Imprimir
Sistema Ocepar - Paraná Cooperativo - Informe Diário

Informe Paraná Cooperativo - edição nº 3038 | 25 de Fevereiro de 2013

RAMO TRANSPORTE: Fórum dos Dirigentes das Cooperativas de Transporte em Pato Branco


Forum transporte 25 02 2013 (1) Dirigentes e empregados das cooperativas do ramo de transporte participaram na última sexta-feira (22/02), em Pato Branco, do Fórum dos Dirigentes das Cooperativas de Transporte. O evento, promovido pelo Sistema Ocepar, foi realizado na sede da Coopertradição, tendo como anfitriã a Cooperativa Transcooper. Estiveram presentes 32 participantes de 15 cooperativas.  Fizeram parte da mesa, o presidente do Conselho Estadual do Ramo no Paraná, Dorival Bartzike, o presidente da Transcooper, Alberto Santin, o presidente cooperativa sede, Julinho Tonus, e o superintendente  adjunto do Sistema Ocepar, Nelson Costa.

Desempenho - Realizado com a finalidade de levantar as principais demandas e priorizá-las, delineando as ações de 2013, o evento foi uma oportunidade para avaliar o desempenho do setor. O ramo transporte atualmente conta com 26 cooperativas no Paraná. Em 2012, o ramo cresceu em 7,1%, chegando a R$ 226,6 milhões. Porém a principal evolução foi na geração de resultados, com crescimento de 140% atingindo o valor de R$ 6,9 milhões de sobras antes das destinações.

Assembleia - Conjuntamente ao Fórum, foi realizada a Assembleia Geral do Sicoopar Transportes, com a participação, ocasião em que todas as contas foram aprovadas por unanimidade.

INTEGRADA: Assembleia Geral será realizada na próxima quarta-feira

Integrada 25 02 2013  A Integrada Cooperativa Agroindustrial realizará na próxima quarta-feira (27/02), às 15h, no parque Governador Ney Braga, em Londrina, a Assembleia Geral Ordinária (AGO) para prestação de contas do exercício 2012. Cooperados de toda área de atuação da cooperativa deverão participar da reunião, que irá apresentar os números alcançados no último ano, o balanço dos investimentos e uma perspectiva para as atividades e ações que serão desenvolvidas ao longo de 2013. Com matriz em Londrina, a Integrada atua em 43 municípios nas regiões norte e oeste do Paraná e conta com mais de 7.000 cooperados. Os números de 2012 serão apresentados na quarta-feira, mas a diretoria sinaliza para crescimento sólido em relação a 2012, quando o faturamento atingiu R$ 1,3 bilhão.

Balanço - “Passamos por momentos complicados, como a estiagem na última safra de verão, que comprometeu o rendimento das lavouras. No entanto, com a quebra da safra nos Estados Unidos e o mercado em alta, os prejuízos foram minimizados. A safra de inverno foi muito positiva, com recordes de produtividade e recebimento de milho”, ressalta o presidente da Integrada, Carlos Murate. Somadas as culturas de soja, milho, trigo e café, a cooperativa recebeu mais de 1,4 milhão de toneladas.

Agroindustrialização - Murate destaca ainda os investimentos em agroindustrialização, com a conclusão das obras da unidade Industrial de Sucos, em Uraí, e os avanços na construção da nova Unidade Industrial de Milho da Integrada, em Andirá. “A industrialização é um processo importante dentro da cooperativa, pois é um incremento importante de receita global. Isso é bom, porque gera mais resultado e, consequentemente, mais sobras para os associados. Outro aspecto importante é que a industrialização agrega mais valor à produção de nossos cooperados, pois não vendemos apenas o produto primário, mas também matérias-primas processadas e com valor de mercado mais atrativo.”

Sobras - Durante a Assembleia, os associados também irão decidir a destinação dos R$ 9 milhões referentes às sobras do exercício 2012, que estarão à disposição da AGO. Murate lembra que, além da distribuição das sobras entre os cooperados, de acordo com a movimentação de cada um na cooperativa, parte do valor será destinada para capitalização e realização de investimentos nas estruturas de recebimento e armazenagem. “A construção de novas estruturas e a melhoria das 54 unidades de recebimento já existentes garantirá um melhor atendimento ao cooperado, com mais eficiência e agilidade”, finaliza.

Serviço - Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Cooperativa Integrada

Data: 27 de fevereiro de 2013
Horário:
15h
Local:
Parque de Exposições Governador Ney Braga - Recinto Soiti Taruma / Centro de Treinamento Milton Alcover (Av. Tiradentes, 6275. Londrina / PR) - (Assessoria de Imprensa Integrada)

CATIVA: Cooperativa quer elevar o faturamento em 15% este ano

Cativa 25 02 2013 (1)  O ano de 2012 foi especial para a Cativa, de Londrina. A reforma e modernização do Estatuto Social, transformando-a de Agropecuária para Agroindustrial, favoreceu os negócios comerciais da cooperativa, resultando numa expansão de aproximadamente 10% no seu faturamento total. Os números referentes ao desempenho da Cativa foram apresentados na última sexta-feira (22/02), durante Assembleia Geral Ordinária (AGO), presidida pelo presidente da cooperativa, Paulo Cesar Pelisser Maciel. O Sistema Ocepar foi representado pelo analista econômico financeiro Devair Mem.

Aprovação - A assembleia contou com a presença de 140 cooperados, os quais realizaram a aprovação das contas do ano de 2012l. Além do crescimento nos números referentes ao ano de 2012, a diretoria apresentou os planos e metas para 2013, entre as quais elevar o faturamento em 15%, melhorar a estruturação de algumas unidades, além da abertura de duas novas lojas na região Centro-Oeste do Paraná.

CAPAL: Assembleia Geral aprova contas de 2012

Capal 25 02 2013 (4) (Large)  Realizada na sexta feira, 15 de fevereiro, a Assembleia Geral Ordinária refletiu o bom trabalho desempenhado pela cooperativa durante 2012: tudo o que foi apresentado aos cooperados foi aprovado por unanimidade pelos presentes na ocasião.

Resultados -  2012 foi um ano histórico para a CAPAL.  As metas de faturamento e área agrícola assistida, lançadas como desafios para a equipe gerencial em 2010, fecharam em R$ 571 milhões e 101 mil hectares, superando as expectativas. A produção de grãos fechou em 486 mil toneladas, mantendo a sucessiva quebra de recordes na recepção de grãos. O resultado líquido superou R$ 26 milhões, reflexo de uma gestão estratégica e com foco no cooperado.

Conselho fiscal - Durante a Assembleia, também foram realizadas as votações para os novos membros do conselho fiscal. Fabiano Tabarro, Sidnei Zambianco e Marcos Watanabe são os novos conselheiros suplentes e Luciano Kluppel o novo conselheiro efetivo.  Além dos cooperados, diretores, gerentes e membros dos conselhos, também estiveram presentes na assembléia o superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken, e Renato Nóbile, superintendente da OCB.  (Assessoria de Imprensa Capal)

{vsig}noticias/2013/02/25/Capal/{/vsig}

 

COASUL: Receita da cooperativa cresce 20% em 2012

 Paulino Coasul 25 02 2013 (Large) Foi realizada na última sexta-feira (22/02), na cidade de São João, a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da cooperativa Coasul, que contou com a presença de diretores, cooperados e convidados. O Sistema Ocepar foi representado pelo superintendente adjunto, Nelson Costa. Durante a AGO o presidente da cooperativa, Paulino Capelin Fachin destacou sobre a importância da participação dos cooperados no evento: “é a oportunidade que todos tem de conhecer detalhadamente tudo aquilo que foi realizado no ano que passou, além de poder opinar sobre os destinos da cooperativa”, disse. Segundo o relatório da diretoria, a Coasul, em 2012, obteve um faturamento 20% superior ao ano anterior, encerrando o último exercício em R$ 659 milhões, com 5.578 cooperados e 24 unidades de atendimento em 21 municípios da região Sudoeste. A cooperativa ainda conta com unidades de beneficiamento de sementes, duas fábricas de ração, e três supermercados. Um dos fatores que contribui para este aumento na receita da cooperativa foi a construção do abatedouro, responsável pela marca LeVida e que hoje chega em 22 estados e 28 países. Fachin disse que a meta para 2013 é investir cada vez mais na melhoria do atendimento ao cooperado, agilizar o recebimento da produção e atingir, no frigorífico, o abate de 160 mil aves/dia, o que provavelmente, se tudo correr bem, obter uma receita de R$ 917 milhões até o final deste ano. “Investimos muito na profissionalização e na melhoria da gestão e fomos competitivos e pudemos gerar sobras aos nossos cooperados, por isso acreditamos que 2012 foi muito bom para todos”, destacou Fachin.

