COOPERJOVEM: Coordenador nacional do Programa prestigia Encontro de Agentes e Instrutores, em Curitiba
O coordenador de Promoção Social do Sescoop Nacional, Guilherme Souza Costa, participa do Encontro de Agentes e Instrutores do Programa Cooperjovem, que será realizado nos dias 18 e 19 de janeiro, em Curitiba, numa iniciativad do Sistema Ocepar. Além tratar sobre a estratégia nacional relacionada ao Cooperjovem, Costa irá mostrar, de forma abrangente, o trabalho que o Sistema OCB vem promovendo em defesa do cooperativismo brasileiro.
Conhecimento - “O Cooperjovem é um programa finalístico, que tem como objetivo difundir a educação e a cultura cooperativista nas escolas brasileiras. E é superimportante que as pessoas que estão lá na ponta, operacionalizando as atividades, tenham mais conhecimento sobre o tamanho do nosso movimento, o impacto que nós causamos na comunidade e o que tem sido feito em âmbito nacional para defender os interesses do cooperativismo, para que ele seja mais conhecido na comunidade, para que nós consigamos comunicar o cooperativismo melhor, de forma mais assertiva e, com isso, a cooperativa encontre um ambiente propício para continuar crescendo e se desenvolvendo”, afirmou ele ao jornalista Alexandre Salvador, em entrevista para a rádio Paraná Cooperativo. Clique aqui e acesse o áudio na íntegra.
Programação - Costa fará sua apresentação no primeiro dia do evento, logo após a abertura oficial. Na sequência, haverá os preparativos para as oficinas, que se estenderão ao longo da tarde.
Segundo dia - A agenda do segundo dia vai das 8h30 às 12h30, iniciando com a abordagem dos processos do Sescoop/PR ligados ao Cooperjovem e contemplando ainda palestra com o tema “O dom da motivação na arte da educação”, que será ministrada por Rafael Barreiros.
O Programa - O Programa Cooperjovem tem como propósito disseminar a cultura da cooperação no ambiente escolar e na comunidade em seu entorno. No Paraná, é executado pelo Sescoop/PR em parceria com 16 cooperativas, abrangendo 27.100 alunos, 1.110 educadores e 227 escolas localizadas em 54 municípios paranaenses. “O Cooperjovem é um Programa alinhado com as competências da Base Nacional Comum Curricular e tem por objetivo, por meio da aprendizagem baseada em projetos e com protagonismo da comunidade escolar, promover a educação cooperativista, aliada à educação empreendedora, financeira e ambiental”, explica o coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, Humberto César Bridi.

|
|
COOPAVEL: 35ª edição do Show Rural será uma das maiores já realizadas
Diante das boas perspectivas para a safra de verão que começa a ser colhida nas próximas semanas, com estimativa de crescimento de 15% em comparação à anterior, os organizadores dos eventos técnicos e das feiras de agronegócio pelo Brasil estão otimistas. É o que ocorre com os organizadores do Show Rural Coopavel, que abre oficialmente o calendário das grandes mostras brasileiras de tecnologias e inovações para o campo.
Animados - “Estamos muito animados e convictos de que a 35ª será uma das melhores e maiores edições já realizadas”, destaca o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli. Serão 600 empresas expositoras, 25% delas de multinacionais. A expectativa de visitação em apenas cinco dias, de 6 a 10 de fevereiro, é de 300 mil pessoas e de vendas é de R$ 3,5 bilhões. O maior público até hoje foi registrado em fevereiro de 2020, quando 298 mil pessoas passaram pelo evento. E o maior valor de comercialização dos expositores foi registrado no ano passado, com R$ 3,2 bilhões.
Projeção - “O Brasil deverá colher, neste ano, 312 milhões de toneladas de grãos, a maior safra de sua história e isso deixa a todos animados com a possibilidade de mais um grande ano para o agronegócio. E os reflexos desse bom momento se apresentarão nos mais diversos setores ligados a essa cadeia econômica tão ampla e dinâmica, entre elas ao de eventos técnicos como o Show Rural, similar a muitos que acontecem nas principais regiões produtoras do País”, conforme Dilvo Grolli.
Novidades - Além de novas estruturas físicas, estarão entre as principais novidades da 35ª edição novas cultivares de milho e soja, bioinsumos, tecnologias em máquinas, tratores e implementos e também técnicas de manejo e gestão da propriedade por meio de softwares avançados desenvolvidos por startups de todo o Brasil. As empresas inovadoras estarão entre as atrações do Espaço Imposto, hub de inovação para o agro, e do Show Rural Digital.
Área - O evento de disseminação de conhecimentos acontece em uma área de 72 hectares a 12 quilômetros do centro de Cascavel. E os preparativos são acelerados à medida que o início da visitação se aproxima, informa o coordenador geral Rogério Rizzardi. O Show Rural conta com estacionamento para 14 mil veículos e seu restaurante é um dos maiores do País, com capacidade para servir até quatro mil refeições simultaneamente.
Coopavel - A Coopavel, com sede em Cascavel, no Oeste do Paraná, é a organizadora do evento. A cooperativa completou 52 anos em dezembro e conta, atualmente, com 7 mil cooperados e 7,5 mil colaboradores. (Imprensa Coopavel)
|
|
COCAMAR: Safratec é nesta quarta e quinta-feira
Em contagem regressiva. Com a previsão de receber 6 mil participantes formadores de opinião, entre produtores, técnicos e profissionais ligados a empresas ligadas à Cocamar, a 35ª edição do Safratec, programada para esta quarta e quinta-feira (dias 18 e 19/01), na Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) da cooperativa, em Floresta, região de Maringá (PR), promete ser a maior e a melhor de todos os tempos.
Atrações - O evento, que abre as comemorações dos 60 anos da Cocamar (a serem completados em março) e os 50 da Embrapa – tradicional parceira da cooperativa, com vários trabalhos a serem apresentados na feira – oferece um grande número de atrações em matéria de tecnologias, práticas sustentáveis e experimentos diversos, com programação das 8 às 17h. O consultor Paulo Herrmann, ex-presidente da John Deere Brasil, participa na quarta-feira às 9h da solenidade inaugural.
Reconhecida - “A inovação é uma das marcas do Safratec”, afirma o coordenador da feira - que é promovida sempre nessa mesma época -, o engenheiro agrônomo Felipe Morota.
Estações - Os visitantes vão percorrer oito estações técnicas, com roteiro a ser organizado às 10h, 11h, 14h e 15h.
Solos e plantas daninhas - Na primeira, sobre Manejo de Solos, os pesquisadores Júlio Franchini e Henrique Debiasi, ambos da Embrapa Soja, abordarão a importância das raízes no sistema de solo, bem como raízes de plantas de cobertura. A segunda estação terá como tema Plantas Daninhas, com Fernando Adegas (Embrapa Soja) e Ruben Júnior (UEM), focando nas principais diferenças entre as tecnologias Enlist e Xtend;
Sorgo e Antecipe - Na terceira estação, sobre Sorgo, os pesquisadores Cícero Menezes e Emerson Borghi, ambos da Embrapa Milho e Sorgo, vão tratar de mitos, verdades e vantagens dessa cultura. A quarta estação, a respeito do Antecipe, sistema de antecipação da semeadura do milho em meio à cultura da soja, incluindo vantagens e desafios, será apresentado por Décio Karam, da Embrapa Milho e Sorgo e Dionísio Gazziero, da Embrapa Soja.
Cigarrinha, braquiária e crotalária - Na quinta, sobre Cigarrinha e Enfezamento, a pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo, Dagma Silva e o pesquisador Ivan Bordin, do IDR/PR, vão atualizar o cenário do complexo de enfezamento, cuidados de manejo e escolha de híbridos. Por fim, a sexta estação estará centrada em braquiária e crotalária no sistema de produção e consórcio com milho e sorgo, a cargo de Gessi Ceccon, da Embrapa Agropecuária Oeste.
ILPF e carne precoce - A exemplo dos anos anteriores, o Safratec terá uma estação sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), com demonstrações às 11 e às 15h em que pesquisadores da Embrapa Gado de Leite estarão falando sobre forrageiras como capim capiaçu e kurumi, BRS Integra, e azevém BRS. No mesmo espaço, a Cocamar apresentará detalhes do seu programa de produção de carne precoce, às 14h.
Aquicultura e abelhas - A estação de Aquicultura em Sistema de Recirculação é outro atrativo do evento, com palestras sobre o seu funcionamento e visitação. Um destaque, também, é o projeto Morada Viva, que incentiva a criação de abelhas na propriedade rural.
Conectividade - Modernas tecnologias de maquinários agrícolas e conectividade poderão ser acompanhadas no estande da Cocamar Máquina/John Deere, enquanto os resultados da aplicação de adjuvantes e fertilizantes foliar Viridian, produzidos pela Cocamar, vão ser observados em lavouras de diferentes estágios.
Tecnologias - No mais, 24 empresas parceiras, produtoras de agroquímicos, fertilizantes e sementes, entre outros itens, apresentarão suas mais avançadas tecnologias.
Veículos - O Safratec vai contar, ainda, com a presença de concessionárias de veículos e algumas empresas, como incorporadoras de instituições de ensino, oferecendo seus produtos e serviços. (Imprensa Cocamar)

|
|
COPAGRIL I: Vai começar o Dia de Campo 2023, com oportunidades para o campo e a cidade
Os detalhes finais para a realização do Dia de Campo Copagril 2023 começaram a ser executados nesta segunda-feira (16/01). O evento iniciará às 8 horas de quarta-feira (18/01) e promete ser o maior de todos os tempos.
Preparativos - Para isso, a organização envolvida nos preparativos da estação experimental trabalhou durante o fim de semana para deixar quase tudo pronto para receber o público do campo e da cidade que vem conhecer e conferir as novidades e atrações desta edição.
Expositores - São aproximadamente 200 expositores que apresentarão cultivares de soja, híbridos de milho, máquinas e implementos, produtos pecuários, insumos, veículos, novas tecnologias em diversos setores e muitas outras atrações.
Abertura dos portões - Nos dois primeiros dias de evento, os portões abrem às 8 e fecham às 18 horas. Já no terceiro e último dia, abertura às 8 e encerramento do show do agronegócio às 16 horas.
Entrada livre - A entrada é livre e também não haverá cobrança de estacionamento.
Aumento de público - O presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla, diz da importância da presença dos visitantes nos três dias do Dia de Campo - Show do Agronegócio. “Nos últimos anos temos percebido um aumento considerável do público visitante. E novamente temos uma boa expectativa para esta edição, quando os produtores, os associados e o público em geral poderão encontrar uma gama de inovação, tecnologia e muitas novidades”, expõe.
Mudanças - Conforme Chapla, as rápidas mudanças que aconteçam nos serviços e produtos para o agro precisam ser levadas ao conhecimento dos associados. “As coisas vão mudando muito rápido, desde plantações, cultivares, variedades, produtos, máquinas, entre tantos outros detalhes. Tudo vem rápido e são mudanças importantes. Quem vive do agronegócio precisa ir no evento, conhecer as novidades e aproveitar os conhecimentos apresentados. Tudo é de graça, ninguém precisa pagar para adentrar à estação experimental, é só ir, olhar e aproveitar. E digo para que as pessoas que vivem na cidade que visitem o Dia de Campo e conheçam mais sobre o agronegócio. O Dia de Campo é um demonstrativo do agronegócio moderno que vivemos. São dias de demonstração e de negócios, oportunidades para os associados e o público em geral. A Copagril mostra ali tudo o que comercializa e os resultados dos experimentos”, convida o presidente da Copagril. (Imprensa Copagril)
|
|
COPAGRIL II: Show de máquinas e implementos no Dia de Campo
O Dia de Campo Copagril é o maior evento promovido pela cooperativa e um dos maiores do segmento na região. Em termos de máquinas e implementos agrícolas, ele também é grandioso e trará ao público um grande número de equipamentos e parceiros de qualidade.
