Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias ASBRAER: Paranaense assume presidência de associação nacional de assistência técnica rural

 

 

cabecalho informe

ASBRAER: Paranaense assume presidência de associação nacional de assistência técnica rural

O diretor-presidente do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) foi eleito na sexta-feira (17/03), em Brasília, presidente da Asbraer - Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária. A eleição ocorreu durante a 63º Assembleia Geral Ordinária da Asbraer. A nova diretoria assume a instituição até 2027.

Posto importante - De acordo com Natalino, o Paraná ganha um posto importante com esta eleição. “Foi uma eleição muito disputada. Há um grande desafio pela frente. Temos o compromisso de trabalhar para reposicionar a Asbraer, valorizar o quadro existente, a participação dos estados, tornar a Asbraer mais protagonista e reconstruir as unidades estaduais”, disse ele. Fundada há mais de 30 anos, a Associação mantém ativa a integração e o intercâmbio das 28 entidades públicas de assistência técnica e extensão rural do Brasil.

Associadas - A 63ª Assembleia da Asbraer contou com 25 das 28 associadas presentes, além de outras que buscam associar-se. Também participaram da reunião representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Embrapa, parlamentares e secretários de Estado.

Chapa vencedora - Também fazem parte da chapa vencedora Luciano Brandão (Rondônia), como vice-presidente nacional, e Gilson dos Anjos (Sergipe), como vice-presidente nacional de Pesquisa. Além de Natalino, o diretor de Extensão Rural do IDR-Paraná, Diniz Dias D’Oliveira, foi reeleito para o Conselho Fiscal da Asbraer pela terceira vez. Foram eleitos para o Conselho Fiscal, também, Cláudio Bortolini (Minas Gerais), que assume a presidência do Conselho; Loislene Trindade (Distrito Federal). Daniel Pinto (Amazonas), Sandro Montenegro (Maranhão) e Célio Haverroth (Bahia), como suplentes.

Trajetória - Natalino se formou engenheiro agrônomo em 1978, mesmo ano que ingressou na Acarpa, hoje IDR-Paraná. Até chegar à presidência do Instituto, atuou como extensionista em Assis Chateaubriand, Toledo, Paranavaí e como gerente regional em Irati. Foi presidente da Ceasa (Centrais de Abastecimento do Paraná) de 2013 a 2018 e coordenou o processo de incorporação das entidades que formam o IDR-Paraná.

Competitiva - Criado em dezembro de 2019 (Lei 20.212/19), o Instituto nasceu com o objetivo de tornar a agropecuária paranaense cada vez mais competitiva e garantir a redução da desigualdade no meio rural. Fruto de uma junção, a partir da incorporação da Emater, Iapar, CPRA e Codapar, que deixaram de existir como instituições autônomas para formar uma única instituição vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, o IDR-Paraná alia o trabalho da pesquisa, extensão rural, agroecologia e fomento para melhorar a qualidade de entrega de serviços para os agricultores e para a sociedade.

Presença marcante - Com a melhor classificação em potencialidade agrícola do País – segundo estudo do IBGE de 2022 – o Paraná tem presença marcante no campo. Segue liderando a produção de proteína animal, assim como a de feijão, erva-mate, mel, cevada, fio de seda e peixes, particularmente a tilápia. O Estado também colhe resultados sustentáveis, sendo o Estado com maior número de produtores orgânicos certificados, aproximadamente 3,9 mil, de acordo com os dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Familiar - A agricultura paranaense é essencialmente familiar, feita por pequenos e médios produtores. Cerca de 80% das propriedades rurais são de agricultores familiares, que lutam para agregar valor à produtos importantes da agricultura, como na produção de cafés especiais, queijos artesanais, entre outros. Prova disso é que as agroindústrias paranaenses têm produtos premiados nacional e internacionalmente. (Agência Estadual de Notícias)

FOTO: IDR

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco