Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias COAMO I: Aos 52 anos, programas fortalecem o cooperativismo e alcançam às famílias cooperadas

 

 

cabecalho informe

COAMO I: Aos 52 anos, programas fortalecem o cooperativismo e alcançam às famílias cooperadas

A restruturação organizacional promovida pela Coamo com o advento da Governança em fevereiro de 2020 teve como base o fortalecimento do espírito cooperativista entre os cooperados e familiares. Para atender esta demanda foi criada a Assessoria de Cooperativismo, ligada diretamente a diretoria de Suprimentos e Assistência Técnica, para promover e impulsionar a participação de toda a família nos diversos eventos, abrangendo desde crianças e adolescentes até adultos. As atividades fazem parte das ações desenvolvidas para a perpetuação da Coamo, que neste dia 28 de novembro completou 52 anos.

Importância - O diretor de Suprimentos e Assistência Técnica da Coamo, Aquiles de Oliveira Dias, reforça a importância do cooperativismo como agente de desenvolvimento nas comunidades do campo e da cidade. “São várias as dimensões do nosso trabalho e por meio dele queremos aumentar cada vez mais o alcance a todos os públicos do meio cooperativista, propagando as nossas diretrizes com a missão, a visão e os valores da Coamo.”

Função - O diretor destaca a função da cooperativa em prol do atendimento às necessidades dos cooperados. “A Coamo é uma empresa diferente, nasceu da união de 79 cooperados em uma cidade pequena e sem recursos na época, e com organização e vontade dos fundadores e produtores foi crescendo ano após ano e se tornou uma grande cooperativa, que beneficia mais de 30 mil cooperados em mais de 70 municípios no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.”

Donos - Segundo ele, na cooperativa os donos são os cooperados e a atuação vai além da questão econômica. “Prova disso é o aspecto social onde o trabalho resulta na geração de renda, que é distribuída na forma de sobras, na proporção da movimentação de cada um nos negócios, e com ela a melhoria na qualidade de vida no ambiente onde ele esteja, seja rural ou urbano.”

Bem comum - O cooperativismo promove na prática o bem comum, apresenta bons resultados e contribui para a melhoria socioeconômica da família cooperada. Na Coamo, o movimento beneficia diretamente mais de 140 mil pessoas entre cooperados e familiares, atendidos pelos funcionários da cooperativa com dedicação e profissionalismo.

Crescimento - A Coamo nasceu e cresceu conjugando a força, união e trabalho dos associados, diretoria e funcionários, e vem proporcionando o desenvolvimento direto e a melhoria da produção, da renda e da qualidade de vida para milhares de pessoas. “Nesses 52 anos, ultrapassamos e vencemos muitos desafios, e juntos, estamos preparados para enfrentar e vencer os novos desafios, do presente e do futuro. Sempre com a missão de gerar renda aos cooperados, com desenvolvimento sustentável do agronegócio, e ser a melhor opção de desenvolvimento aos cooperados, realização profissional aos funcionários, produtos aos clientes e negócios aos parceiros”, salienta José Aroldo Gallassini, presidente do Conselho de Administração da Coamo.

Valores - Na Coamo, trabalho, profissionalismo, honestidade e união são valores cultuados desde a fundação da cooperativa. Tudo é planejado com visão de futuro, buscando agregar maior valor à produção dos cooperados. O segredo de todo o sucesso está alicerçado em quatro fatores básicos: a política de capitalização, a estabilidade administrativa, o apoio incondicional dos cooperados e a harmonia existente entre a diretoria, cooperados e funcionários. “Toda essa trajetória de sucesso da Coamo é fruto de muito trabalho e dedicação. Um trabalho alicerçado pelo tripé - diretoria, cooperados e funcionários. Com todos puxando para o mesmo lado, o resultado não poderia ser outro”, destaca Gallassini.

Coamo + cooperativismo - Entre os programas e divulgação para a formação, educação e fortalecimento do cooperativismo estão a Revistinha Coamo Kids para crianças com até 12 anos, o FuturoCoop que reúne adolescentes até 17 anos, o programa de Jovens Líderes Cooperativistas, iniciado em 1998 que já formou mais de mil cooperados e concluiu a 26ª turma em 2022. Também dentro do + Cooperativismo, a cooperativa alcança o + Social, + Mulher, + Tecnologia e + Gestão. “Todos eles acompanhando a realidade das comunidades e o momento atual com a promoção de cursos, treinamentos e reuniões presenciais ou virtuais. Felizmente, temos percebido um grande interesse para aprender, conhecer mais e ser melhor como empreendedor do agronegócio”, explica José Ricardo Pedron Romani, assessor de Cooperativismo. (Imprensa Coamo)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias