ENCONTROS DE NÚCLEOS: Primeira rodada do ano terá debate sobre inovação
A implantação de um programa de inovação para o cooperativismo paranaense estará em debate na primeira rodada de 2013 dos tradicionais Encontros de Núcleos Cooperativos, que o Sistema Ocepar promove entre os dias 3 e 6 de junho. O assunto será tratado pelo gerente executivo do Centro Internacional de Inovação do Senai, Filipe Cassapo, que vai ministrar palestra com o tema “O processo de inovação para o desenvolvimento empresarial”. Os eventos têm ainda o propósito de discutir o plano de metas elaborado pelo Sistema Ocepar para o ano. Os destaques do documento serão apresentados pelo superintendente José Roberto Ricken. Os Encontros de Núcleos são destinados a presidentes, dirigentes, líderes, cooperados, funcionários das cooperativas paranaenses e convidados. Os trabalhos serão abertos pelo presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, pelos coordenadores de cada Núcleo Regional e pelos presidentes das cooperativas anfitriãs.
Programa – Os eventos vão seguir o seguinte cronograma: 03 de junho, em Carambeí, na região Centro-Sul, tendo a Cooptur como cooperativa anfitriã; dia 04 de junho, em Pato Branco, no Sudoeste, com a Coopertradição como anfitriã e dia 05 de junho, em Toledo, no Oeste, tendo a Primato como anfitriã. Neste caso, a programação acontece das 9h às 12h30. Já o Encontro da região Norte e Noroeste acontece dia 06 de junho, em Ubiratã. A Unitá será a anfitriã do evento, que será realizado das 14h às 17h30.
Clique aqui e confira na íntegra a programação dos Encontros de Núcleo do Cento-Sul, Sudoeste e Oeste
Clique aqui e confira na íntegra a programação do Encontro de Núcleo do Norte e Noroeste
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VISITA: OCE Ceará conhece gestão do Paraná
“Viemos conhecer as boas práticas do Sistema Ocepar e ver o que pode ser aplicado em nossas ações, tanto do ponto de vista da gestão de processos e procedimentos, quanto no que se refere a ideias inovadoras, mas que são praticáveis”. Com estas palavras, a gerente de Formação Profissional da OCB-Sescoop do Ceará, Ilana Maciel, resumiu o objetivo da sua visita ao Sistema Ocepar na manhã desta terça-feira (14/05). Ela estava acompanhada das técnicas Marilúcia Souza (Promoção Social), Sandra Andrea (Formação Profissional) e de Diego Marques (Comunicação Social), e foi recebida pelo gerente de Desenvolvimento Humano (DH) do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, e pelo coordenador da área de DH do Sescoop/PR, Humberto Bridi.
Exemplo – Segundo Ilana, outro foco da visita foi conhecer o trabalho das cooperativas do Paraná voltado ao quadro social. “E neste campo entra tudo, ou seja, comunicação social, monitoramento, capacitação, enfim, todas as áreas. O Paraná está bem a frente, em se tratando de cooperativismo, por isso acredito que, além de conhecer o processo de gestão da formação profissional, da promoção social e da comunicação social, podemos levar daqui muitas ideias inovadoras e que, ao mesmo tempo, são praticáveis”, disse.
Visitas - Além de informações detalhadas sobre o gerenciamento de projetos voltados à formação profissional e promoção social, o grupo cearense aproveitou a vinda ao Paraná para conhecer in loco o funcionamento das cooperativas. Acompanhadas dos analistas técnicos Leandro Macioski e Alfredo Benedito Kugeratski Souza, o grupo viajou ao interior do estado para uma visita às cooperativas Copacol, Coagru, Copagril, C.Vale e Lar.
O Sistema- O Sistema OCB-Sescoop/CE conta com 154 cooperativas cadastradas, de seis ramos: saúde, crédito, trabalho, agropecuário, infraestrutura e transporte.
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PARANÁ COOPERATIVO: Revista mostra como o Sescoop/PR está transformando o cooperativismo
A edição mais recente da revista Paraná Cooperativo, produzida pela assessoria de Comunicação da Ocepar, traz uma reportagem especial sobre a transformação que o cooperativismo vem experimentando a partir do trabalho realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Em 13 anos de atuação no Paraná, as atividades e cursos promovidos pelo Sescoop/PR já contaram com mais de um milhão de participantes, que assistiram a 338 mil horas de aulas em 26 mil eventos de capacitação. Ao longo desse período, os investimentos já superaram os R$ 129 milhões. “O nascimento do Sescoop foi a principal conquista do cooperativismo brasileiro, de importância comparável à Lei do Cooperativismo, de 1971. Ele veio para nos auxiliar naquilo que as cooperativas possuem de mais importante: o seu capital humano”, afirma o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, na seção “Palavra do Presidente”. Ainda de acordo com ele, a partir da década de 2000, quando a atuação do Sescoop se intensificou, houve uma transformação no perfil das cooperativas, com melhoria na gestão, na profissionalização e no investimento das pessoas.
Monitoramento – Além de mostrar as ações na área de capacitação, a reportagem especial da revista Paraná Cooperativo também trata do trabalho de monitoramento e autogestão promovido pelo Sescoop/PR. Mostra ainda exemplos de benefícios gerados nas cooperativas a partir de projetos desenvolvidos por colaboradores dos ramos agropecuário, saúde e crédito, que participaram de cursos de especialização ofertados pela entidade. Outro tema abordado foi o Plano Estratégico de Desenvolvimento Cooperativo (PEDC), que visa alcançar maior assertividade na aplicação dos recursos voltados a atender às demandas do cooperativismo na área de formação, monitoramento e autogestão.
Entrevista – O entrevistado desta edição é o vice-reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Eduardo Damião, que fala sobre educação e a respeito da parceria com o Sescoop/PR. Também há matérias sobre os Fóruns Financeiro e de Inovação, promovidos pelo Sistema Ocepar, os investimentos realizados pelas cooperativas em agroindustrialização, a inauguração da Sancor Seguros do Brasil e muito mais.
Clique aqui e confira na íntegra a última edição da revista Paraná Cooperativo
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FORMAÇÃO INTERNACIONAL: Lideranças paranaenses participam de módulo no Canadá e EUA
Um grupo de 18 representantes de cooperativas do Estado do Paraná iniciou, no último sábado (11/05), mais um módulo do Programa Internacional de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas, promovido pelo Sistema Ocepar, em parceria com o Sebrae e apoio de universidades dos países visitados. Também fazem parte da turma profissionais da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e doSebrae/PR. A primeira está da viagem de estudos está acontecendo no Canadá, até o dia 18 de maio. Nesta segunda-feira (13/05), p grupo esteve em Montreal, acompanhado da professora Angélica Imperador, quando foram apresentadas as informações gerais sobre o cooperativismo canadense. Nesta terça-feira (14/05), o grupo está na HEC - Centro de Estudos Desjardins, em Montreal, para assistir a palestras sobre "O Movimento Desjardins: Evolução da Organização", com o professor Alain Côte, e "O Papel das cooperativas no sistema financeiro canadense", com o professor Jean Roy, ambos da HEC.
Estados Unidos – Do dia 18 até 24 de maio, o grupo segue para os Estados Unidos para conhecer experiências do cooperativismo norte-americano. Em módulos anteriores, essa turma visitou a Itália, Alemanha e a Argentina.
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COOPERANTE: Cooperativa comemora 15 anos com programa de incentivo ao conhecimento
Como um dos principais eventos em comemoração à passagem do aniversário da Cooperativa Cooperante, o Sistema Ocepar, com apoio do Sescoop/PR, realiza, a partir desta quarta-feira (15/05), em Campo do Tenente, o Programa de Desenvolvimento do Cooperativismo. A finalidade do evento, além de celebrar os 15 anos de fundação da cooperativa, visa estimular que cooperados, familiares e colaboradores possam conhecer melhor o cooperativismo, a cooperativa e fomentar a formação de multiplicadores de conhecimento e, consequentemente, desenvolver ainda mais a cooperativa. Segundo o presidente da Cooperante, Guilherme Grein, “percebemos que, cada vez que o cooperado participa de conselhos e de explanações sobre como a cooperativa funciona, dentre outros temas, eles acabam demonstrando interesse crescente pela cooperativa e suas atividades. É justamente isto que precisamos: uma maior participação dos cooperados na vida da Cooperante e este programa vêm em bom momento”, lembra.
Desempenho - Nos últimos três anos, a cooperativa experimentou um desenvolvimento acima da média, passando de um ativo total de R$ 6,33 milhões em 2010 para R$ 11,72 milhões em 2012. O crescimento também é expresso na evolução do volume de ingressos e receitas que, em 2012, foi 99,1% maior que o de 2010, ou seja, R$ 32,80 milhões de movimentação financeira. Para Guilherme Grein “este programa vem em boa hora para que cooperados e funcionários possam contribuir para planejar o futuro da cooperativa, quem sabe para os próximos 15 anos”, frisou.
Histórico – Fundada em agosto de 1998 por 21 cooperados, hoje a cooperativa possui 220 cooperados e 24 colaboradores. Tem sua sede em Campo do Tenente e uma loja de insumos em Piên. Ao todo, a cooperativa tem sua área de ação em cinco municípios da região. Guilherme ressalta que “a cada ano, a cooperativa vem recebendo maior produção, o que demonstra a confiança dos cooperados na Cooperante”. No ano passado, foram entregues na cooperativa 422 mil sacas de grãos das duas safras (verão e inverno). “Neste ano de 2013, apenas a safra de verão já garantiu uma entrega de 416 mil sacas. Deveremos ultrapassar o volume entregue no ano passado, caso não haja uma frustração de safra das culturas de inverno”, lembra Grein.
Ovinocultura – Apesar desses números favoráveis, um assunto que preocupa o presidente da Cooperante é a limitação de área para que cooperados possam crescer. “Já chegamos no limite das áreas cultivadas nas regiões onde atuamos. Precisamos buscar novas alternativas de renda para nossos cooperados além da produção de grãos. Em conjunto com alguns cooperados nossos, estamos pensando no incentivo à ovinocultura, que não precisa de áreas tão grandes para produção de carne e seria uma renda a mais para nossos cooperados. Estamos vendo até possíveis parcerias com algumas cooperativas que já atuam neste meio para viabilizarmos este projeto integração lavoura/ovinos”, salientou.
Programação – O primeiro módulo do Programa de Desenvolvimento do Cooperativismo acontece no dia 15 de maio, com duração de quatro horas com o tema: Cooperativismo, Integração, Café, Viola e Cooperativa. Serão três turmas: duas em Campo do Tenente, uma das 9h às 12h, e outra das 15h às 18h e a terceira em Piên, das 09 às 12h, com a previsão de 150 participantes, sendo 50 por turma sob o comando do instrutor José Eduardo Bassan, especializado nas áreas de cooperativismo e relacionamento com o cooperado e atua junto ao Sescoop/PR desde 2009. Além de falar sobre o cooperativismo de forma prática, sempre relacionando ao dia a dia das pessoas.
Módulo II – No segundo módulo, será ministrado o Curso de Administração Rural, programado para acontecer no mês de junho, nos dias 18 e 19, também com duração de quatro horas. E o terceiro e último módulo, no mês de agosto, com data a ser definida, cuja programação contempla uma viagem de imersão em cooperativismo através da Cooptur (Cooperativa Paranaense de Turismo), onde os participantes terão a oportunidade de conhecer o funcionamento de outras cooperativas paranaenses, como a Agrária, de Guarapuava, Batavo ,em Carambeí, e Castrolanda, em Castro, além de visitas a museus históricos e ouvir palestras técnicas e terminando com um vivencial cooperativo em Prudentópolis (PR).
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AGROSAFRA: Boletim traz última estimativa de plantio de grãos nos EUA
A Gerência Técnica e Econômica da Ocepar (Getec) está divulgando mais um boletim Agrosafra, com base no último relatório divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda), no dia 10 de maio, sobre a estimativa de plantio de grãos naquele país. Em relação ao milho, devem ser cultivados 39,3 milhões de hectares na safra 2013/14, ou seja, um aumento de 0,3% em relação à área plantada na safra passada. Os estados de Iowa, Minnesota, Illinois, Nebraska, Indiana e Dakota do Sul representaram 65% da produção norte-americana do cereal no ciclo passado. Até o dia 12 de maio, a área plantada estava em 28%, contra 85% no mesmo período de 2012 e 65% na média dos últimos 5 anos.

Soja – Em relação à soja, o Usda estimativa que na safra 2013/14 o grão deve ocupar 31,2 milhões de hectares, área igual a da safra passada. Iowa, Illinois, Minnesota, Indiana, Nebraska, Ohio, Arkansas, Missouri, Dakota do Sul e Dakota do Norte são os 10 estados que responderam por 78% da produção norte-americana de soja na safra 2012/13. Até o dia 12 de maio, a área com a oleaginosa tinha atingido 6% do total, contra 45% no mesmo período de 2012 e 14% na média dos últimos cinco anos. Os estados localizados no Meio Oeste norte-americano, conhecido como Corn Belt (Iowa, Illinois, Indiana, Ohio e Missouri), respondem por 46% da safra de soja nos Estados Unidos.

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SESCOOP: Abertas inscrições para o Prêmio Excelência de Gestão
Para incentivar e reconhecer o esforço das cooperativas com as melhores práticas de gestão e governança, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), lança o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão. É uma oportunidade para as cooperativas aprenderem umas com as outras de forma intercooperativa, aprimorar as suas práticas de gestão e ampliar a sua rede de relacionamentos. Podem participar do Prêmio todas as cooperativas singulares registradas no Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). As inscrições começaram nesta segunda-feira (13/05). Clique aqui e acesse o hot site do Prêmio, com todas as informações. (Informe OCB)
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RAMO TRANSPORTE: GT finaliza posicionamento sobre admissão de PJs nas cooperativas
Está finalizado o estudo do Grupo de Trabalho do Ramo Transporte a respeito do quesito admissão e participação de pessoas jurídicas (PJ) em cooperativas de transporte, tanto de carga quanto de passageiros. Criado para tratar sobre questões específicas do setor, o GT esteve reunido mais uma vez em Brasília, no último dia 8 de maio, e consensuou um entendimento sobre a matéria. O texto, que agora passa por revisão ortográfica, segue posteriormente para análise e validação por parte da diretoria do Sistema OCB.
Alinhamento - Segundo o representante do ramo e coordenador do GT, Abel Paré, o objetivo do setor com esse posicionamento é promover um alinhamento entre as organizações estaduais e a unidade nacional da OCB, deixando bem claro para as cooperativas o que é possível fazer, assim como as precauções e os cuidados que têm de ser tomados para que não haja nenhum tipo de prejuízo a elas próprias.
Complexo - “Este é um assunto complexo, que há bastante tempo era alvo de demandas das cooperativas. Num curto espaço de tempo de trabalho do GT alcançamos um avanço muito grande com a definição de um entendimento sistêmico. O posicionamento vai facilitar o relacionamento, por exemplo, com órgãos do governo. Dessa forma, será possível que eles compreendam nossas especificidades, de modo que conquistemos outros avanços no que diz respeito a regulação, normatização, etc”, diz Paré.
Presenças - Estiveram presentes à reunião realizada na última semana representantes do ramo transporte dos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, além de técnicos da unidade nacional da OCB.
Câmara temática – No dia seguinte, o tema transporte continuou em voga na sede do Sistema OCB. Desta vez, a reunião foi da Câmara Temática de Passageiros. Instituída pelo Conselho Consultivo do Ramo com o objetivo de subsidiar tecnicamente as decisões tomadas pelo colegiado, a Câmara teve como foco neste encontro a preparação da justificativa para o Projeto de Lei que busca a isonomia no pagamento de PIS/Cofins para as cooperativas de passageiros, a exemplo do que já acontece no setor de cargas.
Avanço - “Trata-se de outro grande avanço no setor, uma vez que até então o ramo havia evoluído bastante em questões relacionadas ao transporte de cargas. As discussões em torno das características que envolvem o transporte de passageiros são essenciais para o contínuo crescimento das atividades desenvolvidas pelas cooperativas”, afirmou o coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sistema Ocepar, João Gogola Neto. (Informe OCB)
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RAMO EDUCACIONAL: Importantes ações são iniciadas para o fortalecimento do setor
Veio do Rio Grande do Sul o novo representante nacional de um dos ramos mais ativos do cooperativismo: o educacional. Ricardo Lermen, diretor-presidente da Cooperativa dos Profissionais em Educação do Rio Grande do Sul (Coeducars), foi escolhido para representar o ramo por seus pares, na semana passada, durante a última reunião do Conselho Consultivo Nacional do Ramo Educacional – órgão vinculado à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
Temas - A reunião contou com a presença de representantes de dez estados e englobou, dentre outros temas, a aprovação do regimento interno do órgão consultivo e a definição do plano de trabalho do setor para 2013. Um diagnóstico do ramo foi destacado como ação prioritária. “Para identificar corretamente as demandas e a forma como vamos atuar é necessário um conhecimento maior da realidade e especificidades vividas pelo ramo”, pontuou o novo representante.
Legislação - Outro ponto de destaque foram os impactos da lei 12.690/2012 sobre o ramo. A referida legislação dispõe sobre a organização e o funcionamento das Cooperativas de Trabalho no Brasil. “Foi demandada uma análise específica desses impactos sobre as cooperativas do ramo com o objetivo de nortear e orientar as ações. Caso seja necessário, assim teremos condições de proceder com o enquadramento e atendimento ao normativo”, disse Lermen.
PIS/Cofins - Amplamente questionado pelos integrantes do ramo, a incidência desse tributo sobre as atividades das cooperativas educacionais recebeu atenção especial durante os debates do dia. Objeto de projetos de lei e diversas ações no sentido de esclarecer a natureza do ato cooperativo nas cooperativas, o pagamento de PIS/Cofins deu início a uma série de ações propostas pelos membros para fazer frente a essa demanda.
Compêndio - Também foi discutida a publicação de um compêndio do ramo educacional. “Ele terá caráter institucional, com o objetivo de apresentar o ramo à sociedade, mostrando suas principais características e peculiaridades, inclusive com exemplos de cooperativas nos diferentes segmentos em que atuam”, resumiu a analista da OCB, Carla Neri, responsável pelo acompanhamento do ramo.
Presenças – Realizada sob o novo formato de governança adotado pelo Sistema OCB, a reunião do Conselho Consultivo do Ramo Educacional contou com a presença do superintendente da OCB, Renato Nobile, representado a diretoria da instituição. Também estiveram presentes a gerente geral da OCB, Tânia Zanella, o superintendente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Neivo Luis Panho, o gerente de monitoramento e desenvolvimento de cooperativas da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), Luis Antônio Schmidt, e o gerente de Desenvolvimento Humano do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná (Sescoop/PR), Leonardo Boesche. (Informe OCB)
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BC I: Novo sistema de emissão de certidões é disponibilizado pelo Banco Central
O Banco Central do Brasil (BC) disponibilizou em seu site na internet uma nova ferramenta com o objetivo de agilizar a emissão de certidões às entidades supervisionadas por ele. É o Sistema de Emissão de Certidões para Entidades Supervisionadas, que entrou no ar dia 8 de maio. A novidade proporcionará redução de custos tanto para o BC quanto para as instituições financeiras.
Prova - Emitida até então de forma manual, a certidão gerada pelo sistema comprova que a entidade supervisionada está autorizada pelo Banco Central a funcionar. O documento é requisitado, em diversas circunstâncias, como prova junto a departamentos do governo.
Como funciona - Para emitir a certidão, basta que a própria entidade supervisionada informe os oito dígitos de seu CNPJ Base e declare as razões do pedido, como estabelece o artigo 2º da Lei nº 9.051/95. Uma vez emitida, a certidão poderá ter sua autenticidade verificada também no site da Autarquia, por meio do código de autenticação informado na própria certidão. Mais informações estão disponíveis neste Comunicado oficial, emitido pelo Banco Central. (Informe OCB)
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BC II: Inadimplência em cooperativas de crédito é de 1,3%
O Banco Central divulgou nesta segunda-feira (13/05) pesquisa mostrando que 1,3% do crédito concedido por cooperativas a pessoas físicas são operações com algum pagamento em atraso há mais de 30 dias. Embora não seja perfeitamente comparável com o do conjunto do sistema financeiro nacional (SFN), o dado mostra que a inadimplência desse tipo de tomador tende a ser menor nas cooperativas.
Data-base - Com data-base de setembro de 2012, em sua primeira edição, o levantamento apontou que, entre mais de 5,5 milhões de cooperados pessoas físicas, 1,49 milhão tinha operações de crédito de pelo menos R$ 1 mil com essas instituições. O tíquete médio era de R$ 20,3 mil, quase o mesmo do SFN (R$ 20,6 mil).
Homens - Os homens eram mais de dois terços e respondiam por quase 80% do saldo com esse público, que era de R$ 30,3 bilhões. Entre cooperados homens, o tíquete médio era de R$ 23 mil no país, chegando a R$ 51 mil no Mato Grosso. Entre as mulheres, a média ficava em R$ 14 mil no Brasil, com máxima de R$ 27 mil no Amazonas.
Indicador - Os dados de inadimplência não são perfeitamente comparáveis porque não há indicador para atrasos a partir de 31 dias para o conjunto do SFN. Mas considerando só aquelas com atrasos há mais de 90 dias, universo mais restrito, a inadimplência das pessoas físicas junto ao sistema todo era bem mais alta, 5,9%.
Operações com empresas - Nas operações de cooperativas com empresas, cujo saldo era de R$ 18 bilhões, aquelas com parcelas em atraso há mais de 30 dias chegavam a 2%. Ainda assim, a inadimplência das empresas também mostrou-se mais alta no conjunto do sistema (2,2%).
Parcela - As cooperativas respondem por cerca de 2% do crédito no Brasil. O BC acredita que a menor inadimplência está relacionada ao fato de que o tomador de crédito é ao mesmo tempo sócio da cooperativa. Mais da metade (50,5%) dos 1,49 milhão de cooperados com crédito tinha de 31 e 50 anos, mas 50,9% do saldo estava com a faixa de 41 a 60 anos. Aqueles com até 30 anos eram 20,1% e respondiam por 10,3% da carteira. Nessa faixa etária, a inadimplência era de 1,9%.
Menor - A pesquisa mostrou inadimplência menor entre nordestinos (1,1%) e mais alta no Norte (1,7%). O Sul destacou-se pela maior proporção de cooperados tomadores de crédito em relação à população total (2,6%) e pelo fato de que 36% não tinham operações em outras instituições, ante médias nacionais de 0,8% e 29%. (Valor Econômico)
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COPACOL I: Crescimento contínuo permite o desenvolvimento da avicultura
Com mais de 30 anos de trabalho integrado com os produtores, a avicultura da Copacol vem oferecendo oportunidades de diversificação das propriedades e o desenvolvimento econômico dos cooperados. A atividade, que foi a primeira opção de diversificação dos associados no início dos anos 80, devido à necessidade da época em novas alternativas de renda no campo, hoje corresponde por cerca de 60% do faturamento da cooperativa.
Investimentos - Para se tornar a principal atividade, o complexo avícola passou por grandes investimentos, desde o início do abate que começou com 12,5 mil frangos por dia, até se tornar a referência que é hoje na avicultura brasileira. Cada ano que se passava, eram superadas as metas e com os planejamentos de investimentos, no final dos anos 80 o abate somava 60 mil aves ao dia e em 1997, os números chegavam a 120 mil frangos abatidos. A partir de 1998 a avicultura da Cooperativa passou por um divisor de águas, com importante reconhecimento da FGV (Fundação Getúlio Vargas), que apontou a Copacol como a primeira no setor avícola no país. Nessa época, começaram a ser realizados investimentos significativos no abatedouro, fábrica de rações, laboratórios, incubatório e matrizeiros, que permitiram chegar em 2003 com o abate de 200 mil frangos por dia.
Referência - Referência no sistema cooperativista brasileiro o complexo avícola da Copacol, buscava a cada ano novas tecnologias e com uma administração eficiente, que permitia a redução de custos para ser competitivo no mercado, podia aumentar de forma significativa a participação dos produtores.
Crescimento contínuo - Com crescimento contínuo em 2005 o projeto de expansão da atividade registrava a marca significativa de 300 mil aves abatidas por dia, que permitiu a oportunidade de vários produtores participarem da atividade com renda garantida a cada 60 dias.
Fortalecimento das famílias - Segundo o presidente da cooperativa, Valter Pitol, a diretoria trabalha para manter e planejar novos investimentos, que permitem o fortalecimento das famílias no campo e novas oportunidades de renda com qualidade de vida. “Acompanho a avicultura na Cooperativa desde o começo da atividade no início dos anos 80, essa evolução que promovemos foi essencial para atingir o crescimento que alcançamos e consequentemente o desenvolvimento dos associados e da Copacol. Temos a consciência de que precisamos continuar com os investimentos com um planejamento estratégico, para promovermos o desenvolvimento da atividade, que hoje abate 340 mil aves por dia”, afirma Pitol.
Sonhos realizados pela avicultura - Esse crescimento também passa pelas propriedades dos mais de 800 avicultores, que com a diversificação promovida pela avicultura puderam realizar alguns de seus principais objetivos pessoais como relatam os depoimentos abaixo. Associado da unidade de Nova Aurora o avicultor Simão Oenning destaca, que a atividade que trabalha desde 2003, possibilitou mudar sua vida radicalmente para melhor. O produtor que tem uma pequena propriedade passava por dificuldades financeiras e não tinha um emprego fixo, mas a oportunidade de investir na avicultura além de melhorar a sua condição econômica, aumentou significativamente a qualidade de vida de toda a família.
Início - No início, o produtor construiu um aviário com a capacidade de alojar 8,5 mil aves por lote, com a mão de obra familiar e as oportunidades de crescimento, devido o bom trabalho realizado na propriedade o produtor conseguiu aumentar a estrutura e hoje aloja 19 mil aves. Além desse investimento na estrutura do aviário o produtor destaca que conseguiu construir a sua casa e do filho e comprar dois carros novos com a renda da avicultura. “Agradeço a diretoria que tem essa sensibilidade de investir em atividades que permitem que os pequenos produtores, possam ficar em suas propriedades trabalhando com dignidade, por isso a avicultura é tudo para mim”, afirma Simão Oenning, satisfeito com o trabalho em parceria com a Copacol.
Cafelândia - Desde 1987 trabalhando com a avicultura o produtor da unidade de Cafelândia Willy Frehner, pode acompanhar grande parte da evolução que a atividade passou na cooperativa. Para o produtor a avicultura teve uma modernização de mais 100% e recebeu varias melhorias ao longo desses anos, que possibilitou que os produtores pudessem crescer e melhorar as estruturas e equipamentos que facilitaram os manejos e elevaram os resultados.
Oportunidade - Segundo o associado, quanto mais a cooperativa investe na evolução e no aumento do abate, os produtores que já participam da atividade têm a oportunidades de crescer, além de promover a chance de novos associados participarem da atividade. “Devemos muito a diretoria por oferecer oportunidades de crescimento dentro da atividade, vejo os investimento que estão sendo planejados com o aumento da produção, como a chance para os associados interessados entrarem na avicultura”, destaca Willy. O produtor que aloja 15,2 mil frangos por lote, vai investir em uma nova estrutura junto com o filho para alojar mais 35 mil aves, otimizando ainda mais a sua propriedade.
Formosa do Oeste - Para a família Colle, sócios da unidade de Formosa do Oeste e na atividade há 9 anos, o trabalho em parceria com a Cooperativa vem promovendo uma estruturação de toda a propriedade. O patriarca Rubens Colle, ressalta que a Cooperativa vai além de realizar o trabalho de assistência técnica e todo o suporte que oferece através da integração. “A Copacol é um exemplo de administração e seriedade que tem na sua filosofia o desenvolvimento dos seus associados, quando começamos na atividade passamos por um momento difícil com a queda do nosso primeiro aviário devido a um vendaval, onde a Cooperativa deu todo o suporte para levantamos uma nova estrutura ainda mais moderna”, destaca Rubens.
Tempo bom - Após a tempestade veio o tempo bom e com isso a família além de reformar o aviário com o passar do tempo construiumais dois aviários e hoje alojam em 3 estruturas 79 mil aves a cada lote. “Se fosse para dar uma nota no trabalho que é realizado pela Cooperativa esse número seria 10, esperamos que essa diretoria continue nesse caminho de planejamento e investimentos que garantem a nossa sustentação no Campo”, finaliza Rubens Colle, satisfeito com avicultura que é a principal atividade da propriedade da família.
Jesuítas - O associado da unidade de Jesuítas, Mario Tessaro, que começou a trabalhar na atividade em 1993 em sociedade com o irmão, pode analisar e acompanhar nesses anos a importância da atividade como um boa alternativa de renda. Com a experiência da sociedade em 2004 o produtor investiu em sua própria estrutura e hoje colhe os bons resultados.
Agricultura - Com um alojamento de 18 mil aves por lote, a avicultura permitiu que o produtor melhorasse até a sua renda na agricultura, devido a oportunidade de aplicar o esterco gerado pelas aves nas lavouras para melhorar a produtividade das culturas. Outro diferencial importante que o produtor destaca foram às mudanças no estilo de vida, que com as receitas da atividade foram possível comprar carro novo, investir na casa e proporcionar melhores condições para toda a família.
Confiança - “Temos total confiança e apoiamos esse importante trabalho que a diretoria da Copacol liderada pelo presidente Valter Pitol, vem realizado para promover todo esse fantástico crescimento que a cooperativa vem passando nesses últimos anos, que permite que os cooperados cresçam juntos. Esperamos que esse trabalho continuem por muitos anos, com investimentos planejados que dá a segurança de investimos em nossas propriedades”, finaliza Mario Tessaro, satisfeito com a avicultura. (Imprensa Copacol)
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COPACOL II: Participação na APAS 2013 tem saldo positivo
A Copacol marcou presença neste mês de maio da APAS 2013 - 29º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, conhecido por ser o maior encontro do setor de supermercados do mundo. Realizado em São Paulo, o evento teve como tema o "Capitalismo Consciente - prosperar construindo relações de valor para todos". O estande da cooperativa recebeu visitantes do Brasil inteiro. "Foi ótimo poder receber clientes tradicionais que estão espalhados por este país. O evento foi também uma grande oportunidade para lançarmos a campanha dos 50 anos da Copacol que irá sortear 50 prêmios", afirma o gerente da Divisão Comercial de Carnes, Valdemir Paulino dos Santos. (Imprensa Copacol)
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COPAGRIL: Dia de Campo vai apresentar mais de 50 híbridos de milho
Em um mês, os associados da Copagril e agricultores de toda a região já tem um compromisso: o Dia de Campo Milho Safrinha 2013. O evento está marcado para o dia 14 de junho e será na Estação Experimental da Copagril, na PR 491, saída para Nova Santa Rosa. O objetivo, segundo o responsável pela Estação Experimental, Darci Sonego, é apresentar aos associados e clientes da Copagril mais de 50 híbridos de milho com características distintas, além de novas opções de biotecnologia que facilitam no manejo, tanto no controle de pragas como de plantas daninhas. Haverá também ensaios de controle de doenças fúngicas, diferentes espécies de pastagens anuais e perenes em sistema de consórcio, agricultura de precisão e maquinas agrícolas, para que os produtores conheçam e possam decidir pelo que melhor se adapta às suas propriedades.
