Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias AGRICULTURA: Ratinho Jr e Ortigara vão reestruturar a Seab

 

 

cabecalho informe

AGRICULTURA: Ratinho Jr e Ortigara vão reestruturar a Seab

 

agricultura 04 01 2019O governador Carlos Massa Ratinho Júnior e o vice-governador Darci Piana prestigiaram a transmissão do cargo de secretário da Agricultura e Abastecimento do Paraná, nesta quinta-feira (03/01), na sede do Instituto Emater, em Curitiba. O economista Norberto Anacleto Ortigara tomou posse, em substituição ao empresário George Hiraiwa, que comandou a pasta nos últimos nove meses. O governador e o secretário confirmaram a reestruturação administrativa da pasta, abrangendo as empresas vinculadas, para atender ao compromisso da atual gestão de reduzir a máquina pública e torná-la mais eficiente. “O objetivo é imprimir agilidade, eficiência e menos burocracia ao sistema de Agricultura”, afirmou o governador. Ele explicou que a ideia é modernizar as empresas sob uma única gestão, conforme modelo que está sendo estudado pela Fundação Dom Cabral.

 

Redução - Ratinho Junior lembrou da redução das secretarias de Estado de 28 para 15. O governador destacou que enxugamento também vai abranger empresas públicas, de economia mista, autarquias e fundações. Na área da agricultura deve haver a fusão das empresas vinculadas de assistência técnica e pesquisa agrícola como Instituto Emater, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Centro Paranaense de Referência em Agroecologia, além da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar).

 

Fusão - A fusão das vinculadas em uma única empresa não visa a diminuição de servidores. “Não podemos abrir mão desse capital humano que ajudou a construir a agricultura paranaense até agora. Temos planos para atrair investimentos ao setor e para isso precisamos de projetos executivos para atrair os recursos que precisamos”, afirmou o governador. Ratinho Junior destacou que Norberto Ortigara é servidor de carreira do Governo do Paraná e profundo conhecedor da agricultura paranaense. “Tem perfil inovador e de trabalho para modernizar as autarquias. O objetivo é fazer o Paraná o protagonista na produção de alimentos no País”, enfatizou.

 

Mudanças - Segundo o secretário Norberto Ortigara, o estudo para fusão das empresas vinculadas vai fortalecer as áreas de assistência técnica e pesquisa e também o trabalho da Codapar. “Uma empresa que tem rigidez competitiva e que precisa ser modernizada para atuar com mais eficiência na adequação de estradas rurais”, disse. “Nesse processo vamos chegar a uma proposta de consenso, ouvindo a sociedade, os servidores. Os tempos atuais impõem mudanças para um estado eficiente e nesse contexto que estamos estudando essa reforma”, antecipou Ortigara.

 

Aftosa - Ortigara falou também do avanço na questão sanitária que o Paraná pretende neste ano de 2019. Ele lembrou o compromisso assumido com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a antecipação do processo junto ao Programa Nacional de Erradicação de Febre Aftosa (Pnefa) para obter a declaração de estado livre de febre aftosa sem vacinação.

O secretário afirmou que isso é consequência dos investimentos iniciados em 2011 quando foi criada a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e que culminou com um longo tempo sem a manifestação clínica da enfermidade. Já foram feitas duas auditorias, que apontaram pequenas conformidades, quase todas trabalhadas e a ideia é fazer a última vacinação em animais jovens em maio de 2019. “Mas haverá diálogo com setores que acham arriscado antecipar o processo porque nesse entendimento todos sairão ganhando e o Paraná estará forte em todos os mercados mundiais”, enfatizou.

 

Servidor - Norberto Anacleto Ortigara é técnico agrícola e economista, com especialização em Economia Rural e Segurança Alimentar. Foi servidor público da Secretaria da Agricultura e Abastecimento por 40 anos, onde construiu carreira, tendo ocupado as funções de pesquisador gerente, coordenador, analista, diretor do Deral por duas vezes, diretor-geral por duas vezes e secretário de Estado por 7 anos e 3 meses - o mais longevo da História. Também foi secretário municipal de Abastecimento de Curitiba por cinco anos e por mais de 25 anos especializou-se em relações do Trabalho. É profundo conhecedor das Finanças Públicas do Estado.

 

Presenças - A cerimônia de posse teve a presença de aproximadamente 500 pessoas. Participaram o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano; o chefe da Casa Civil, Guto Silva; o secretário do Meio Ambiente, Márcio Nunes; o secretário da Agricultura de Curitiba, Luiz Damaso Gusi; os deputados estaduais Hussein Bakri, Plauto Miró, Nelson Luersen, Élio Rush e Rubens Recalcatti; o procurador-geral de Justiça do Paraná, Ivonei Sfoggia, o procurador de Justiça, Gilberto Giacoia; representantes da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), do Movimento de Trabalhadores Sem-Terra; da Embrapa Florestas, da Universidade Federal do Paraná; do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e lideranças de todos os segmentos do setor agropecuário do Estado. O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, os superintendentes Robson Mafioletti e Leonardo Boesche, e os presidentes das cooperativas Castrolanda, Frans Borg, e da Bom Jesus, Luiz Roberto Baggio, prestigiaram a solenidade de posse. 

 

Nova equipe - Na solenidade, Ortigara anunciou a equipe que vai comandar com ele o processo de modernização do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri):

Diretor-Geral – engenheiro agrônomo Rubens Niederheitmann

Chefe de Gabinete – engenheira agrônoma Vera da Rocha Zardo

Assessor Técnico do Gabinete – engenheiro agrônomo Paulo Roberto Meira

Diretor do Departamento de Economia Rural (Deral) – economista doutorando Salatiel Turra

Diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável – engenheiro agrônomo 

Richardson de Souza

Diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional – nutricionista Márcia Stolarski

Diretor do Departamento de Florestas Plantas – engenheiro agrônomo José Tarciso Fialho

Diretor-Presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – engenheiro agrônomo 

Natalino Avance de Souza

Diretor de Pesquisa – engenheiro agrônomo Doutor Rafael Fuentes Llanillo

Diretor de Extensão Rural – engenheiro agrônomo Doutor Nelson Harger

Diretor de Agroecologia – engenheira agrônoma Solange Maria da Rosa Coelho

Diretora de Engenharia Rural – engenheira agrônoma Debora Grimm

Diretor Administrativo e Financeiro – engenheiro agrônomo Diniz Doliveira

Diretor-Presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – médico veterinário Otamir Cesar Martins

Diretor de Defesa Agropecuária – Engenheiro Agrônomo Manoel Luiz de Azevedo

Diretor Administrativo – Administrador de Empresas Adalberto Luiz Valliati

Diretor-Presidente das Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa) – engenheiro agrônomo Richard Golba

Diretor Técnico – Eder Bublitz

Diretor Agrocomercial – Paulo Danova

Diretor de Administração e Finanças - João Luiz Buso

(Agência Estadual de Notícias)

 

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

icone prcoop icone instagram icone facebook icone twitter icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco

Últimas Notícias