Imprimir
cabecalho informe

Informe Paraná Cooperativo - edição nº 5498 | 31 de Janeiro de 2023

SHOW RURAL DIGITAL I: Startups, empresas inovadoras e metaverso vão ser atrações

show rural digital i 31 01 2023O Show Rural Digital terá inúmeras novidades na 35ª edição do Show Rural Coopavel, agendado para o período de 6 a 10 de fevereiro em Cascavel, no Oeste do Paraná. “Além de um novo ambiente físico, com 4,6 mil metros quadrados, teremos o melhor em recursos tecnológicos desenvolvidos para atender as mais diferentes demandas do agronegócio”, pontua o presidente Dilvo Grolli.

Soluções - Serão mais de 120 startups, das mais diferentes regiões do País, que participarão apresentando soluções desenvolvidas com a proposta de facilitar, agilizar e resolver problemas do campo, melhorando acentuadamente os resultados, diz o coordenador do Show Rural Digital, José Rodrigues da Costa Neto. Uma vila só com startups dará aos visitantes uma visão ampla das novidades que começam a revolucionar setores ligados à cadeia do agronegócio.

Inovação - O evento vai receber também empresas que estão entre as maiores da inovação no mundo. Algumas delas estão na liderança de mudanças já sentidas na vida e no comportamento de pessoas, empresas e das mais diferentes organizações. Entre elas, estão Google, IBM, Dell, Huawei e Oracle. “Essas são algumas das companhias que promovem revoluções nas áreas em que atuam. E elas estarão a poucos passos umas das outras, tornando a visita a esse ambiente ainda mais interessante”, de acordo com Neto. A programação do Show Rural Coopavel terá ainda hackathon, Fórum de TI das Cooperativas, Like a Farmer e Bootcamp.

Metaverso - A experiência Metaverso foi uma das sensações da mais recente edição do Show Rural Digital, em fevereiro de 2022. E neste ano, de acordo com Neto, ela será ainda mais intensa. Tecnologias como essa são observadas com muita atenção pelos agricultores, porque elas redefinem muita coisa no dia a dia do campo, diz o coordenador geral do Show Rural Coopavel, Rogério Rizzardi. “Muitas tecnologias, ao longo da história, reescreveram a forma de fazer agricultura e de potencializar seus resultados, sempre com os olhos voltados para a sustentabilidade. Entre elas estão o plantio direto, a utilização de máquinas, a incorporação da tecnologia autônoma, o drone e, agora, o metaverso chega para também dar a sua parcela”. (Foto: Divulgação)

 

SHOW RURAL DIGITAL II: Evento vai contar com banheiro tecnológico em escala real

show rural digital ii 31 01 2023Quem visitar o centro de convenções do Show Rural Digital Coopavel, de 6 a 10 de fevereiro, conhecerá mais do que inovações e soluções de startups e de empresas inovadoras. Uma das novidades será um banheiro tecnológico em escala real, funcional e que permanecerá no local mesmo depois do encerramento do evento. “Inovação, sustentabilidade e tecnologia são algumas das características que acompanham esse empreendimento”, informa a arquiteta Micheli Mayer, da Delineati, responsável pelo projeto e sua execução.

Inteligência artificial - O banheiro tecnológico terá louças, sistemas de iluminação e climatização conectados a uma inteligência artificial. Por comandos de voz será possível ter acesso a informações, por exemplo, sobre quantidade de água consumida. A integração desse ambiente com questões sociais e familiares também é ponto forte desse projeto, segundo Micheli. “Mães contarão com uma cabine familiar equipada com todos os acessórios para atender as necessidades de higiene dos filhos com o máximo de conforto e segurança, inclusive com trocador próprio”.

ESG - A sustentabilidade se alia à tecnologia, ao design e à arquitetura com linhas curvas, dando movimento ao ambiente, conforme Micheli. “Empresários e alunos de cursos tecnológicos poderão conhecer com detalhes o banheiro, que trará também o melhor dos conceitos do ESG (junção de aspectos ligados à governança, aspectos sociais e meio ambiente). Agregando ao que foi visto em anos anteriores, agora os visitantes poderão participar de palestras no próprio local sobre as tecnologias empregadas, ESG e objetivos sustentáveis do milênio. As palestras estão agendadas para segunda, às 14h30, terça às 16h30 e quinta, às 10h30. Na quarta-feira, 8 de fevereiro, em parceria com o Sebrae, será realizada atividade que dará informações sobre como construir ideias e aplicá-las no modelo de startups. Esse evento, de acordo com Micheli, será para Praça de Inovação.

A 35ª edição - O Show Rural Coopavel chega aos 35 anos de realização. Para esta edição, de 6 a 10 de fevereiro, a expectativa é receber 300 mil pessoas e movimentar, em vendas, R$ 3,5 bilhões. O acesso ao parque é gratuito, bem como utilizar qualquer das 14 mil vagas de estacionamento. Mais informações sobre o que é e atrações do evento podem ser conseguidas nas mídias sociais e no portal de notícias no endereço www.showrural.com.br . (Foto: Divulgação)

 

JUCEPAR: Presidente e vogais são empossados para novo mandato

A Junta Comercial do Paraná realizou, nesta segunda-feira (30/01), a cerimônia de posse do presidente, Marcos Rigoni, que foi reconduzido ao cargo, e dos novos vogais da instituição, para o mandato 2023/2026. Dos 23 vogais empossados, 15 são novatos e já passaram por um período de capacitação. A primeira sessão Plenária do Colégio de Vogais com os novos membros está marcada para quarta-feira (1º de fevereiro). O vice-governador, Darci Piana, representou o governador Ratinho Junior, no evento, e lembrou que já trabalhou como vogal da Junta Comercial, em um tempo que era muito mais difícil realizar as avaliações e era preciso discutir os problemas com o próprio empresário, mas funcionava. “A Junta Comercial serve para facilitar a vida do empresário e fazer com ele invista mais, e consiga resolver seus problemas”, afirma.

Reforma Tributária - O deputado federal e futuro secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, disse estar feliz em poder contribuir com o desenvolvimento da Junta Comercial e com todos os programas voltados ao crescimento empresarial no Estado. “Temos o desafio da Reforma Tributária, que o presidente eleito diz que tem prioridade para votar. Conversei com o governador Tarcísio Freitas, e ele disse que está disposto a colaborar, porque se São Paulo não quer, a reforma não anda. Então temos muitas chances de fazer a reforma, que nada mais é do que simplificar a vida do empresário”, explica o deputado.

Rigoni - Reconduzido para comandar a Jucepar por mais quatro anos, o presidente, Marcos Rigoni, relaciona a nomeação ao trabalho realizado para colocar a Junta entre as mais ágeis do país na abertura de empresas. “Nosso objetivo é sempre priorizar o empresário e o processo de abertura de empresas para que o Paraná tenha uma economia pujante”, comemora.
Ao parabenizar os novos vogais pela posse, o presidente disse acreditar na competência do grupo de trabalho, e lembra que toda a Junta tem a disposição uma equipe de suporte para auxiliar no processo necessário para desenvolver as atividades, pois o trabalho dos vogais é essencial para o bom desempenho da Jucepar.
Mudança - A Junta Comercial, que era vinculada à Secretaria da Administração e da Previdência (Seap), em 2023, passou a estar anexada à nova Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços. O secretário interino da pasta, Christiano Souto Puppi, diz que o intuito é continuar avançando com uma secretaria criada para atender o empresário. “É uma secretaria para receber demanda, dar segurança para o empresário, acelerar processos e mostrar que o Paraná é, sim, o Estado do desenvolvimento do Brasil.”

Nova sede - Depois de ter alcançado a meta prevista no Plano de Governo, na última gestão, de reduzir o tempo de abertura de empresas, agora, o projeto é a compra da nova sede da autarquia. “A compra já foi autorizada pelo nosso governador, para melhorar a capacidade de atendimento, pois aqui já se esgotou o espaço necessário. Com uma nova sede, haverá a oportunidade de fazer as coisas com mais agilidade e eficiência. A Junta precisa continuar se modernizando para acompanhar o que acontece com o empresariado lá fora”, esclarece o vice-governador. O presidente da Junta afirma que a autarquia já encontrou um possível imóvel que deve satisfazer às necessidades da Jucepar. “Já estamos em tratativas e conversamos com a proprietário do imóvel e daremos sequência nos próximos dias”, garante Rigoni.

Vogais - O coordenador Administrativo e Financeiro da Ocepar, Claudimiro dos Santos Rodrigues, foi nomeado vogal e representará o cooperativismo paranaenses na Junta Comercial até 2026. O Colégio de Vogais é um órgão deliberativo superior da Junta Comercial, integrado por 23 membros efetivos e respectivos suplentes. O Colegiado, conforme Lei n° 8.934, de 18 de novembro de 1994, tem como objetivo deliberar sobre os pontos que deverão ser administrativamente decididos pela Junta Comercial. Cabe aos vogais, entre outras atribuições, votar em julgamentos e relatar processos na Jucepar, que executam e administram os serviços do registro público de empresas. (Fotos: Divulgação)

Lista dos vogais do mandato 2023/2026 -

Francisco Misurelli Ferro  -  Associação Comercial do Paraná
Celso Machado   -   Conselho Regional de Economia
Marcos Sebastião Rigoni de Mello  -  Conselho Regional de Contabilidade
Sérgio Pereira Lobo  -  Conselho Regional de Administração
Alexandre Fayzano  -  Federação do Comércio do Estado do Paraná
Juçara Marques Negreiros  -  Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná
José Luiz Vargas Bueno  -  Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina
Samara Cristina dos Santos de Meira  -  Federação Nacional dos Contabilistas
Ercílio Santinoni -  Federação das Micro e Pequenas Empresas
Cassiana Maria Medeiros Frazão Melek  -  Federação das Indústrias do Estado do Paraná
José Georgevan Gomes de Araújo  -  Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Fabiana Kong Junkes  -  Federação das Empresas de Hospedagem, Gastronomia, Entretenimento, Lazer e Similares do Estado do Paraná
Adele Stival Chenu Schneider  -  Federação da Agricultura do Estado do Paraná
Claudiomiro dos Santos Rodrigues  -  Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná
Giovani Cássio Piovezan  -  Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Paraná
Beatriz Szpak  -  Poder Executivo - Paraná
Jair Leite  -  Poder Executivo - Paraná
Maria Augusta Pisani Geara  -  Poder Executivo - Paraná
Naim Akel Neto  -  Poder Executivo - Paraná
Ivo Ericsson Camargo de Lima  -  Poder Executivo - Paraná
Bianca Domakoski - Poder Executivo - Paraná

{vsig}2023/noticias/31/01/jucepar/{/vsig}

AGRICULTURA: Getec divulga Informe Agrícola com acompanhamento da safra de grãos

agricultura 31 01 2023A Gerência de Desenvolvimento Técnico da Ocepar (Getec) divulgou, nesta terça-feira (31/01), mais uma edição do Informe Agrícola, com base nas informações do Departamento de Economia Rural – DERAL, da Secretaria de Abastecimento do Estado do Paraná, da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB e Departamento de Agricultura dos Estados Unidos – USDA, sobre as projeções relativas à produção estadual e nacional de grãos, comparativos com safras anteriores, condução e condições das lavouras, preços médios recebidos pelos produtores entre outros.

Clique aqui para acessar.

(Foto: Divulgação/Arquivo/Ocepar)

 

 

COCAMAR: Cooperados diversificam para se fortalecer no arenito

O arenito é desafiador, já vai avisando Luis Paulo Lorenzetti, empresário rural da região de Paranavaí. A família dele possui propriedades no noroeste paranaense, onde está radicada há 70 anos, tendo a pecuária de corte como seu carro-chefe. E é justamente ali, nos solos arenosos, que os Lorenzetti têm encontrado oportunidades para crescer, investindo em vários outros negócios.

Variedade - Exemplo disso é a Estância Nossa Senhora das Graças, no município de Mirador, visitada na última semana pelo Rally Cocamar de Produtividade. Com mais de 500 alqueires, a fazenda faz o confinamento de rebanho de raças angus e nelore em uma estrutura com capacidade para 3,5 mil cabeças, possui pomar de laranja com 78 mil árvores (35 mil das quais em formação), começa a investir no plantio de soja em 38 alqueires e desenvolve experimentos para avaliar os resultados com o cultivo de algodão em 32 alqueires.

Sucessão - Com sua tradição no arenito, a família tem em Luis Paulo, de 35 anos, que é engenheiro agrônomo, o sucessor natural e as decisões são compartilhadas em família, ao lado do pai Rogério, da mãe Cristina e da irmã Ana Paula.

História - A história dos Lorenzetti na agricultura da região começou ainda na década de 1950, quando o desbravador Luiz, pai de Rogério, investiu na aquisição de terras para, inicialmente, plantar café. Já sob a gestão do filho, que continuou expandindo as propriedades, o café foi substituído pelo algodão que, na sequência, cedeu espaço para a pecuária de corte. Veio, a seguir, a diversificação, com a cana, a mandioca, a laranja e outras culturas. 

Cocamar -Em quase todas as atividades, a família conta com o apoio técnico e a parceria da Cocamar, cuja área de atuação se encontra em grande parte no arenito.

Vanguarda - Os Lorenzetti foram os primeiros a participar do programa de produção de carne precoce da cooperativa e inscreveram seu nome entre os pioneiros na implantação da citricultura na região na década de 1980 – iniciativa capitaneada pela Cocamar. Na cultura da soja, eles são assistidos pelo engenheiro agrônomo Willian Martins, da unidade de Paranavaí.

Viridian - Produzidos pela cooperativa, os fertilizantes Viridian são aplicados em toda a área de citros e soja e a previsão é de boa produtividade – 2,5 caixas por pé e 140 sacas, respectivamente. “Na citricultura, os produtos Viridian são utilizados já pelo segundo ano”, informa o agrônomo Gabriel Costa, da Cocamar.

Polinização - Para completar, a cooperativa desenvolve na soja um experimento com apicultura para avaliar os níveis de polinização promovidos pelas abelhas durante a florada. Coordenado pela agrônoma Amanda Caroline Zito, o projeto Colmeia consta de uma estrutura telada com dois compartimentos, em que um deles recebeu abelhas e o outro não. O objetivo é, ao final, comparar a diferença de produtividade com a lavoura normal.  

Economia cíclica - Na busca pela sustentabilidade, enquanto parte da produção agrícola e seus resíduos seguem para alimentação do gado, os dejetos provenientes do confinamento são destinados à adubação da soja, do algodão e dos pomares. É o que se chama de economia cíclica.

Solo - Por sua vez, investimentos são direcionados a cada ano para melhorar a qualidade nutricional do solo, mediante análise, fazendo-se as necessárias correções, bem como o plantio de culturas para palhada e rotação. Ao mesmo tempo, nas áreas de preservação permanente, é feita a proteção dos mananciais.

Energia solar - Placas para a produção de energia solar foram instaladas no amplo espaço do confinamento e, segundo o produtor, com capacidade para suprir a demanda de uma pequena comunidade.

