Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias SANIDADE: Fóruns regionais irão debater fim da vacinação contra aftosa no PR, a partir do dia 14

 

 

cabecalho informe

SANIDADE: Fóruns regionais irão debater fim da vacinação contra aftosa no PR, a partir do dia 14

 

Terão início, nesta terça-feira (14/05), os Fóruns Regionais com o tema "Paraná Livre de Febre Aftosa sem Vacinação". O primeiro ocorre em Paranavaí, no noroeste do estado, e os demais em Cornélio Procópio (15/05), na região norte; Guarapuava (21/05), no centro-sul; Pato Branco (22/05), no sudoeste; Cascavel (23/05), no oeste, e Curitiba (29/05), no leste. “Estarão em pauta assuntos de extremo interesse para as cooperativas paranaenses. Por isso, estamos convidando nosso público a participar das discussões em todas as regiões”, afirma o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti. 

 

Promoção - Os eventos são promovidos pelo governo do Estado, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab); Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Sistema Faep/Senar, Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), Emater e Sistema Ocepar, além de entidades locais que apoiam com recursos físicos, como a Prefeitura Municipal de Paranavaí, Sociedade Rural de Cornélio Procópio, Fiep, Unicentro e Sociedade Rural de Pato Branco.

 

Discussões - A ideia é debater os próximos passos que deverão ser tomados após o Paraná ter obtido autorização do Mapa, com o aval do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, para antecipar a suspensão da vacinação contra a febre aftosa do rebanho bovino a partir deste mês de maio, quando ocorre a última imunização do gado no estado. A aprovação do pedido ocorreu no dia 24 de abril, durante a realização da 2ª Reunião do Bloco V do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), no auditório do Sistema Ocepar, em Curitiba. 

 

Oficialização - Assim, o status do Paraná mudou para área livre febre aftosa sem vacinação, que será oficializada em setembro, quando o Mapa irá publicar um ato normativo de reconhecimento da condição do Estado. 

 

(Foto: Agência de Notícias do Paraná)

 

sanidade programacao 10 05 2019

 

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

icone prcoop icone instagram icone facebook icone twitter icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco

Últimas Notícias