Moderno - Durante os três dias de evento, o público poderá ver de perto o que existe de mais moderno no agronegócio. Toda a tecnologia existente e disponível para os mais variados tipos de equipamentos que envolvem desde colheitadeira, tratores e pulverizadores automáticos, até transportadora de grãos e sistemas de irrigação.
Tecnologia - Um bom exemplo da tecnologia encontrada nestes tipos de equipamento, são os sistemas inteligentes das máquinas que tem a função de auxiliar na agricultura de precisão, que é uma técnica de plantio e controle de produção que avalia uma série de detalhes, como, por exemplo, o solo, o espaço, a sustentabilidade, entre uma série de outros fatores que envolvem todo o processo produtivo.
Oportunidade - O evento que será realizado na Estação Experimental da Copagril, traz uma oportunidade única para que o público possa apreciar os equipamentos em exposição, conhecer sobre o funcionamento de cada um e tirar suas dúvidas.
Máquinas e implementos - Os visitantes encontrarão todos os tipos de máquinas e implementos, dos mais sofisticados aos mais simples, mas ambos com o objetivo em comum: o de atender a necessidade dos agricultores.
Mostra de produtos - Nesta edição do Dia de Campo, a Copagril colocará a mostra os produtos que estão disponíveis para compra na Loja de Máquinas Agrícolas, como, por exemplo, implementos para colheita, preparo de solo, plantio, pulverização, irrigação, além de equipamentos com tecnologia embarcada (GPS, monitor de plantio, aplicador inoculante), e uma série de outros produtos que você só encontrará no estande da Copagril.
Feirão - Junto à exposição, a Loja de Máquinas realizará durante os 3 dias de evento o Feirão de Máquinas e Implementos Agrícolas, pensando em proporcionar aos produtores excelentes produtos e oportunidades de negócios. A equipe técnica da loja estará disponível prestando assistência e dando orientações sobre os produtos, além de indicar aos produtores qual o melhor equipamento para atender as suas necessidades.
Parcerias - A Copagril fez parcerias com grandes empresas do setor do agronegócio que estarão presentes no Dia de Campo expondo seu portfólio de máquinas e equipamentos. As empresas parceiras que marcarão presença nesta edição são: Vence Tudo, KS Pulverizadores, Piccin, Triton, Baldan, Schemaq, São José, JF e Pro Solus, alguns são parceiros antigos e outros novos, mas ambos vieram para entregar ao produtor o que há de melhor no mercado.
Condições especiais - Além da variedade de produtos e serviços, condições de taxas e pagamentos especiais estarão disponíveis para o produtor, visando facilitar a aquisição e proporcionar opções que atendam a cada um da melhor forma possível. (Imprensa Copagril)
{vsig}2023/noticias/01/16/copagril_II/{/vsig}
|
|
C.VALE: Cooperativa recebe primeira remessa de grandes equipamentos para esmagadora de soja
Chegaram a Palotina (PR), nesse domingo (15/01), novos equipamentos para a esmagadora de soja da C.Vale. Os equipamentos foram construídos em Jaboticabal, interior de São Paulo, a partir de tecnologias desenvolvidas na Bélgica e Argentina.
Comboio - O comboio de quatro carretas levou três dias para percorrer os 840 quilômetros entre Jaboticabal e Palotina. A indústria da C.Vale terá capacidade inicial para processar 60 mil sacas de soja por dia. A cooperativa está investindo em torno de R$ 1 bilhão no empreendimento.
Melhor tecnologia - "Se você quer competir com as melhores empresas do mundo, precisa ter a melhor tecnologia do mundo. É isso que estamos fazendo, para atuar de maneira competitiva neste segmento", afirmou o presidente da C.Vale, Alfredo Lang, que acompanhou, juntamente com funcionários, o comboio da entrada de Palotina até as obras no Complexo Agroindustrial.
Mais - Outras 34 carretas chegarão ao longo do ano com equipamentos de grande porte. (Imprensa C.Vale)
{vsig}2023/noticias/01/16/cvale/{/vsig}
|
|
SICREDI: Novamente patrocinador oficial do Paulistão 2023; campeonato promete grandes disputas
O Paulistão Sicredi 2023 começou no sábado (14/01) e, mais uma vez, os torcedores vão ter a possibilidade de assistir ao seu time de coração em diferentes plataformas. Pelo menos uma partida de cada clube será transmitida em mídia aberta (Record TV e YouTube). Além disso, os jogos poderão ser vistos no streaming (HBO Max), na TV fechada (TNT) e no pay-per-view (Premiere e Paulistão Play).
Homenagem - Na primeira rodada do campeonato, foi realizada uma homenagem ao Rei Pelé, antes do jogo entre Santos e Mirassol. A disputa foi no sábado (14/01), às 20h30, com transmissão do Youtube, Premiere, e Paulistão Play. O Paulistão Sicredi é a primeira competição profissional de clubes após o falecimento do maior jogador de todos os tempos, que é o maior artilheiro de todos os tempos da competição.
Patrocínio master - Pelo quinto ano consecutivo, a competição tem o patrocínio master do Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do Brasil. “A longa trajetória de apoio é um marco importante na história da competição estadual que é a mais antiga do país. Temos essa conexão de pioneirismo ao mesmo tempo que olhamos para o futuro. O Paulistão Sicredi busca, ano a ano, novas formas de interação com o público. E a nossa instituição financeira cooperativa solidifica cada vez mais a presença no estado de São Paulo, com mais de 330 agências, mostrando a enorme aceitação dos paulistas ao nosso modelo inovador de negócios, focado no atendimento humano e compromisso com as nossas regiões”, destaca o gerente de Marketing da Central Sicredi PR/SP/RJ, Rogério Leal.
Visibilidade - “O Paulistão Sicredi 2022 já foi um sucesso, com a maior audiência de sua história. E em 2023 faremos ainda mais, garantindo a maior visibilidade de todos os tempos. FPF e Sicredi estão juntos para proporcionar ao público as melhores experiências possíveis, com uma série de inovações”, afirma Bernardo Itri, VP Executivo de Marketing e Comunicação.
Estreias em campo - O Palmeiras, atual campeão da competição, estreou contra o São Bento, no sábado (14/01), às 18h30. Já o Corinthians, time com mais títulos do estadual, entrou em campo no domingo (15/01), às 16h, contra o Red Bull Bragantino. Também no domingo (15/01), o São Paulo encarou o Ituano, às 18h30.
Clássico - O Paulistão Sicredi 2023 terá o primeiro clássico na terceira rodada, em 22 de janeiro, na partida entre Palmeiras e São Paulo. Com o uso do VAR em todos os jogos, a final da competição está prevista para 9 de abril.
Sobre o Sicredi - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.400 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros. Site do Sicredi: Clique aqui. (Imprensa Sicredi)
{vsig}2023/noticias/01/16/sicredi/{/vsig}
|
|
SICREDI DEXIS I: Com distribuição de R$ 50,1 mi, cooperativa realizará 111 assembleias a partir desta segunda
Cada uma das 111 agências da Sicredi Dexis terá assembleia de prestação de contas, que na cooperativa são chamadas de assembleias de núcleos, a partir desta segunda-feira (16/01). São uma oportunidade para conhecer os resultados, bem como participar das decisões dos rumos da cooperativa, que incentiva uma gestão transparente. Neste ano a pauta contemplará ainda a reforma do estatuto social; aprovação do regimento interno, do código eleitoral e do regulamento do programa Pertencer; ratificação da política de sucessão de cargos; eleição dos coordenadores de núcleo e do conselho fiscal. Os associados também vão discutir as destinações do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (Fates) e dos resultados.
Resultados - Maior cooperativa do Sistema Sicredi com 1,5 mil colaboradores, a Sicredi Dexis comemora os resultados de 2022. As operações de crédito totalizaram R$ 5,4 bilhões e o patrimônio líquido chegou a R$ 873 milhões. Os associados terão direito à distribuição de R$ 50,1 milhões de resultados referentes ao pagamento de juros ao capital social e proporcionalmente de acordo com a participação na movimentação financeira (aplicações, depósitos à vista e operações de crédito).
Atuação - Com atuação em 109 municípios do Paraná e São Paulo, a cooperativa é a única instituição financeira em dez cidades. Pertence ao sistema Sicredi, que tem 107 cooperativas e 6 milhões de associados.
Municípios - As assembleias da Sicredi Dexis acontecerão sempre às 10h e 17h, iniciando em 16 de janeiro pelos municípios paranaenses de Graciosa, Indianópolis, Paraíso do Norte, Paranavaí, São Carlos do Ivaí e Tapejara, e serão encerradas em 24 de março – a agenda pode ser conferida em https://www.sicredidexis.com.br/ As prestações de contas serão conduzidas pelo presidente Wellington Ferreira; pelo diretor executivo Rogério Machado; pelo superintendente de Negócios, David Conchon; e pelo superintendente de Agências, Edson Rocha.
Encerramento - O processo será encerrado com a Assembleia Geral Ordinária, quando haverá a participação e ratificação das decisões pelos 161 coordenadores de núcleo, que são eleitos e representantes dos associados. Cada agência tem, pelo menos, um núcleo.
Conselho fiscal e capital premiado - Nas assembleias haverá a eleição do conselho fiscal composto por Luiz Flamengo (Maringá/PR), Keila Ueza (Maringá/PR), Paula Picardi (Leme/SP) e Conceição Belila (Americana/SP), todos efetivos. Também será lançada a campanha Capital Premiado, que acontecerá entre 10 de janeiro e 29 de novembro e dará um número da sorte para cada R$ 100 aplicados no capital social – no caso de capital programado, os números são em dobro. Serão sorteados 5 Hilux entre os associados participantes.
União Solidária - Por fim, além da apresentação dos resultados da campanha Poupança Premiada, os associados também conhecerão os resultados da União Solidária, que em 2022 arrecadou R$ 4,9 milhões, que ficaram integralmente com 625 entidades sociais de 135 cidades. E será lançada a edição 2023, que terá como prêmios para quem comprar os cupons das entidades – ao custo de R$ 10 – três Fiat Mobi e seis prêmios de R$ 3 mil cada.
Entidades - As entidades ficarão integralmente com o valor da comercialização. As três que mais venderem mais cupons ganharão R$ 5 mil cada e as entidades que venderem os cupons premiados com o carro também ganharão R$ 5 mil cada. A campanha acontecerá entre fevereiro e novembro. (Imprensa Sicredi Dexis)
|
|
SICREDI DEXIS II: Campanha União Solidária dá a largada em sua sexta edição
Realizada pelo Instituto Dexis, com apoio da Sicredi Dexis e Instituto Cocamar, a campanha União Solidária entra em sua sexta edição este ano e as entidades já podem iniciar o cadastro de projetos a partir desta segunda-feira (16/01). A campanha é direcionada a entidades que atuam nos eixos de Assistência Social, Cultura, Educação, Esporte, Meio Ambiente e Saúde, contemplando crianças, adolescentes, jovens, adultos, mulheres, idosos, pessoas com deficiência e pessoas em tratamento de câncer.
Como cadastrar - As entidades devem cadastrar seus projetos, para os quais pretendem arrecadar recursos por meio de vendas de cupons, no site https://www.campanhauniaosolidaria.com.br/. Após analisados e aprovados, as entidades recebem cupons no valor previsto para cada projeto, e mobiliza voluntários para a venda desses cupons. Os valores arrecadados ficam, integralmente, com as entidades. Aos realizadores e apoiadores cabem a gestão de toda a campanha e a doação dos prêmios.
Premiação - Este ano, o Instituto Dexis inova na premiação. Serão, três sorteios no valor de R$ 3 mil reais para o cupom sorteado e para a entidade que fez a venda, a serem realizados em maio, e outros três sorteios idênticos no mês de setembro. Ao final da campanha, em dezembro, haverá o sorteio de três certificados de investimento no valor de Fiat Mobi, e que estarão disponíveis na conta do ganhador no prazo de 30 dias. As entidades que venderem os cupons premiados receberão o valor de R$ 5 mil; e as três entidades que mais venderem cupons no decorrer do ano também receberão prêmios no valor de R$ 5 mil.
Demanda - “Resolvemos fazer essa alteração porque alguns dos ganhadores dos carros ou motos entregues em campanhas anteriores não precisavam desses bens e sim do dinheiro e tinham dificuldades para vendê-los. Diante disso, decidimos pela entrega dos prêmios em dinheiro”, esclarece Gisely Almeida, assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Dexis.
Mobilização - A campanha será realizada em 135 cidades das áreas de atuação da Sicredi Dexis e Cocamar, nos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Todas as 111 agências da cooperativa de crédito e mais os entrepostos da Cocamar estarão mobilizados para esclarecer as entidades sobre o funcionamento da campanha. Vários encontros também estão agendados para receber as lideranças de entidades interessadas em cadastrar projetos, que podem ser desde alguma melhoria necessária na sede da entidade como recursos para sua manutenção.
Ampliação - “Antes, a nossa cooperativa recebia inúmeras solicitações de apoio a projetos de entidades sociais. Não conseguíamos atender a todos. Com este modelo de campanha, conseguimos ampliar bastante os atendimentos”, comenta Gisely.
Mais de 3 milhões de vidas impactadas - De 2018, quando foi realizada pela primeira vez, a 2022, a campanha arrecadou R$ 17.289.730,00, impactando em torno de 3,2 milhões de vidas e atendendo a projetos de 625 entidades.
Princípios - “Este ano, nosso objetivo é ampliar ainda mais a capacidade de arrecadação para o maior número de projetos”, destaca a assessora de cooperativismo. Ela ainda informa que, por meio da campanha União Solidária, as cooperativas envolvidas (Sicredi Dexis, de crédito; e Cocamar, agrícola) disseminam os princípios do cooperativismo, em especial o 6º (intercooperação) e 7º (interesse pela comunidade).
ODS - A campanha também está alinhada a quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que são Erradicação da Pobreza, Redução das Desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Parcerias e Meios de Implementação. (Imprensa Sicredi Dexis)
|
|
SEAB: Secretaria da Agricultura publica calendário de eventos do setor agropecuário
Show Rural, Expoingá, Expolondrina, Expo Umuarama, Festa da Uva, InovaMeat Toledo, Expofrísia e diversos outros eventos importantes relacionados à agropecuária paranaense e programados para 2023 podem ser consultados no endereço eletrônico da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. A porta de entrada para a consulta foi colocada na página de abertura do site para que eles sejam mais facilmente encontrados.
Sequência cronológica - Os eventos estão listados de acordo com a sequência cronológica, mas a plataforma foi preparada para facilitar e otimizar a busca. Dessa forma, após clicar em Mais Eventos na página inicial, há a possibilidade de serem filtrados por cidade, mês ou pelo tipo: Caminhadas da Natureza, Exposições e Feiras, Festas Típicas e Outros Eventos, e Tecnológicos.
Show Rural - Neste primeiro semestre, por exemplo, um dos destaques é o Show Rural Coopavel, de 6 a 10 de fevereiro. Realizado em uma área de 720 mil metros quadrados às margens da BR-277 (km-577), em Cascavel, o Show Rural Coopavel é uma espécie de universidade a céu aberto. Ali é possível encontrar o que há de mais moderno e avançado em soluções para tornar a agricultura e a pecuária ainda melhores. Só na última edição movimentou R$ 3,2 bilhões.
Dias de Campo - Os Dias de Campo são outro destaque. No primeiro semestre estão programados o Dia de Campo Lar, Dia de Campo Coagru, Dia de Campo Copagril, Dia de Campo Coasul, Dia de Campo Cocari, Dia de Campo Integrada, Dia de Campo Agrária, Dia de Campo Bom Jesus, Dia de Campo Coopertradição e Dia de Campo do Feijão. Essas iniciativas apresentam a produtores inovações tecnológicas, sustentáveis e o trabalho das cooperativas e dos técnicos paranaenses.
Outras ações - Outras ações ligadas ao setor agropecuário do Estado podem ser acrescentadas à listagem. Para isso, entre em contato por meio do e-mail imprensa@seab.pr.gov.br com informações do nome do evento, localidade e endereço onde acontecerá, data e horário de início e término, site ou endereço eletrônico onde podem ser encontrados mais detalhes, telefone e/ou e-mail de contato e, caso haja, cartaz de divulgação. (Agência Estadual de Notícias)
FOTO: Arquivo AEN
|
|
FOCUS: Inflação deve fechar 2023 em 5,39%, indica Boletim
O mercado financeiro aumentou a previsão de inflação para este ano. Segundo projeção do Boletim Focus, divulgada nesta segunda-feira (16/01), em Brasília, pelo Banco Central, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar o ano em 5,39%. Há uma semana, o cálculo do mercado era de que a inflação este ano ficasse em 5,36%%. Há quatro semanas, a previsão era de 5,17%.
Acima da meta - O percentual está acima da meta de inflação para este ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 3,25%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual (pp), para cima ou para baixo. Assim, a meta será considerada formalmente cumprida se oscilar entre 1,75% e 4,75%.
Selic - Para alcançar a meta inflacionária, o BC usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 13,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A taxa está no maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava nesse patamar.
Próxima reunião - A próxima reunião do Copom está marcada para 31 de janeiro e 1º de fevereiro deste ano. Para o mercado financeiro, a expectativa é que a Selic seja mantida nos mesmos 13,75% ao ano nessa primeira reunião de 2023.
Projeção - Divulgado semanalmente, o Boletim Focus reúne a projeção de mais de 100 instituições do mercado para os principais indicadores econômicos do país. Para 2024, o mercado manteve a projeção de inflação da semana passada: 3,70%. Há quatro semanas, a previsão era de que o índice fechasse o próximo ano em 3,50%. Já para 2025, a projeção é de que o IPCA – a inflação oficial do país - fique em 3,50%.
PIB - O aumento da previsão de inflação veio acompanhado de uma redução na expectativa de crescimento Produto Interno Bruto (PIB) do país este ano, que ficou em 0,77%, ante 0,78% da semana passada. Na projeção desta semana, o Focus manteve a previsão do PIB para 2024, registrada há sete dias. A nova projeção é de 1,50%. Para 2025, a estimativa é que a economia brasileira cresça 1,90%.
Taxa de juros e câmbio - O mercado também projetou alta para a taxa básica de juros, a Selic, para 2023. Na projeção divulgada nesta segunda-feira, a Selic deve ficar em 12,50%, ante os 12,25% da semana passada. Para o fim de 2024, a estimativa do mercado para a Selic se manteve estável, ficando em 9,25%. Para 2025, a previsão é que a Selic fique em 8,25%.
Cotação - Quanto ao câmbio, a expectativa do mercado para a cotação do dólar em 2023 ficou em R$ 5,28, a mesma da semana passada. Para os anos de 2024 e 2025, a previsão do mercado é de que o a moeda norte-americana fique em R$ 5,30, o mesmo valor da semana anterior. (Agência Brasil)
FOTO: Banco Central do Brasil
|
|
ECONOMIA: IBC-Br registra queda de 0,55% em novembro
A atividade econômica brasileira registrou queda de 0,55% em novembro, na comparação com outubro, de acordo com dados divulgados na sexta-feira (13/01) pelo Banco Central (BC). No acumulado do ano, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), teve alta de 3,26%.
Comparação - Na comparação com novembro do ano anterior, o IBC-Br apresentou crescimento de 1,65%. Em 12 meses, o índice registrou alta de 3,15%. Os dados são dessazonalizados, ou seja, desconsideram diferenças de feriados e de oscilações da atividade econômica, típicas de determinadas épocas do ano.
Índice - De outubro para novembro, o índice calculado pelo BC passou de 143,85 pontos para 143,06 pontos na série dessazonalizada.
Evolução - O ICB-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajudar o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 13,75% ao ano.
Trimestre - Segundo o Banco Central, o índice terminou o trimestre de 2022, encerrado em novembro, com queda 0,68%, isso na comparação com o trimestre anterior e considerando os dados dessazonalizados. Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, o IBC-Br apresentou alta de 3,32%. (Agência Brasil)
FOTO: Pixabay
|
|
IBGE: Paraná teve a maior alta industrial do Brasil em novembro de 2022, aponta Instituto
O setor industrial paranaense cresceu 8,5% em novembro de 2022 em relação ao mês anterior. O crescimento do Paraná foi o maior entre todos os 15 locais pesquisados, cuja média nacional teve um recuo de 0,1% no período, de acordo com dados divulgados na sexta-feira (13/01) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Espírito Santo (7,6%), Mato Grosso (3,8%) e São Paulo (3,1%) foram os outros estados que influenciaram positivamente os dados nacionais.
Maior crescimento - Novembro também foi o mês com maior taxa de crescimento da indústria estadual em 2022 na variação mensal. Até então, os maiores aumentos haviam ocorrido em maio, com alta de 3,4%, fevereiro, 1,1%, e março, 0,6%.
Segunda - Segundo o IBGE, o Paraná teve a segunda maior influência no resultado nacional (atrás apenas de São Paulo, cujo parque industrial é maior) devido ao bom desempenho do setor de derivados do petróleo. Essa elevação da produção industrial acontece após cinco meses de resultados mais fracos no Estado.
Outros setores - Outros setores tiveram desempenho destacado em novembro. É o caso da fabricação de bebidas, cuja alta foi de 9,8% em novembro de 2022 em relação ao mesmo mês do ano anterior, seguida por celulose, papel e produtos de papel (7,8%), produtos de metal (6,5%) e produtos alimentícios (3,5%).
Bebidas - A produção de bebidas também teve um forte crescimento no acumulado de 2022, com uma alta de 21% quando comparado ao mesmo período de 2021. Neste mesmo recorte, os índices estaduais também foram positivos para a fabricação de celulose, papel e produtos de papel (4,2%), produtos de borracha e material plástico (2,2%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (1,4%).
Últimos 12 meses - Quando a análise é feita com base no comparativo entre os últimos 12 meses (dezembro de 2021 a novembro de 2022) e o mesmo período anterior (dezembro de 2020 a novembro de 2021), altamente impactado pela pandemia, a maior alta continua sendo da produção de bebidas (19,7%). Depois, aparecem com índice positivo celulose e papel (3,8%), veículos (3,6%), e produtos de borracha e plástico (0,8%).
Gestão - Esses dados passam a ser acompanhados de maneira mais detalhada no Estado pela nova Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, implementada em 2023. A pasta reúne especialistas e técnicos focados em potencializar o bom momento econômico em parceria com a iniciativa privada, associações e sindicatos.
