PROGRAMA DE AUTOCONTROLE: Cooperativas entregam carta de reinvindicações ao Mapa
- Detalhes
- Criado em Quinta, 18 Abril 2019 11:09
Lideranças do cooperativismo se reuniram na quarta-feira (17/04), na sede administrativa da Frimesa, em Medianeira, no Oeste do Paraná, para entregar uma carta de reivindicações para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio do Secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Tollstadius Leal. Foram dois dias de discussões para formular pontos de atenção que modernizam os processos de industrialização e melhoram a qualidade dos produtos entregues aos consumidores. Outro tema de trabalho foi a apresentação de propostas para o Programa de Autocontrole nos estabelecimentos regulados pela legislação da defesa agropecuária do país.
Mais participações - Também participou do evento o superintendente da Organizações das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile, superintendente do Sistema Ocepar, Robson Mafioletti e a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Ana Lucia de Paula Viana.
Envolvimento - Cerca de 40 pessoas se envolveram nos trabalhos do Comitê Técnico de Programa de Autocontrole, criado em fevereiro de 2019, para promover articulações nos órgãos e entidades públicas e privadas com o objetivo de implementar programas de autocontrole. A partir disso, foram criados subcomitês específicos para trabalhar tecnicamente questões que possam gerar alterações normativas em cada setor do agronegócio.
Diálogo - A articulação do diálogo ocorreu pela OCB que apresentou o Convênio para Cooperação Técnica para realização de workshops conjuntos com o Mapa para facilitar o entendimento e identificar soluções e gargalos, participações em comitês, financiamento de pesquisas, intercâmbios e união de esforços em campanhas. “É importante estabelecermos esse diálogo. Essa parceria com a OCB irá gerar bons frutos e caminharemos juntos nessa linha de desenvolvimento”, avalia Leal.
Aproximação - Para o diretor presidente da Frimesa, Valter Vanzella, aproximar o poder público do privado é a realização de um sonho. “Ter o cooperativismo como melhor aliado de um governo sério transformará nossa realidade. Entendemos que é por meio do diálogo que nos tornaremos grandes provedores de alimento para o mundo”, explica.
Principais pontos - Principais pontos de atenção citados na carta:
- Seminário sobre normas da qualidade do leite;
- Informatização de documentos e registros;
- Alinhamento com normativas da Anvisa;
- Revisão e construção de novos RTIQ’s;
- Constante melhoria da PGA;
- Revisar as legislações complementares, de forma a harmonizar a interpretação do novo RISPOA, com foco nas questões relativas à saúde pública;
- Revisão e construção de novos marcos regulatórios para a Defesa Agropecuária de Produtos de origem vegetal;
- Revisão da instrução normativa nº 30 de 2017 relativa a inovações tecnológicas;
(Imprensa Frimesa)