INTEGRADA: Cooperativa lança sistema online de informações sobre a origem das sementes
- Detalhes
- Criado em Terça, 18 Dezembro 2018 08:50
A Integrada acaba de lançar um novo sistema de informações sobre a origem das sementes produzidas pela cooperativa. As embalagens de sementes começarão a vir a partir de agora com um QR Cod, semelhante ao código de barras. Por meio de um aplicativo leitor desse código instalado em um smartphone, o produtor terá acesso a todas as informações de origem da semente que está adquirindo.
Informações - Emerson Zanoti, do departamento de tecnologia da informação da Integrada (TI), explica que, por meio da plataforma, o agricultor saberá qual cultivar está presente naquela embalagem, a rastreabilidade do lote, o índice de germinação, a categoria, a peneira, o peso por mil sementes e o vigor dela. Zanoti observa que a plataforma mostra também o tipo de tratamento e a origem do lote.
Monitoramento - Hoje, a Integrada tem todo o sistema de produção de sementes monitorado, afirma Romildo Birelo, gerente de produção de sementes. Ele frisa que a tecnologia permitirá o acesso às informações em tempo hábil. Segundo ele, isso garante transparência por parte da cooperativa que, consequentemente, gera mais confiança por parte do produtor.
Internet das Coisas - Com a tecnologia do QR Code, as Sementes Integrada passam a ser Internet das Coisas - do termo em inglês Internet of Things (IoT), que é designado para especificar objetos físicos que possuem tecnologias e informações embarcadas.
Teste - Ficou interessado? Faça um teste com o QR Code disponibilizado nesta matéria. (Imprensa Integrada)