (3,38% do PIB) no mês anterior e US$ 47,3 bilhões (3,22% do PIB) em maio de 2021”, detalha.

Mercado doméstico - Com relação aos investimentos em carteira no mercado doméstico, o levantamento identificou um total de US$ 3,9 bilhões em saídas líquidas em maio de 2022, sendo US$ 3,2 bilhões em saídas via ações e fundos de investimento; e de US$ 702 milhões em títulos de dívida. “Nos doze meses encerrados em maio de 2022, os investimentos em carteira no mercado doméstico somaram ingressos líquidos de US$ 5 bilhões”, complementou.

Reservas internacionais - As reservas internacionais tiveram aumento de US$ 1,3 bilhão na comparação com o mês anterior, totalizando US$ 346,4 bilhões em maio de 2022.

Variações - Segundo o BC, o resultado se deve principalmente às variações por preços e à receita obtida com juros, “que contribuíram para elevar o estoque em US$ 463 milhões e US$ 501 milhões, respectivamente”. (Agência Brasil)

FOTO: Pixabay

 

TAC: Termina nesta segunda-feira prazo de autodeclaração para auxílio caminhoneiro

tac 29 08 2022Termina nesta segunda-feira (29/08) o prazo para que transportadores autônomos de carga (TAC) façam a Autodeclaração do Termo de Registro para receber o Benefício Caminhoneiro-TAC. Quem fizer a autodeclaração até segunda-feira receberá as duas primeiras parcelas no dia 6 de setembro.

Após o prazo - Após esse prazo, os caminhoneiros somente terão direito a receber o benefício a partir do mês da realização da autodeclaração, desde que atendidos os demais requisitos legais. Nesse caso, não será feito o pagamento retroativo.

Registo ativo - Devem fazer a autodeclaração os profissionais com cadastro em situação “ativo” no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), mas que não tiveram registro de operação de transporte rodoviário de carga neste ano.

Primeiras parcelas - As primeiras parcelas do Benefício Caminhoneiro -TAC foram pagas aos transportadores autônomos de carga que estavam com o RNTR-C vigente em 31 de maio de 2022 e em situação “ativo” em 27 de julho de 2022. Além disso, o transportador tinha de ter registro na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de operação de transporte rodoviário de carga realizado no período de 1º de janeiro de 2022 a 27 de julho de 2022.

Notificações - Todos os profissionais que não se enquadraram nessa situação estão com uma notificação nos sistemas do Ministério do Trabalho e Previdência e poderão utilizar os canais da pasta para fazer a autodeclaração. O acesso pode ser feito pelo Portal Emprega Brasil ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

Requisitos legais - Na autodeclaração, o caminhoneiro autônomo deverá afirmar que atende aos requisitos legais exigidos para recebimento do benefício e que está apto a realizar, de forma regular, transporte rodoviário de carga. Também será necessário informar o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) dos veículos cadastrados junto à ANTT.

Primeiro lote - No primeiro lote, em 9 de agosto, mais de 190 mil caminhoneiros foram habilitados a receber as duas primeiras parcelas de pagamento, referentes aos meses de julho e agosto. (Agência Brasil)

FOTO: Marcelo Camargo / Agência Brasil

 

LEGISLATIVO: Câmara realiza esforço concentrado com votações a partir desta segunda-feira

legislativo 29 08 2022A Câmara dos Deputados vai ter semana de esforço concentrado com votações a partir desta segunda-feira (29/08), em sessão virtual marcada para as 17 horas. No total, a pauta do Plenário contém 37 itens, entre projetos de lei, medidas provisórias e requerimentos de urgência.

MPs - Seis MPs que aguardam votação perderão a validade até a realização do primeiro turno das eleições, em outubro, caso não sejam votadas pela Câmara e pelo Senado nesta semana de votações:

- MP 1114/22, que permite o uso do Fundo Garantidor da Habitação Popular (FGHab) para os financiamentos do programa Casa Verde e Amarela. O fundo foi criado para o programa Minha Casa, Minha Vida. Ele garante o financiamento e é utilizado para pagamento de prestações em caso de desemprego, morte ou invalidez permanente;

- MP 1115/22, que eleva em 1% a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) de instituições financeiras (como bancos e corretoras de câmbio), companhias de seguro e de capitalização até 31 de dezembro de 2022. Os bancos vão pagar 21% de CSLL; e as demais instituições, 16%;

- MP 1116/22, que cria o Programa Emprega + Mulheres e Jovens, com a criação de incentivos de contratação desses públicos;

- MP 1117/22, que altera regras para o cálculo do frete rodoviário de cargas. Permite que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) atualize os valores mínimos sempre que houver oscilação superior a 5% no preço do óleo diesel, em vez dos 10% previstos anteriormente;

- MP 1118/22, que anula até o fim do ano créditos tributários para empresas que compram combustível para uso próprio (empresas de ônibus, de aviação e transportadoras, entre outras);

- MP 1119/22, que reabre prazo para migração dos servidores públicos federais para o regime de previdência complementar, atualiza o cálculo do benefício especial e altera regras da Funpresp.

Definição - A definição sobre as propostas que serão analisadas ainda depende de reunião de líderes partidários, a ser realizada na segunda-feira. Alguns parlamentares também apontam a possibilidade de ser marcada para esta semana a eleição para vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). (Agência Câmara de Notícias)

Confira a pauta completa do Plenário

FOTO: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

 

SAÚDE I: Brasil registra 3.452 casos e 22 óbitos por Covid-19 nas últimas 24h

Brasil registra 34.384.747 casos acumulados de Covid-19. Desses, 3.452 foram registrados nos sistemas nacionais nas últimas 24 horas. As informações sobre o cenário epidemiológico foram atualizadas às 17h30 deste domingo (28/08), por meio de dados enviados ao Ministério da Saúde pelas secretarias de Saúde estaduais, municipais e do Distrito Federal.

Recuperados - De acordo com os dados epidemiológicos compilados pela Pasta, o número de recuperados da Covid-19 é de 33.392.136, o que representa a maioria total de casos acumulados (97,1%) e é maior do que a quantidade de pacientes em acompanhamento médico (0,89%).

Óbitos - Em relação aos óbitos, o País tem 683.494 mortes por coronavírus. Nas últimas 24 horas, foram registrados 22 óbitos nos sistemas oficiais. Outros 3.241 permanecem em investigação. (Com informações do Ministério da Saúde)

saude I tabela 29 08 2022

SAÚDE II: Sesa confirma mais 499 novos casos e nenhum óbito no Paraná

saude II 29 08 2022De acordo com o Informe Epidemiológico divulgado neste domingo (28/08) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Paraná registrou 499 novos casos e nenhum óbito causado pela Covid-19, dos quais 217 casos nas últimas 24h. Assim, o Estado acumula, desde o início da pandemia, 2.720.614 casos confirmados e 44.850 mortes decorrentes da doença.

Meses - Os casos confirmados divulgados nesta data são de agosto (254), julho (230), junho (1), maio (3), março (4), fevereiro (2) e janeiro (1) de 2022; julho (1) e abril (2) de 2021; e setembro (1) de 2020. (Com informações da Sesa)

Clique aqui e confira o boletim completo

FOTO: Sesa

 


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