Planejamento - Darci explicou que os Dias de Campo, sejam de inverno ou verão, começam a ser planejados sempre no ano anterior, com vários meses de antecedência. “Temos que estar atentos aos avanços tecnológicos para que estejam disponíveis para apresentar ao produtor rural”, destacou. Os híbridos de milho que serão apresentados durante o evento, por exemplo, foram semeadas no início de fevereiro.
Oportunidade - Esta é a melhor oportunidade de os associados e demais agricultores trocarem experiências, sanarem dúvidas e observarem na prática a eficiência das tecnologias disponibilizadas pela cooperativa e as mais de dez empresas parceiras que irão participar e apoiar o evento. “Este é um Dia de Campo mais técnico, haverá, inclusive, formação de grupos para acompanhar a visitação. Teremos toda a equipe técnica e a diretoria acompanhando e recebendo os visitantes, esperamos uma grande presença dos produtores”, revelou Darci.
Mais informações - Para mais informações, entre em contato com a unidade Copagril mais próxima, ou ligue para (45) 3284-7569. (Imprensa Copagril)
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COODETEC: Soja e milho CD também são destaques no Planalto Central
Começou, nesta terça-feira (14/05), o maior evento agrícola do Planalto Central, a Agrobrasília, e, por mais uma vez, a Coodetec marca presença, lançando produtos e apresentando oportunidades de bons rendimentos para cada lavoura. Desta vez, a Cooperativa demonstra o potencial produtivo de sete cultivares de soja e sete híbridos de milho.
Novidades - Para os sojicultores, a Coodetec destaca duas novidades: CD 2737RR e CD 2728IPRO. A primeira, superprecoce, apresenta ampla adaptação, permite semeadura antecipada e é resistente aos nematoides de cisto (raças 3 e 14). O lançamento, com a tecnologia Intacta RR2 PRO™, possui precocidade que beneficia a safrinha, ótima sanidade foliar e alta produtividade.
Milho - Nas parcelas de milho, a cooperativa traz híbridos que chamam a atenção dos produtores. “Para quem deseja cultivar milho na safra verão, o CD 3715PRO é uma excelente opção. Este híbrido possui ótimo peso de grãos, elevado potencial produtivo, sanidade e boa tolerância ao acamamento e quebramento”, informa a responsável pela área de Desenvolvimento de Produto, Josy Pabline Schneider. Ela também destaca que, para a safrinha, o híbrido CD 384Hx continua sendo uma ótima alternativa. “Já é conhecido dos produtores e tem garantido bons resultados nas lavouras de Norte a Sul do Brasil. Além do alto potencial produtivo, possui excelente enraizamento e baixo fator de reprodução de nematoides de galha.”
Parceira - A Coodetec é parceira do produtor e acredita no potencial agrícola da região. Para isso, está com uma equipe preparada para atender os visitantes da Agrobrasília, indicando as melhores opções e orientando sobre o plantio de cada cultura. Não deixe de visitar o estande da Cooperativa. A Agrobrasília segue até sábado, dia 18 de maio, e a entrada é franca.
Tocantins - Na última semana, a Coodetec também participou da Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins. O evento foi realizado entre os dias 7 e 11 de maio e reuniu pecuaristas, agricultores e empresários da região Norte do Brasil. (Imprensa Coodetec)
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COCAMAR: Ciclo de palestras sobre Integração Lavoura, Pecuária e Floresta será realizado na Expoingá
Cerca de 500 produtores convidados devem lotar o Restaurante Central da 41ª Expoingá nesta quarta-feira (15/05), para o Ciclo de Palestras sobre Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF), promovido pela Cocamar em parceria com a Sociedade Rural de Maringá (SRM). O evento, que começa a recepcionar os produtores a partir das 14h, será aberto às 14h30 pelo presidente da SRM, Wilson de Matos Silva Filho, e o presidente da Cocamar, Luiz Lourenço. Às 14h45, o pesquisador da Embrapa Cerrados, Luiz Carlos Balbino, faz uma abordagem sobre “Integração Lavoura, Pecuária e Floresta no cenário nacional”. Às 15h30, Edemar Moro, professor da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), apresenta os avanços do sistema de integração lavoura-pecuária em sua região. Finalmente, às 16h30, Clovenilson Cano, diretor da Terra Desenvolvimento Agropecuário, explora o tema “Atitudes que trouxeram o sucesso na última safra”.
Transformação - De acordo com o coordenador técnico de ILPF na Cocamar, agrônomo Rafael Franciscatti dos Reis, o sistema vem crescendo na região da cooperativa, transformando áreas de pastagens degradadas em campos altamente produtivos. Na última safra de soja, inclusive, uma das quatro maiores produtividades foi obtida por um produtor de Umuarama – Gérson Bortoli – que implementa a integração em suas terras.
Apoio - O Ciclo de Palestras tem o apoio do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Instituto Emater, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Terra Desenvolvimento Agropecuário.
Expoingá - A Expoingá começou no último dia 9 e vai até domingo (19/05) no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro em Maringá. (Imprensa Cocamar)
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LAR: Entregue o primeiro carro da Campanha de Vendas
Foi entregue, no sábado (11/05), o automóvel da Campanha de Vendas Lar 50 anos à ganhadora da primeira etapa, Amanda Fátima Francener, de Missal. O evento reuniu clientes, familiares e autoridades na loja de Missal do Lar Supermercado. “Eu quase não acreditei, só me dei conta quando recebi a ligação do Ricardo me informando. Foi uma alegria muito grande”, destacou ela que fez questão de agradecer pelo sorteio dizendo que a Cooperativa Lar faz realmente a diferença.
Comunicativa - Estudante do 7º ano, na 6ª Série, no Colégio Estadual Padre Eduardo Michelis, em Missal, Amanda destaca-se por ser comunicativa. Disse que a família tinha oito cupons e quatro no nome dela. “Foi com emoção que recebi a notícia, nunca tinha ganhado nada em nenhum sorteio, e agora o carro; Meu Deus fiquei muito feliz! ”, completou a ganhadora. Amanda é neta e filha de associados e reiterou o lema da campanha de vendas, onde a Cooperativa Lar faz realmente a diferença.
Satisfação - Por sua vez, o diretor presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, ressaltou a satisfação de entregar esse automóvel à contemplada de Missal, pois nesse município, há 50 anos, começou a cooperativa. “Como estamos encaminhando a programação específica dos 50 anos, foi oportuno esse primeiro automóvel ser entregue aqui, onde toda a história da cooperativa começou. A contemplada sendo e filha e neta de associados nos remete também à história da cooperativa”, destacou o Dirigente.
Começo - A Campanha Lar 50 anos está apenas começando e ainda serão sorteados mais cinco automóveis Étios e 2 caminhonetes Hillux. Com sorteio a cada 50 dias, o próximo será no dia 27 de junho. Os cupons são acumulativos e o encerramento será com os shows já programados para o dia 18 de março 2014, em Missal, com o cantor Leonardo e, no dia 19 de março de 2014, em Medianeira, com Michel Teló. Uma programação especial também será desenvolvida para homenagear os 55 fundadores, além da inauguração da nova sede administrativa da cooperativa. (Imprensa Lar)
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SICREDI IGUAÇU: Programa A união faz a Vida é retomado em São João
Aconteceu, na noite do dia 10 de maio, uma palestra inaugural de retomada do Programa A União Faz a vida em São João, uma parceria entre Sicredi e Prefeitura Municipal. O evento aconteceu no Auditório Iguaçu, com a presença de 60 pessoas entre educadores, convidados e autoridades, entre as quais o presidente da Sicredi Iguaçu, Lotário Luiz Dierings, o prefeito Altair José Gasparetto, a secretária de Educação Ivene Regina da Silva, a coordenadora local do programa, Monica Casagrande, e o presidente da Câmara de Vereadores, Clóvis Dias.
Educação cooperativa - Para o presidente Lotário Luiz Dierings, sozinho ninguém chega a lugar algum, mas todos juntos alcançarão o sucesso. “O Programa A União faz a vida é importante, pois trabalha a educação cooperativa, e os mais beneficiados serão os alunos”, afirma. O prefeito municipal Altair José Gasparetto, lembrou o início da cooperativa onde foi fundador, elogiando seu crescimento e reafirmando a parceria. “Queremos manter essa parceria, incentivando as práticas de educação cooperativa e ajudar da forma que for preciso”, concluiu.
Incentivo - A secretária de Educação, Ivene Regina da Silva, falou sobre sentir-se emocionada com a retomada do programa e as novidades que ele irá trazer. Dentre eles um incentivo com premiação para os professores que realizarem os projetos, não para valorizar um professor ou um projeto, mas para reconhecer o trabalho deles à frente da formação de crianças mais cooperativas e cidadãs.
Palestra - O palestrante da noite, Éber Silva Junior, trouxe o tema “Como Estrelas na Terra: Uma boa professora pode marcar para sempre a vida de seus alunos”. A mensagem trouxe a reflexão do papel importante do professor na vida do aluno e ao final ele deixou a pergunta: “Que professor você quer ser?”.
O programa - O programa A União Faz a Vida foi lançado em São João em março de 2010, e já realizou vários projetos tendo trabalhando a vivência cooperativa nas escolas. (Imprensa Sicredi Iguaçu PR/SC)
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SICREDI PARQUE DAS ARAUCÁRIAS: Colaboradores doam R$ 8,7 mil ao Hospital do Câncer
Os colaboradores da cooperativa Sicredi Parque das Araucárias PR/SC arrecadaram R$ 8.720,00 por meio da venda de uma rifa beneficente promovida em prol da Liga Sudoestina de Combate ao Câncer (Hospital do Câncer de Pato Branco). Os bilhetes foram vendidos durante três semanas em todas as 19 Unidades de Atendimento da cooperativa e o sorteio, realizado na tarde do dia 03 de maio, nas dependências da Superintendência Regional (Sureg), com a presença do presidente, Clemente Renosto, superintendente Fábio Burille, gerentes regionais e assessores.
Sorteio de poupanças - Foram sorteadas três poupanças oferecidas pelo Sicredi, sendo R$ 500 para o primeiro lugar, R$ 300 para o segundo e R$ 200 para o terceiro. O esforço conjunto envolveu colaboradores e diretores da cooperativa, além da comunidade que contribuiu adquirindo os mais de 800 números.
Ação voluntária - De acordo com o presidente da cooperativa, Clemente Renosto “o Sicredi preocupado em estar sempre presente na comunidade e seguindo os seus princípios de responsabilidade social, realizou através de seus colaboradores a ação voluntaria, que resultou neste repasse à Fundação”.
Entrega - O dinheiro arrecadado com a rifa foi entregue aos diretores da Fundação Sudoestina ainda na tarde do dia 3 de maio e os diretores ficaram muito contentes com a iniciativa de Responsabilidade Social da cooperativa, que irá beneficiar de forma direta aos pacientes atendidos pela entidade. (Imprensa Sicredi Parque das Araucárias PR/SC)
Os ganhadores da rifa beneficente foram:
1º premio: R$ 500,00 – Daniel Oldoni (vendido no bloco do colega Adilson de Caçador SC);
2º premio: R$ 300,00 – Agvel Motos (vendido no bloco da colega Mirian da Sureg)
3º premio: R$ 200,00 – Angelica Ctolin (vendido no bloco da colega Kely da Sureg);
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SICREDI NORTE SUL: Realizado sorteio da promoção cultural “Mãe, meu maior presente é você”
A diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio da Platina (ACESAP) e o gerente da unidade de atendimento do Sicredi localizada na mesma cidade, Jair Barrero Menani, sortearam, na tarde desta segunda-feira (13/05), os prêmios da promoção “Mãe, meu maior Presente é Você”. Ao todo, foram sorteados R$ 6.000 reais em prêmios, divididos em cinco vales-compra no valor de R$ 1.000, cada, e cinco cadernetas de poupança Poupedi, no valor de R$ 200,00, cada. O sorteio aconteceu na Rádio Vale do Sol FM, no programa “Manhã Legal”, que tem apresentação de Dinho Miassa e Maitê Brusman.
Concurso cultural - O concurso cultural foi lançado no dia 25 de abril nas lojas associadas do comércio platinense. Os clientes que realizaram suas compras no período e responderam à frase do concurso, por meio do cupom, estavam concorrendo aos prêmios. Quando as compras eram realizadas com a utilização do cartão Sicredi, os clientes recebiam os cupons em dobro, aumentando assim as chances de estar entre os sorteados.
Honra - Para Menani, o convite da ACESAP para que o Sicredi participasse da ação foi uma honra: “Este concurso cultural é muito relevante, pois o Dia das Mães é a segunda data do ano com maior movimento no comércio platinense. A participação do Sicredi foi muito satisfatória, pois alavancou ainda mais as vendas com os cartões Sicredi, além de incentivar o próprio comércio da região”. Ele lembra ainda que esse é o papel do Sicredi. “Nosso objetivo é apoiar os empresários e lojistas para que os recursos permaneçam e ajudem no desenvolvimento local e regional”, destaca.
Expectativas superadas - Já o diretor da ACESAP, Luís Nunes, revela que a promoção superou as expectativas. “Grande parte das lojas associadas participaram do concurso, o que dá maior visibilidade para o comércio da nossa cidade. Além das boas condições e opções de compras numa cidade que é polo comercial, o cliente tem chance de ganhar muito mais presenteando as mamães”, finaliza. (Imprensa Sicredi Norte Sul PR/SP)
Os sorteados foram:
Vales-compra de R$ 1.000,00 (cada)
Vanessa Lúcio – Santo Antônio da Platina - PR (Loja: Val Modas)
Lucas Tavares da Silva – Santo Antônio da Platina - PR (Loja: Água de Cheiro)
Alana Vitória Cândido Borba – Santo Antônio da Platina - PR
Natália M. – Santo Antônio da Platina - PR (Loja: Geração Crescente)
Marli Caldi – Santo Antônio da Platina - PR (Lojas Única)
Poupedi Sicredi de R$ 200,00 (cada)
Mariano Souza – Santa Amélia - PR
Cleide Ormeneze – Santo Antônio da Platina - PR (Loja: Ótica e Relojoaria Tesouro)
Patrícia Mota Serqueira – Santo Antônio da Platina - PR (Loja: Setime Barreto)
Marcio Matheus Pereira – Santo Antônio da Platina - PR (Loja: Sol Presentes)
Marcelo Rodrigues de Campos – Santo Antônio da Platina - PR
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UNIMED CASCAVEL: Projeto “Na Medida” obtém ótimos resultados
A área de Medicina Preventiva da Unimed Cascavel, preocupada com a satisfação e o bem-estar de seus 158 beneficiários , desenvolveu o Projeto Na Medida, que visa conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde. Um estudo divulgado pelo Ministério da Saúde indica que o excesso de peso e a obesidade aumentaram no País, no período de 2006 a 2011. De acordo com a pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), a proporção de pessoas acima do peso no Brasil passou de 42,7% em 2006 para 48,5% em 2011 - enquanto o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8% no mesmo período.
Suporte - Elaborado com o suporte da nutricionista Ana Paula Scholz e da psicóloga Ariella de Souza o Na Medida se destina a todos os beneficiários Unimed Cascavel que estão com suas medidas e peso, acima do limite determinado como padrão saudável. Com este trabalho, a Medicina Preventiva pretende ajudar e conscientizar a importância que a vida saudável tem com relação ao dia a dia, envolvendo trabalho, família, lazer e longevidade”, esclarece Ariella.
Redução - O grupo iniciado no mês de fevereiro somava 695 quilos e terminou os encontros com redução total de 26 quilos, sendo que a perda mais significativa chegou a 8 quilos. De acordo com a nutricionista Ana Paula “os participantes entenderam que o trabalho em grupo ajuda a identificar as barreiras os obstáculos e as limitações no processo de reeducação alimentar. Identificam assim as situações de ansiedade e compulsão, onde, realizando mudanças na rotina diária, aprendem a controlar esses episódios e conquistam suas metas” comenta.
Além das expectativas - A adesão ao projeto superou as expectativas, com isso novas turmas estão iniciando, faça parte das atividades e promova mudanças no seu hábito de vida. O telefone da Medicina Preventiva para sanar dúvidas e realizar a inscrição é (45) 3038-8989. (Imprensa Unimed Cascavel)
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LEGISLATIVO: Lei institui o primeiro crédito para juventude rural
O governador Beto Richa sancionou O Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Pedro Lupion que institui, no Paraná, o Programa Primeiro Crédito para juventude rural. O objetivo é financiar atividades agropecuárias, turismo e artesanato rural, entre outras atividades ligadas ao setor, nas modalidades custeio, investimento e aquisição de propriedades.
Apoio financeiro - De acordo com o deputado, presidente do Bloco Agropecuário da Alep, a Lei busca implementar no estado o primeiro crédito para a juventude rural como forma de apoiar financeiramente as atividades agropecuárias ou não agropecuárias exploradas mediante o emprego da força de trabalho do jovem rural e sua família. “Serão beneficiados jovens entre 18 e 32 anos de idade. Nossa proposta é um instrumento de apoio à agricultura familiar e uma maneira de fomentar a produção agropecuária e organizar o abastecimento alimentar”, explica o parlamentar.
Êxodo - O êxodo rural verificado no Estado, segundo Pedro Lupion, se dá principalmente em virtude da falta de incentivos à agricultura familiar e à dificuldade encontrada pela juventude em adquirir terras, custear a produção e adotar novas tecnologias que aumentem a produtividade nas propriedades rurais. O parlamentar lembra que a agropecuária é o setor da economia que responde mais prontamente aos investimentos realizados, bem como o custo da geração de emprego na área agrícola é 28 vezes menor que no meio urbano. “O atual quadro reduz as chances de sucesso e a competitividade do jovem no mercado agropecuário, que se encontra cada vez mais globalizado e dinâmico”, compara.
Fortalecimento - A proposta fortalece ainda a atuação dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais ao conceder a essas entidades a prerrogativa de fornecimento de carta de aptidão ao crédito, juntamente com o Instituto Emater.
Valores dos financiamentos - Custeio: R$ 4 mil / Investimento: R$ 10 mil / Aquisição de terras: R$ 30 mil (Assessoria de Imprensa do deputado Pedro Lupion)
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MAPA: Setor cooperativista discute armazenagem em reunião da Câmara Temática
A Câmara Temática de Cooperativismo Agropecuário reuniu, nesta segunda-feira (13/05), representantes do setor agropecuário no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para tratar questões relacionadas ao cooperativismo e ao associativismo rural.
Temas - Na pauta, assuntos como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) e armazenagem. Na opinião do secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha, os temas são importantes para fortalecer o mercado rural brasileiro. “Precisamos discutir estratégias para levar até a comunidade os diversos programas governamentais. É importante nos aproximarmos das cooperativas para fortalecimento do setor”, salientou.
CAR - O CAR é um cadastro eletrônico que permite a regularização ambiental dos estabelecimentos rurais. Essa ferramenta intensifica o controle, o monitoramento e o combate ao desmatamento das florestas. O produtor rural que se cadastrar no CAR poderá obter licenças ambientais com maior facilidade.
PAA - Já o PAA pretende fortalecer a agricultura familiar por meio de ações governamentais, como a comercialização de alimentos, produzidos por agricultores familiares e assentados da reforma agrária, a preços compatíveis aos dos mercados regionais.
SISBI-POA - O SISBI-POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA) e tem como objetivo, padronizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir, aos consumidores, a segurança alimentar. Durante a reunião, também foram tratados temas como armazenagem.
União de esforços - Segundo Caio Rocha, o Mapa tem unido esforços aos demais órgãos do Governo Federal. “O governo está trabalhando em um programa de armazenagem que valorize a ação da iniciativa privada e seu desenvolvimento. Estamos fazendo armazéns estratégicos para melhor atender a área de abastecimento”. (Mapa)
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INFRAESTRUTURA I: Portos do Paraná firmam convênio com a Justiça Federal
A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) assina, nesta terça-feira (14/05), um convênio com a Justiça Federal do Paraná. O objetivo do acordo é promover a “transferência de conhecimento”, promovendo a troca de informações entre as duas entidades, buscando a transparência e o aprimoramento das práticas. O superintendente Luiz Henrique Dividino explica que, pelo convênio, a Appa pretende conhecer organização, os métodos e processos de trabalho no que diz respeito às contratações públicas, controle patrimonial, gestão de pessoas e sistemas informatizados de automação administrativa.
Preocupação - “Esse acordo de cooperação mostra também nossa preocupação em buscar a excelência nos processos da administração. No momento em que os Portos de Paranaguá realizam o maior programa de investimentos em ampliação e recuperação dos seus ativos operacionais, é fundamental preventivamente aperfeiçoar nossos processos. Muitas vezes os processos de licitação acabam no poder judiciário por conta de impugnações. Na área de licitações, queremos agregar conhecimento de forma que os processos sejam concluídos sem nenhum questionamento, seja na fase administrativa, seja no poder judiciário”, afirma Dividino.
Contrapartida - Em contrapartida, a Justiça Federal irá disponibilizar equipe de trabalho com conhecimento amplo nas áreas a serem abordadas. Como traz o convênio, a entidade “se compromete a disponibilizar arquivos de sua base de dados, preferencialmente, por meio eletrônico, com modelos de documentos utilizados nas suas contratações em geral, controle patrimonial e, quando cabível, gestão de pessoas”.
Interesse - De acordo com o diretor do Foro da Justiça Federal no Paraná, Friedmann Anderson Wendpap, quando a Appa manifestou o interesse nessa transferência de conhecimento, aceitá-la e promovê-la foi um dever. “É dever da Justiça partilhar toda informação, conhecimento e tecnologia que são de domínio público. Com plena transparência, sempre em busca da excelência nos processos administrativos, estamos cumprindo o nosso dever ao investir, constantemente, na qualificação dos servidores, no aprimoramento da administração e em tecnologia. É um benefício para o povo brasileiro”, garante o juiz federal.
Cronograma - Essa troca de conhecimento entra a Appa e a JFPR seguirá cronogramas, planos de estudo e exposições e contará com reuniões periódicas ou na sede da Justiça Federal em Curitiba ou por videoconferência. O convênio tem duração de 60 meses a partir da publicação, podendo ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos.
Transparência – Para o público em geral, as informações da Appa estão disponíveis no link transparência, no site dos Portos do Paraná (www.portosdoparana.pr.gov.br), desde o ano passado, como determina a Lei da Transparência (lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011). Um link Transparência Pública também está disponível para acesso no site da JFPR (www.jfpr.gov.br).
Solicitação - Qualquer informação que não constem nos respectivos sites pode ser solicitada por todo e qualquer interessado. Como traz a legislação, se os órgãos públicos não puderem atender de imediato, têm prazo de até 20 dias para fornecer a informação. (Assessoria de Imprensa da Appa)
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INFRAESTRUTURA II: Governo corre para licitar R$ 242 bi em investimentos
O governo está correndo contra o tempo para conceder, ainda neste ano, nove lotes de trechos rodoviários que somam 7,5 mil km de extensão, dez mil km de novos trechos ferroviários, dois aeroportos, terminais portuários e a primeira fase de licitação do Trem de Alta Velocidade (TAV). Mas, por conta de problemas em projetos e negociações com diferentes órgãos, alguns empreendimentos poderão ser concedidos apenas em 2014. Somados, os projetos deverão representar R$ 242 bilhões em investimentos nos próximos anos. No caso das rodovias, os editais das BR-040 e 116, que deveriam ter sido licitadas no início do ano, tiveram problemas por conta de erros técnicos e serão refeitos. A ideia do governo é que os editais dos outros sete lotes rodoviários sejam anunciados em julho, o que permitiria o leilão em setembro.
Duplicação - Serão investidos R$ 42 bilhões nessas rodovias que cortam oito Estados do país, dos quais R$ 23,6 bilhões nos cinco primeiros anos. A ideia é que as rodovias sejam duplicadas, o que fará com que os maiores eixos rodoviários de Cuiabá até a região Sul sejam de vias duplas. "Estamos trabalhando para gerenciar mais os riscos, reduzi-los, nos debruçando com números mais realistas e olhando os investimentos em cada obra, debatendo os custos de investimentos, chegando a um valor de consenso, a um equilíbrio. Nosso esforço é para que façamos projetos que tenham sucesso", disse o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo.
Taxa de retorno - Na semana passada, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou que a taxa interna de retorno dos projetos será elevada de 5,5% para 7,2% ao ano. A taxa de retorno total dos projetos (que considera o investimento total) sobe para entre 16% e 20 % ao ano, enquanto a faixa anterior era de 9% a 15 %. Outra mudança anunciada é que o BNDES poderá ser sócio das empresas vencedoras do leilão.
Ferrovias - Já nos trechos ferroviários, a expectativa é de que os projetos contemplem R$ 91 bilhões em investimentos, dos quais R$ 56 bilhões serão aplicados em cinco anos. O modelo será novo no país: a concessão abrange a construção da infraestrutura, a estatal Valec assumirá o risco de demanda ao assegurar a compra de capacidade dos volumes transportados por meio de ofertas públicas ao mercado; haverá direito de passagem ao longo de toda a rede ferroviária e poderá ser criada a figura do operador ferroviário independente. "Nossa ideia é de que os leilões sejam feitos neste ano, mas alguma coisa poderá ficar para o início do próximo ano, porque depende de negociações", disse Figueiredo.
Preocupação - Nos trechos ferroviários, uma das principais preocupações dos empresários é o chamado "risco Valec". Os contratos de concessão são de 35 anos. Teme-se que mudanças de governos ou restrições fiscais comprometam a saúde financeira da estatal ao longo desse período. Para driblar esse problema, o governo trabalha em três frentes. Primeiro, cerca de 15% do valor do investimento deverão ser antecipados para os consórcios vencedores. Segundo, Banco do Brasil, BNDES e Caixa Econômica Federal deverão aceitar a parcela de recebíveis como garantia financeira. Por fim, deve ser criada uma conta vinculada a recebíveis da concessão que seriam pagos trimestralmente. "A ideia é que a conta tenha cada vez mais dinheiro do sistema e menos do Orçamento da União."
Estratégia indefinida - A estratégia de licitação ainda está indefinida. Para ter uma ideia do tamanho do desafio, é preciso ver que os 7,5 mil km de rodovias a serem concedidos representam cerca de 50% do total de trechos estaduais e federais que estão nas mãos da iniciativa privada e que começaram a ser concedidos a partir de 1996. Já a malha ferroviária que será construída responderá por pouco mais de um terço da existente. "Não sabemos ainda como faremos os leilões, se todos os lotes serão ofertados ao mesmo tempo, se daremos espaço entre eles", disse Figueiredo. (Valor Econômico)
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FAZENDA: Secretário-executivo deixa o cargo em junho
O Ministério da Fazenda confirmou a saída de Nelson Barbosa do cargo de secretário-executivo do ministério. Segundo nota oficial, “por razões pessoais, Barbosa pediu exoneração ao ministro da Fazenda, Guido Mantega”. Barbosa deixa o cargo apenas em junho. Ainda de acordo com a nota, “oportunamente”, o ministro Guido Mantega definirá o nome do novo secretário-executivo. O atual secretário-executivo adjunto, Dyogo de Oliveira, deverá assumir o cargo interinamente no lugar de Barbosa a partir de junho. A saída de Barbosa tomou conta no noticiário no fim de semana. Barbosa entrou no governo Lula em 2003, como chefe-adjunto da assessoria econômica do Ministério do Planejamento, na gestão de Mantega. Foi assessor da presidência do BNDES quando Mantega deixou o Planejamento para assumir o banco. Está na Fazenda desde que Mantega assumiu a pasta, em 2006. Teve participação ativa na preparação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no Minha Casa Minha Vida e em praticamente todas as medidas econômicas relevantes do governo. (Valor Econômico)
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COMÉRCIO: Não há tempo a perder, diz Azevêdo na OMC
A Organização Mundial do Comércio (OMC) passa por um momento crítico e não há tempo a perder. Foi o que afirmou Roberto Azevêdo na manhã desta terça-feira (14/05) diante dos países membros da OMC, ao ser aprovado oficialmente como próximo diretor-geral da organização, a partir de setembro. Sob fortes aplausos, Azevêdo agradeceu pela confiança, mas não entrou nas questões essenciais do comércio, deixando isso para setembro, quando assume. Ele enfatizou a importância de não perder tempo na preparação de um pacote de liberalização para a conferência ministerial de Bali, na Indonésia, em dezembro. O principal acordo, de facilitação de comércio, tem 650 colchetes, significando divergências entre os países.
Destruidor de colchetes - “Azevêdo precisará ser um destruidor de colchetes”, comentou um negociador, em referência à necessidade de reduzir as diferenças entre os países. O atual diretor-geral, Pascal Lamy, lembrou em seu discurso os valores da OMC em torno de abertura do comércio para o benefício de todos, a não discriminação, a equidade e a transparência. Na reunião da OMC, nesta terça, pelo menos 40 delegações pediram para se pronunciar, elogiando o futuro diretor-geral. Azevêdo viajará nesta quarta ao Brasil e na sexta-feira (17/05) estará em Brasília. (Valor Econômico)
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BALANÇA COMERCIAL: Superávit chega a US$ 695 milhões na segunda semana de maio
A balança comercial teve superávit de US$ 695 milhões na segunda semana de maio. No mês, acumula saldo positivo de US$ 1,104 bilhão. Os resultados superavitários ocorrem após déficit recorde de US$ 994 milhões no fechamento do mês de abril, o maior para o período desde 1959. O saldo positivo semanal ocorreu ante exportações de US$ 5,278 bilhões e importações de US$ 4,583 bilhões. No acumulado do mês, as vendas externas somaram US$ 7,588 bilhões, enquanto as aquisições do Brasil no exterior ficaram em US$ 6,484 bilhões. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (13/05) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Média diária - A média diária das exportações na segunda semana deste mês alcançou US$ 1,056 bilhão, 8,6% abaixo da média de US$ 1,155 bilhão da primeira semana. Já as importações atingiram US$ 916,6 milhões segundo o critério da média diária, 3,6% inferiores às da primeira semana.
Queda nas vendas - A queda nas vendas de etanol, autopeças, açúcar refinado, minério de ferro, farelo de soja e carne bovina e suína contribuíram para o recuo das exportações semanais. Quanto às importações, caíram as compras de aparelhos eletroeletrônicos, instrumentos de ótica e precisão e ainda siderúrgicos, entre outros.
Demanda doméstica de combustíveis - O MDIC informa que a demanda doméstica de combustíveis e o registro tardio de importações feitas pela Petrobras em 2012 contribuíram para o rombo das exportações no mês passado. Segundo o órgão, a perspectiva agora é recuperação. Ainda de acordo com o ministério, a balança encerrará 2013 superavitária e com exportações em um patamar elevado. Não foi fixada uma meta. (Agência Brasil)
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