TRIGO: Estimativa para colheita no Paraná é revisada para baixo
- Detalhes
- Criado em Quarta, 26 Setembro 2018 09:15
O Paraná, maior produtor de trigo do país, deverá ter uma colheita abaixo do esperado nesta safra (2017/18). Nesta terça-feira (25/09), o Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à secretaria da agricultura do Paraná, reduziu sua estimativa para a safra do cereal para 2,920 milhões de toneladas. No mês passado, havia projetado 2,992 milhões de toneladas. O volume esperado, porém, ainda é maior do que o colhido na safra passada. Em 2016/17, a produção no Estado foi de 2,244 milhões de toneladas de trigo.
Queda na produtividade - O motivo para a revisão do cálculo para o ciclo atual, segundo o Deral, é a projeção de queda na produtividade, após um longo período de seca durante o desenvolvimento da cultura e de episódios de geada em regiões importantes e durante períodos críticos de crescimento da planta.
Rendimento - Para o Deral, o rendimento das lavouras ficará em 2,664 toneladas por hectare. Em agosto, a projeção era de uma produtividade de 2,730 toneladas por hectare. A colheita de trigo no Estado continua atrasada em relação à safra passada. Segundo o Deral, 20% da área plantada foi colhida até segunda-feira, 9 pontos percentuais de avanço em uma semana. No entanto, na comparação com o mesmo período da safra passada, a colheita já estava em 65%.
Condições - Da área que ainda está por colher, 50% estão em boas condições, enquanto 29% estão em situação média e 21% em condição ruim. Do total, 60% está em fase de maturação.
Comercialização - O Deral também informou que 13% da produção de trigo do Paraná desta safra foi comercializada até o momento — menos, portanto, do que o volume efetivamente colhido até o momento.
Soja - O departamento também informou nesta terça-feira que o plantio de soja da safra 2018/19 no Paraná avançou nove pontos percentuais na última semana. Até a última segunda-feira (24/09), os produtores do Estado haviam semeado 18% da área pretendida para o cultivo da oleaginosa.
Fase - Dessa área plantada até agora, toda a extensão está em boas condições. Além disso, 72% ainda estão na etapa de germinação e 28% estão em fase de desenvolvimento vegetativo. Já o plantio do milho de primeira safra 2018/19 no Paraná avançou atingiu 58% da área esperada no Estado na última semana, segundo o Deral. Dessa área plantada até agora, toda a extensão está em boas condições. Em relação ao desenvolvimento, 38% ainda estão na etapa de germinação e 62% estão em fase de desenvolvimento vegetativo. (Valor Econômico)