Responsabilidades - Entre outras responsabilidades, a pasta coordenará as ações de Governo relativas à promoção da produtividade e competitividade de bens e serviços produzidos e comercializados pelas empresas instaladas no Paraná. O órgão também ficará responsável pela elaboração e implementação de mecanismos de apoio e fomento aos setores relacionados ao desenvolvimento econômico.
Meta principal - A principal meta da Secretaria é fazer com que a economia paranaense, que recentemente alcançou o posto de quarta maior do País, continue em ascensão. “Estamos em um momento em que o Paraná vai muito bem, ultrapassando o Rio Grande do Sul na produção de riquezas batendo seguidos recordes na geração de empregos. Nesta semana também tivemos essas boas notícias da recuperação da produção industrial e do crescimento do turismo e do setor de serviços. Estamos confiantes para os próximos meses”, comentou o secretário Ricardo Barros. (Agência Estadual de Notícias)
FOTO: Geraldo Bubniak / AEN
|
|
CAGED: Paraná é o maior gerador de empregos para jovens de 18 a 29 anos da região Sul
O Paraná foi o Estado do Sul que mais gerou empregos entre jovens de 18 a 29 anos entre janeiro e novembro de 2022, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Foram 96.137 colocações no mercado para essa faixa, também o quarto melhor resultado nacional absoluto, atrás apenas de São Paulo (492.594), Minas Gerais (150.984) e Rio de Janeiro (126.799).
RS e SC - O Rio Grande do Sul aparece em sexto (78.859) e Santa Catarina em sétimo (72.341). O Paraná tem um volume 21,91% maior que o Rio Grande do Sul e 32,89% maior que Santa Catarina. Esse recorte indica que 62,5% do saldo de pessoas encaminhadas ao mercado formal de trabalho em 2022 têm até 29 anos. No total, o Caged do Paraná foi de 153.693 nesses onze meses.
Faixas etárias - Na separação dessas faixas etárias, o Paraná também desponta como líder do Sul. Entre 18 e 24 anos o saldo de empregos foi de 80.336 no período, contra 63.860 do Rio Grande do Sul e 59.193 de Santa Catarina. Entre 25 e 29 anos foram 15.801 contratações no Paraná, contra 14.999 no Rio Grande do Sul e 13.148 em Santa Catarina.
Sine - Através do sistema Sine, que reúne as Agências do Trabalhador, o Paraná ocupa o 1º lugar no ranking nacional em empregabilidade jovem do Brasil. Em 2022, as Agências do Trabalhador ajudaram 65.447 jovens de 18 a 29 anos a serem contratados, um volume 120,75% maior que o Ceará (2º lugar) e 199,23% superior a São Paulo (3º lugar).
Diferença - Na comparação com os estados do Sul a diferença é ainda maior. A rede de Agências do Rio Grande do Sul fechou 10.526 contratações nessa faixa etária (6º lugar) e a de Santa Catarina, 4.954 (9º lugar). O Paraná ainda lidera nos outros dois comparativos que formam a soma final dessa faixa etária: 42.487 contratações entre 18 e 24 anos e 22.960 entre 25 e 29 anos.
Objetivo - De acordo com Mauro Moraes, secretário de Trabalho, Qualificação e Renda, o objetivo da pasta é transformar o Paraná no maior celeiro de geração de empregos para jovens em todo o País. Para isso, além da formatação de um ambiente econômico atrativo, o Estado aposta em programas como o Cartão Futuro, subvencionando a contratação de jovens aprendizes, e os de qualificação profissional, que são uma das maiores barreiras ao primeiro emprego.
Potencial - "O Estado tem um grande potencial para ocupar lugar ainda maior de destaque no ranking nacional de empregabilidade jovem, pois temos o objetivo de ampliar ainda mais os projetos focados na capacitação desses trabalhadores, sem deixar de considerar as áreas de conhecimento pelas quais possuem maior afinidade e interesse", afirma.
Estratégia - Moraes destaca ainda que a pasta vem adotando como estratégia para empregar formalmente pessoas entre 18 e 29 anos a ampliação de vagas em cursos profissionalizantes. "O mercado de trabalho também se beneficia com as políticas públicas pautadas na capacitação e aperfeiçoamento de mão de obra, como as proporcionadas com o Qualifica Paraná ou as Carretas do Conhecimento", arremata.
Caged - O Paraná teve saldo positivo de 153.693 empregos gerados em 2022 (janeiro e novembro), se consolidando como o maior empregador da região Sul. Foram 1.627.912 contratações contra 1.474.219 demissões. Com o saldo, o Paraná fica atrás apenas dos estados mais populosos do Sudeste: São Paulo (712.888), Minas Gerais (223.982) e Rio de Janeiro (202.813). Além disso, o resultado é superior à soma do resultado dos sete estados da região Norte no período.
Agências - Dados do Ministério do Trabalho e Previdência apontam que o Paraná colocou 118.839 trabalhadores em empregos formais pela Rede Sine estadual (Sistema Nacional de Emprego) em 2022, sendo responsável por 33,71%, ou um a cada três, de todos os 352.518 trabalhadores encaminhados via agências em todo o País. Segundo colocado, o Ceará registrou 48.107 colocados, enquanto São Paulo encerrou o ano com 34.566 empregados via Sine. No ranking nacional, o Paraná alcançou um resultado de 147,03% maior do que o Ceará e 243,80% acima de São Paulo. (Agência Estadual de Notícias)
FOTO: Gilson Abreu / AEN
|
|
EXECUTIVO ESTADUAL: Governador anuncia nomes das Secretarias da Mulher e Igualdade Racial e Comunicação
O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta segunda-feira (16/01) mais dois nomes que vão ocupar o primeiro escalão do Governo do Paraná nos próximos anos. A secretária da Mulher e Igualdade Racial será a deputada federal eleita Leandre Dal Ponte e a Secretaria de Comunicação ficará sob responsabilidade de Cleber Mata.
Ocupantes - Com as novas nomeações, já foram anunciados os ocupantes de 36 secretarias, empresas públicas e órgãos da administração pública estadual que participarão da gestão pelos próximos quatro anos.
Mulher e Igualdade Racial - Leandre Dal Ponte é deputada federal e foi reeleita para o terceiro mandato em 2022. Ela já foi procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados e atualmente ocupa o cargo de procuradora adjunta. Uma das suas marcas é o trabalho pela criação de procuradorias da mulher nos legislativos paranaenses, assim como na Assembleia Legislativa do Estado. Atualmente, cerca de 100 municípios paranaenses contam com Procuradoria da Mulher ativa, fortalecendo as redes de proteção à violência contra as mulheres.
Câmara dos Deputados - Na Câmara dos Deputados, também presidiu a Comissão Externa do Envelhecimento Saudável e participava como titular da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO) e Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). No Congresso Nacional, preside a Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância e compõe as frentes parlamentares em Defesa dos Direitos da Mulher, em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, em Defesa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, e em Defesa dos Povos e Comunidades Tradicionais com Participação Popular.
Origem - Ela é natural de Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, e já foi secretária municipal da Saúde de Saudade do Iguaçu. Tem ampla atuação em defesa da Saúde da Família, sendo autora do projeto de lei que cria no Brasil a Política Nacional do Cuidado. É formada em engenharia civil.
Comunicação - Ex-secretário de Comunicação do Estado de São Paulo, Cleber Mata é jornalista formado pela PUC Campinas e em solo paulista assessorou diretamente seis governadores, além de ter coordenado o trabalho jornalístico e de marketing de campanhas políticas.
Experiência - Com larga experiência em gestão pública, Mata é especialista em marketing político pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e mestrando em Comunicação Pública pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).
Confirmados - Confira os nomes já confirmados do primeiro escalão do Paraná:
Casa Civil: João Carlos Ortega
Subchefe da Casa Civil: Lúcio Mauro Tasso
Administração e Previdência: Elisandro Pires Frigo
Agricultura e Abastecimento: Norberto Ortigara
Casa Militar: Sérgio Vieira Benício
Chefia de Gabinete: Darlan Scalco
Cidades: Eduardo Pimentel
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior: Aldo Bona
Comunicação: Cleber Mata
Cultura: Luciana Casagrande Pereira
Desenvolvimento Social e Família: Rogério Carboni
Desenvolvimento Sustentável: Valdemar Bernardo Jorge
Educação: Roni Miranda
Esporte: Helio Wirbiski
Fazenda: Renê Garcia
Indústria, Comércio e Serviços: Ricardo Barros
Inovação, Modernização e Transformação Digital: Marcelo Rangel
Mulher e Igualdade Racial: Leandre Dal Ponte
Planejamento: Guto Silva
Saúde: Beto Preto
Segurança Pública: Hudson Leôncio Teixeira
Trabalho, Qualificação e Renda: Mauro Moraes
Controladoria-Geral do Estado: Raul Siqueira
Procuradoria-Geral do Estado: Leticia Ferreira da Silva
Agência de Assuntos Metropolitanos: Gilson Santos
BRDE: Wilson Bley Lipski
Celepar: Andre Gustavo Garbosa
Cohapar: Jorge Lange
Compagas: Rafael Lamastra
Copel: Daniel Pimentel Slaviero
Detran: Adriano Furtado
Ferroeste: André Gonçalves
Fomento Paraná: Heraldo Neves
Invest Paraná: Eduardo Bekin
Portos do Paraná: Luiz Fernando Garcia
Sanepar: Claudio Stabile
(Agência Estadual de Notícias)
FOTO: Jonathan Campos / AEN
|
|
TRIBUTOS: MP tira ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins
Já está no Congresso Nacional a medida provisória que retira da base de cálculo do PIS/Pasep e da Cofins as receitas referentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) (MP 1159/2023). Ela precisa ser votada pelos parlamentares até o início de maio para manter seus efeitos.
Operações de compra - Outra regra contida na MP é a exclusão da possibilidade de créditos sobre o valor do ICMS que tenha incidido sobre operações de compra. As leis que regem o PIS/Pasep e a Cofins permitem o desconto de uma série de créditos que reduzem o valor apurado para essas contribuições. Essa regra só entra em vigor daqui a quatro meses.
Pacote econômico - A MP faz parte do pacote econômico do governo para reduzir o déficit fiscal. Ela agora precisa ser votada pelas duas casas do Congresso Nacional antes do seu prazo de validade. A partir do dia 19 de março, caso ainda não tenha sido concluída, ela entra em regime de urgência e ganha prioridade na pauta de votações. (Agência Senado)
FOTO: Pixabay
|
|
SAÚDE: Sesa confirma mais 879 novos casos e um óbito por Covid-19 no Paraná
De acordo com o Informe Epidemiológico divulgado nesse domingo (16/01) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Paraná registrou 879 novos casos e um óbito provocado pela Covid-19, dos quais 123 casos nas últimas 24h. Assim, o Estado acumula, desde o início da pandemia, 2.885.233 casos confirmados e 45.628 mortes decorrentes da doença.
Meses - Os casos confirmados divulgados nesta data são de: janeiro (166) de 2023; dezembro (705) e fevereiro (1) de 2022; agosto (1), julho (1), abril (2) e fevereiro (1) de 2021; e dezembro (2) de 2020. O óbito divulgado nesta data é de: janeiro (1) de 2023.
Município - O paciente que foi a óbito residia em: Cascavel (1). (Com informações da Sesa)
Clique aqui e confira o boletim completo
FOTO: Sesa
|
|
|