COCAMAR: Cooperativa recebeu 107 mil toneladas no final de semana

 Cocamar 25 02 2013 Com o tempo firme os produtores aproveitam para acelerar a colheita de soja na região da Cocamar. “É uma correria muito grande”, avalia o gerente da cooperativa em São Jorge do Ivaí, Cleber Villar. Depois de os trabalhos terem parado durante mais de uma semana no município, por causa de chuvas seguidas, os agricultores tentam avançar no serviço, receosos de que o clima volte a ser chuvoso. Há previsão de chuvas de intensidade variável para algumas regiões do Paraná na terça-feira (26).

Recorde - De sexta-feira a domingo a Cocamar recebeu 107 mil toneladas, um recorde, e o volume estimado para esta segunda-feira deve passar de 40 mil toneladas, segundo cálculos da área operacional. Na região noroeste, mais da metade das lavouras já foram colhidas e, no geral, a produtividade é estimada em 125 sacas por alqueire. No norte do Estado, onde a safra é de ciclo mais tardio, a colheita atinge cerca de 10% da área cultivada. A Cocamar possui 11,4 mil associados e conta com uma rede de 54 unidades operacionais nas regiões noroeste e norte.

Terminando - Em Maringá, o produtor Antônio Jair de Souza já colheu 80% dos 170 alqueires que cultiva na região da Estrada Centenário e a produtividade está dentro de suas expectativas – entre 130 e 150 sacas por alqueire. “Hoje estou acabando de colher um lote onde choveu pedra. Nos 40 alqueires atingidos pela tempestade, a média está sendo de 100 sacas por alqueire”, conta Souza, que calcula ter perdido pelo menos 2,5 mil sacas em razão do sinistro. Para apressar os trabalhos, ele está usando uma colheitadeira própria e duas alugadas. A previsão é concluir tudo até o meio da semana. (Assessoria de Imprensa Cocamar)

UNIODONTO CURITIBA: Primeira atividade do Ciclo de Palestras aborda a Endodontia

Uniodonto Curitiba 25 02 2013 (1)  A endodontia foi o tema da primeira atividade deste ano do Ciclo de Palestras da Uniodonto Curitiba. O evento, realizado no Hotel Deville Rayon, foi aberto pelo presidente, Dr. Luiz Humberto de Souza Daniel, e pelo Diretor Clínico, Dr. Eduardo Carrilho. A convidada para ministrar a aula foi a Dra. Flávia Sens Fagundes Tomazinho, mestre e doutora em Endodontia e professora da graduação e pós-graduação na Universidade Positivo, em Curitiba. A exemplo de 2012, o objetivo do Ciclo é possibilitar que os cooperados participantes tenham uma nova forma de aperfeiçoamento técnico-profissional. “Todos os palestrantes que traremos são bastante experientes em suas áreas, o que muito irá contribuir para o sucesso de mais este Ciclo”, observa Dr. Carrilho.

Tema - O tema da palestra versou sobre “Aspectos biológicos e consequências clínicas do extravasamento de materiais endodônticos pelo ápice dental”. A Dra Flávia destacou pontos como a anatomia dental, limites do trabalho apical, patência foramidal, soluções irrigadoras, medicação intracanal, materiais obturadores, dentre outros itens. Para o cooperado José Jorge Yunes Neto a palestra foi muito proveitosa. “Valeu a pena. O horário é bom, pois permite que possamos participar”, diz.

Dinamismo - A cooperada Anny Correa veio pela primeira vez e gostou do que viu. “Relembramos muitas coisas e também conhecemos novos colegas. Essa interação é muito boa”, avalia.  O cooperado Rodrigo Bormio, que também veio pela primeira vez, salienta que a palestrante demonstrou muita segurança no que falou. “Além disso, foi uma atividade dinâmica e muito interessante. Mesmo eu que não faço endodontia achei muito proveitosa”. Ao final houve o sorteio de um brinde, oferecido pela Dental Uni. De acordo com Dr. Carrilho outros temas já estão programados para as próximas palestras, que enfocarão a farmacologia, dentística, odontopediatria, periodontia, prótese e implante. (Uniodonto Curitiba)

RAMO CRÉDITO I: Congresso Mundial do Woccu será em julho, no Canadá

Woccu 25 02 2013  O Woccu (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito) realizará seu congresso anual na cidade de Ottawa, no Canadá, entre os dias 14 e 17 de julho de 2013. Fundado em 1971, representa hoje mais de 80 movimentos cooperativos no mundo, congrega mais de 110 milhões de associados e administra em torno 700 bilhões de dólares em ativos. O Woccu tem como funções básicas representar, desenvolver e promover o cooperativismo de crédito, especialmente no assessoramento técnico em projetos de fomento e desenvolvimento em países afiliados, propor modelos de legislação, normas, estatutos, regimentos, fiscalização interna (autogestão) e externa (oficial – supervisão bancária). Informações adicionais podem ser acessadas no site www.ottawa2013.org. (Portal do Cooperativismo de Crédito)

RAMO CRÉDITO II: Sicoob Metropolitano inaugura agência em Goioerê

Sicoob Metropolitano 25 02 2013 (2)  O Sicoob Paraná colocou em funcionamento o seu 113º ponto de atendimento. No dia 15 de fevereiro, foi inaugurada a agência de Goioerê, no noroeste do Estado. O evento contou com a participação de diversas autoridades locais, com destaque para representantes da associação comercial e da prefeitura. O prefeito Beto Costa, elogiou a iniciativa do Sicoob Metropolitano que acreditou no potencial de Goioerê. A prefeitura se colocou como uma grande parceira do Sicoob naquela cidade.

Importância - Falando em nome dos empresários, Élcio Viola, destacou a importância do Sicoob em Goioerê uma vez que o município vem se mantendo em franco desenvolvimento, tornando-se um pólo regional. “Teremos certeza de que o Sicoob auxiliará no progresso da nossa cidade”, destacou Viola. O presidente do Sicoob Metropolitano, Luiz Ajita, enfatizou as parcerias com as instituições locais para que o projeto da nova agência se viabilizasse. “O apoio dos empresários, da associação comercial e da prefeitura foram fundamentais. O Sicoob veio para Goioerê para contribuir para o desenvolvimento desta cidade e região”, frisou Ajita. (Informativo Sicoob PR)

RAMO CRÉDITO III: Sicoob Norte do Paraná implanta o COE de Londrina

Sicoob Norte do PR 25 02 2013  O Sicoob Norte do Paraná implantou, na última terça-feira (19/02), o Conselho de Orientação Estratégica de Londrina. O evento aconteceu no novo prédio da controladoria do  Sicoob naquela cidade e reunião 40 empresários de diversos setores da economia londrinense, além de representantes das cidades onde o Sicoob Norte do PR atua: Assaí, Cornélio Procópio, Cambé, Rolândia, Jacarezinho, Santo Antonio da Platina e Ibiporã.

Conselhos - Foram empossados 12 empresários que representam as principais lideranças da comunidade e que irão atuar em prol do desenvolvimento da cidade e da cooperativa. “Formamos o COE com as principais cabeças pensantes de Londrina e temos certeza de que conseguiremos uma integração sem igual no desenvolvimento do cooperativismo em nossa cidade”, frisou o vice-presidente do Conselho de Administração do Sicoob Norte do PR, George Hiraiwa. O vice-presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central PR, Wilson Cavina, representou a Central no evento e destacou a importância do COE para uma melhor integração e articulação dos líderes comunitários no desenvolvimento da cidade e da cooperativa. O presidente do Sicoob Norte do PR, Yukio Ajita, lembrou que a “união é a principal característica do cooperativismo e que o COE de Londrina será uma expressão desse ajuntamento de ideais e forças”.

Novas unidades - O diretor de relações institucional do Sicoob Central PR, Sérgio Gini, que apresentou a estrutura do COE aos novos membros, destacou quem em breve serão implantados os COE’s nas demais unidades do Sicoob Norte do PR. “O modelo de atuação do COE se constitui numa grande força para o desenvolvimento econômico e social das nossas comunidades”, destacou. (Informativo Sicoob PR)

RAMO CRÉDITO IV: Diversificação de produtos e serviços é o futuro para cooperativas

No atual cenário do sistema financeiro brasileiro, as cooperativas de crédito só terão sucesso se concentrarem seus trabalhos nos seus cooperados, oferecendo a eles serviços e produtos diversificados e um atendimento diferenciado.Este foi, em resumo, foi o recado dado pelo presidente do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), Marco Aurélio Almada Abreu, em palestra aos dirigentes da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Goiânia e Região (Sicoob Engecred), no início de fevereiro.

Planejamento Estratégico - O evento faz parte do planejamento estratégico da cooperativa para o período de 2013 a 1015 e contou ainda com outra palestra, proferida pelo presidente do Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração (Inepad) e professor da USP, Alberto Borges Matias. Ele, que é também consultor de bancos, falou sobre conjuntura econômico-financeira e tendências de crescimento para o cooperativismo de crédito no país. Almada, do Bancoob, também abordou as perspectivas do setor no Brasil e aprofundou com dados a análise do desempenho das cooperativas do Sicoob. “Precisamos definir um modelo de negócios, ser fiel a ele e manter um posicionamento para que o cooperado o identifique como valor para ele”, afirmou Almada. Segundo o dirigente, os estados de Goiás, Espírito Santo e Santa Catarina se destacam quanto à eficiência financeira dentre as cooperativas do Sicoob no país, sendo que o segredo das cooperativas goianas é a capitalização, que vai exigir adequação às demandas do mercado para ser mantida. “Agora o futuro dessas cooperativas no mercado exige diversificação de canais de atendimento, modernização de agências, novos produtos e remodelagem dos serviços, sempre com atenção às demandas dos cooperados”, reforçou Almada.

Reflexos - No aspecto geral, ele abordou ainda os efeitos da crise financeira global de 2008. “A crise financeira de 2008 trouxe ao Brasil elevado número de incerteza sobre a sanidade financeira do país. Criou-se o conceito de que existe um tipo tão grande de banco que, se quebrar, quebra o país. Com isso, os investidores qualificados começaram a tirar dinheiro dos bancos médios e levaram aos grandes. Esse cenário criou uma crise de liquidez para os bancos médios”, arrematou. (Easycoop e OCB/GO)

COPAGRIL: Sócios da AACC aprovam as contas do exercício de 2012 em Assembleia

Copagril 25 02 2013 (1) (Large)  Na noite da última sexta-feira (22/02), membros, diretores e conselheiros da Associação Atlética Cultural Copagril (AACC) participaram da Assembleia Geral Ordinária (AGO). Além da prestação de contas, na qual foi apresentado o balanço financeiro e patrimonial referente ao ano de 2012, os presentes elegeram e acompanharam a posse da nova diretoria e do conselho fiscal. Para tornar mais transparentes as ações das atividades da AACC, a cerimônia, conduzida pela diretora sócio-cultural, Cremilde Andreolli, contou com a apresentação das atividades realizadas em cada setor da associação durante 2012 e algumas metas e objetivos para o ano de 2013. Tanto as contas e a nova diretoria foram aprovadas por unanimidade.

Objetivos - O presidente reeleito da associação, Jaime Benjamin Vilani, agradeceu pelo trabalho e dedicação de todos e desejou sucesso aos que assumiram ou reassumiram um cargo na diretoria e nas assessorias. “Para 2013, o objetivo é aumentar a frequência dos sócios na associação e dar continuidade aos trabalhos esportivos, que já são bem desenvolvidos, tendo, por exemplo, o time de futsal patrocinado pela Copagril e as escolinhas de base”, declarou Jaime. Segundo o presidente, neste ano a AACC dará continuidade ao Programa 5S, que preza pela qualidade e organização do ambiente. “Peço o empenho de cada um, para continuarmos tendo uma associação muito boa e organizada, que possa atender bem a nós, associados, aos visitantes e ao público em geral”, concluiu o presidente. Confira a composição da diretoria e dos conselhos fiscais empossados durante a Assembleia:

Diretoria - Presidente: Jaime Benjamin Vilani; Vice-presidente: Laércio José Wischneski

Secretária: Ilse Guaragni; Vice-secretária: Luciane Ivanir Syperreck de Abreu; Tesoureiro: Leandro Turazzi; Vice-tesoureiro: Irineu Scheibe; Sócio-cultural: Cremilde Andreolli; Vice-sócio-cultural: Rosana Martins Galvani; Esportivo: Rodrigo Rafael Weber; Vice-esportivo: Everton Fernando Toebber; Relações Públicas: Ronise Glaci Meith Braatz; Vice Relações Públicas: Marcos Paulo Mendes; Patrimonial: Luismar Ferreira de Souza; Vice Patrimonial: André Peres Spindulas.   

Conselho Fiscal: Ronaldo Almir Knieling, Juliano Ivan Weizenmann, Enoir José Primon, Udo Herpich e Maycon Ricardo Zimermann. (Imprensa Copagril)

LÁCTEOS: Acordo estimulará exportação

Boas notícias para as cooperativas de leite de todo o Brasil. Foi assinado nesta quinta-feira (21/2), em Brasília, um acordo entre a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). As três instituições agora são parceiras na execução de um projeto ambicioso, que visa a ampliar a exportação de lácteos em cerca de 30% nos próximos dois anos: o Projeto Setorial de Promoção de Exportações de Produtos Lácteos (PS-Lácteos).

Produção e regulação - “O Brasil pode muito mais do que tem feito no setor do leite”, destacou o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, durante a cerimônia de assinatura do convênio. “Acredito que podemos ser uma plataforma exportadora não só dos produtos lácteos, mas também da nossa inteligência na área de produção e regulação”. Na opinião do nosso presidente, as cooperativas têm um papel fundamental nesse cenário. Atualmente, mais de 40% da produção brasileira de lácteos passa – de alguma maneira – por uma cooperativa. Além disso, dentre as doze maiores captadoras de leite do país, quatro pertencem ao setor. “Vamos mobilizar as cooperativas de lácteos a aderirem ao projeto e, juntos, vamos transformar o Brasil em uma potência também neste setor – a exemplo do que já ocorre com a soja e o frango”. O diretor de negócios da Apex-Brasil, Rogério Bellini, concorda com Lopes de Freitas sobre o potencial de exportação do setor lácteo brasileiro. “Necessitamos de ações estruturantes para fortalecer o setor e, principalmente, da parceria com as empresas produtoras de leite e derivados”, avaliou Bellini. Vale destacar: o PS-Lácteos já conta com 11 empresas participantes (veja quadro). Destas, oito são cooperativas.

Parceria com o governo - Durante a cerimônia de assinatura do convênio, o ministro do desenvolvimento agrário, Pepe Vargas, parabenizou a OCB e a Apex-Brasil pela iniciativa: “Com esse projeto, vamos recuperar um espaço que era nosso no mercado internacional”, afirmou o ministro. “Até 2008, nós éramos exportadores de lácteos, mas a crise internacional nos transformou em importadores do produto, apesar de a nossa produção ter crescido muito. Agora, chegou a hora de voltarmos a exportar o leite e seus derivados”. O ministro destacou, ainda, o importante papel das cooperativas para o fortalecimento do agronegócio brasileiro. “A maioria dos casos de sucesso da agricultura familiar está vinculada a esse modelo de negócios”, afirmou. “O Ministério do Desenvolvimento Agrário reconhece a força do movimento cooperativista e está alinhado com os pleitos da OCB para o setor”.

Entenda o PS-Lácteos - Aberto a cooperativas de laticínios e empresas individuais de todos os portes, o PS-Lácteos prevê ações de fortalecimento da imagem e a melhoria da qualidade da produção do setor. Estão previstas missões de prospecção de novos mercados, em eventos e feiras internacionais. Também pretende-se trazer importadores, jornalistas e formadores de opinião estrangeiros para conhecer as empresas do setor e estabelecer negócios. Foram definidos como mercados prioritários das ações: Angola, Arábia Saudita, Argélia, China, Egito, Emirados Árabes, Iraque e Venezuela. (Informativo OCB)

MDA: OCB estreita laços com o Ministério do Desenvolvimento Agrário

“É impossível falar em sucesso da agricultura familiar brasileira sem mencionar a grande importância das cooperativas nesse segmento”. A declaração do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, ressoou com alegria dentro do sistema cooperativista por revelar que o governo federal reconhece as contribuições do setor para a economia nacional. O ministro recebeu no dia 20 de fevereiro, em seu gabinete, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, acompanhado de importantes lideranças do setor coopertivista (veja ao final). Dentre os temas tratados no encontro estiveram a ampliação do acesso das cooperativas ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), a redução dos juros dessa linha de financiamento e a assinatura de acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de iniciativas que potencializem as exportações do setor lácteo.

