C.VALE: Cooperativa inaugura hipermercado de R$ 29 milhões
Uma estrutura de 14 mil metros quadrados passou a sediar um dos maiores estabelecimentos de comércio varejista do oeste do Paraná. Depois de quase um ano e meio de obras, entrou em funcionamento, na sexta-feira (12/04), o Hipermercado C.Vale de Palotina. Com 6.000 metros quadrados de área para atendimento ao público, o hipermercado é oito vezes maior que o Supermercado C.Vale que funcionava em prédio anexo à sede da cooperativa. Os R$ 29 milhões investidos pela cooperativa compreendem, também, restaurante, choperia e estacionamentos para 650 veículos. Os consumidores poderão acessar o hipermercado por esteira rolante ou elevador. É a oitava unidade da rede de supermercados da C.Vale e o quarto novo estabelecimento a ser aberto pela cooperativa desde 2009.
Conforto e agilidade - Durante a cerimônia, que reuniu cerca de 1.500 convidados, o presidente da C.Vale, Alfredo Lang, revelou que uma das preocupações da cooperativa foi garantir aos consumidores conforto e agilidade nas compras. Para isso, o hipermercado conta com 28 caixas registradoras. “Pretendemos tornar as compras mais ágeis, principalmente para as mulheres, nossas maiores clientes”, justificou Lang. Ele acredita que o horário estendido de atendimento à noite e nos finais de semana também vai facilitar as compras.
Variedade de produtos - O novo empreendimento oferece grande variedade de produtos. Os consumidores poderão comprar alimentos, eletrônicos, produtos automotivos e da linha branca. Para manter toda a estrutura em funcionamento, 182 funcionários estarão trabalhando em dois turnos. O prédio conta com sistema de aproveitamento da luz solar capaz de reduzir em 70% o consumo de energia elétrica.
Cinquentenário - Lang fez questão de lembrar que a inauguração do hipermercado faz parte das comemorações dos 50 anos da C.Vale. Estiveram presentes os deputados federais Dilceu Sperafico e Osmar Serraglio, e o deputado estadual Élio Rusch, que representou o governador do Paraná. Beto Richa viria de avião de Londrina, mas a aeronave não conseguiu decolar devido às chuvas. (Imprensa C.Vale)
Números Hipermercado C.Vale
Área de atendimento: 6 mil metros quadrados
Número de caixas: 28
Empregos criados: 102
Total de funcionários: 182
Itens oferecidos: 18 mil
Restaurante
Choperia
Estacionamento para 650 veículos
Funcionamento
Segunda a sábado: 9h às 21h00
Domingos: 8h às 12h
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UNIMED PONTA GROSSA: HGU é o primeiro hospital próprio do Sistema certificado pela ONA no Estado
Acreditação na área da saúde é sinônimo de segurança para o paciente. Muitos beneficiários a desconhecem, mas essa metodologia utilizada mundialmente certifica a qualidade no atendimento e gestão de instituições de saúde. O Hospital Geral Unimed (HGU) recebeu oficialmente, no dia 5 de abril, o certificado de Acreditação Nível 1, homologado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), em cerimônia no Bristol Hotel Vila Velha, às 19 horas. A entidade é o primeiro hospital próprio do Sistema Unimed no Estado do Paraná a conquistar o certificado, bem como o 11° entre os mais de 400 estabelecimentos de saúde do Brasil.
Palestra - Antes da entrega do selo de qualidade, os convidados assistiram palestras sobre a importância da Acreditação na visão médica, de enfermagem e administrativa, com a médica especialista em Epidemologia Hospitalar e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Carla Regina Worliczek, a mestre em enfermagem, Leila Soares Seiffert, e a especialista em administração hospitalar Josiane de Oliveira Vivan. As três são avaliadoras do Sistema Brasileiro de Acreditação/ONA. Além das profissionais, o advogado Silvio Felipe Guidi falou sobre questões jurídicas envolvendo a temática.
Ambiente hospitalar seguro - O diretor clínico do HGU, Cleverson Urcichi, enfatiza que a Acreditação garante um ambiente hospitalar seguro. “Isso é o que todo médico e cliente deseja”, avalia. Segundo ele, conforme informação divulgada recentemente durante evento em São Paulo na Unimed do Brasil, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) pretende determinar que os hospitais próprios tenham no mínimo o selo Nível 1. O HGU receberá o Instituto de Planejamento e Pesquisa para Acreditação em Serviços de Saúde (IPASS), instituição avaliadora de serviços de saúde, a cada oito meses para verificar a manutenção do certificado e acompanhamento de eventos sentinelas (ocorrências inesperadas ou variação do processo envolvendo óbito, qualquer lesão física ou psicológica ou o risco de sua ocorrência). Até 2014, o hospital da Unimed Ponta Grossa deve buscar o Nível 2 - Indicadores de qualidade em assistência à saúde.
Trajetória - O processo para obtenção do selo da Acreditação é voluntário e o mesmo hospital pode ter mais de uma certificação. A caminhada para a conquista da Acreditação no Hospital da Unimed Ponta Grossa iniciou há três anos. O coordenador de Qualidade do HGU, Rodrigo Della Torres, conta que a busca pela certificação começou com a implantação da Gestão de Qualidade em julho de 2010, a qual aplicou o programa 5S (Senso de Utilização, Ordenação, Limpeza, Saúde e Autodisciplina) na instituição.
Requisitos - Em 2011, o hospital adotou requisitos do Manual Brasileiro da Acreditação. Em fevereiro de 2012, o IPASS, a pedido da direção do HGU, fez o Diagnóstico Organizacional (DO). Essa avaliação, segundo ele, foi um facilitador para dar andamento nos trabalhos em busca da Acreditação. No período de 28 a 30 de novembro do último ano, a equipe retornou para fazer a verificação final de todos os recursos institucionais (humanos, tecnológicos e de processos) e foi sinalizada na oportunidade a indicação para receber o selo. “A Acreditação não é um certificado de perfeição, ela nos mostra que o HGU evoluiu consideravelmente, dentro dos padrões nacionais e internacionais na cadeia da saúde”, destaca Torres. Depois de aprovada pelo IPASS, a Acreditação do HGU foi homologada pela ONA. (Imprensa Unimed Ponta Grossa)
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COPAGRIL: Falece Arlindo Lamb, sócio fundador e primeiro presidente da cooperativa
Na manhã deste domingo (14/04), Marechal Cândido Rondon e a Copagril perderam uma parte da sua história. Arlindo Alberto Lamb faleceu aos 91 anos, deixando para trás uma vida repleta de conquistas, que resultaram no desenvolvimento da região. Para os rondonenses e para o cooperativismo, seu Arlindo será sempre um exemplo a ser seguido e um motivo de gratidão.
História - Foi em 09 de agosto de 1970 que Arlindo Alberto Lamb, junto a outros 28 produtores rurais, fundou a Cooperativa Agroindustrial Copagril, inicialmente nomeada como Cooperativa Agrícola Mista Rondon Ltda. A experiência que possuía com a lavoura e a pecuária o prepararam para ser o primeiro presidente da Copagril, cargo que ocupou até 1974. No período, liderou o processo de estruturação da cooperativa, especialmente a construção de silos para receber a produção, e realizou a intermediação da comercialização.
Prefeito - A rica história de empreendedorismo fez dele o primeiro prefeito de Marechal Cândido Rondon. Arlindo administrou o município de 1961 a 1964, uma gestão marcada pela estruturação da cidade, que havia acabado de conquistar a emancipação, em 1960. A abertura de estradas, a construção de pontes e escolas foram os marcos do seu governo. Durante o mandato, também iniciou os trâmites para a criação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que acabou sendo fundado na administração posterior, tendo Arlindo como o primeiro diretor.
Empreendedor - Antes de ser prefeito, também foi vereador e presidente da Câmara de Toledo, município ao qual Rondon pertencia antes da emancipação. Além da vida pública, Arlindo também foi destaque em outros segmentos, graças ao espírito empreendedor. Após perder a plantação de café para a geada, comprou alguns ônibus e fundou uma empresa de transportes, a qual incentivou a construção da rodoviária municipal. Também fundou a Rádio Difusora do Paraná, em 1966, emissora que está no ar até hoje.
Homenagens - Pelos feitos realizados, Arlindo Alberto Lamb recebeu, merecidamente, diversas homenagens. Além de ser Cidadão Honorário de Marechal Cândido Rondon e Pato Bragado, é também do estado do Paraná. No ano de 2011, recebeu uma das mais significativas, quando seu nome foi usado para nomear a prefeitura de Rondon, o Paço Municipal Arlindo Alberto Lamb. (Imprensa Copagril)
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CENTRAL SICREDI: Mais de 90 conselheiros são capacitados pelo Programa Crescer
A Central Sicredi PR/SP promoveu, de 9 a 12 de abril, no Estação Business School, em Curitiba, um evento para a formação de 96 conselheiros de administração e fiscal eleitos no último processo assemblear nas cooperativas dos dois estados. Essa formação é orientada pelo "Crescer", programa de educação cooperativa do Sicredi, que é formado por três percursos com as seguintes rotas de aprendizagem: Percurso 1 - Associar, Deliberar, Planejar e Acompanhar; Percurso 2 - Mobilizar, Representar e Coordenar; e o Percurso 3 - Administrando e fiscalizando o empreendimento (este direcionado aos novos conselheiros).
Resultados - Em cinco anos de desenvolvimento do Programa Crescer, as cooperativas Sicredi do Paraná e São Paulo já formaram mais de 12 mil associados, um movimento estruturado de formação cooperativa continuada, que já está apresentando bons resultados. Uma recente pesquisa da Fundação Sicredi aponta que os associados formados no Programa Crescer têm um índice de utilização de produtos bem superior ao da média dos demais associados, comprovando que, quanto mais conhecimento, mais comprometimento.
Essencial - "O Programa Crescer é essencial para compreender o cooperativismo. É empolgante, pois os associados ficam muito entusiasmados após a certificação", destaca o conselheiro de administração da Sicredi Planalto das Araucárias PR/SC, Adão Vilmar de Oliveira. Ele ressalta ainda que o conteúdo programático do Percurso 3 dá uma visão global do Sistema. "O crescimento do Sicredi é tão expressivo que devemos estar sempre muito bem informados, por isso essa formação continuada é muito importante", finaliza. (Imprensa Sicredi)
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SICOOB: Parceria é firmada com a Associação Comercial de Araucária
Com tantas contas para pagar e receber, a movimentação financeira de uma empresa necessita de cuidado. O empreendedor deve contar com um banco de confiança, um gerente pronto a atendê-lo e, claro, serviços de qualidade. Para que isso seja possível, o mercado oferece diversas opções e a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Araucária (ACIAA) firmou uma parceria com uma dela, no dia 27 de fevereiro. A ideia é proporcionar melhores negócios e menores taxas aos associados da entidade araucariense.
Escolha - A instituição financeira escolhida pela ACIAA foi o Sistema de Cooperativa de Crédito do Brasil, o Sicoob, que possui mais de 2 mil pontos de atendimento no país e conta com aproximadamente 2 milhões e duzentos mil clientes. “Nosso objetivo é ajudar o empresário a crescer através do nosso sistema de cooperativismo. Por isso nossos produtos e serviços financeiros apresentam custos menores e os usuários ainda possuem parte nos lucros da empresa” explica Herbert Michelis, diretor de negócios do Sicoob Sul, entidade responsável pelos bancos da rede localizados na grande Curitiba e Campos Gerais.
Taxas menores - Além de terem acesso a essas peculiaridades da cooperativa, os associados da Aciaa também poderão aproveitas alguns “mimos especiais”. “ Nós teremos acesso a taxas ainda menores em todos os produtos e serviços do Sicoob, então é uma ótima oportunidade para que o nosso associado se fortaleça ainda mais”, garante Carlos do Valle, presidente da ACIAA.
Produtos e serviços - Entre os produtos e serviços oferecidos pela instituição estão boletos bancários, movimentação de conta corrente, serviços de crédito, previdência e muitos outros. “Aproveite para conhecer o Sicoob Araucária e utilizar os benefícios de nossa parceria com a Associação Comercial da cidade”, convida Rosa Zelaga, gerente do ponto de atendimento do município. Quem ainda não é associado da Aciaa também pode aproveitar a parceria. “Basta se tornar um membro da instituição o mais rápido possível, para ter acesso a essa e e tantas outras facilidades”, garante Carlos. (Mais Negócios / ACIAA)
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COCAMAR I: Divulgados os vencedores do 2º Prêmio de Produtividade de Soja
A Cocamar divulgou, na última sexta-feira à tarde (12/04), no Parque Internacional de Exposições Governador Ney Braga, durante a ExpoLondrina, os vencedores da segunda edição do Prêmio Cocamar de Produtividade de Soja, safra 2012/2013. O concurso contemplou três regiões: o noroeste, subdividido entre a zona do arenito caiuá e a área tradicional da cooperativa; e o norte do Estado, onde atua desde meados de 2010.
Arenito - Gerson Magnoli Bortoli, de Umuarama, fechou sua produtividade com média de 180,24 sacas por alqueire (4.469 quilos por hectare), seguido de Josias Ribeiro, de Atalaia, com 177,44 sacas por alqueire (4.399kg/ha) e Norberto Tormena, de Paraíso do Norte, que totalizou 166 sacas por alqueire (4.116kg/ha).
Área Tradicional - O município de Floresta apareceu duas vezes: com o primeiro colocado, Flávio Haruki Kobata, que conseguiu média de 178,37 sacas por alqueire (4.422kg/ha) e o terceiro colocado Antonio Pedrini, com 174,41 sacas (4.329kg/ha); o segundo foi Orlando Meirelles Didier, de Maringá, com 175,71 sacas por alqueire (4.356kg/ha).
Norte - No geral, a maior produtividade foi obtida na região norte, com Vinícius Surek, de Arapongas, apresentando média de 204,08 sacas por alqueire (5.060kg/ha), seguido de Paulo César Lopes, de Rolândia, com 186,94 sacas (4.635kg/ha) e Rodrigo Martins Ribeiro, também de Arapongas, com 186,92 sacas por alqueire (4.634kg/ha).
Participação - O prêmio contou com a participação de 168 produtores e os resultados foram avaliados por técnicos da Unicampo.
Potencial - Ao falar na abertura do evento, o presidente da Cocamar, Luiz Lourenço, ressaltou a importância de os produtores investirem no aumento constante da produtividade para que se mantenham competitivos. “Os custos sobem sempre e a margem de lucro vai ficando apertada”, comentou. Segundo ele, o potencial para ampliar as médias ainda é grande nas regiões, lembrando que há alguns anos poucos acreditavam que seria possível ir além de 150 sacas por alqueire. “Hoje, 150 sacas é uma marca que já não impressiona tanto”, disse.
Viagem - Os três primeiros colocados em cada região ganharam o direito de participar de uma viagem técnica aos Estados Unidos, onde vão conhecer propriedades modernas, ter acesso a tecnologias e visitar a Farm Progress Show, uma das maiores feiras especializadas, no mês de agosto. (Imprensa Cocamar)
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COCAMAR II: Negócios da cooperativa podem ter alcançado R$ 2 milhões na ExpoLondrina
Ao encerrar sua participação na ExpoLondrina 2013, feira que terminou neste domingo (14/04) em Londrina, a Cocamar fez um balanço positivo do evento. Embora alguns negócios ainda estejam em andamento, a expectativa é que as vendas fiquem em torno de R$ 2 milhões. Por outro lado, o estande recebeu um grande número de visitantes todos os dias, entre cooperados de todas as unidades situadas na região norte, o público em geral e estudantes, o que contribuiu para fortalecer ainda mais a sua marca e fazer a divulgação da linha de produtos ao varejo. Os cooperados eram recebidos por diretores, superintendentes e gerentes para uma palestra sobre a atuação da cooperativa. “A feira foi importante também para intensificar esse relacionamento”, comentou o diretor-secretário Divanir Higino da Silva.
Elber – Na manhã de sexta-feira (12/04) o estande da Cocamar foi visitado pelo ex-jogador de futebol Elber, que atuou no Londrina, no Bayer de Munique, Cruzeiro e seleção brasileira. Atual secretário de esportes do município de Londrina, Elber manifestou interesse em desenvolver parceria com a cooperativa para a realização na cidade, no final do ano, de uma partida entre ex-jogadores e cooperados como parte da programação do “Solidariedade Futebol Clube”, evento já realizado há dois anos pela Cocamar, voltado a apoiar entidades assistenciais.
Homenagem – Nesta terça-feira (16/04), a cooperativa será homenageada pela Câmara Municipal de Maringá, do presidente da Casa Ulisses Maia. A solenidade acontece às 16h, com a presença de dirigentes, fundadores e cooperados, pela passagem de seus 50 anos, transcorridos no final de março último. Segundo Maia, “a Câmara deseja prestar um reconhecimento à importância da Cocamar, que muito tem contribuído para o desenvolvimento econômico e social da cidade e região”. (Imprensa Cocamar)
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SESCOOP: Encontro para construção da Diretriz de Promoção Social mostra resultados
Em clima de descontração e em um ambiente agradável, participantes das cinco regiões do país encontraram-se em Brasília (DF), entre os dias 9 e 11 de abril, para definir a estrutura da Diretriz Nacional de Promoção Social do cooperativismo brasileiro. Seguindo a premissa de construção participativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), a gerência de Promoção Social promoveu o 1º encontro do Comitê responsável pela elaboração da Diretriz, para debater elementos estruturantes do documento. A proposta da atividade foi a formulação do conceito de promoção social, uma indagação comum para o Sescoop e, como primeiros resultados, já foram elencados os eixos estruturantes da futura Diretriz.
Pontos-chave - O facilitador do encontro, professor Benedito Nunes Rosa, iniciou o evento propondo a construção coletiva e participativa do conhecimento. “Extrair das pessoas o que elas têm de melhor é fundamental nesse processo, pois assim vamos construir programas e projetos sólidos para o Sescoop”, afirmou. Nunes ressaltou dois pontos-chave: O primeiro é o poder dos gestos simples, a simplicidade sofisticada. A grande oportunidade pode ser a soma de pequenas oportunidades que nos são oferecidas todos os dias. Ele citou que o Sescoop está em um momento essencial e vital para a transformação da sociedade. O segundo é o foco no resultado, onde o Sescoop quer chegar e o que todos precisam para chegar lá juntos. Segundo o facilitador, “no Sescoop, as pessoas são vocacionadas para a atividade cooperativista. Se as organizações transformam a sociedade, as pessoas é que transformam as organizações”.
Grupos – A primeira atividade desenvolvida pelos grupos surgiu após a exibição de um vídeo inspirador. De onde surgem as boas ideias? Palavras como inspiração, desejo, necessidade, inquietude, desconforto, dentro outras, surgiram como fonte de boas ideias. Divididos em grupos, seguindo o modelo do “World Coffee” (aqui batizado de “Café Cooperativo”) – uma prática pela qual as discussões são realizadas em meio a um ambiente criativo e descontraído, proporcionando maior fluência de ideias e argumentações – os participantes apresentaram suas considerações. O grupo Capuccino, representado por Patrícia Rezende, citou a existência de barreiras como a vaidade. Já Nêmora Paim, do grupo Café com Chantilly, disse que a crise provoca o surgimento das oportunidades. O Grupo Café com Leite, do representante Leonardo Boesche, disse que “as ideias surgem de coisas simples e têm dois grandes eixos: necessidade e visão”.
Metodologia – A proposta da atividade foi a formulação do conceito de promoção social, uma indagação comum para o Sescoop. O facilitador apresentou os principais conceitos e aplicações do tema e suas derivações em organismos nacionais e internacionais, resumindo os textos em uma proposta orientadora para discussão dos grupos, seguindo a metodologia do “Café Cooperativo”. Cada moderador, após os trabalhos de grupo, apresentou sua linha de raciocínio e defendeu o entendimento para desenho do conceito formado. Houve participação dos demais componentes, que contribuíram na explanação. Um ponto comum de embate foi inserir a comunidade na definição.
Virtudes – Este foi o tema durante o segundo dia de encontro. “A importância de identificar as virtudes dos outros” foi largamente discutida pelos participantes que tiveram de apresentar um acróstico com as virtudes de um dos colegas. “Esta atividade propiciou um momento de descontração, sinergia e cumplicidade”, segundo Maria Eugênia. Como resultado deste segundo dia, também, foram definidos os eixos estruturantes da Diretriz de Promoção Social: Cultura e cooperação; qualidade de vida; responsabilidade social; saúde e segurança no trabalho. Durante as atividades dos grupos, a gerente lembrou que essas quatro dimensões são as áreas em que a promoção social atua.
Resultados – Antes da apresentação da conclusão dos trabalhos pelos moderadores, o facilitador Nunes ressaltou a importância das atividades que foram desenvolvidas durante os dias de encontro. “Foram produzidas importantes conclusões que servirão de base para a elaboração da Diretriz Nacional de Promoção Social. E tão importante quanto as conclusões, foi o processo de construção coletiva do conhecimento, onde cada um com suas características, personalidades, conhecimento e experiência, puderam somar e, juntos, elaborar um conjunto de informações e orientações, dando importante significado ao trabalho”, avaliou. (Informe OCB)
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AGENDA PARLAMENTAR: OCB divulga resultado da semana no Congresso Nacional
Na Câmara dos deputados, foi realizada, na Comissão de Finanças e Tributação (CFT), importante audiência pública para discutir a regulamentação da Lei nº 12.741/2012, que determina que as notas fiscais emitidas para o consumidor de mercadorias e serviços deve conter o valor aproximado dos impostos federais, estaduais e municipais incidentes sobre a transação. Na audiência, estiverem presentes representantes do Governo Federal e de instituições representativas dos principais setores afetados pela medida. O principal ponto debatido foi a falta de uma regulamentação específica para a emissão das notas f iscais.
Senado Federal - A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realizou nesta semana o 3º painel “Eletricidade e energia”, do 1º ciclo de audiências “Energia e desenvolvimento no Brasil”, da “Agenda CI 2013-2014 - Investimento e gestão: desatando o nó logístico do país”. Durante a audiência, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Estratégico do Ministério de Minas e Energia (MME), Altino Vieira Filho, afirmou que as hidrelétricas são boa opção energética para o país. Já o representante do setor privado, Paulo Kev, sócio gerente da Kev Line Administração Empresarial, propôs uma mudança do sistema por meio investimentos em geração de energia fotovoltaica (solar) e eólica. (Blog OCB no Congresso)
Para acessar o Resultado da Agenda da Semana, clique aqui.
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TRIBUTOS: Confaz prorroga benefícios para a agroindústria
Por meio de um acordo firmado entre os Estados perante o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) foram prorrogados, de 31 de julho deste ano para 31 de julho de 2014, diversos benefícios fiscais relacionados ao Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o setor agrícola. O Convênio ICMS nº 14 foi publicado na sexta-feira (14/04), no Diário Oficial da União, quando também entrou em vigor.
Máquinas, equipamentos e implementos - A nova norma prorroga a redução da carga tributária para máquinas e equipamentos industriais e implementos agrícolas, de acordo com o Estado de origem e destino da mercadoria, que pode chegar a 8,8%. Em relação à alíquota de 12%, trata-se de uma redução de 26,66%.
Insumos - Para insumos agropecuários, a redução da carga tributária do ICMS varia de 4,8% a 7,2%. Assim, há uma redução de 60% em relação à alíquota de 12%. (Valor Econômico, com informações da Lex Legis Consultoria Tributária)
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TRIGO: Publicada portaria que regulamenta a importação sem TEC
Foi publicada na sexta-feira (15/04), a portaria que regulamenta a isenção da Tarifa Externa Comum (TEC) para a importação de 1 milhão de toneladas de trigo a partir de 1º de abril de 2013. A TEC é de 10% e incide sobre as compras de trigo fora do Mercosul. A portaria, editada pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, estabelece critérios para distribuição dos volumes de importação livres da TEC.
Empresas - Desse montante de 1 milhão de toneladas, 90% serão destinadas às empresas interessadas em adquirir trigo no exterior, de acordo com a proporção de importações realizadas por estas companhias em 2012. Serão contempladas as empresas com quantidade igual ou superior a 0,75% do total de trigo importado pelo Brasil no ano anterior.
Reserva técnica - Dez por cento (10%) desse volume constituirá reserva técnica para atender a situações não previstas. Poderão, também, amparar empresas cujas importações, em 2012, foram inferiores a 0,75% do total. Ficou determinado que a cota inicial é limitada a 30 mil toneladas por empresa beneficiada. Novas concessões estarão condicionadas à comprovação do despacho para consumo das mercadorias adquiridas na cota anterior.
Demanda - A demanda para importar trigo sem incidência da TEC está relacionada à quebra da safra no Brasil e na Argentina, principal fornecedor do produto ao mercado brasileiro, em decorrência do excesso de chuvas. "Este ano, os moinhos terão que importar mais para abastecer o mercado interno", informa o presidente da Abitrigo - Associação Brasileira da Indústria do Trigo, Sergio Amaral. "A isenção busca assegurar que o custo de importação não seja repassado ao preço final dos derivados de trigo." (Abitrigo)
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VBP: Valor das lavouras brasileiras deve somar R$ 270 bi em 2013
O Valor Bruto da Produção (VBP) das principais lavouras brasileiras deve atingir R$ 270,36 bilhões este ano, alta de 9,8% sobre o resultado de 2012, quando atingiu R$ 246,2 bilhões. O resultado leva em conta os levantamentos de safra de março realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além dos preços pagos aos produtores.
Mudanças - Como o VBP mede a evolução do desempenho das lavouras ao longo do ano, é normal que as mudanças dos preços dos produtos e as quantidades previstas de produção afetem os valores do estudo feito mensalmente pela Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (AGE/Mapa).
Março - De acordo com as estimativas da AGE para março, a maior parte dos produtos analisados deve apresentar elevação de valores. Destaque para as culturas de arroz, com alta de 7,5%; banana, 6,5%; batata-inglesa, 28,5%; cana-de-açúcar, 9,5%; feijão, 17%; fumo, 14,4%; laranja, 24,4%; mandioca, 1,3%; milho, 12,8%; soja, 21,8%; tomate, 42,7%, e trigo, 8,6%.
Clima - “Algumas culturas, como feijão, milho, soja, poderiam ter resultados ainda melhores não fossem problemas climáticos – seca ou excesso de chuvas durante o ciclo dessas lavouras”, explica o coordenador de Planejamento Estratégico do Mapa, José Garcia Gasques.
Dados regionais - Os dados regionais mostram como a diversidade da agricultura pode trazer maior estabilidade da renda nas diversas regiões. Os valores da produção para a maioria dos estados são superiores aos do ano passado. Isso se deve ao bom desempenho de culturas como milho, soja e feijão, além de laranja, banana, batata inglesa e fumo. A recuperação da cana-de-açúcar também teve efeitos favoráveis, especialmente em São Paulo. O VBP na região Sul deve crescer 27,2%, enquanto no Nordeste a projeção é de 16%. Alta prevista também no Sudeste (13%), no Centro Oeste (4%) e no Norte (1,7%). (Mapa)
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SAFRA 2012/13 I: Começa 'mercado climático' para grãos
Com o início do plantio da nova safra de grãos nos Estados Unidos, não apenas os produtores rurais, mas também os especuladores começam a olhar para o céu - e para os boletins meteorológicos - antes de tomar decisões e fazer suas apostas. Todos os anos, o mês de abril marca o início do que traders chamam de "mercado climático", o período em que os preços internacionais de soja, milho e trigo ficam particularmente sensíveis ao tempo no Meio-Oeste e nas Grandes Planícies americanas.
Chicago - Na sexta-feira (12/04), os preços do trigo no mercado futuro de Chicago subiram, em média, 2,1%, impulsionados pelo medo de que geadas nas Planícies danifiquem as lavouras de inverno e comprometam a oferta. Os contratos de milho para setembro (mês que marca o início da nova safra) subiram 1,6% diante da especulação de que a persistência do clima frio e chuvoso no Meio-Oeste pode inviabilizar o plantio do grão em algumas áreas."Estamos apenas no início do plantio, mas esse pequeno atraso já começa a colocar pressão. O mercado trabalha com as notícias que tem", afirma Stefan Tomkiw, analista de commodities da corretora Jefferies Bache, em Nova York.
Especulação intensa - A especulação em torno do clima deve ser particularmente intensa nesta temporada, depois que a pior seca dos últimos 50 anos nos Estados Unidos devastou a colheita e as apostas em uma safra recorde em 2012. "Todo analista no universo está prevendo uma grande produção e preços em queda nos próximos meses. Como descobrimos no ano passado, ainda cabe à natureza decidir. Em um instante todas essas previsões baixistas podem evaporar", afirmou Shawn Hackett, presidente da Hackett Financial Advisors em relatório distribuído na quinta-feira. Ele lembra que os meteorologistas preveem um verão quente e seco nos Estados Unidos.
Estoques - Outra questão é que, com os estoques americanos em níveis historicamente baixos após as fracas colheitas de 2012, a margem para perdas neste ano é pequena. No caso da soja, o "prêmio" oferecido pelos compradores nos terminais da Louisiana é um dos maiores já registrados para esta época do ano - e, mesmo assim, insuficiente para convencer os produtores a vender o produto remanescente da última safra. Na sexta-feira, os contratos de soja para entrega em julho fecharam em alta de 0,85%. (Valor Econômico)
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SAFRA 2012/13 II: Exportação russa de grãos recua 36,8% no ano fiscal
As exportações de grãos da Rússia no atual ano fiscal, iniciado em 1º de julho, totalizaram 14,2 milhões de toneladas até o dia 10 de abril. Este número representa uma queda de 36,8% na comparação com o mesmo período do ano fiscal anterior, informou o ministro da Agricultura do país. De acordo com ele, as exportações de grãos nos dez primeiros dias deste mês foram de 89 mil toneladas, sendo 30 mil toneladas de trigo, 25 mil de cevada, 32 mil de milho e 2 mil toneladas de grãos de menor importância comercial. A forte seca que assolou as regiões produtoras de grãos do país foi responsabilizada pelo desempenho inferior. O governo russo afirmou ainda que pode reduzir a expectativa de exportações de grãos para este ano fiscal, que se encerra em 30 de junho, para 14,8 milhões de toneladas. Em 2011/12, a Rússia colheu 94,2 milhões de toneladas de grãos e exportou 27,2 milhões de toneladas. (Dow Jones Newswires /Valor Econômico)
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INFRAESTRUTURA I: Erros e abandono marcam traçado da Ferrovia Norte-Sul
Uma árvore cresce entre os dormentes da Ferrovia Norte-Sul. A planta avança bem. O capim também é promissor e começa a encobrir os trilhos. Aos poucos, a vegetação investe sobre a malha da ferrovia, mas não encobre a profusão de problemas em que se transformou o mais importante projeto ferroviário do país.
Obras retomadas - O trecho de 855 quilômetros da Norte-Sul, que liga a cidade de Palmas (TO) à Anápolis (GO), teve suas obras retomadas em 2007 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, depois de passar 20 anos no limbo durante os governos anteriores. Lula sacou R$ 4,2 bilhões dos cofres públicos e depositou na estatal Valec, que prometia entregar todo o traçado até outubro de 2010. Até hoje, nenhum trem passou pelo trecho. No caminho da Norte-Sul, o que se viu foi um festival de contratos aditivados por até 17 vezes, projetos de engenharia deficientes, casos frequentes de superfaturamento e obras mal executadas, uma farra que, em 2011, levou a Norte-Sul para as páginas policiais.
Trechos - O Valor visitou alguns trechos da ferrovia que foram minados por esse entrevero. Em Anápolis, um túnel de 360 metros de extensão foi entregue, mas a malha de ferro que deveria passar por ele, não. Ficou para trás um ramal de aproximadamente 7 km para ligar a linha até o porto seco de Anápolis. Hoje, na prática, o trecho liga nada a coisa nenhuma. Os sinais do tempo começam a surgir. Nos taludes de concreto que sustentam a entrada e a saída do túnel já é possível ver rachaduras causadas por plantas e infiltrações das chuvas.
Pátio logístico - A cerca de 100 km dali, no município de Jaraguá, o traçado da Norte-Sul previa a instalação de um pátio logístico, local que seria usado para o transbordo da carga. O que existe é um acesso por terra, sem nenhum tipo de instalação. Donos de chácaras já cercaram a linha da ferrovia de um lado a outro, com arame farpado, para delimitar a área de pastagem de gado.
Falta de planejamento - Nos dormentes instalados no trecho, mais um flagrante da falta de planejamento. Até determinado ponto dos trilhos, as peças de concreto instaladas possuem presilhas de ferro que seriam usadas para prender uma terceira linha dos lingotes de aço. Esse recurso permitiria o tráfego de trens com diferentes bitolas. Acontece que, no metro seguinte, foram instalados dormentes simples e sem essas presilhas, ou seja, só um tipo de composição pode passar por ali.
Realidade - A realidade desse trecho da Norte-Sul está bem distante daquela que se vê nos balanços oficiais da Valec. Nos papel, todos os contratos com as empreiteiras foram concluídos e muitos trechos são dados como 100% entregues pela estatal. Apesar de uma parte significativa da obra estar contaminada por problemas estruturais - sem contar etapas não cumpridas -, a execução financeira desses contratos já chega a 98%, um índice que, teoricamente, deveria indicar que o empreendimento está praticamente pronto. Longe disso.
Vistoria - O Tribunal de Contas da União (TCU) acaba de fazer uma vistoria no traçado da Norte-Sul entre Anápolis e Uruaçu. Achou 280 km de problemas. A conclusão dos auditores é de que as obras entregues até agora "não configuram um produto pronto face à dilapidação promovida no escopo original do trecho".
Análise - A análise aponta que, mesmo se forem desconsiderados os erros que só afetarão a ferrovia ao longo do tempo - como deficiências provocadas pela falta de drenagem, aterros mal construídos e ausência de proteção vegetal - ainda há um trecho de 88 km de malha sem acabamento final na superestrutura dos trilhos, além de um desvio de cruzamento e um corte de 840 metros de traçado que não foram executados. Outros quatro pátios precisam sair do papel, além dos 7 km de trilhos que levam até o porto seco de Anápolis.
Superfaturamento - Como já ocorreu em auditorias anteriores, o TCU voltou a encontrar superfaturamento - desta vez, de R$ 27 milhões - e uma infinidade de materiais estocados inadequadamente ao longo do traçado. "A descrição detalhada da situação de cada lote indica que as obras estão longe de serem entregues de forma que atinjam a finalidade a que se destinam", disse o ministro relator do processo no TCU, Aroldo Cedraz, após analisar o relatório.
Conclusão alarmante - No ano passado, a Valec chegou a fazer um levantamento detalhado da situação entre Palmas e Anápolis. Sua conclusão foi alarmante: pelo menos 210 km de extensão já construídos - 25% do trecho analisado - teriam que passar por intervenções.
Obra crucial - A Norte-Sul é uma obra crucial para viabilizar o bilionário pacote de concessões de ferrovias que o governo pretende leiloar no segundo semestre. A maior parte dos 12 trechos que serão oferecidos à iniciativa privada está diretamente ligada a seu traçado e depende dele para cortar o país por todos os lados. No ramal de Anápolis, por exemplo, a Norte-Sul vai se conectar à malha da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), uma rede com mais de 8 mil km de extensão, que atravessa Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Sergipe, Goiás, Bahia, São Paulo e o Distrito Federal. A questão é saber quando, de fato, essa malha fica pronta.
Abandono - Lançada durante o governo do então presidente José Sarney, a Norte-Sul atravessou duas décadas de abandono e passou por dois governos de Fernando Henrique Cardoso tendo avançado ínfimos 215 km. Em 2007, com o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto foi retomado por Lula. Naquele ano, a mineradora Vale pagou R$ 1,4 bilhão para ter exclusividade na operação de um trecho de 719 km, entre os municípios de Açailândia (MA) - onde se conecta à Estrada de Ferro Carajás - e Palmas. Esse traçado foi entregue e hoje é utilizado pela empresa.
Investidor privado - O plano de concessão retirou da Valec a meta de levar a rede de Açailândia até o porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA). Agora, essa parte ficará a cargo do investidor privado. Na Valec, permanece a missão de estender a malha até Estrela D'Oeste (SP). A linha de 680 km tem obras em andamento. Até o ano passado, seu prazo de conclusão era julho de 2014. Com 2.244 km de extensão e orçamento total de US$ 6,7 bilhões estimado pelo Ministério da Fazenda, a Norte-Sul é hoje a sétima obra de transporte mais cara do mundo. (Valor Econômico)
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INFRAESTRUTURA II: Richa anuncia R$ 132,2 milhões, a fundo perdido, para estradas rurais
O governador Beto Richa anunciou um investimento de R$ 132,2 milhões para melhoria de estradas rurais por meio do programa Caminho das Pedras. Não haverá contrapartida financeira dos municípios. A iniciativa foi apresentada nesta sexta-feira (12/04), em Foz do Iguaçu, durante encontro de Richa com prefeitos. “O programa vai pavimentar diversas estradas e possibilitar um caminho mais seguro e um novo processo de desenvolvimento dos nossos municípios”, afirmou Beto Richa. Ele ressaltou que serão gerados cerca de seis mil empregos diretos durante o processo das obras e que os recursos serão dos orçamentos das secretarias da Infraestrutura e Logística e da Agricultura e Abastecimento.
Contrapartida financeira - Richa destacou ainda que não haverá contrapartida financeira das prefeituras. Os municípios realizarão a terraplenagem e a contratação das empresas que farão a colocação das pedras poliédricas. “Com este novo investimento, estamos dando todo o apoio para melhorar a infraestrutura e a vida das famílias do campo. Este programa também é fundamental para agilizar e baratear o escoamento da produção paranaense”, afirmou o governador.
Melhoria de vida - O evento de Foz do Iguaçu reuniu prefeitos de todas as regiões. No mesmo encontro, o governador anunciou a liberação de R$ 150 milhões, a fundo perdido, para municípios com menos de 50 mil habitantes investirem em projetos que impactem na melhoria de vida nas cidades. O encontro foi acompanhado por administradores municipais de todo o Estado, pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, e deputados federais e estaduais.
Calçamento - O programa Caminho das Pedras será executado pelas secretarias estaduais da Infraestrutura e Logística e da Agricultura e Abastecimento. O principal foco é no calçamento de estradas rurais, que receberá R$ 114,2 milhões. Cada contrato será de, em média, seis quilômetros de estradas rurais. O programa prevê ainda R$ 6 milhões para a construção de mais de 150 pontes de concreto, com recursos da Secretaria de Infraestrutura e Logística. “Este programa já atendeu mais de 100 municípios. A nossa intenção é chegar aos 399 até o fim de 2014”, destacou o secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
Diesel - Outros R$ 8 milhões serão liberados para a compra de 3,3 milhões de litros de diesel para abastecer o maquinário a ser utilizado pelos municípios para a melhora de estradas.
Cabeceiras - Nos convênios, os municípios ficam encarregados pela construção das cabeceiras e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) fornece as vigas e o apoio técnico. "Já fui prefeito de cidade pequena e sei o quanto este apoio ajuda no desenvolvimento das nossas comunidades", disse o deputado estadual Ademar Traiano, líder do governo na Assembleia Legislativa. (Agência de Notícias do Paraná)
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INFRAESTRUTURA III: Começam as obras de revitalização do Porto de Antonina
Depois de 40 anos sem qualquer tipo de investimento na melhoria da infraestrutura, o terminal público do Porto de Antonina está passando por uma ampla reforma. O prédio administrativo e a guarita de controle estão sendo revitalizados. Ao todo, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) está investindo R$ 591 mil de recursos próprios para recuperar os prédios. “Estamos seguindo a determinação do governador Beto Richa de retomar a movimentação do Porto de Antonina. Estas obras são essenciais para que os demais projetos previstos para o Porto possam sair do papel”, explica o superintendente dos portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino. Entre os principais projetos para o terminal público Barão de Teffé, está a revitalização e ampliação do cais. Hoje, o cais tem cerca de 60 metros e os estudos que estão sendo realizados preveem triplicar o seu tamanho.
Investimentos – De acordo com o diretor do Porto de Antonina, Luis Carlos de Souza, já existem duas empresas interessadas em investir na infraestrutura de retroárea do cais público de Antonina. “Já temos um projeto já em fase bastante adiantada para a instalação de um estaleiro aqui e outra empresa privada está vendo a viabilidade de construir quatro armazéns para recebimento de açúcar e fertilizantes”, explica.
Avanço - Enquanto a reforma avança e os projetos de os investimentos estão em estudo, a administração do porto de Antonina trabalha para melhorar a situação imediata do Porto e da cidade. A medida que surtiu maior efeito nos últimos tempos foi a triagem prévia dos caminhões que seguem para o terminal da Ponta do Felix. Antes, como não havia qualquer cadastramento, os caminhões se acumulavam em fila, atrapalhando a vida dos moradores. Agora, os caminhões passam por um cadastro antes de chegar ao terminal e não precisam mais se enfileirar nas ruas.
Resíduos - Outra medida foi a contratação de uma empresa especialidade em resíduos. Antes disso, os caminhoneiros limpavam as caçambas dos caminhões nas ruas, juntando resíduos que causavam mau cheiro nas imediações do porto. Agora, a limpeza é feita e recolhida em caçambas próprias. Depois, os resíduos recebem destinação correta.
Trabalho– 80% da mão de obra contratada pela empreiteira que venceu a licitação da obra de reforma foi contratada em Antonina. “Negociamos esta condição com os empreiteiros e fomos atendidos. Isso faz com que mais gente na cidade se ocupe, aumento a renda das famílias”, afirma Souza.
Contratação - Na semana passada, a Techint – empresa que tem Termo de Permissão de Uso Temporário de uma área de cem mil metros quadrados no Barão de Teffé para atender as demandas da indústria do pré-sal – contratou 30 lixadores na cidade. E deu início a um curso para 30 pintores industriais, com possibilidade de contratar 25 deles. (Assessoria de Imprensa da Appa)
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AGRICULTURA: PR comemora Dia de Conservação de Solos com alerta aos agricultores
O Dia Nacional da Conservação do Solo, comemorado nesta segunda-feira (15/04), é um alerta aos agricultores, segundo o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara. “A falta de conservação de solos gera prejuízos para o agricultor, para a economia do Estado e do País, com a queda na produtividade e na produção das lavouras”, afirma o secretário.
Outros setores - Ele ressalta que os impactos extrapolam para outros setores, como o aumento nas emissões de gases de efeito estufa, inundações e deslizamentos de encostas, aumento nos custos de transporte e manutenção de estradas e pontes, maior incidência de enfermidades, elevação nos gastos com saúde e maiores custos para tratamento de água, entre outros problemas.
Tradição - Ortigara lembra que o Paraná tem tradição em técnicas de conservação de solos. “Foi no Estado que surgiu a famosa técnica do plantio direto que ajuda a evitar a erosão dos solos. Essa técnica ganhou o mundo e hoje é praticada em muitos países”, diz Ortigara. “Mas ela sozinha, não é a solução. Precisa estar acompanhada de práticas como o terraceamento, estradas em nível para evitar o escorrimento da água da chuva para fora das propriedades, cobertura florestal e muitas outras”, explica.
Erosão hídrica - Segundo Ortigara, observa-se nas diferentes regiões do Paraná, a degradação das terras, principalmente pela erosão hídrica, fenômeno que nas décadas de 1980 e 1990 foi bastante reduzido, em razão de ações de conservação do solo tomadas pelo governo, em conjunto com os agricultores e com muitas instituições da sociedade civil.
