Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias FRÍSIA: Prêmio “Mulheres que inspiram” tem programação que valoriza protagonismo feminino

 

 

cabecalho informe

FRÍSIA: Prêmio “Mulheres que inspiram” tem programação que valoriza protagonismo feminino

A Frísia Cooperativa Agroindustrial reuniu mais de 200 mulheres no pavilhão anexo ao Parque Histórico de Carambeí (PR) para homenagear, ouvir e levar informações que valorizam o protagonismo feminino no agronegócio e no cooperativismo. O prêmio “Mulheres que inspiram” aconteceu no período da tarde e o evento ainda contou com uma série de atividades e palestras, tratando de temas como gestão, liderança e futuro, além de uma apresentação dos trabalhos de 2022 do Comitê de Mulheres Frísia.

Valorização - “O prêmio foi pensado para valorizar o protagonismo da mulher no campo, reconhecendo sua contribuição, disseminação e o fortalecimento do cooperativismo”, explicou Luciano Tonon, coordenador de Cooperativismo da Frísia.

Participação - O encontro teve uma programação que foi do início da manhã até à tarde, com a participação de cooperadas da Frísia, esposas e filhas de cooperados acima de 16 anos e que estejam diretamente ligadas às atividades nas propriedades.

Premiação - A premiação foi feita em duas etapas: a primeira com o envio de um link para a indicação das mulheres para concorrer ao reconhecimento. Depois, uma comissão julgadora formada por técnicos da pecuária de leite, pecuária suinícola e agrícola fez a escolha.

Escolhidas - As três escolhidas foram elencadas de acordo com a quantidade de votos, sendo elas: Juliana dos Santos Ventura (1º lugar), do Paraná, para Pecuária Leite; Deborah Gerda de Geus (2º), também do Paraná, para Pecuária Suínos; e Dorotea Hildenbrandt Weigand (3º), do Tocantins, para Agrícola.

Programação - O dia começou com um café da manhã seguido de um workshop conduzido pela Audaz Estratégia e Inovação, em que foram debatidos temas que serão insumos para a cooperativa trabalhar nos próximos anos (comunicação, sucessão, gestão rural, novos negócios, competitividade, cooperativismo, recursos humanos e futuro).

Sucessão - “Na parte da sucessão, por exemplo, foi tratado como elas têm trabalhado essa questão nas propriedades e como a cooperativa pode apoiar”, reforçou Tonon.

Apresentação - Também houve a apresentação do programa “Jovem Sucessor”, realizada pela gerente executiva de Gestão de Pessoas da Frísia, Tatiana Tigges, com três pilares e que vai trabalhar com filhos de cooperados a partir dos 25 anos.

Propósito - Após o almoço, Luciana Martins, sócia da consultoria MPrado, destacou a importância de se ter um propósito na vida, a autoconfiança e a forma que as mulheres se enxergam no meio rural.

Dia Internacional - O prêmio “Mulheres que inspiram” aconteceu no dia 11 de março, englobando várias gerações, sendo alusivo ao Dia Internacional da Mulher.

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial - Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Com unidades no Paraná e no Tocantins, em 2022 produziu 313 milhões de litros de leite, 1,1 milhão de toneladas de grãos, 75,7 mil toneladas de madeira e mais de 30 mil toneladas de carne suína, resultado do trabalho de 1.046 cooperados e 1.190 colaboradores. Para promover o crescimento nos próximos anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros. Saiba mais em frisia.coop.br. (Imprensa Frísia)

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco