Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias CAS: Conselho Agropecuário do Sul debate cooperação entre países

 

 

cabecalho informe

CAS: Conselho Agropecuário do Sul debate cooperação entre países

cas 17 03 2023O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou nessa quinta-feira (16/03), em Colônia do Sacramento, no Uruguai, da XIII Reunião Extraordinária do Conselho Agropecuário do Sul (CAS). No encontro, ministros e secretários da Agricultura dos seis países que compõem o grupo debateram as medidas coletivas que podem ser tomadas para fortalecer a prevenção da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, também conhecida como gripe aviária, diante dos casos recentes registrados na região.

Ações - Os representantes de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai relataram as ações que estão sendo realizadas para o fortalecimento dos sistemas de vigilância, diagnóstico e controle da doença, bem como a cooperação horizontal entre países, blocos e organizações de referência tanto para a prevenção como para o enfrentamento dos casos, caso eles ocorram.

Estiagem - Na reunião, presidida pelo ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Fernando Mattos, os ministros também debateram ações para o enfrentamento da estiagem que afeta os países da região na safra atual, com grandes efeitos sobre a produção agropecuária. Fávaro apresentou as medidas adotadas pelo governo brasileiro para ajudar produtores das regiões afetadas, especialmente no Rio Grande do Sul, com a liberação de R$ 430 milhões para auxiliar pequenos e médios produtores a enfrentar a estiagem.

Certificação fitossanitária eletrônica - Outro tema tratado pelos ministros foi a adoção da certificação fitossanitária eletrônica para dar mais eficiência e agilidade no comércio entre os países da região. Os países do CAS manifestaram seu interesse em incorporar a tecnologia aos seus sistemas sanitários na busca de uma maior transparência e segurança do comércio, além de menor impacto ao meio ambiente.

Reuniões bilaterais - Nesta quarta-feira (15/03), em Buenos Aires, o ministro Fávaro teve uma reunião bilateral com o Secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Juan José Bahillo, com a participação do ministro da Economia, Sergio Massa. Os ministros concordaram com a realização de uma nova rodada de reuniões técnicas para destravar temas sanitários e fitossanitários pendentes na agenda comercial entre os dois países.

Acordo - O acordo Mercosul-União Europeia também esteve na pauta do encontro. Os ministros falaram sobre a importância do empenho dos países do bloco sul-americano nas discussões e nas consultas com a Comissão Europeia para a conclusão do acordo.

Encontro bilateral - Nessa quinta-feira (16/03), Fávaro teve encontro bilateral com o ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Fernando Mattos. Os países acordaram o estabelecimento de uma mesa técnica para discussão de temas sanitários e fitossanitários e o destravamento da agenda comercial bilateral.

Comércio - Eles também discutiram a importância de dinamizar o comércio bilateral entre Brasil e Uruguai, com medidas de facilitação de trâmites comerciais, como a redução de burocracia na emissão de certificados sanitários e fitossanitários. O ministro uruguaio também pediu apoio do Brasil na campanha de erradicação da mosca da bicheira. (Mapa)

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco