SAÚDE II: Divulgado relatório inédito sobre consumo de antibióticos no Paraná
- Detalhes
- Criado em Quinta, 20 Dezembro 2018 08:44
Foi divulgado na terça-feira (18/12) um boletim da Secretaria de Estado da Saúde com os dados do Sistema Online de Notificação de Infecções Hospitalares (SONIH). O balanço traz as notificações de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), registradas no primeiro semestre de 2018 em 411 estabelecimentos de saúde do Paraná, bem como o de consumo de antimicrobianos no Estado.
Destaque - Conforme explica o diretor do Centro Estadual de Vigilância Sanitária, Paulo Costa Santana, o destaque dessa edição do Boletim são as informações sobre o consumo de antimicrobianos pelos estabelecimentos de saúde, o que permitirá uma melhor compreensão do perfil de sensibilidade e resistência aos antimicrobianos no Estado. Ele ressalta que esses dados foram possíveis graças ao apoio do Conselho Regional de Farmácia do Paraná.
Farmacêuticos - “Os farmacêuticos responsáveis dos hospitais cadastrados no SONIH passaram a reportar no sistema também o consumo de antimicrobianos. Assim, podemos obter um mapeamento muito mais adequado, permitindo a proposição e adoção de estratégias mais efetivas para o controle da resistência microbiana, que é um problema sério, causado, entre outras coisas, pelo uso irracional ou desmedido de antibióticos”, diz Paulo.
Elaboração - Ele lembra que o boletim foi elaborado pela Comissão Estadual de Controle de Infecção em Serviços de Saúde e a Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, com a colaboração de representantes da Associação Brasileira dos Profissionais em Controle de Infecções e Epidemiologia Hospitalar (ABIH), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Associação Paranaense de Controle de Infecção Hospitalar (APARCIH), e Laboratório Central do Estado (Lacen).
SONIH – O SONIH é o sistema oficial da Secretaria de Estado da Saúde para o registro das infecções pelos serviços de saúde no Paraná, de acordo com a Resolução SESA/PR 88/2017. O sistema foi atualizado em julho de 2017 graças ao apoio da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e da Associação Paranaense de Controle de Infecção Hospitalar (APARCIH), o que possibilitou o aprimoramento e a disponibilidade das informações divulgadas no boletim. (Agência de Notícias do Paraná)
O boletim completo pode ser consultado aqui.