Pecuária de qualidade - Os animais são abatidos precocemente entre 14 e 18 meses, com os machos alcançando peso de 20 arrobas, em média, e as fêmeas, 15 arrobas. Entram com cerca de 330 quilos, adquirem entre 1,2 e 1,5 quilo por dia e saem aos 540 quilos, na média. “Ficamos contentes com a entrada da Cocamar no mercado da carne”, afirmou Luis Paulo, citando que a preocupação da família foi a de sempre imprimir qualidade na pecuária, com fornecimento constante e escala. 

Equipe - A Estância possui uma equipe com 50 a 60 integrantes distribuídos pelos diversos setores sendo que alguns trabalhos, como a pulverização do pomar, ficam a cargo de funcionárias.

O Rally - Em sua oitava edição, o Rally Cocamar de Produtividade conta com o patrocínio da Basf, Sicredi Dexis, Nissan Bonsai Motors e Fertilizantes Viridian (principais), Cocamar Máquinas/John Deere, Texaco Lubrificantes, Estratégia Ambiental e Irrigação Cocamar.  (Fotos: Divulgação)

{vsig}2023/noticias/31/01/cocamar/{/vsig}

GETEC: Divulgado novo Informe Expectativas de Mercado para 2023 e 2024

getec destaque 31 01 2023A Gerência de Desenvolvimento Técnico da Ocepar (Getec) divulgou, nesta terça-feira (31/01), mais uma edição do Informe Expectativas de Mercado, com base nas informações do Boletim Focus, do Banco Central (BC), levantadas com instituições financeiras sobre as projeções relativas à economia nacional, contemplando o Produto Interno Bruto (PIB), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor), taxa Selic e câmbio para 2023 e 2024. (Foto: Divulgação)

Clique aqui para conferir na íntegra o Informe Expectativas de Mercado da Getec

 

COAMO: Encontro de Verão na Fazenda Experimental volta a ser realizado após dois anos

Após dois anos, a Coamo retomou de forma presencial, o tradicional Encontro de Verão na Fazenda Experimental. Milhares de cooperados estão participando do evento nesta semana, entre os dias 30/01 e 03/02, com apresentações em dez estações de pesquisa. Essa é a 35ª edição do evento que visa difundir tecnologias e manter o quadro social atualizado.

Temas - Os temas apresentados neste ano são: o manejo integrado de nematoides no sistema de produção; estratégias para o manejo de doenças na cultura da soja; influência das formulações de glifosatos no controle de plantas daninhas; impacto das novas bioctecnologias nos sistemas agrícolas; manejo nutricional na cultura do milho 2º safra; pulverização agrícola; complexo de enfezamentos e viroses na cultura do milho; uso de insumos biológicos na cultivo da soja e milho; herbicidas pré-emergentes como ferramentas no manejo de plantas daninhas e plantabilidade: uma boa colheita começa pelo bom plantio.

Vanguarda - O diretor de Suprimentos e Assistência Técnica, Aquiles de Oliveira Dias, recorda que há 48 anos a Fazenda Experimental da Coamo vem na vanguarda da pesquisa no país. “Temos em nosso DNA a difusão de tecnologia para os nossos cooperados. Foi isso que transformou a agricultura na área de ação da cooperativa. A Coamo tem esse espírito desde o início, pois com apenas cinco anos de fundação, começou o trabalho de pesquisa em nosso próprio laboratório a céu aberto. Na Fazenda Experimental testamos produtos e tecnologias para repassar aos nossos cooperados.  Estamos voltando com muita alegria ao evento presencial que há anos tem cumprido esse importante papel”, assinala Aquiles Dias.

Atualização - O presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini, destaca que o cooperado que se mantém atualizado sai na frente na produção. “A Fazenda Experimental presta um importante trabalho de difundir novas tecnologias para o quadro social. Fazemos a cada ano mais de 230 experimentos, e a cada encontro são definidas dez estações que têm os resultados repassados aos cooperados. É uma satisfação muito grande levar essas informações aos cooperados”, comenta. (Fotos: Divulgação Coamo)

{vsig}2023/noticias/31/01/coamo/{/vsig}

CRESOL: Cooperativa realizou o primeiro Workshop de Gestão Empresarial

cresol 31 01 2023Foi realizado, nos dias 23 e 24, o Workshop de Gestão Empresarial da Cresol, na Central Cresol Baser, em Francisco Beltrão. Contando com a presença de 40 colaboradores. O objetivo do evento foi de realizar um alinhamento estratégico, a troca de experiências e aprimorar o conhecimento dos projetos da área. Foram 16 horas imersivas de workshop. Foi realizada uma apresentação sobre a Cultura e Cooperativismo da Cresol, com o diretor administrativo da Cresol Confederação, Adinan Kielb. O gerente administrativo da Cresol, Volber Sangaletti, apresentou as Estratégias da Área de Gestão Empresarial. 

Temas - Cooperativas estiveram discutindo diversos temas ligados à área administrativa, como: alterações de pagamento, comprovantes, estrutura de flows, fundo fixo, utilização dos sistemas, entre outros. Adinan Kielb, diretor administrativo da Cresol Confederação, destacou a importância do encontro realizado. “Esse workshop busca cumprir com o nosso objetivo de manter o sistema Cresol bem alinhado, além da troca de conhecimento. Sempre buscamos fazer com que todos os colaboradores estejam por dentro dos objetivos e planejamentos da área”. (Foto: Divulgação)

SICOOB CREDICAPITAL: Cooperativa lança “Quinzena do Consignado”

sicoob credicapital 31 01 2023Taxas diferenciadas, com juros baixos e liberação do dinheiro de forma rápida estão entre os benefícios da “Quinzena do consignado”, que acontece até 03 de fevereiro de 2023, nas agências do Sicoob Credicapital no Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. A campanha está disponível para os servidores aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com a taxa de juros para o crédito consignado a partir de 1,39% ao mês, e para os servidores do Governo do Paraná e dos Servidores públicos federais do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE), com taxa de juros a partir de 1,41% ao mês.

Oportunidade - A supervisora de crédito consignado do Sicoob Credicapital, Valeria Cristina Biscola Pisani, explica que essa é uma oportunidade para iniciar o ano com dinheiro na conta. Digamos que quem pegará o empréstimo consignado seja um servidor do INSS e queira fazer no valor de R$ 15 mil por exemplo. Em um ano, a 1,39% o valor será de 12 parcelas de R$ 1.348,77, ficando no final R$ 16.617,24 mil. “Para essa promoção de carnaval, nós temos as menores taxas do mercado. Essa é uma excelente oportunidade para iniciar o ano com dinheiro na conta para quitar dívidas, pagar as despesas de 2023, que já no início do ano batem na nossa porta como o IPVA, IPTU, material escolar para quem tem filhos ou até mesmo realizar a viagem dos sonhos”, ressalta.

Agilidade - O gerente de relacionamento do Sicoob Credicapital, Lucas de Almeida Ultado, enfatiza ainda que o crédito consignado do Sicoob é realizado de forma ágil e por meio de um atendimento humanizado. “O contrato é finalizado em três dias no máximo, e as vezes até no mesmo dia já cai na conta corrente. Para agilizar o processo de concessão, a dica é procurar uma agência já com os documentos pessoais de identificação e residencial, o holerite e o extrato do benefício”, explica.

Sobre o Sicoob Credicapital - O Sicoob Credicapital é uma instituição financeira cooperativa com mais de 56 mil cooperados, presente em três estados: Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. A cooperativa é uma das 348 cooperativas singulares do sistema Sicoob, que nacionalmente possui mais de 6,7 milhões de cooperados e a primeira maior rede de atendimento financeiro do país. São 4159 pontos de atendimento distribuídos em mais de 2 mil municípios de todos os estados brasileiros, além disso, em 360 cidades do Brasil, o Sicoob é a única instituição financeira.

 


Versão para impressão


rodape redes sociais