Cooperativas - Também durante a reunião – agendada a pedido do vice-presidente da Câmara dos Deputados e integrante da Frencoop, deputado André Vargas (PR) –, o ministro destacou a importância das cooperativas para o crescimento da agricultura familiar brasileira. “O sistema cooperativista ajuda o agronegócio brasileiro e a crescer”, ressaltou.  No dia seguinte – durante a assinatura do convênio do projeto PS-Lácteos - Vargas recordou a reunião e antecipou: “Na última terça, o presidente Márcio nos apresentou uma série de propostas com as quais estamos muito alinhados. Se não colocarmos 100% da pauta para funcionar, com certeza vamos tentar viabilizar a maior parte desses pleitos, ampliando o acesso das cooperativas ao PRONAF”.

 Balanço - De acordo com nosso presidente, a reunião – apesar de preliminar – foi bastante produtiva “O Conselho Consultivo do Ramo Agropecuário da OCB ainda está trabalhando para concluir as demandas a serem apresentadas formalmente ao MDA. Mas, a concordância e a clara aceitação por parte do ministro Pepe Vargas nos deixa muito otimistas em ver, efetivamente, evoluções no ramo dentro dos próximos anos”, declarou Lopes de Freitas.

Comitiva da cooperação - O encontro com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, contou com a participação do presidente Márcio Lopes de Freitas e das seguintes lideranças: o secretário nacional de agricultura familiar do MDA, Valter Bianchini; o vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Vargas, integrante da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop); o coordenador executivo da Frencoop, deputado Odacir Zonta; o superintendente da OCB, Renato Nobile e o analista responsável pelo projeto PS-Lácteos, Gustavo Beduschi. (Informe OCB)

FRANGO: Brasil e União Europeia fecham acordo

Um novo regime de importação da União Europeia (UE) para algumas preparações e conservas de carne de frango do Brasil vai tornar possível uma maior rentabilidade para o exportador brasileiro. As importações estarão sujeitas a uma cota tarifária que chega a 158,2 mil toneladas anuais. O acordo, que entra em vigor a partir do dia 1º de março, é resultado de um entendimento bilateral que modifica o regime de importação da UE que se iniciou em 2009 – e que se adapta às regras da Organização Mundial do Comércio (OMC). Em razão disso, o Brasil negociou o direito de cotas específicas, cuja administração será compartilhada pelos governos do Brasil e da União Européia. O novo regime deve compensar parcial ou totalmente a elevação das tarifas aplicadas às importações acima da quantidade estabelecida para a cota. (Assessoria de Imprensa Mapa)

 

TRIGO: Produtores recebem crédito de R$ 500 milhões do Banco do Brasil

O Banco do Brasil anunciou a liberação de R$ 500 milhões para os produtores de trigo. O valor foi disponibilizado para o custeio antecipado das lavouras a serem plantadas neste ano. Com a medida, é possível obter melhores preços na aquisição de insumos, com maior remuneração para a atividade. O objetivo do governo é ampliar a produção e garantir o abastecimento do mercado interno. Para aqueles que participam do Pronamp (Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural) o crédito terá juros de 5% ao ano, com limite de até R$ 500 mil. Os demais poderão contratar pagando 5,5%, sendo que cada produtor poderá financiar até R$ 800 mil. Para quem precisa de um valor maior, o BB orienta a solicitar a linha de crédito para custeio agrícola com recursos livres da Poupança Rural.

Parcelamento - A instituição bancária estipulou que será possível parcelar o pagamento em até quatro vezes, com a primeira prestação vencendo em 60 dias após a colheita. Neste caso, porém, o produtor deverá entregar ao banco o recibo com o depósito da colheita em um armazém agrícola. As medidas para estímulo da produção de trigo foram acertadas em reunião dos ministérios da Agricultura e da Fazenda esta semana. O governo pretende ainda destinar recursos de até R$ 100 milhões para o seguro agrícola. Outra medida seria reajustar o preço mínimo da cultura em até 10%.

Fomento - O secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, afirma que está “trabalhando para ampliar esses volumes, ouvindo o setor e formatando o plano com o apoio da iniciativa privada. Nosso objetivo é fomentar a produção e garantir recursos para a comercialização do produto”. Em 2012 o Governo destinou R$ 430 milhões em recursos de crédito para a comercialização da safra de trigo, além de R$ 60 milhões para o seguro agrícola. (Agrolink)


Versão para impressão


Assessoria de Imprensa do Sistema Ocepar - Tel: (41) 3200-1150 / e-mail: imprensa@ocepar.org.br