14º CBC IV: Estande do SomosCoop divulga carimbo do movimento
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- Criado em Sexta, 10 Maio 2019 12:24
O estande do movimento SomosCoop é o espaço mais visitado na 14ª edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo. Os mais de 1,5 mil participantes recorrem ao local a fim de verem de perto como 30 cooperativas estão utilizando o carimbo da iniciativa em seus produtos, serviços, publicações e materiais diversos.
Visitante - Um dos visitantes do espaço foi Fernando Schwanke, secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ele se mostrou bastante entusiasmado com a proposta do movimento Somoscoop de divulgar tudo que é feito pelos cooperados.
Necessidade - Além disso, o secretário destacou a necessidade de as cooperativas ampliarem seu nível de qualificação e processos internos, visando ao mercado internacional. “As cooperativas têm que estar preparadas para competir. Isso trará muita competividade e força para que acessem desde os mercados menos exigentes até os mais complexos do mundo. É fundamental se dar conta de que quem está preparado acessa qualquer mercado”, avalia.
Embarques - Em 2017, último ano de divulgação dos dados segmentados das exportações brasileiras, as cooperativas movimentaram mais de US$ 6 bilhões, exportando produtos, como carnes, grãos e frutas, a países dos continentes europeu, americano e asiático.
União - Além de mostrar os rostos por trás de um rótulo e, ainda, todos os CPFs que integram um único CNPJ, o Movimento SomosCoop representa a união entre todas as cooperativas do país. “Esse carimbo, traz o significado de time. Nós, cooperativistas, somos um grande time, que jogamos em prol do desenvolvimento econômico do país. Quando as cooperativas assumem esse carimbo em seus produtos e serviços, elas mostram à sociedade aquilo que temos de mais forte em nós: a união”, disse Gilberto Ronchin, da cooperativa de crédito Crevisc (SC).
Trabalho cooperativo - “Independentemente da marca das cooperativas, o carimbo SomosCoop mostra que estamos unidos e que trabalhamos de forma cooperada. Acredito muito que esse carimbo pode influenciar o consumidor na hora de decidir o que vai comprar, pois quem conhece o cooperativismo se apaixona. Ele materializa a relação de ganha-ganha que todo mundo quer”, afirmou Michele Silva, da cooperativa Unicredi/MT. (Informe OCB)