Retorno - O secretário observa que a descontinuidade dessas ações nos anos seguintes fez com que a erosão retornasse e, com ela, além da degradação das terras, o comprometimento da qualidade da água de muitos rios e reservatórios do Estado. “Pela terceira vez, o Paraná está tomando recursos emprestados no exterior para investimentos na área de conservação de solos e água, uma estratégia fundamental para garantir a produção agrícola e evitar prejuízos à economia do Estado”, diz Ortigara.
Banco Mundial - Parte dos recursos do empréstimo que está sendo feito junto ao Banco Mundial, no valor de US$ 350 milhões, será aplicada em ações no programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias, para recuperação de áreas degradadas do solo.
Tecnologias - Cada microbacia trabalhada vai concentrar um rol de tecnologias e práticas sustentáveis que servirá de modelo para as demais regiões. Todas as ações serão adotadas em parceria com as instituições da sociedade civil, para que haja comprometimento e o envolvimento de todos. A previsão é trabalhar 350 microbacias até o final do ano que vem, das quais 26 já estão com os projetos iniciados.
Integrada - O programa visa a adoção integrada de um conjunto de tecnologias conservacionistas. Além do plantio direto, devem ser adotadas práticas como o plantio em nível, o terraceamento corretamente dimensionado, a integração das estradas com a lavoura e a cobertura florestal nas áreas limítrofes aos rios e nascentes e nas pendentes acentuadas.
Repasse - Ortigara destaca que está previsto o repasse de até R$ 170 mil, a fundo perdido, por microbacia, para que sejam referência em desenvolvimento sustentável. Cada município deve ser contemplado com a recuperação e conservação de pelo menos uma microbacia, de preferência aquela que está mais degradada e que atinge um número maior de agricultores familiares.
Participação - É exigência do Banco Mundial a participação intensa da sociedade através da realização de audiências públicas, formação de conselhos gestores, porque é a sociedade que vai indicar o que deve ser feito e se comprometer com a busca de recursos complementares em outras instituições públicas ou privadas. O secretário destaca que o programa reconhece o agricultor como um guardião das riquezas ambientais do meio rural e da qualidade de vida nas comunidades rurais. Por isso, ele conclama os cidadãos a pensar no solo como algo que precisa ser preservado e utilizado sob o enforque da sustentabilidade. Segundo Ortigara, não se pode esquecer que é a atual geração que está usufruindo de um solo que foi utilizado pelas gerações passadas e está tomando emprestando o solo das gerações futuras. (Agência de Notícias do Paraná)
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SAÚDE ANIMAL: Publicado programa de gestão de risco para estabelecimentos avícolas
As normas do programa de gestão de risco diferenciado com vigilância epidemiológica e adoção de vacinas em estabelecimentos avícolas considerados de maior susceptibilidade à introdução e disseminação de doenças foram publicadas nesta sexta-feira (12/04), no Diário Oficial da União (DOU), pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Lista - Por meio da Instrução Normativa nº 10, foram listados os estabelecimentos que exercem atividades e necessitam de maior rigor sanitário, como os estabelecimentos avícolas de postura comercial com galpões do tipo californiano, clássico ou modificado; os que enviam aves para locais com aglomerações (como feiras e leilões) e os que destinam aves para locais de venda de animais vivos (como casas agropecuárias).
Sistema diferenciado - O sistema diferenciado inclui colheitas de amostras – regulares ou aleatórias – para a realização de testes laboratoriais para o diagnóstico de salmonelas. As coletas devem ser feitas por médicos veterinários do serviço oficial ou que realizam o controle sanitário do estabelecimento avícola, sob fiscalização ou supervisão oficial. O material deve ser enviado para diagnóstico laboratorial a cada quatro meses.
Diagnóstico positivo - No caso de diagnósticos positivos para determinados sorotipos de Salmonella spp., o laboratório deverá encaminhar os resultados imediatamente ao serviço veterinário estadual e para a Superintendência Federal da Agricultura (SFA) do estado onde se localiza o estabelecimento. (Mapa)
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COMBUSTÍVEL: Graça Foster descarta reajuste do diesel e da gasolina em 2013
Em entrevista ao jornal gaúcho Zero Hora, a presidente da Petrobras, Graça Foster, descartou um novo aumento para o diesel e a gasolina neste ano. "Olhando hoje para o quadro do Brent e para a taxa de apreciação do real, para o câmbio, não há previsão de aumento de combustível", afirmou a executiva. Graça lembrou que o diesel teve quatro reajustes, que somaram 21,4%, e a gasolina, dois aumentos na refinaria, de 14,9% ao todo.
Ajuda - Questionada sobre a possibilidade de a estatal socorrer o grupo de Eike Batista, Graça disse que, desde setembro, vem discutindo "projeto a projeto" com o empresário, entre eles a construção do super porto do Açu, no Rio de Janeiro. "O grupo X tem uma infraestrutura muito grande e estamos trabalhando projeto a projeto com eles. O grupo tem, junto com a Mendes Júnior, outros dois contratos para plataformas. Tem navios que ganharam licitações e outros assuntos que estamos discutindo. Mas tudo será alvo de licitação", explicou. No sábado (13/04), o empresário usou o Twitter para se pronunciar sobre sua situação financeira e rebateu a informação publicada pela revista Veja de que o grupo EBX deve R$ 10 bilhões ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo Eike, o grupo deve apenas R$ 109 milhões. (Agência Estado)
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CÂMBIO: Dólar tem perda semanal de 1% e desce a R$ 1,968
O dólar encerrou a semana passada com desvalorização acumulada de 1%, cotado a R$ 1,968, no menor preço em um mês. Na sexta-feira (12/04), quando houve recuo de 0,35%, a moeda se depreciou puxada pelo reforço nas apostas do mercado num aumento de juros já reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) desta quarta (17/04). No mercado, os comentários sobre inflação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, foram interpretados como sinal de que o ciclo de aperto monetário realmente começa nesta semana.
Juros - Para operadores, a expectativa de alta nos juros fortalece a tendência de baixa da moeda para a semana, dada a expectativa de aumento nos fluxos em decorrência da nova rodada de captações externas e vendas de ações de empresas brasileiras. "A perspectiva de ingresso de recursos externos pelo fluxo de captações de empresas beneficiaria uma posição mais vendedora do dólar ante o real para o início da semana", disse Eduardo Velho, economista-chefe da INVX Global Partners, em relatório, lembrando que, apenas em abril, o fluxo proveniente dessas operações já chegou a US$ 1,8 bilhão.
Declarações - As declarações de Mantega e Tombini foram as responsáveis por consolidar a baixa da moeda na sexta-feira. Em seminário em São Paulo, o ministro da Fazenda disse que o governo pode adotar medidas "impopulares" para conter a inflação, como o aumento de juros. Já Tombini, em evento no Rio de Janeiro, disse que "não há e não haverá tolerância com a inflação". Segundo o presidente do BC, o governo continua monitorando "atentamente" todos os indicadores de inflação. (Valor Econômico)
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CHINA: PIB cresce 7,7% no 1º trimestre, abaixo da previsão de 8%
O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 7,7% no primeiro trimestre em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados divulgados na noite deste domingo (segunda-feira na China) pelo Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês). O resultado veio abaixo da mediana das estimativas dos analistas ouvidos pela Dow Jones Newswires, que apontava expansão de 8% na mesma base de comparação. O desempenho do primeiro trimestre também foi inferior à expansão de 7,9% ao ano verificada no quarto trimestre de 2012.
Vendas no varejo - O NBS também divulgou as vendas no varejo, que cresceram 12,6% em março em relação ao mesmo mês do ano passado, acelerando em relação à alta de 12,3% registrada em fevereiro também em base anual. Na comparação de março sobre o mês anterior, fevereiro, as vendas no varejo da China subiram 1,23%.
Produção industrial - A produção industrial subiu 8,9% em março ante o mesmo período de 2012, desacelerando em relação à alta média de 9,9% em base anual registrada nos primeiros dois meses deste ano, segundo o NBS. O resultado de março ficou abaixo da mediana prevista por 16 economistas consultados pela Dow Jones Newswires, que apontava alta de 10%. A produção industrial também cresceu 0,66% em março sobre o mês anterior. Em fevereiro, o indicador havia expandido 0,79% sobre janeiro.
Investimentos em ativos - Já os investimentos em ativos fixos na China cresceram 20,9% no período janeiro-março em comparação ao mesmo período do ano passado. O desempenho ficou abaixo da expectativa de 21,3% para o período, segundo a mediana das estimativas dos analistas ouvidos pela Dow Jones Newswires. O dado de janeiro-março também ficou abaixo da expansão de 21,2% verificada no período janeiro-fevereiro. (Valor Econômico)
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SAÚDE: Campanha deve vacinar 2,8 milhões de pessoas contra gripe no Paraná
Começou, nesta segunda-feira (15/04), mais uma campanha de vacinação contra a gripe no Paraná. Estima-se que 2,8 milhões de pessoas sejam vacinadas no Estado até o dia 26 de abril. As doses da vacina estarão disponíveis em mais de 2,5 mil postos e unidades básicas de saúde do Paraná. O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, destaca a importância de que as pessoas procurem se vacinar nas unidades mais próximas de sua residência e logo nos primeiros dias da campanha, já que a vacina concede imunidade apenas 15 dias após a aplicação.
Meta- “Todos os anos o Paraná está entre os primeiros Estados do país a atingir a meta de vacinação definida pelo Ministério da Saúde. Queremos que isso ocorra também neste ano, pois adiantamos a campanha em 20 dias para que as pessoas estejam protegidas antes do período mais crítico da gripe”, explicou o secretário.
Proteção - A vacina que estará disponível na rede pública protege contra os três tipos de vírus mais circulantes no país: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, a vacina é segura e só é contraindicada para pessoas que já apresentaram reações adversas em campanhas anteriores ou que tenham alergia a ovo.
Grupos - A meta deste ano é imunizar pelo menos 80% de todos os grupos prioritários com direito a vacina pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além dos grupos beneficiados tradicionalmente - como idosos com mais de 60 anos, crianças com idade entre seis meses a um ano, 11 meses e 29 dias, gestantes, indígenas, trabalhadores de saúde e pessoas privadas de liberdade - a campanha deste ano inclui também os portadores de doenças crônicas e as mães com pós-parto de até 45 dias.
Doentes crônicos - Doentes crônicos deverão comprovar que têm direito à vacina apresentando prescrição médica de indicação da dose ou receita do medicamento de uso contínuo utilizado em seu tratamento. Caso o paciente não tenha nenhum desses documentos, a orientação é que ele vá até unidade de saúde onde recebe tratamento e solicite que o profissional de saúde verifique seu cadastro nos programas de acompanhamento do Sistema Único de Saúde.
Trabalhadores de saúde - Trabalhadores de saúde receberão a vacina nos serviços onde atuam. A vacina será ofertada apenas para os profissionais que atendem pessoas com suspeita de gripe. Para este grupo, será exigido um documento assinado pelo médico responsável pelo serviço de saúde ao qual o trabalhador está vinculado.
Gestantes - Já as gestantes devem comprovar a gravidez com a carteirinha do pré-natal ou atestado médico. Elas terão a garantia da vacina independente do período da gravidez. Já as mães que deram a luz pelo menos 45 dias antes da vacinação terão que apresentar a certidão de nascimento do bebê. Para os demais grupos, basta a apresentação de um documento de identidade e, se possível, da carteira de vacinação.
Aplicação – Como em campanhas anteriores, a vacina é aplicada de forma intramuscular e em uma única dose para todos os grupos. A exceção é o grupo das crianças, que recebem duas doses, sendo a segunda aplicação 30 dias após a primeira. De acordo com o coordenador da Divisão de Imunização da secretaria, João Luis Crivellaro, sem as duas doses a vacina não concede imunidade às crianças. “É importante que os pais coloquem em seu calendário esse retorno à unidade de saúde para a segunda dose da vacina”, disse. (Agência de Notícias do Paraná)
O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, destaca a importância de que as pessoas procurem se vacinar nas unidades mais próximas de sua residência e logo nos primeiros dias da campanha, já que a vacina concede imunidade apenas 15 dias após a aplicação.
Meta- “Todos os anos o Paraná está entre os primeiros Estados do país a atingir a meta de vacinação definida pelo Ministério da Saúde. Queremos que isso ocorra também neste ano, pois adiantamos a campanha em 20 dias para que as pessoas estejam protegidas antes do período mais crítico da gripe”, explicou o secretário.
Proteção - A vacina que estará disponível na rede pública protege contra os três tipos de vírus mais circulantes no país: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, a vacina é segura e só é contraindicada para pessoas que já apresentaram reações adversas em campanhas anteriores ou que tenham alergia a ovo.
Grupos - A meta deste ano é imunizar pelo menos 80% de todos os grupos prioritários com direito a vacina pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além dos grupos beneficiados tradicionalmente - como idosos com mais de 60 anos, crianças com idade entre seis meses a um ano, 11 meses e 29 dias, gestantes, indígenas, trabalhadores de saúde e pessoas privadas de liberdade - a campanha deste ano inclui também os portadores de doenças crônicas e as mães com pós-parto de até 45 dias.
Doentes crônicos - Doentes crônicos deverão comprovar que têm direito à vacina apresentando prescrição médica de indicação da dose ou receita do medicamento de uso contínuo utilizado em seu tratamento. Caso o paciente não tenha nenhum desses documentos, a orientação é que ele vá até unidade de saúde onde recebe tratamento e solicite que o profissional de saúde verifique seu cadastro nos programas de acompanhamento do Sistema Único de Saúde.
Trabalhadores de saúde - Trabalhadores de saúde receberão a vacina nos serviços onde atuam. A vacina será ofertada apenas para os profissionais que atendem pessoas com suspeita de gripe. Para este grupo, será exigido um documento assinado pelo médico responsável pelo serviço de saúde ao qual o trabalhador está vinculado.
Gestantes - Já as gestantes devem comprovar a gravidez com a carteirinha do pré-natal ou atestado médico. Elas terão a garantia da vacina independente do período da gravidez. Já as mães que deram a luz pelo menos 45 dias antes da vacinação terão que apresentar a certidão de nascimento do bebê. Para os demais grupos, basta a apresentação de um documento de identidade e, se possível, da carteira de vacinação.
Aplicação – Como em campanhas anteriores, a vacina é aplicada de forma intramuscular e em uma única dose para todos os grupos. A exceção é o grupo das crianças, que recebem duas doses, sendo a segunda aplicação 30 dias após a primeira. De acordo com o coordenador da Divisão de Imunização da secretaria, João Luis Crivellaro, sem as duas doses a vacina não concede imunidade às crianças. “É importante que os pais coloquem em seu calendário esse retorno à unidade de saúde para a segunda dose da vacina”, disse. (Agência de Notícias do Paraná)
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