Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias UNITI: Com apenas um ano de existência, cooperativa já tem avanços e vitórias para comemorar

 

 

cabecalho informe

UNITI: Com apenas um ano de existência, cooperativa já tem avanços e vitórias para comemorar

uniti 09 12 2022A UniTI (Cooperativa Central de Tecnologia da Informação) completou, nessa quinta-feira (08/12), um ano de constituição. Segundo o diretor executivo Alfredo Benedito Kugeratski Souza, a data marca a concretização de um sonho coletivo de criar a primeira cooperativa central de tecnologia da informação no Brasil. “É um sonho que virou realidade. Procuramos realizar nosso propósito de contribuir para a evolução dos negócios e das pessoas nas 21 cooperativas sócias”, frisa. “A data merece ser comemorada com orgulho. Trabalhamos com a certeza de buscar um cooperativismo mais tecnológico, sustentável e próspero. Juntos, estamos construindo um futuro capaz de atender nosso principal interessado, o cooperado”, acrescenta o presidente da UniTI, Alair Aparecido Zado.

Números - Em conjunto, as cooperativas que integram a UniTI abrangem 155 mil cooperados 90 mil funcionários diretos e R$ 120 bilhões de receita total.

História - O superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche lembra que o projeto da UniTI surgiu em uma reunião de Núcleo Cooperativo, realizada pelo Sistema Ocepar em Campo Mourão, em uma intervenção de diretor administrativo e financeiro da Coamo, Antonio Sérgio Gabriel, tratando da necessidade de compartilhamento da estrutura de TI entre cooperativas, sendo incorporado, em 2015, ao PRC100, o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense da época. “Essa iniciativa evoluiu ao ponto de dar origem à cooperativa central, constituindo-se em um março histórico do cooperativismo paranaense. Para isso, contou com a participação de técnicos da área de TI tanto das cooperativas como do Sistema Ocepar”, ressalta.  

Estudos - O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, destaca ainda que, com a assessoria da consultoria Falconi, a proposta demandou dois anos de estudos e elaboração até chegar à sua constituição, embasada nos critérios que norteiam a criação de organização dessa natureza. “Realmente o dia 8 de dezembro ficou marcado na história do cooperativismo pela criação da UniTI, cuja finalidade é compartilhar ações na área de TI. Foi um fato muito expressivo no cooperativismo do Paraná.” 

Intercooperação - A UniTI é resultado de um projeto de intercooperação e é composta pelas cooperativas: Agrária, Bom Jesus, C.Vale, Camisc, Capal, Castrolanda, Coagru, Coamo, Cocamar, Cocari, Cooperante, Coopertradição, Copacol, Copagril, Coprossel, Frimesa, Frísia, Integrada, Lar, Primato e Unicampo. O Conselho de Administração é constituído por: Alair Aparecido Zago, presidente (Cocamar); Airton Galinari, vice-presidente (Coamo); James Fernando de Morais, diretor-secretário (Copacol); Nevair de Mattos (Frísia); Haroldo Jose Polizel (Integrada); João Carlos Obici (Cocari); Irineo da Costa Rodrigues (Lar); Gilson Hollerweger Fernandes (Cooperante) e Edio José Schreiner (C.Vale). O Conselho Fiscal tem como titulares Marcelo Luís Kosinski (Bom Jesus), Claudemir Pereira de Carvalho (Coagru) e Edmund Gumpl (Agrária), e os suplentes Anderson Léo Sabadin (Primato), Paulo Pinto de Oliveira Filho (Coprossel) e Luciano Ferreira (Unicampo).

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

icone prcoop icone instagram icone facebook icone twitter icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco

Últimas Notícias