COCAMAR: Dia de informação e homenagens
- Detalhes
- Criado em Quarta, 26 Setembro 2018 09:18
Um dia de muita informação, novos conhecimentos e homenagens. Assim foi a terça-feira (25/09) para os integrantes dos Conselhos de Administração, Fiscal e Consultivo da Cocamar, reunidos em Maringá, na Associação Cocamar.
Economia e agro - Às 10h30, eles participaram de uma videoconferência com o economista José Roberto Mendonça de Barros, da MB Associados, de São Paulo, que falou sobre as perspectivas para o agronegócio nos cenários interno e externo. Segundo Barros, o setor agro é o único, na economia brasileira, que cresce com base no aumento da produtividade e tem pela frente, ainda, um caminho para continuar evoluindo. Ele recomendou, no entanto, que os produtores “sejam conservadores e tenham muita cautela na gestão dos seus negócios”, ressaltando que “não se pode ter ilusão e nem correr riscos, teremos um período complexo e turbulento pela frente, qualquer que seja o resultado das urnas”. “De qualquer forma”, salientou, “já passamos por situações muito difíceis no passado e superamos”. No âmbito internacional, está se confirmando uma grande colheita de grãos nos Estados Unidos, país que tende a avançar em suas divergências comerciais com a China, a qual, por sua vez, irá retaliar. Barros lembrou que a economia norte-americana está crescendo, enquanto a de outros países, como a própria China e o Japão, vem desacelerando. Entretanto, a política de redução de impostos, promovida pelo governo, não está surtindo efeito, o que pode levar os EUA a desacelerar e até mesmo a uma recessão no próximo ano.
Novo - Christian Lohbauer, candidato a vice-presidente da República na chapa liderada por João Amoedo, proferiu uma palestra em seguida. Ele falou sobre as propostas do Partido Novo e lembrou que de toda a população brasileira, estimada em mais de 200 milhões, apenas 27 milhões empreendem e são geradores de riquezas. “No Brasil de hoje, quem não trabalha impede quem quer trabalhar”, citou.
Fidelização - Na parte da tarde, às 16h, o ex-presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, palestrou sobre o tema Fidelização do Cooperado, asseverando que “o cooperado fiel otimiza a estrutura da cooperativa, reduz custos e assegura mais resultados para todo o quadro”. Na visão dele, “na medida em que fortalece a cooperativa, o associado a está blindando contra especuladores”, e lembrou: “na crise, a cooperativa é o refúgio onde o cooperado se sente mais protegido”.
Homenagens - Na sequência, o presidente do Conselho de Administração, Luiz Lourenço, o presidente-executivo, Divanir Higino, e o vice-presidente-executivo, José Cícero Aderaldo, prestaram homenagem a algumas personalidades que contribuíram para a história da cooperativa. São elas: Fernando Craidy, engenheiro precursor na construção dos armazéns graneleiros, Reynaldo Dias de Moraes e Silva e Ivan Petry (em memória), engenheiros que participaram da implantação de estruturas industriais, José Fernandes Jardim Júnior, que foi diretor entre 1998 e 2015, Jayme Canet Júnior (em memória), governador do Estado do Paraná de 1975 a 1979, representado pelo neto Jayme Canet; Reynaldo Costa (em memória), idealizador e coordenador do Acervo Cocamar, que trabalhou na cooperativa de 1977 a 2018, representado pela esposa Lara, filhas e netas; e Benedito Lara, um dos 46 fundadores e primeiro diretor-secretário da Cocamar, de 1963 a 1965. Após a cerimônia na Associação, eles foram convidados a plantar uma árvore nas Avenidas Constâncio Pereira Dias e Claus Paul Thonem, no parque industrial.
Gestão - A agenda foi concluída com a palestra de Carlos Alberto Júlio, da equipe da Rádio CBN, no Haddock Buffet, que discorreu sobre Gestão e Liderança no Agronegócio. Ao fazer a apresentação do palestrante, o vice-presidente da Cocamar, José Cícero Aderaldo, ressaltou que o dia de informações e novos conhecimentos “contribui para o aprimoramento no trabalho de cada um, no seu dia a dia”. (Imprensa Cocamar)