Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias SICREDI UNIÃO: Pedra fundamental da nova sede é lançada na celebração dos 33 anos

 

 

cabecalho informe

SICREDI UNIÃO: Pedra fundamental da nova sede é lançada na celebração dos 33 anos

Na manhã de terça-feira (25/09), dia em que a Sicredi União PR/SP completou 33 anos, foi lançada a pedra fundamental da nova sede da instituição financeira cooperativa. O evento ocorreu em Maringá (PR), no local em que será erguido o prédio, que fica na avenida Paraná, esquina com a avenida Carneiro Leão. O primeiro bloco de concreto, que simboliza o início efetivo da obra, foi selado pelo presidente da instituição financeira cooperativa, Wellington Ferreira.

Presenças - Também participaram do ato o diretor-executivo da Sicredi União, Rogério Machado; o diretor-executivo do Centro Administrativo Sicredi, João Tavares; o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Afonso Dasenbrock; o diretor de Desenvolvimento Regional da Sicredi União, Constantino Júnior; o diretor de Operações da Sicredi União, Walter Luiz Silva; o presidente da Cocamar, Luiz Lourenço; o prefeito de Maringá, Ulisses Maia; o arcebispo Dom Anuar Battisti; além de colaboradores e associados.

Cápsula do tempo - Na ocasião, as autoridades também lacraram uma cápsula do tempo, com mensagens que serão lidas somente em 2050, ano em que a instituição completará 65 anos. Na sequência um bolo foi cortado em comemoração aos 33 anos.

Desafios - Durante o cerimonial, o presidente Wellington Ferreira disse que foram muitos os desafios ao longo destas três décadas, mas com ousadia, união e compartilhamento de decisões e sonhos, a Sicredi União superou obstáculos e tem apresentado resultados positivos. “O grande desafio de crescer é manter a qualidade e os valores, e estamos firmes no nosso foco, que é ser relevante para a comunidade, contribuindo com o desenvolvimento local. Tanto que o projeto da nova sede segue o mesmo propósito, pois será uma construção sustentável e com espaços para o uso comum. Ou seja, mais do que um edifício bonito, será uma ponte para o futuro”, enfatizou.

Valores e princípios - Dasenbrock lembrou que há 35 anos havia uma grande desilusão em relação ao sistema financeiro no país e, naquele contexto adverso, nasceu a instituição financeira cooperativa. “Se chegamos até aqui é porque os valores e os princípios nortearam a nossa caminhada. Por isso, parabenizo a cooperativa por mais essa conquista”.

Nova fase - O prefeito Ulisses Maia também declarou ser uma honra participar de um momento tão especial tanto para a Sicredi União quanto para o município de Maringá. “É inquestionável que a instituição financeira cooperativa promove o desenvolvimento econômico não só dos associados, mas da comunidade. Tenho certeza de que este é o início de uma nova fase e que o edifício será um dos pontos de referência da cidade. Por isso, desejo sucesso para essa nova empreitada”.

Nova sede - Mais do que a sede da cooperativa, o prédio terá espaços para uso da comunidade. Isso porque praticamente todo o térreo será destinado ao público em geral, com espaços para coworking, startups, café público e um auditório com capacidade para 450 pessoas.

Sustentabilidade - Com duas torres e um total de 20 mil metros quadrados de construção, o prédio também será erguido dentro do conceito de ‘green building’ e buscará a certificação Leed Platinum, que é o grau máximo da certificação sustentável concedida pela Organização não governamental americana U.S. Green Building Council (USGBC). Os pré-requisitos para alcançar a certificação, entre outros, são sustentabilidade do espaço, racionalização do uso da água, eficiência energética, qualidade ambiental interna, materiais, recursos e inovação.

Mobilidade urbana - Para contribuir com a mobilidade urbana, o projeto ainda reserva, no primeiro subsolo, um amplo estacionamento para bicicletas, e vestiário feminino e masculino para que os usuários possam tomar banho, trocar de roupa e ir para o trabalho. O edifício também terá creche para crianças até dois anos, biblioteca, refeitório, área de descanso e espaço gourmet que, quando necessário, pode se associar ao refeitório e se tornar um ambiente para até 300 pessoas. A obra levará 30 meses para ser concluída.

Desenvolvimento regional - “Essa construção representa o nosso foco no desenvolvimento regional, incluindo a promoção da inclusão e da educação financeira, bem como a educação e a formação de pessoas”, enfatizou Wellington Ferreira, informando que o projeto leva a assinatura conjunta do arquiteto Edson Yabiku e de seu irmão, o engenheiro Wilson Yabiku.

História - Atualmente, a Sicredi União PR/SP é a maior cooperativa do Sistema Sicredi, com mais de 188 mil associados e R$ 3,8 bilhões de ativos totais. São 83 agências instaladas no norte e noroeste do Paraná, bem como no centro e centro-leste paulista. Ao todo, são mais de mil colaboradores que, de três em três anos, têm visto a instituição financeira cooperativa dobrar de tamanho.

Trajetória - Esses resultados são frutos de uma trajetória que teve início em 1985, quando 25 associados fundaram a Cooperativa de Crédito Rural de Maringá (Credimar). Treze anos depois, em 1998, a Credimar aderiu ao sistema Sicredi e passou a ser denominada Sicredi Maringá. Naquele ano o número de associados chegou a 3.248, em 12 cidades.

Livre admissão - Outro passo importante ocorreu em 2005, quando a cooperativa se tornou de livre admissão. Isso significou atender pessoas físicas e jurídicas de qualquer área, e não somente produtores rurais. Em 2009, a fusão com as cooperativas Sicredi Vale do Bandeirante, de Astorga, e Sicredi Norte do Paraná, de Cornélio Procópio, fez surgir a Sicredi União PR. Quatro anos depois, em 2013, a fusão com a Sicredi Integradas Centro-Leste Paulista, com sede em Limeira, fez surgir a Sicredi União PR/SP, que é a denominação atual. (Imprensa Sicredi União PR/SP)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

icone prcoop icone instagram icone facebook icone twitter icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco

Últimas Notícias