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INFRAESTRUTURA I: Ponte da Integração Brasil-Paraguai chega a 86% de execução; faltam 76 metros

infraestrutura 24 06 2022A obra da nova Ponte da Integra√ß√£o Brasil-Paraguai, entre Foz do Igua√ßu, na regi√£o Oeste do Estado, e Presidente Franco, atingiu 86% de execu√ß√£o em junho ‚Äď o investimento at√© o momento √© de R$ 205 milh√Ķes. A nova liga√ß√£o entre os pa√≠ses √© resultado da parceria entre Governo do Paran√°, governo federal e a Itaipu Binacional, com a hidrel√©trica respons√°vel pelos recursos empregados. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paran√° (DER/PR) executa a obra, em ambas as margens.

Lado brasileiro - No lado brasileiro est√£o em pr√©-montagem as aduelas 6.17, 6.18 e a aduela de fechamento, que far√° a uni√£o do v√£o central da ponte. No tabuleiro foram posicionadas e concretadas as lajes sobre a aduela 6.15 e lan√ßada a aduela 6.16, al√©m de ser realizado o tensionamento do 15¬ļ par de estais em dire√ß√£o ao Rio Paran√°.

Estruturas - As aduelas s√£o estruturas que comp√Ķem parte do tabuleiro da ponte (pista de rolamento), onde s√£o concretadas lajes pr√©-moldadas.

Lado paraguaio - No lado paraguaio acontece a coloca√ß√£o das lajes e concretagem sobre a aduela 5.13, lan√ßamento da aduela 5.14 no v√£o central da ponte, e tensionamento do 13¬ļ par de estais na dire√ß√£o do rio. No canteiro da obra est√£o em pr√©-montagem as aduelas 5.15 e 5.16.

Guarda-rodas - Em ambos os lados est√£o em constru√ß√£o os guarda-rodas e bases do guarda-corpo na lateral da obra. Faltam 76,80 metros para unir os dois lados do tabuleiro da ponte.

Extens√£o - A ponte ter√° 760 metros de comprimento e um v√£o-livre de 470 metros ‚Äď o maior da Am√©rica Latina. Ser√£o duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de tr√™s metros e cal√ßada de 1,7 metro nas laterais.

Andamento - O andamento da Ponte da Integração é detalhado mensalmente em informativo digital, disponível no portal do DER/PR e também enviado por e-mail para quem se inscrever nesta página. O informativo traz também as atividades desempenhadas pela gestão ambiental da obra.

Acesso - Nas obras da futura rodovia de acesso √† ponte, o viaduto que leva a Porto Igua√ßu chegou a 28,36% de conclus√£o, enquanto o viaduto no acesso √† Ponte Tancredo Neves est√° 94,7% pronto. No terceiro viaduto em andamento, no entroncamento com a BR-469, foi conclu√≠da a mesoestrutura e iniciada a execu√ß√£o da superestrutura. O tr√Ęnsito neste ponto passa por desvios, para permitir a continuidade da obra.

Terraplanagem - Continua em execu√ß√£o a terraplenagem nos terrenos das novas aduanas e nos acessos dos viadutos da Tancredo Neves e da BR-469. At√© o momento foram investidos R$ 12,7 milh√Ķes na obra, que est√° 12,21% conclu√≠da. (Ag√™ncia Estadual de Not√≠cias)

FOTO: DER

 

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