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Informe Paraná Cooperativo - edição nº 5409 | 21 de Setembro de 2022

SESCOOP/PR: Há 23 anos contribuindo para o desenvolvimento do cooperativismo paranaense

sescoop pr 21 09 2022Nesta quarta-feira (21/09), a unidade paranaense do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) completa 23 anos. “Foi nessa data, em 1999, que realizou-se a reunião de constituição do Sescoop/PR, com a posse dos integrantes do 1º Conselho Administrativo e do 1º Conselho Fiscal”, lembra o superintendente da entidade, Leonardo Boesche. “Parabéns a todos que ajudaram a construir essa linda história e que tem contribuído para promover o desenvolvimento do cooperativismo paranaense”, acrescenta.

Atribuições - O Sescoop/PR é uma entidade de Sistema S voltada ao setor cooperativista, com a atribuição de organizar, administrar e executar atividades de formação profissional e promoção social para o público cooperativista – funcionários, gestores, cooperados e seus familiares. Também realiza ações de monitoramento, em conformidade com a legislação, e de aprimoramento da gestão das cooperativas, promovendo capacitação e dispondo de ferramentas que auxiliam na avaliação do desempenho, acompanhamento e alcance das metas, entre outras questões.

EstatísticasPara se ter uma dimensão do trabalho desenvolvido pela entidade, entre os anos de 2004 e 2022, o Sescoop/PR soma investimentos na ordem de R$ 409.913.251,00, destinados à promoção de 95.209 eventos, com 2.784.383 participações, totalizando carga de 1.246.070 horas. “Em 2022, considerando os mais de 10 mil eventos que estão sendo realizados, chegamos a uma média de 41 eventos sendo promovidos por dia para as nossas cooperativas”, ressalta a gerente de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, Maria Emília Pereira Lima.

Profissionais - Para executar suas atividades, o Sescoop/PR conta com o apoio de uma equipe de 64 funcionários e, ainda, de 607 agentes de Profissionalização, Cooperativismo e Autogestão, que são profissionais que atuam nas cooperativas paranaenses, fazendo a interlocução com a entidade e o levantamento das demandas locais.

 

COOPERATIVISMO: Cooperativistas da Coprossel visitam sede do Sistema Ocepar

Grupo de cooperativistas da Coprossel (Cooperativa de Produtores de Sementes) visitou, na manhã desta quarta-feira (21/09), a sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. A delegação, formada por 29 representantes dos núcleos feminino e de jovens, está realizando uma viagem de imersão em cooperativismo, por meio de roteiro organizado pela Cooptur (Cooperativa Paranaense de Turismo). Os visitantes foram recebidos por analistas técnicos do Sescoop/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), que fizeram uma explanação sobre a história, a estrutura e o trabalho desenvolvido pelo Sistema Ocepar. O superintendente da Fecoopar (Federação das Cooperativas do Paraná), Nelson Costa, falou sobre as ações prioritárias para o ano, dentro dos objetivos do PRC200, o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense. O grupo da Coprossel segue amanhã para o litoral do estado, onde visitará o Porto de Paranaguá.

A Cooperativa - Com sede em Laranjeiras do Sul, região centro-oeste do Paraná, a Coprossel foi fundada em setembro de 1991. Atualmente, tem mais de 1.200 cooperados e cerca de 320 funcionários. A cooperativa é referência em desenvolvimento regional. Atua no atendimento de seu quadro social com assistência técnica, fornecimento de insumos e comercialização da produção, na vanguarda das mais inovadoras tecnologias para produção e geração de riqueza. Na produção de sementes, a difusão de tecnologia está presente na soja, feijão, trigo e triticale.

Estrutura - Possui unidades nos municípios de Laranjeiras do Sul, Rio Bonito do Iguaçu, Porto Barreiro, Virmond e Nova Laranjeiras. Atualmente são 14 unidades em funcionamento, que dão suporte aos cooperados e clientes, contando atualmente com uma capacidade estática de armazenamento superior a dois milhões e trezentos e cinquenta mil sacas de grãos.

Trigosel - Em 2014, a Coprossel iniciou sua industrialização de trigo com o moinho cuja farinha chama-se Trigosel. O moinho de farinha de trigo foi modernizado em 2019 e tem capacidade atual de processar aproximadamente 32 mil toneladas de trigo por ano, fornecendo farinha de trigo para o mercado regional e indústrias de panificação em vários estados, além dos subprodutos da industrialização.

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PUBLICAÇÃO: Informativo jurídico do Sistema OCB agora é Direito no Coop

publicacao 21 09 2022O Sistema OCB relança, nesta quarta-feira (21/09), seu informativo voltado para as questões jurídicas no cooperativismo, o Direito no Coop. A newsletter, que será quinzenal, traz análises de especialistas, decisões importantes e informações do Judiciário relevantes para o movimento. O periódico conta com seções específicas para tratar das temáticas societária, tributária, processual e trabalhista.

Objetivo - A gerente jurídica do Sistema, Ana Paula Andrade Ramos, destaca que o retorno do informativo tem como objetivo maior do que somente tornar conhecidas as decisões judiciais envolvendo as cooperativas. “Com o Direito no Coop pretendemos trazer para o debate da comunidade jurídica cooperativista os principais temas de Direito Cooperativo e estimular a construção de entendimentos cada vez mais uniformes, estratégicos e que nos permitam alcançar bons resultados na defesa das particularidades das nossas cooperativas no campo judicial e administrativo”. Ela explicou que o espaço também será utilizado para divulgar eventos, materiais, iniciativas e outras fontes de conhecimento sobre as matérias no campo jurídico que interessam às cooperativas.

Apanhado - Nesta edição, o Direto no Coop traz um apanhando de decisões dos Tribunais Superiores, com destaque para os segmentos de saúde, crédito e agropecuário. A impenhorabilidade das quotas de capital social; a retomada das atividades de julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e o teletrabalho são temas da editoria Em Pauta. Além da sessão Dicas Processuais, o informativo traz o Fique Por Dentro que, nesta publicação, destaca o site LGPD no Coop, que aborda temas sobre a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados nas cooperativas.

Edições especiais - Em edições especiais, o informativo contará com convidados para tratar sobre pautas importantes para o campo jurídico. Assine para receber em sua caixa de e-mail e ficar por dentro de todas as decisões.

Link - Acesse o link e assine o informativo: https://www.agendainstitucional.coop.br/inscreva-se/. (Sistema OCB)

 

VALOR 1000: Lar avança oito posições no ranking e se destaca entre as maiores empresas do Brasil

Com o empenho e união de esforços dos associados e colaboradores, a Lar Cooperativa subiu oito posições no tradicional anuário “Valor 1000”, saltando da 78° colocação para o 70° lugar entre as mil maiores empresas do Brasil. Promovido pelo jornal Valor Econômico há 22 anos, o ranking busca listar e reconhecer o desempenho empresarial de diversos setores do país. A cerimônia de divulgação das campeãs de 2022 foi realizada no dia 5 de setembro, em São Paulo, com grande presença de público.

Crescimento - Na edição anterior do ranking, a Lar já havia registrado crescimento, avançando 20 novas posições na classificação geral e agora manteve o ritmo de evolução em decorrência do recorde de faturamento bruto em 2021 (mais de R$ 17 bilhões), resultado 57% maior que no ano de 2020, se destacando entre as maiores empresas do Brasil, das 1.069 avaliadas.

Comprometimento - O diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues atribuiu o resultado ao comprometimento de cada um dentro da Cooperativa. “O que mais tem contribuído com a Lar são as pessoas, temos um quadro de associados e colaboradores que realmente se dedicam e crescem juntos com a Lar. Esse resultado é bastante significativo, visto que somos formados, em maioria, por pequenos produtores rurais, mas juntos somos mais de 12 mil associados e quase 26 mil funcionários”.

Área de atuação - O jornal Valor Econômico também classificou as empresas por área de atuação. No segmento do agronegócio nacional, a Lar aparece em 7° lugar e na listagem das maiores empresas da região Sul do país, a Cooperativa ocupa a 10ª posição. A Lar segue avançando, em setembro de 2022 completou 23 anos de atuação na avicultura e atingiu a marca de abate de mais de 1 milhão de aves/dia, um resultado histórico e que deve elevar ainda mais a classificação no ranking das próximas edições.

Desempenho - Para elencar as melhores empresas, os analistas levaram em consideração o desempenho contábil e financeiro de cada uma em 2021 e esta edição do prêmio também passou a avaliar as boas práticas do ESG (sigla em inglês para as ações ambientais, sociais e de governança), correspondendo por cerca de 30% da nota final. “A Lar está bem encaminhada nesse sentido e tem as ações do ESG muito bem estruturadas, um fator que soma ao desempenho econômico, por isso a Cooperativa ficou muito bem-posicionada na classificação”, encerrou o diretor-presidente, Irineo da Costa Rodrigues. (Imprensa Lar)

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COOPAVEL: Edital Agro 4.0 do Mapa e ABDI qualifica projeto do Oeste do PR

coopavel 21 09 2022O Oeste do Paraná conseguiu selecionar um entre oito projetos nacionais premiados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e ABDI (Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial) no edital Agro 4.0. Juntos, os projetos inovadores vão receber R$ 1,65 milhão para que possam ser colocados em prática e levar novas soluções a setores importantes da cadeia do agronegócio.

Avicultura 4.0 - A região Oeste foi premiada pelo projeto Gestão e controle para avicultura 4.0. Ele emprega a Internet das Coisas e software de gestão para, em tempo real, monitorar o bem-estar de aves e a produtividade em aviários. As informações e dados gerados ajudarão o criador a melhorar e a tornar o manejo ainda mais preciso principalmente no controle sanitário. Com isso, haverá diminuição de perdas e resultados zootécnicos e financeiros melhores.

Iniciativa - A iniciativa é da Stac, startup parceira de outros projetos da Coopavel e que está incubada no Parque Tecnológico Itaipu – o PTI, por sua vez, é parceiro da Coopavel por meio do Espaço Impulso, hub do agro inaugurado em fevereiro no parque que desde 1989 recebe o Show Rural. “A Stac, por meio da Coopavel, encontrou um ambiente propício para implementar a sua solução. Nossa cooperativa tem a inovação em seu DNA”, diz o presidente Dilvo Grolli. Com os recursos que vai receber agora do Mapa e ABDI, a startup poderá implantar o projeto em pelo menos dez aviários da Coopavel.

Controle de ambiência - O projeto fará controle de ambiência dos aviários – temperatura e umidade relativa do ar interna e externa, medições dos níveis de CO2, terá plataforma de pesagem automática e sensor para medir volume de ração nos silos. Com todo esse monitoramento, informa o gerente de Inovação da Coopavel, Kleberson Angelossi, haverá dados compartilhados entre produtor, extensionistas e veterinários que prestam suporte de manejo, conduzindo ao aumento da produção.

Objetivos - A aplicação da tecnologia nos aviários contemplará os seguintes objetivos: acompanhamento em tempo real do campo para o fomento, alertas de desvios no consumo de ração, peso e mortalidade para o produtor e equipe técnica, adoção da tecnologia (objetivos/assertividade de peso no abate), integração com a fábrica de ração, auxílio na organização da agenda de visitas do extensionista aos produtores e maior rapidez na prevenção e identificação de problemas sanitários e produtivos.

Ferramenta - “A ferramenta desenvolvida pela Stac gera dados e permite integração fundamental à interação entre produtor e cooperativa. E tudo isso potencializado com a expertise do PTI”, destaca o gerente de Inovação da Coopavel. A fase documental já foi aprovada. Agora ocorrem definições da parte prática, entre PTI e ABDI. Ao ser validada pela Coopavel, a solução chegará então a outros integrados por meio do Espaço Impulso, ambiente de negócios do ecossistema de inovação do Oeste do Paraná, Iguassu Valley.

Disseminação - A disseminação desse novo conhecimento acontecerá também por intermédio de cursos e dia de campo destinados aos avicultores. Uma das estruturas empregadas para isso será o CTA (Centro Tecnológico de Avicultura), também inaugurado durante a 34ª do Show Rural Coopavel. Ali, será possível demonstrar soluções que permitam ao produtor adotar tecnologias 4.0 em sua produção independentemente de seu tamanho ou infraestrutura atual, além de estimular a sucessão familiar nas propriedades a partir da utilização de tecnologias.

Os selecionados - Das oito empresas inovadoras premiadas pelo Mapa e ABDI, duas são da região Sul. Uma delas é do Sudeste, duas do Nordeste e três da região Centro-Oeste do País. O outro projeto do Sul, também do Paraná, é de Monitoramento digital de solos (com sensor proprietário) e lavouras (com imagens RGB e software de IA). Os outros projetos são: Sistema inteligente para manejo de irrigação usando tecnologias de ponta para produtores de café (Minas Gerais); Inteligência artificial para classificação de carcaças bovinas no frigorífico (Mato Grosso). E mais: Sistema de apoio à decisão do produtor (Mato Grosso); Uso de visão computacional para monitoramento de perdas na colheita de soja (Mato Grosso do Sul). E ainda: Implementação de sistema machine vision automatizado para setor agro de frutas (Paraíba/Rio Grande do Norte), e Plataforma tecnológica agrovoltaica para sensoriamento e automatização da coleta dos parâmetros físico-químicos do solo para a fruticultura (Ceará).

Sobre a Stac - Startup voltada a assuntos da avicultura, a Stac está incubada no PTI, em Foz do Iguaçu. A empresa desenvolve soluções para facilitar a tomada de decisões, o planejamento e o manejo dos aviários por parte do criador. A empresa conquistou o primeiro e segundo lugares do InovaAvi, organizado pela Embrapa Suínos e Aves. A empresa criou o Stac Robot, que ajuda o produtor na movimentação diária das aves, que venceu o concurso. O segundo lugar no prêmio foi para o Avestac Pro, aplicativo de gerenciamento remoto de aviários. As ideias da empresa alcançam repercussão em vários estados brasileiros. (Imprensa Coopavel)

 

AGRÁRIA: Em novo Relatório de Sustentabilidade, cooperativa destaca suas prioridades para o desenvolvimento global

agraria 21 09 2022Nesta semana, a Agrária publicou a nova versão do seu Relatório de Sustentabilidade. Compilando dados referentes ao ano de 2021, o documento traz informações sobre as ações realizadas pela cooperativa relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas).

Pacto Global - Desde 2019, a Agrária é signatária do Pacto Global da ONU. A iniciativa reúne empresas de mais de 16 países com a finalidade de trabalhar em favor do progresso mundial, com foco na redução dos impactos ambientais causados pelas atividades produtivas, erradicação da pobreza e criação de oportunidades iguais para todos.

Metas - Para contribuir com o atingimento das metas estipuladas pelo Pacto Global da ONU até 2030, a Agrária elencou seis dos 17 ODS como prioritários em suas ações: 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável; 8- Trabalho Descente e Crescimento Econômico; 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura; 11- Cidades e Comunidades Sustentáveis; 12- Consumo e Produção Responsáveis; 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima.

Site - Para conhecer o que a Agrária tem feito em prol de desenvolvimento local, basta acessar o site da cooperativa (agraria.com.br) ou a página do Pacto Global da ONU (pactoglobal.org.br), na aba participantes. (Imprensa Agrária)

 

SICREDI: Centro administrativo da instituição financeira cooperativa é o prédio mais sustentável do Brasil

sicredi 21 09 2022O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6 milhões de associados e presença em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, recebeu a recertificação LEED para seu Centro Administrativo Sicredi (CAS), localizado em Porto Alegre. Após um ano de avaliação, a estrutura teve nota final de 88 pontos, conquistando o primeiro lugar entre 12 prédios certificados no Brasil em 2022. O CAS é o único com certificação no Rio Grande do Sul na categoria “LEED - operação e manutenção de prédios já existentes”. A LEED – Leadership in Energy and Environmental Design (Liderança em Energia e Design Ambiental em tradução livre), é uma certificação internacional para construções sustentáveis.

Área - O CAS ocupa uma área de 28,6 mil metros quadrados, sendo mais de 8,7 mil deles de área verde, que privilegiam espécies nativas. Mais de três mil colaboradores do Sicredi estão alocados na sede, sendo que, em função do trabalho híbrido, cerca de 650 circulam diariamente pelo local.

Validade - Conquistada pela primeira vez em 2016, a certificação LEED tem validade de cinco anos e incentiva práticas sustentáveis nas edificações, avaliando os seguintes aspectos: Processo Integrado, Localização e Transporte, Lotes Sustentáveis, Eficiência da Água, Energia e Atmosfera, Materiais e Recursos, Qualidade Interna dos Ambientes, Inovação e Prioridades Regionais.

Propósito - “Trabalhamos com o propósito de impactar positivamente o meio ambiente e a vida de todos ao redor, sejam colaboradores, associados ou parceiros. A recertificação LEED veio para comprovar que estamos no caminho certo”, comenta Dino Soccol, gerente de Patrimônio e Serviços do Sicredi. “O CAS é novamente o prédio mais sustentável do Brasil e estamos cada vez mais ampliando essas iniciativas para as nossas cooperativas e centrais, buscando também inspirar outras empresas, pessoas e instituições a fazerem o mesmo.”

Cases - Entre as áreas avaliadas, o CAS se destacou com três cases: uso de energia renovável, eficiência no uso de água e central de resíduos. Em relação à energia, um dos diferenciais é promover a eficiência energética por meio da contratação no mercado livre de energia, garantindo o fornecimento de energia elétrica proveniente de fontes renováveis. Além disso, o bicicletário possui geradores fotovoltaicos, todas as lâmpadas são de LED e com sensores de presença nos ambientes de circulação geral. Outro diferencial é que durante a frenagem dos elevadores, um sistema regenerativo converte a energia mecânica em elétrica, reduzindo assim o consumo.

Água - O Centro Administrativo também utiliza sistemas de captação e de redução do consumo de água. Ferramentas como a irrigação automática com sensor de chuva, captação de água de condensação e estação para tratamento de esgoto são destaques que elevaram a nota na certificação LEED.

Resíduos sólidos - O CAS ainda trabalha com a gestão de resíduos sólidos. A Central de Resíduos é responsável por incentivar e monitorar práticas de não geração, redução, reutilização e reciclagem. O trabalho realizado para a certificação LEED no CAS se conecta com iniciativas como o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa produzido anualmente pelo Sicredi a fim de mensurar suas emissões e criar estratégias de redução e neutralização do impacto ambiental.

Outras práticas sustentáveis - Outras iniciativas como trabalho de paisagismo com presença de plantas frutíferas e horta comunitária contribuem com o meio ambiente. Em função da área verde, circulam pelo CAS pequenos animais como gambás silvestres e diversas aves como pica-pau, beija-flor, joão-de-barro, entre outros. Para estimular a polinização, foi instalada uma caixa de abelhas sem ferrão, que se beneficiam de plantas floríferas. O café disponibilizado é orgânico, assim como são usados produtos de limpeza sem cheiro. O nível de CO2 nos ambientes é monitorado em tempo real, buscando colaborar com o bem-estar das pessoas.

Sobre o Sicredi - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2,3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros. Site do Sicredi: www.sicredi.com.br. (Imprensa Sicredi)

 

SICREDI PARQUE DAS ARAUCÁRIAS: Cooperativa ultrapassa a marca de 70 mil associados

sicredi parque araucarias 21 09 2022No mês de setembro de 2022, a Sicredi Parque das Araucárias PR/SC/SP ultrapassou a importante marca de 70 mil associados. O número ilustra a prosperidade da cooperativa, que vem acumulando marcos expressivos tanto em resultados econômicos quanto em ações e projetos realizados junto as comunidades onde atua, ou seja, o sudoeste do Paraná, o oeste e meio oeste de Santa Catarina e o noroeste de São Paulo.

Ritmo de crescimento - O feito é ainda mais expressivo dado o ritmo de crescimento do número de associados. A Sicredi Parque se tornou cooperativa de livre admissão em 2008, quando passou a contar com mais de 15 mil associados. A marca de 60 mil associados foi ultrapassada em setembro de 2021.

Investimento - Para o diretor executivo da cooperativa, Fabio Vedelago Burille, o aumento do número de associados da Sicredi Parque é resultado do investimento da cooperativa na ampliação de sua rede de atendimento, com a abertura constante de novas agências, e da credibilidade da instituição. Cada vez mais pessoas, empresas e entidades tem confiado no Sicredi como instrumento financeiro.

Outras iniciativas - Além disso, outras iniciativas também contribuem para o crescimento, como os impactos positivos de programas de responsabilidade social como o A União Faz a Vida, o Fundo Social Sicredi, e o Educação Financeira na Ponta do Lápis, além de diversas outras ações realizadas junto à comunidade. (Imprensa Sicredi Parque das Araucárias PR/SC/SP)

 

SICREDI DEXIS I: União Solidária entregará moto a ganhador de Santa Bárbara d’Oeste

Em sua 5ª edição, a Campanha União Solidária continua premiando e trazendo benefícios a entidades assistenciais que participam da ação em 2022. Desta vez, o felizardo que levará uma moto Honda CG Start 160 0km — a terceira sorteada — será José Maria Cesário Junior, morador de Santa Bárbara d’Oeste, município da região centro paulista.

Entrega - O prêmio do terceiro sorteio da campanha será entregue na manhã de sexta-feira (23/09), na agência Sicredi Dexis (novo nome da Sicredi União PR/SP) de Santa Bárbara d’Oeste.

Extra - Por participar com projeto social inscrito na União Solidária e ter vendido o cupom premiado, a creche SOS (Serviço de Obras Sociais) será contemplada com prêmio extra de R$ 3.000.

A Campanha - Realizada pelo Instituto CoopConecta, com apoio do Instituto Cocamar e Sicredi Dexis, que doaram os prêmios que estão sendo sorteados, a campanha União Solidária funciona da seguinte forma: as organizações se cadastraram em www.campanhauniaosolidaria.com.br, e depois que tiveram o projeto aprovado, receberam cupons de R$ 10 para comercializar na comunidade e de forma on-line — o número de cupons é equivalente ao valor do projeto. Toda quantia comercializada ficará com a entidade.

Sorteios mensais - Além de ajudar os projetos sociais, quem adquiri um cupom participa de sorteios mensais de prêmios pela Loteria Federal. Nesta edição são, no total, 12 iPhones, 3 Fiats Mob e 6 Honda CG Start 160. Alguns sorteios dos iPhones já ocorreram em 29 de junho e 30 de julho — os próximos serão em 1º de outubro e 5 de novembro. Também já aconteceram os sorteios de três motos (incluindo a de Santa Bárbara d’Oeste), e os prêmios finais, que são três carros e as outras três motos, em 14 de dezembro.

Entidades - As entidades responsáveis pela venda dos cupons premiados ganham prêmios extras: R$ 3.000 no caso dos cupons de iPhones e das motos já sorteadas e R$ 5.000 para quem vender os cupons contemplados no sorteio final. A venda dos cupons físicos e online começaram em 11 de maio.

Cidades impactadas - Em todas as 115 cidades envolvidas na campanha, mais de 500 mil pessoas serão impactadas. Ao todo, 572 entidades participam e 637 projetos serão beneficiados com os recursos. Na última edição, encerrada em dezembro do ano passado, foram arrecadados R$ 3,46 milhões para 536 mil entidades, que atendem 774 mil pessoas. Nas quatro primeiras edições a campanha arrecadou R$ 12,2 milhões.

Sobre a Sicredi Dexis - A Sicredi Dexis (novo nome da Sicredi União PR/SP) é uma cooperativa com 37 anos de história. Atualmente, a instituição financeira possui 112 agências espalhadas por mais de 80 municípios na sua área de atuação: o norte e noroeste do Paraná, e as regiões Centro e Centro leste Paulista, no interior de São Paulo.

Maior - Atualmente, a Sicredi Dexis, maior cooperativa dentro do sistema Sicredi, conta com 1.300 colaboradores e 400 mil associados, entre titulares, cotitulares e poupadores, que, como são sócios, têm participação nas decisões e resultados.

Sobre o Sicredi - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.200 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros. Site do Sicredi: www.sicredi.com.br. (Imprensa Sicredi Dexis)

SICREDI DEXIS II: Sócios-fundadores são homenageados em Rio Claro

sicredi dexis II 21 09 2022Como forma de agradecimento, a Sicredi Dexis (novo nome da Sicredi União PR/SP) homenageou os primeiros associados que agora fazem parte da mais nova agência da cidade de Rio Claro (SP). A confraternização do “Projeto Sócio Fundador” aconteceu na sexta-feira (16/09), no Buffet Pacheco's.

Ação - “Esta ação promovida para os primeiros sócios dessa agência inovadora, que é o Espaço Dexis, é uma singela forma de homenagear aqueles que acreditaram na força do cooperativismo e colaboraram para implantar a cooperativa nesta localidade”, afirmou Wellington Ferreira, presidente da Sicredi Dexis. “Anda mais se tratando de uma agência tão diferenciada e inovadora como é o Espaço Dexis”, completou Ferreira, que também é o vice-presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ.

Solenidade - A solenidade reuniu e laureou 51 sócios-fundadores da agência inaugurada pela instituição financeira cooperativa, no dia 6 de junho: o Espaço Dexis é um novo modelo de agência e que apresenta diferenciais no conceito de trabalho e na maneira de se interagir com os associados.

Desafios - “Importante esta iniciativa da Sicredi Dexis, ainda mais em um momento de recuperação econômica. A retomada da economia requer audácia para os desafios que vem pela frente e o cooperativismo de crédito é fundamental para pavimentarmos esse novo caminho”, afirmou o prefeito de Rio Claro, Gustavo Ramos Perissinotto, presente no evento.

Em dobro - Um dos novos associados agraciados, Davi Ferraz Campos foi contemplado em dobro, pois abriu uma conta física e outra jurídica, para a empresa dele, a Facilco Engenharia e Construção. “Gostei muito da maneira de trabalho da Sicredi, oferecida no Espaço Dexis. A interação que encontrei na agência e a abordagem diferenciada eu nunca vi em outra instituição financeira", disse o engenheiro mecânico.

Ciclo - Representando a Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (Acirc), que também passou a ser associada, Nilson Nicoletti disse que a ocasião fecha um ciclo. “Depois da abertura da agência e passado uns meses da inauguração, vejo esta ação como um momento importante para se aproximar do associado e mostrar que, após o início da operação, agora temos que trabalhar, mas sem esquecer de quem contribuiu. Estou muito grato”, falou o diretor-financeiro da Acirc.

Agradecimento - A gerente do Espaço Dexis aproveitou a solenidade para agradecer aos primeiros que se associaram. “Estou muito alegre com o apoio que recebi dos sócios-fundadores da agência. A satisfação é imensa por perceber que a mensagem foi bem entendida e assimilada ao ponto de ganhar a confiança dos associados”, disse Ariana Nadai.

Sobre o Sicredi Dexis - A Sicredi Dexis (novo nome da Sicredi União PR/SP) é uma cooperativa com 37 anos de história. Atualmente, a instituição financeira possui 112 agências espalhadas por mais de 80 municípios na sua área de atuação: o norte e noroeste do Paraná, e as regiões Centro e Centro leste Paulista, no interior de São Paulo.

Maior - Atualmente, a Sicredi Dexis, maior cooperativa dentro do sistema Sicredi, conta com 1.300 colaboradores e 400 mil associados, entre titulares, cotitulares e poupadores, que, como são sócios, têm participação nas decisões e resultados.

Sobre o Sicredi - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.200 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros. (Imprensa Sicredi Dexis)

 

UNIPRIME DO BRASIL: Com 25 anos, cooperativa de crédito paranaense é a maior do Brasil com foco na área da saúde

uniprime brasil 21 09 2022Completando 25 anos de fundação em setembro deste ano, a Uniprime do Brasil é hoje a maior do país com foco na área da saúde. Genuinamente paranaense, a cooperativa de crédito foi fundada em 1997 por médicos de Londrina, Maringá e Apucarana. A intenção foi oferecer oportunidades financeiras para a expansão de clínicas e empreendimentos do setor, com o objetivo de desenvolver os polos de saúde no Paraná.

Maior - Nessas duas décadas e meia, a instituição se tornou a maior do país no segmento de acordo com o Banco Central e ampliou sua atuação para outras áreas profissionais e para empresas de médio e grande porte. Hoje soma mais de 41 mil cooperados e opera com 40 agências nos estados do Paraná e São Paulo, totalizando mais de R$ 5,6 bilhões em ativos administrados.

Sobras - Uma das práticas das cooperativas financeiras é dividir os resultados anuais (sobras) entre seus cooperados, devolvendo parte do investimento para o setor produtivo. Neste período de 25 anos, a Uniprime distribuiu cerca de R$ 1,5 bilhão. Somente no ano passado, foram devolvidos R$ 151 milhões, montante que posicionou a cooperativa financeira em primeiro lugar na distribuição de lucros no Paraná, em segundo no estado de São Paulo e em sétimo no país.

Linhas de crédito - Outro diferencial da cooperativa é a rápida tomada de decisão sobre a disponibilização de linhas de crédito e financiamento ao mercado de acordo com o momento econômico, o que possibilita aos cooperados encontrar soluções financeiras mais imediatas e um atendimento personalizado com base nas necessidades de cada um. Atualmente, são oferecidas mais de 40 linhas de créditos para cooperados com taxas mais competitivas, além de todos os serviços financeiros envolvendo conta corrente, aplicações, cartões, entre outros.

Pioneirismo - A Uniprime do Brasil também se destaca no cenário nacional como a primeira cooperativa de crédito do país a acessar o Sistema de Pagamentos Brasileiro e a obter número de compensação próprio. Foi ainda a primeira cooperativa de crédito a emitir cartão próprio. Em volume de crédito a instituição administra mais de R$ 2,5 bilhões e possui um patrimônio líquido de R$ 831 milhões.

Cooperativismo - “No cooperativismo, o associado é dono da instituição e todos possuem cotas capital. O nosso propósito, desde a fundação, foi melhorar a vida financeira das pessoas. Além da participação nas sobras, oferecemos atendimento individualizado, focado nas necessidades de cada cooperado, o que tem contribuído enormemente para a expansão e o fortalecimento da Uniprime do Brasil, não nos esquecendo do nosso compromisso social com o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atuamos", destaca Alvaro Jabur, presidente da cooperativa.

Expansão - A Uniprime do Brasil está agora em processo de expansão no número de agências no estado de São Paulo e já planeja crescimento com a presença em outros estados do país. (Imprensa Uniprime do Brasil)

 

SICOOB: Sistema avança com o Open Finance e anuncia novas funcionalidades para seus cooperados

sicoob 21 09 2022Presente no Open Finance desde as discussões iniciais, o Sicoob disponibilizou o agregador de contas aos seus cooperados em maio de 2022 e agora começa a lançar suas ferramentas inovadoras alinhadas ao disruptivo movimento que está acelerando o Sistema Financeiro Nacional.

Novidade - Uma das principais novidades que deve surgir nos próximos meses é a Adesão Inteligente Sicoob (AIS), movimento conhecido no mercado como smart onboarding. A ferramenta, ainda como projeto piloto, trará benefícios na associação digital de novos cooperados. O Sicoob é a primeira instituição financeira a ofertar esse tipo de serviço.

Como funciona - Funciona assim: o usuário que tiver interesse em se associar e abrir uma conta no Sicoob poderá fazê-lo a partir do compartilhamento de dados de outras instituições financeiras. No App Sicoob, ele inicia o processo e informa seu CPF. Na sequência, o app questiona se ele deseja abrir a sua conta via Open Finance ou preenchendo as informações de forma manual. Caso a utilização da nova ferramenta seja escolhida, será necessário um consentimento. Após a autorização, os dados do usuário serão recuperados automaticamente, permitindo uma adesão rápida, simplificada e segura.

Expectativa - “Estamos com uma expectativa muito alta sobre o Open Finance, porque poderemos mostrar os diferenciais competitivos do cooperativismo financeiro de forma ágil e na palma da mão dos brasileiros. O Open Finance é uma alavanca para o crescimento das cooperativas financeiras e a AIS será uma grande inovação”, explica o diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob, Antônio Vilaça Júnior.

ITP - Reforçando ainda mais seu perfil inovador, o Sicoob foi pioneiro no sistema cooperativista em se habilitar como Iniciador de Transações de Pagamento (ITP) e, no próprio mercado financeiro, está dentre as dez primeiras instituições a se habilitar dentro de uma gama de mais de 800. Na prática, um ITP é responsável por iniciar o comando de um pagamento em outra instituição financeira, objetivando uma melhoria na experiência dos usuários nas movimentações financeiras entre diferentes instituições, gerando maior fluidez no processo de pagamento, tudo iniciado pelo App Sicoob.

Teste - “Já estamos testando o depósito via Pix. Por meio da nova funcionalidade, os cooperados poderão fazer o Pix para o Sicoob, de suas contas mantidas em outra instituição, de forma simples e segura por meio do App Sicoob”, comenta Márcio Alexandre, superintendente de Governança de TI e Segurança Cibernética do Sicoob.

Agregador de Contas - Outra entrega relevante feita pelo Sicoob é o Agregador de Contas, ferramenta que possibilita o acesso às informações bancárias de outras instituições dentro do próprio app do Sicoob, proporcionando aos usuários uma visualização simples de tudo o que receberam/gastaram e garantindo, também, um maior controle das suas finanças.

Novas funções - A instituição financeira cooperativa, que conta com mais de 6,5 milhões de cooperados, também programou para os próximos meses a liberação de novas funções do Agregador Financeiro, que permitirão integrar informações de cartões e operações de crédito.

Aproximação - Márcio Alexandre lembra que o Open Finance, apesar de ter uma raiz bastante digital, já vem sendo explorado pelas cooperativas, que têm como característica uma aproximação física no relacionamento com seus cooperados. “É uma ferramenta que, em conjunto com o olho no olho, vai fazer o cooperativismo financeiro aumentar muito a sua atuação”.

Democratização e crescimento - Mesmo não sendo obrigatória a sua participação no Open Finance, o Sicoob adentrou por acreditar que essa é mais uma ferramenta de democratização e crescimento do acesso a uma economia livre, dinâmica e mais digital no Brasil.

Acesso - Para Vilaça, a partir do momento em que o Sicoob aderiu ao movimento, passou a ter a oportunidade de acessar os dados de mais de 100 milhões de pessoas, número de consumidores vinculados ao mercado financeiro. “A decisão agora é do consumidor desses serviços, que escolhe com quem quer compartilhar suas informações. Abriu-se uma janela muito grande para entendermos melhor o contexto e comportamento das pessoas e, obviamente, mostrar a elas que fazer negócio com o Sicoob é muito mais vantajoso que com outras instituições financeiras”, destaca.

Sobre o Sicoob - Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 6,4 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferecendo serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, marketplace, dentre outras soluções financeiras, o Sicoob é a única instituição financeira presente em 326 municípios. É formado por 351 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a segunda colocação entre as instituições financeiras com maior quantidade de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central, com 4.015 pontos de atendimento em mais de 2 mil cidades brasileiras. Acesse ao site para mais informações. (Imprensa Sicoob)

 

CRESOL: Realizado evento para gerentes de negócios PJ em Foz do Iguaçu (PR)

cresol 21 09 2022Nesta semana, do dia 19 a 23, a Cresol está realizando a primeira etapa do Programa de Educação Comercial em Foz do Iguaçu (PR), voltado para os gerentes de pessoa jurídica do sistema. A realização conta com treinamentos e palestras de diversos temas ligados à área.

Abertura - A abertura do evento contou com as presenças do presidente da Cresol, Alzimiro Thomé, e do superintendente, Adriano Michelon. “É sempre de grande importância a realização de eventos como esse, para que possamos crescer ainda mais profissionalmente e consequentemente ajudar no crescimento do cooperativismo e do nosso sistema. A Cresol busca sempre momentos como este que com pessoas que tenham um vasto conhecimento sobre os temas destacados e alinhados com o mercado, e ficamos felizes pela primeira vez trazermos para o debate o público PJ.”, destacou Alzimiro Thomé, presidente da Central Cresol Baser.

Retrospectiva - Adriano Michelon, superintendente da Cresol, trouxe uma retrospectiva da história da Cresol, destacando a essência do Sistema e o foco no crescimento dos últimos anos e nas inovações que foram implementadas para a sustentabilidade da Cresol.

Presença - Já o diretor de negócios, Pablo Guancino, participou da abertura do evento e fica presente durante toda a semana de formação com apoio a equipe de negócios que preparou as pautas trabalhadas com os gerentes.

Comunicação - No primeiro dia também foi realizado um treinamento de comunicação com Guilherme Miziara, uma das maiores autoridades do Brasil nos temas de comunicação, atendimento e gestão de conflitos. Mestre e doutor em educação, é palestrante profissional, consultor e professor de comunicação e negociação nos MBAs das quatro maiores Escolas de Negócios do País.

Palestras - Além dos temas abordados no primeiro dia, no decorrer da semana os gerentes contam com palestras com o diretor de comunicação e relacionamento da Central Cresol Baser, Luiz Panzer, além de dinâmicas e palestras com representantes das áreas de Negócios e Gente & Gestão e com profissionais da Brain Business School e da HSM (plataforma de educação corporativa do País) que trazem temas como: relacionamento, liderança, negócios, estratégias e gestão.

Programa - O encontro faz parte do Programa de Educação Comercial, que contempla os públicos PJ, Agro e PF e terá novos encontros em breve, reforçando as ações sistêmicas na formação e no negócio da Cresol. (Imprensa Cresol)

 

UNIMED LONDRINA: Entrega de cadeiras de rodas marca comemoração dos 10 anos da campanha Eu Ajudo na Lata

205 cadeiras. 14 mil Kg de lacres de alumínio arrecadados. 74 instituições beneficiadas. Estes são os números alcançados pela campanha Eu Ajudo na Lata nos últimos dez anos de atividades. Ao longo deste período, mais de 50 mil pessoas tiveram melhores condições de mobilidade graças ao esforço conjunto de quem acredita neste projeto que é desenvolvido pela Unimed Londrina.

Fãs - Neste tempo de atuação, o projeto ganhou alguns fãs, que se tornaram “figurinhas carimbadas” nas campanhas. O Sr. Mário Massahao Horii, 79 anos, é uma destas pessoas. Ele contribui com a iniciativa desde o primeiro ano e tem o hábito de guardar os lacres em garrafas pet. “Já juntei 791 garrafas para o projeto”, orgulha-se. Conhecido por onde passa, ele conta que a sua maior dedicação é durante a Exposição Agropecuária. “Dá para juntar muitas garrafas lá”, destaca ele, que também aproveita os jogos do Londrina Esporte Clube no Estádio do Café para realizar a ação. “Sempre perco o segundo tempo porque fico caminhando pelo estádio para pegar os lacres das latinhas dos torcedores”, acrescenta. Neste ano o Sr. Mário doou 133 garrafas cheias de lacres para a campanha, o que representa aproximadamente 85 Kg de alumínio.

Exemplo - E o exemplo do Sr. Mário vem fazendo escola. A pequena Luísa Valença Tresse, 7 anos, filha da colaboradora da gestão de Planejamento e Desenvolvimento, Ana Beatriz Tresse, juntou neste ano o equivalente a 13,9 kg de lacres de alumínio para a campanha. Ela foi a vencedora do Concurso MobilizAção, promovido pela Gestão de Sustentabilidade, que premiou os filhos de colaboradores que mais arrecadaram lacres de alumínio. “Eu achei muito legal esta campanha. A minha família inteira participou, meus avós têm uma padaria e eles também me ajudaram”, comenta orgulhosa. Luísa foi premiada com um vale presente e está empenhada para a próxima edição. “Já comecei a juntar lacres para o ano que vem”, afirma.

Total - Nesta edição foram arrecadados 1.010 kg de lacres de alumínio, o que possibilitou a compra de 19 cadeiras de rodas. Exclusivamente neste ano, a Unimed Londrina doou mais 10 cadeiras para a iniciativa, em comemoração aos dez anos de Campanha Eu Ajudo na Lata, portanto o número total de doações foi de 29 cadeiras. “Doze instituições se inscreveram na campanha e seis foram escolhidas para participar da enquete, que define a quantidade de cadeiras a ser doada para cada uma. Com a doação ampliada da Unimed, por conta dos 10 anos, foi possível destinar uma cadeira para cada instituição que se inscreveu e também contemplar a Secretaria Municipal de Educação, que é nossa parceira”, afirma Fabianne Piojetti, gerente de Sustentabilidade da Unimed Londrina.  

Distribuição - A distribuição das cadeiras arrecadadas é definida conforme uma enquete realizada no site da Unimed Londrina. Confira abaixo o resultado deste ano:

1° lugar – Associação Flávia Cristina - 6 cadeiras;

2° lugar – Lar São Vicente de Paulo de Arapongas - 5 cadeiras;

3° lugar – Apae de Alvorada do Sul - 4 cadeiras;

4° lugar – Cáritas Arquidiocesana de Londrina - 3 cadeiras;

5° lugar – Apae Cambé - 2 cadeiras;

6° lugar – Casa Dia para Idosos - 2 cadeiras;

Secretaria Municipal de Educação - 1 cadeira.

Demais - As demais instituições que receberam uma cadeira de rodas cada são: Associação Cristã Projeto Lucas, Centro Social Coração de Maria, Irmãs da Pequena Missão para Surdos, Casa de Repouso Maanaim e Projeto Minha Semente.

Utilização - Para a diretora pedagógica da Associação Flávia Cristina, Márcia Tiossi, atém de atender o público escolar, estas cadeiras são utilizadas na clínica de reabilitação e emprestadas para pessoas da comunidade. Atualmente a Associação Flávia Cristina atende 200 alunos na escola, cerca de 600 pacientes na Clínica de Reabilitação e mais de 400 pessoas em reabilitação em saúde. “Esta doação permite que o dinheiro que usaríamos para compra cadeiras de rodas seja utilizado para adquirir outros itens essenciais para o atendimento”, afirma.

Diferença - Fabianne Piojetti destaca a importância desta iniciativa. “Sabemos que esta doação faz diferença para as instituições e este projeto existe porque as pessoas se comprometem e contribuem com a arrecadação de lacres. Oficialmente a campanha do ano que vem inicia em fevereiro, mas já estamos juntando lacres para conseguir mais cadeiras na próxima edição. Todos estão convidados a participar e os lacres podem ser deixados em qualquer ponto de atendimento da Unimed Londrina”, conclui. (Imprensa Unimed Londrina)

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EMBRAPA: Trabalho vai definir protocolo para favorecer convivência entre abelhas e soja

embrapa 21 09 2022A Embrapa e a Basf assinaram acordo de cooperação técnica e financeira para validar um modelo tecnológico, a partir da safra 2022/2023, pautado em boas práticas agrícolas e apícolas. O intuito do projeto, que tem duração de três anos (2022-2025), é impulsionar a convivência harmônica entre sojicultores e apicultores, a partir de ações conjuntas em três regiões brasileiras importantes para a produção de soja no Brasil: Paraná (Maringá), Mato Grosso do Sul (Dourados) e Rio Grande do Sul (São Gabriel). A partir da validação de um protocolo de boas práticas agrícolas, as instituições pretendem comprovar que o desenvolvimento das atividades em espaços integrados pode ser benéfico para os dois setores.

Responsabilidade mútua - “Para a Embrapa, é fundamental propor ações em parceria, que promovam a boa convivência e estimulem o respeito às diferentes atividades de campo, com foco na sustentabilidade dos sistemas produtivos. No caso específico do relacionamento entre sojicultor e apicultor, é importante a valorização da responsabilidade mútua, o que significa respeitar os limites além de suas áreas de cultivo ou propriedades”, destaca o chefe-geral da Embrapa Soja (PR), Alexandre Nepomuceno.

Sustentabilidade - De acordo com o gerente de Stewardship e Sustentabilidade da Divisão de Soluções para Agricultura da Basf, Maurício do Carmo Fernandes, a empresa estabeleceu como meta aumentar em 7% ao ano a parcela de soluções que contribuem significativamente com a sustentabilidade, além de continuar fortalecendo as ações que promovem o uso correto e seguro das soluções com as boas práticas agrícolas. "Acreditamos que investir nessa iniciativa vai contribuir para o legado da agricultura. Todos podem sair ganhando nessa relação da produção de soja e de mel. A Basf apoia e promove esse trabalho conjunto, e é por isso que nos unimos à Embrapa nesse desafio. Afinal, estamos em busca do equilíbrio ideal entre a produção agrícola e o meio ambiente", afirma Fernandes.

Acompanhamento - Para o acompanhamento das atividades dessa iniciativa, o pesquisador da Embrapa Soja Décio Gazzoni explica que será criado um protocolo de Boas Práticas Agrícolas e Apícolas, cuja função é orientar as ações dos grupos de trabalho de sojicultores e apicultores participantes. “Nossa ideia é verificar a adequação desse protocolo, efetuar os ajustes necessários, validando sua factibilidade nas microrregiões geográficas estabelecidas, durante as safras de soja 2022/2023 e 2023/2024”, ressalta.

Cartilha - Depois de validados, os resultados irão compor uma cartilha contendo um conjunto de práticas sustentáveis para a produção de soja com baixo impacto na criação de abelhas. A cartilha também conterá boas práticas apícolas para instalação de apiários próximos às lavouras de soja. Outras estratégias de transferência de tecnologias e comunicação serão adotadas, ao longo do projeto, como a produção de conteúdo em vídeo e materiais impressos. “As ações visam ao compartilhamento de um conjunto de boas práticas para a cultura da soja, especialmente no tocante ao uso de medidas fitossanitárias e de boas práticas apícolas, gerando recomendações básicas aplicadas à realidade do campo”, esclarece Gazzoni. (Assessoria de Imprensa da Embrapa Soja)

FOTO: A. Neto

 

MAPA: Ministério promove seminário para debater revisão do Padrão Oficial de Classificação da Soja

mapa 21 09 2022O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realiza nesta terça-feira e quarta-feira (20 e 21/09) seminário sobre a Proposta de Revisão do Padrão Oficial de Classificação da Soja. O evento tem como objetivo reunir representantes da cadeia produtiva da soja, desde produtores a exportadores, a fim de subsidiar o Mapa na elaboração de uma proposta a a ser debatida em audiência pública.

Demanda - A revisão do padrão, iniciada em 2019, atende uma demanda apresentada pelo setor produtivo para a modernização do padrão atual (Instrução Normativa nº 11/2007).

Características - O regulamento trata das características (intrínsecas e extrínsecas) do produto e serve para balizar as compras governamentais, importações, exportações e também o consumo humano. O padrão ainda, muitas vezes, é utilizado pela iniciativa privada para balizar as operações comerciais.

Estratificação - O novo padrão, apresentado pelo Mapa e que está em discussão, prevê estratificação da soja em tipos, limites para defeitos e teor de umidade, proteína e óleo.

Alinhamento - O diretor de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Mapa, Glauco Bertoldo, explica que a revisão é importante para o alinhamento da soja nacional às demandas do mercado externo, para manutenção do país como importante player na produção mundial de soja.

Valorização - “A estratificação das categorias de soja permite uma maior valorização do produto e estimula a melhoria da qualidade e alinhamento internacional. Sabemos que o Brasil é um grande exportador de soja, protagonista mundial da cultura, temos que buscar alinhamento para manter esses mercados e buscar outros”, disse.

Consulta pública - A proposta passou por consulta pública, de fevereiro a maio deste ano. Mais de 1.000 manifestações foram apresentadas no período.

Participantes - Participaram também da abertura do seminário, no auditório da Conab, o consultor jurídico do Mapa, Maximiliano Tamer; o superintendente de armazenagem da Conab, Stelito Assis Neto; o presidente da Câmara Setorial da Soja, Glauber Silveira; o presidente-executivo da Abiove, André Nassar; o diretor executivo da Aprosoja, Wellington Andrade; presidente da Anec, Marcos Amorim, e a gerente-geral da OCB, Fabíola Motta. (Mapa)

FOTO: Antonio Araujo / Mapa

 

PROGNÓSTICO: Primavera começa nesta quinta-feira e dá início ao plantio das principais culturas de verão

prognostico 21 09 2022Com a chegada da Primavera no Hemisfério Sul nesta quinta-feira (22/09) e o crescente aumento das chuvas em grande parte do país nesta época do ano, tem-se o início do plantio das principais culturas de verão. Segundo o Prognóstico Climático do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para os meses de outubro a dezembro indica predomínio de chuvas acima da média climatológica em grande parte das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

Chuvas - A previsão indica, ainda, maior probabilidade de chuvas abaixo da média climatológica em toda a Região Sul, em decorrência dos impactos que o fenômeno La Niña pode causar

ZCAS - Segundo o Inmet, os primeiros episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) poderão ocorrer durante a primavera, com chuvas no Sudeste, Centro-Oeste, no estado do Acre e em Rondônia. Já na Região Sul, poderão ocorrer episódios de Complexos Convectivos de Mesoescala (CCM), que estão associados a chuvas fortes, rajadas de vento, descargas atmosféricas (raios) e eventual granizo.

Período - A Primavera no Hemisfério Sul inicia-se no dia 22 de setembro de 2022 às 22h04 e termina no dia 21 de dezembro às 18h48. Climatologicamente, é um período de transição entre as estações seca e chuvosa no setor central do Brasil.

Impactos na safra 2022/2023 - No Brasil Central, o prognóstico climático aponta para o retorno gradual das chuvas, principalmente em outubro, o que será importante para a elevação do armazenamento de água no solo e estabelecimento das fases iniciais das culturas no campo, como a soja, milho e algodão.

Abaixo da média - Já na Região Sul e no sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, a previsão de chuvas abaixo da média pode impactar o início da safra de grãos nessas áreas. Entretanto, os acúmulos de chuva que têm ocorrido na Região Sul desde a segunda quinzena de agosto têm mantido o armazenamento de água no solo acima de 50% em grande parte da região, o que pode contribuir para o menor impacto nas fases iniciais dos cultivos da safra de grãos, caso ocorram chuvas abaixo da média.

Matopiba - No Matopiba, região que engloba áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, o início da safra de verão pode ser marcado por chuvas dentro ou acima da média climatológica, principalmente nos meses de novembro e dezembro. Essas chuvas serão responsáveis pela elevação dos níveis de água no solo, principalmente em áreas do oeste da Bahia e no estado do Tocantins, favorecendo o estabelecimento e as fases inicias das culturas agrícolas.  

Prognóstico Climático para o Período Outubro, Novembro e Dezembro/2022 - Na região Norte, a previsão climática para os meses de outubro a dezembro indica predomínio de chuvas acima da média climatológica em grande parte da Região Norte, principalmente no Amapá, devido à atuação do fenômeno La Niña e ao padrão de águas mais aquecidas próximo à costa. No sul do Pará e sudoeste do Amazonas, a previsão é de chuvas ligeiramente abaixo da média durante o trimestre.

Nordeste - No Nordeste, a previsão do Inmet para a primavera indica que haverá o predomínio de chuvas acima da climatologia em grande parte da região. Assim como na Região Norte, a continuidade das chuvas na Região Nordeste está associada aos impactos da La Niña e ao padrão de águas ligeiramente mais aquecidas próximas à costa.

Tendências - A tendência para a primavera é de chuvas próximas e acima da média histórica em praticamente toda região Centro-Oeste, exceto no centro e sul do Mato Grosso do Sul e no leste do Mato Grosso, onde são previstos totais de chuvas ligeiramente abaixo da climatologia do trimestre.

Sudeste - Também na Região Sudeste, a previsão para os próximos três meses é de chuvas acima da média em grande parte da região. No sul de São Paulo, as chuvas poderão ocorrer abaixo da média.

Sul - Já na Região Sul, a previsão indica maior probabilidade de chuvas abaixo da climatologia em toda a região, em decorrência dos impactos que o fenômeno La Niña pode causar. (Mapa)

FOTO: Marcelo Camargo / Agência Brasil

 

BC: Copom define nesta quarta taxa básica de juros da economia

bc 21 09 2022O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) define nesta quarta-feira (21/09), em Brasília, a taxa básica de juros, a Selic. A tendência é de mais um aumento, mas em menor nível do que nos últimos encontros, quando foi elevada em 0,5 ponto. O anúncio será feito no fim da tarde.

Comunicado - Em comunicado após a última reunião em agosto, o órgão informou que elevaria a taxa em 0,25 ponto nesse encontro de setembro, diante dos riscos de que a inflação fique acima da meta em prazos mais longos. A alta de juros dos bancos centrais dos Estados Unidos e da Europa também pode forçar o BC a novo aumento.

Dividido - O colegiado, no entanto, está dividido entre uma elevação para 14% ao ano ou a manutenção da taxa básica em 13,75%, como espera o mercado financeiro. De acordo com o boletim Focus, a expectativa é que a Selic termine o ano nesse patamar. Além da reunião que começou ontem, o Copom tem mais dois encontros em 2022, em outubro e dezembro.

Previsão - A queda da inflação nos últimos dois meses também reforçou a previsão das instituições financeiras pela manutenção da Selic. Em julho, houve deflação de 0,68% e, em agosto, de 0,36%. Com esse último resultado, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA – a inflação oficial do país) acumula alta de 4,39% no ano e de 8,73% em 12 meses.

Taxa Selic - A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas da economia. Ela é o principal instrumento do Banco Central para manter a inflação sob controle. O BC atua diariamente por meio de operações de mercado aberto – comprando e vendendo títulos públicos federais – para manter a taxa de juros próxima do valor definido na reunião.

Aumento - Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas também podem conter a atividade econômica. Ao reduzir a Selic, a tendência é de que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica.

Fatores - Entretanto, as taxas de juros do crédito não variam na mesma proporção da Selic, que é apenas uma parte do custo do crédito. Os bancos também consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

Reuniões - O Copom se reúne a cada 45 dias. No primeiro dia do encontro, são feitas apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas das economias brasileira e mundial e o comportamento do mercado financeiro. No segundo dia, os membros do Copom, formado pela diretoria do BC, analisam as possibilidades e definem a Selic.

Meta de inflação - Para 2022, a meta de inflação que deveria ser perseguida pelo BC, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3,5%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 2% e o superior é 5%. Para 2023 e 2024, as metas são 3,25% e 3%, respectivamente, com o mesmo intervalo de tolerância.

Estouro - No último Relatório de Inflação, divulgado no fim de junho pelo Banco Central, a autoridade monetária admitiu, oficialmente, o estouro da meta de inflação em 2022. No documento, a estimativa é de que o IPCA atingirá 8,8% em 2022. O próximo relatório, já com a contabilização das últimas deflações, será divulgado na semana que vem, dia 29.

Mercado - A projeção do mercado é de uma inflação fechando o ano em 6%, de acordo com o boletim Focus de segunda-feira (19/09). Há 12 semanas consecutivas as instituições financeiras vêm reduzindo a previsão. (Agência Brasil)

FOTO: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

 

CÂMBIO: Dólar cai para R$ 5,15 na véspera de decisão do Copom

O mercado financeiro teve mais um dia de otimismo na véspera das reuniões que decidirão os juros no Brasil e nos Estados Unidos. O dólar caiu pela segunda vez consecutiva e está no menor valor em oito dias. A bolsa subiu na reta final do dia e voltou a superar os 112 mil pontos.

Cotação - O dólar comercial encerrou esta terça-feira (20/09) vendido a R$ 5,153, com queda de 0,25%. A cotação subiu durante a manhã, seguindo o mercado internacional, mas perdeu força no início da tarde com a entrada de capitais externos atraídos pelos juros altos no Brasil.

Menor nível - A cotação está no menor nível desde o último dia 12, quando a moeda norte-americana tinha fechado em 5,09. Com o desempenho desta terça, o dólar acumula queda de 0,94% em setembro. Em 2022, o recuo chega a 7,59%.

Ações - No mercado de ações, o dia também foi marcado pelo alívio. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 112.517 pontos, com alta de 0,62%. Após operar quase todo o dia próximo da estabilidade, o indicador subiu perto do fim das negociações, impulsionado por ações de bancos.

Bolsa brasileira - A bolsa brasileira resistiu à queda das bolsas norte-americanas, que tiveram mais um dia complicado por causa das expectativas em torno da reunião do Federal Reserve (Fed, Banco Central norte-americano). Nesta quarta-feira (21/09), o Fed deverá anunciar uma nova elevação de 0,75 ponto percentual nos juros básicos dos Estados Unidos para segurar a inflação, que continua avançando apesar dos reajustes recentes. Parte dos investidores aposta em alta de 1 ponto.

Copom - Também nesta quarta, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidirá a taxa Selic (juros básicos da economia). Segundo a última edição do boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgadas pelo BC, a Selic deverá permanecer em 13,75% ao ano. No entanto, na ata da última reunião do Copom, o BC admitiu a possibilidade de elevação para 14% ao ano.

Fuga de capitais - Juros mais altos em economias avançadas estimulam a fuga de capitais de países emergentes, como o Brasil. No entanto, os juros brasileiros altos seguram a cotação do dólar, à medida que tornam o real atrativo aos investidores estrangeiros. (Agência Brasil, com informações da Reuters)

LEGISLATIVO: Senado pode votar projeto para piso da enfermagem antes das eleições

legislativo 21 09 2022Após reunião no Palácio do Planalto com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que ocupa interinamente a presidência da República, o relator do Orçamento de 2023, senador Marcelo Castro (MDB-PI), anunciou a votação do PLP 44/2022 como primeiro passo para garantir o pagamento do piso salarial dos profissionais de enfermagem. De acordo com Castro, a proposta será votada pelo Senado antes das eleições. 

Realocação - Apresentado pelo senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), o projeto de lei complementar permite que estados e municípios possam realocar para outros programas na área da saúde recursos originalmente recebidos para o combate da covid-19. “Nossa ideia é aprovar já na próxima semana. Antes das eleições. O PLP já dá um sustento, um reforço ao orçamento dos estados e municípios”, disse o senador em entrevista coletiva à imprensa. 

Outras medidas - Os senadores também estudam outras medidas para reforçar o caixa de estados, municípios e União na área da Saúde, além de viabilizar o pagamento do piso em santas casas, hospitais filantrópicos e no setor privado. Entre as sugestões avaliadas, está a desoneração da folha de pagamento para hospitais privados. 

Iniciativas - A lista de iniciativas inclui ainda a destinação de emendas parlamentares para despesas com pessoal da área de saúde e a aprovação de uma norma para estimular a repatriação de recursos de brasileiros no exterior. A ideia é que essas novas receitas sejam destinadas ao pagamento do piso salarial.

Atualização - Senadores também apontaram que os recursos da atualização do valor de bens móveis e imóveis no Imposto de Renda podem viabilizar o pagamento do piso da enfermagem. O Regime Especial de Atualização e Regularização Patrimonial (Rearp) pode ser criado por meio do PL 458/2021. O texto já foi aprovado pelo Senado e aguarda votação na Câmara dos Deputados. Outras medidas não estão descartadas, segundo Marcelo Castro. A principal preocupação do relator do Orçamento é garantir que os projetos não impactem o teto de gastos. 

Solução - “Estamos nos mexendo. Estamos mostrando que estamos buscando uma solução e vamos encontrar. O Congresso todo se mobilizou, sob a liderança do presidente Rodrigo Pacheco, para encontrarmos fontes de custeio para fazer viger o piso salarial da enfermagem”, apontou Castro. 

Suspensão - O piso de R$ 4.750 para enfermeiros, R$ 3.325 para técnicos de enfermagem e R$ 2.375 para auxiliares de enfermagem e parteiras está previsto na Lei 14.434, sancionada em agosto e originada de projeto do senador Fabiano Contarato (PT-ES).

STF - Neste mês, no entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a aplicação da lei por 60 dias. O prazo deve ser usado para que entes públicos e privados da área da saúde esclareçam o impacto financeiro, os riscos para a empregabilidade no setor e eventual redução na qualidade dos serviços. (Agência Senado)

FOTO: Pedro França / Agência Senado

 

SAÚDE I: Brasil registra 90 mortes e 8,7 mil casos de Covid-19 em 24 horas

As secretarias estaduais e municipais de Saúde registraram 8.741 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas em todo o país. De acordo com os órgãos, foram confirmadas também 90 mortes por complicações associadas à doença no mesmo período.

Atualização - Os dados estão na atualização do Ministério da Saúde divulgada nesta terça-feira (20/09), com exceção das informações do Mato Grosso, que não foram atualizadas pelo governo estadual, de acordo com a pasta federal.

Total - Com as novas informações, o total de pessoas infectadas pelo novo coronavírus durante a pandemia já soma 34.600.768.

Acompanhamento - O número de casos em acompanhamento de covid-19 está em 148.409. O termo é dado para designar casos notificados nos últimos 14 dias que não tiveram alta nem resultaram em óbito.

Óbitos- Com os números desta terça, o total de óbitos alcançou 685.518, desde o início da pandemia. Ainda há 3.212 mortes em investigação. As ocorrências envolvem casos em que o paciente faleceu, mas a investigação se a causa foi covid-19 ainda demanda exames e procedimentos complementares.

Recuperados - Até agora, 33.766.841 pessoas se recuperaram da covid-19. O número corresponde a pouco mais de 97% dos infectados desde o início da pandemia.

Números - Aos sábados, domingos e segundas-feiras, o número diário tende a ser menor pela dificuldade de alimentação dos bancos de dados pelas secretarias municipais e estaduais de Saúde. Às terças-feiras, o quantitativo, em geral, é maior pela atualização dos casos acumulados nos fins de semana.

Estados - Segundo o balanço do Ministério da Saúde, no topo do ranking de estados com mais mortes por covid-19 registradas até o momento estão São Paulo (174.514), Rio de Janeiro (75.648), Minas Gerais (63.728), Paraná (45.263) e Rio Grande do Sul (41.026).

Menos - Já os estados com menos óbitos resultantes da pandemia são Acre (2.029), Amapá (2.163), Roraima (2.173), Tocantins (4.204) e Sergipe (6.434).

Vacinação - Até esta terça, o vacinômetro do Ministério da Saúde apontava um total de 481.966.214 doses de vacinas contra covid-19 aplicadas no país, desde o início da campanha de imunização. Destas aplicações vacina, 179,6 milhões são primeira dose, 161,1 milhões são segunda e 4,9 milhões são dose única.

Reforço - A dose de reforço já foi aplicada em mais de 98,2 milhões de pessoas e a segunda dose extra ou quarta dose, em pouco mais de 32,9 milhões. O painel registra ainda 4,7 milhões de doses como "adicionais", que são aquelas aplicadas em quem tinha recebido o imunizante da Janssen, de dose única. (Agência Brasil)

 

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SAÚDE II: Sesa confirma mais 520 novos casos e oito óbitos no Paraná

saude II 20 09 2022De acordo com o Informe Epidemiológico divulgado nesta terça-feira (20/09) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Paraná registrou 520 novos casos e oito óbitos causados pela Covid-19, dos quais 213 casos e um óbito nas últimas 24h. Assim, o Estado acumula, desde o início da pandemia, 2.733.322 casos confirmados e 45.017 mortes decorrentes da doença.

Meses - Os casos confirmados divulgados nesta data são de setembro (295), agosto (93), julho (49), junho (5), maio (34), fevereiro (7) e janeiro (7) de 2022; dezembro (1), outubro (1), setembro (1), agosto (1), julho (1), junho (1), maio (14) e abril (4) de 2021; e dezembro (2), novembro (3) e setembro (1) de 2020. Os óbitos divulgados nesta data são de setembro (4), julho (1) e junho (1) de 2022; junho (1) de 2021; e dezembro (1) de 2020.

Municípios - Os pacientes que foram a óbito residiam em Almirante Tamandaré (2). A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Palmital, Maringá, Guaíra, Francisco Beltrão, Cornélio Procópio e Bituruna. (Com informações da Sesa)

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FOTO: Sesa

 

SAÚDE III: Teste para monkeypox é incorporado ao Rol de Procedimentos

saude III 21 09 2022O teste diagnóstico para monkeypox (doença nomeada anteriormente como varíola dos macacos) foi aprovado para inclusão ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde na tarde de segunda-feira (19/09), durante reunião da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Resolução - A partir da publicação da Resolução Normativa que atualiza o rol, os beneficiários de planos de saúde que apresentarem indicação médica, conforme definição do Ministério da Saúde, poderão realizar o teste para a detecção do vírus monkeypox (MPXV) por biologia molecular.

Extraordinária - A inclusão do exame complementar na lista de coberturas obrigatórias foi feita de forma extraordinária, diante do cenário da doença que, atualmente, põe o Brasil entre os seis países com o maior número de casos confirmados em todo o mundo.

Monitoramento e análise - De acordo com as informações divulgadas, no dia 13/09, pelo Boletim Epidemiológico de Monkeypox número 11 do Centro de Operação de Emergência (COE), do Ministério da Saúde, desde 23/05 deste ano - quando o COE iniciou o monitoramento e a análise de dados sobre a doença no Brasil - foram confirmados 5.443 casos, com 2 óbitos.

A doença - A monkeypox é uma zoonose viral, cuja transmissão pode ocorrer por meio do contato com animais, seres humanos infectados e até mesmo do contato com secreções contendo o vírus. Guardando algumas semelhanças com a varíola comum, os sintomas, contudo, tendem a ser mais leves e a letalidade, consideravelmente mais baixa.

Esclarecimento - Apesar do nome, é importante salientar que o macaco (monkey, em inglês) não é reservatório do vírus da varíola – ainda não se sabe com certeza quais são as fontes, mas acredita-se que sejam pequenos roedores das florestas tropicais da África, já que o monkeypox é encontrado com frequência nessas regiões, sendo a doença considerada endêmica em diversos lugares na região.

Rol - A incorporação do teste para monkeypox faz parte do processo dinâmico de revisão do Rol, que tem sido aprimorado sistematicamente. Esta é a 12ª atualização da lista de coberturas obrigatórias em 2022, que incluíram 11 procedimentos e 20 medicamentos somente neste ano, bem como ampliações importantes para pacientes com transtornos de desenvolvimento global, como o Transtorno do Espectro Autista, além do fim dos limites para consultas e sessões de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia, desde que sob indicação médica. (ANS)

 


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