Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias DIA C I: Dia de Cooperar será uma das atrações do Estúdio C deste sábado; não perca

 

 

cabecalho informe

DIA C I: Dia de Cooperar será uma das atrações do Estúdio C deste sábado; não perca

 

As ações de voluntariado das cooperativas paranaenses estarão em destaque no programa Estúdio C, apresentado pela jornalista Daiane Fardin, a partir das 14h40 deste sábado, dia 2 de julho, para todo o Estado. A iniciativa, resultado da parceria entre o Sistema Ocepar, em parceria com a Rede Paranaense de Comunicação (RPC), afiliada da Globo no Paraná, visa celebrar o Dia de Cooperar (Dia C) e o 100º Dia Internacional do Cooperativismo.

Plateia - Além de uma entrevista com o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, haverá uma plateia, ao vivo, nos estúdios da RPC, composta por representantes de cooperativas de Curitiba e região. Também serão exibidas reportagens sobre as principais atividades que serão realizadas neste ano pelas cooperativas paranaenses, com o tema: “atitudes simples movem o mundo”.

Mobilização - No Estado, de acordo com as informações cadastradas até o momento no site do Dia C, neste sábado, pelo menos 26 cooperativas paranaenses deverão beneficiar 139.710 pessoas em 37 municípios, com o engajamento de 6.569 voluntários. “Mas este número será muito maior, afinal, as ações do Dia de Cooperar aqui no Paraná, não são apenas em um dia, acontecem durante o ano todo”, lembra Ricken, presidente do Sistema Ocepar.

Arrecadações - Entre as atividades organizadas pelo cooperativismo para serem realizadas com o envolvimento das comunidades estão: recreação, esporte e lazer; arrecadação de roupas, alimentos, leite, materiais de higiene pessoal e produtos de limpeza; conscientização sobre cuidados com a saúde, meio ambiente, vida financeira, doação de sangue e medula; incentivo à educação e leitura; inclusão social de novos imigrantes; consultas e exames (visual, odontológico, laboratoriais), além de revitalização e reformas (plantio de árvores / doação de mudas / pintura de escola).

Curitiba - Em Curitiba, o Sistema Ocepar está promovendo a Semana de Arrecadação, entre os dias 27 de junho e 1º de julho, em parceria com a Associação dos Funcionários do Sistema Ocepar (Afoca). Podem ser doados alimentos não perecíveis, fraldas geriátricas, sapatos, roupas, mantas e cobertores, que devem ser entregues na sede da entidade, localizada na av. Cândido de Abreu, 501, Centro Cívico.

Sistema Ocepar - Em 2019, o Sistema Ocepar e as cooperativas com atuação em Curitiba e região reuniram milhares de pessoas no Parque dos Tropeiros, na capital paranaense. Com a pandemia, o mundo precisou se reinventar e o Dia C também passou acontecer de forma on-line. Nesses dois últimos anos (2020/2021), a maioria das ações desenvolvidas pelas cooperativas focaram em minimizar os impactos causados pela pandemia. “E, mesmo sem a possibilidade de estarmos juntos presencialmente, o Sistema Ocepar manteve a proposta de, no Dia Internacional do Cooperativismo, promover alguma ação para enaltecer o trabalho das cooperativas. Por dois anos, fizemos virtualmente essa celebração que, na prática, é uma ação para dar visibilidade ao trabalho das cooperativas. E ver o resultado do Dia C, em seu conjunto, nos enche de orgulho. E este sentimento, inclusive, é um dos motivos que nos trouxe aqui hoje, nesta parceria proposta pela RPC dentro do Estúdio C”, frisou Ricken.

Dia C - O Dia de Cooperar é um programa de responsabilidade social do cooperativismo brasileiro, iniciado em Minas Gerais, em 2009, cujo foco principal é o incentivo ao voluntariado e aos impactos sociais transformadores nas comunidades. Em 2014, por iniciativa proposta pelo Sistema OCB, o movimento passou a ser nacional, confirmando o compromisso das cooperativas na busca por um país mais justo, com melhores oportunidades para todos e com foco do sétimo princípio do cooperativismo: Interesse pela comunidade. No ano passado, ações do movimento do Dia C foram realizadas em 1.411 municípios brasileiros, beneficiando mais de cinco milhões de pessoas.

Dia Internacional - Para dar maior visibilidade às cooperativas, o Comitê Executivo da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), em reunião realizada na cidade de Essen, na Alemanha, em outubro de 1922, decidiu instituir o Dia Internacional do Cooperativismo, a ser comemorado em todo o mundo no primeiro sábado de julho. Esta data foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 47/90, de 16 de dezembro de 1992. No entanto, ela foi comemorada pela primeira vez em 1995, uma vez que tinha o intuito de assinalar o centenário da criação da Aliança Cooperativa Internacional, cuja fundação data de 1895. Portanto, neste ano celebra-se em todo mundo o 100º Dia Internacional do Cooperativismo e que tem como tema “cooperativas constroem um mundo melhor”, slogan que foi utilizado em 2012, quando a ONU decretou como Ano Internacional do Cooperativismo.

 

dia c estudio folder 30 06 2022

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias

/* #### ANTIGA TAG DO GOOGLE ANALYTICS */