Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias DIA MUNDIAL DA ÁGUA: Cooperativas paranaenses já preservaram mais de 30 mil nascentes

 

 

cabecalho informe

DIA MUNDIAL DA ÁGUA: Cooperativas paranaenses já preservaram mais de 30 mil nascentes

Nesta quarta-feira (22/03) é celebrado o Dia Mundial da Água, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o propósito conscientizar sobre a importância da água para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos. Além disso, é um momento para lembrar do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação. Neste ano, a data tem como tema "Acelerando mudanças - Seja a Mudança que Você Quer Ver no Mundo", que foi baseado na fábula do beija-flor, que tenta fazer sua parte para tentar apagar um incêndio em sua floresta. No Paraná, as cooperativas contribuem para preservação desse insumo tão precioso para a vida, especialmente por meio da proteção de nascentes nas propriedades rurais. É uma ação iniciada no Estado de 2000 e, nessas mais de duas décadas, já contabiliza mais de 30 mil nascentes protegidas, garantindo água de qualidade para consumo animal e humano.

Maquete - Este, inclusive, foi um dos temas em destaque na Casa Paraná Cooperativo, no espaço reservado ao Sistema Ocepar no Show Rural Coopavel, um dos maiores eventos agropecuários do país, realizado em Cascavel, no Oeste do Paraná, entre 6 e 10 de fevereiro. No local, foi montada a maquete de uma de uma nascente protegida. Além disso, o setor também incentiva e orienta os cooperados sobre a relevância de outras práticas que são benéficas para assegurar essa fonte de recursos, como a implantação das matas ciliares ao longo dos rios, o descarte correto das embalagens de agrotóxicos, o tratamento de efluentes, entre outras.

Conferência - A ONU promove, a partir desta quarta-feira (22/03), a Conferência sobre a Água, na cidade de Nova Iorque. O encontro decidirá sobre uma ação conjunta para alcançar os objetivos e metas internacionais acordados sobre o tema, incluindo os que estão presentes na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O principal resultado da Conferência será o lançamento da Agenda de Ação da Água, que representa comprometimentos voluntários de todos os níveis, incluindo governos, instituições e comunidades locais. O evento vai até sexta-feira (24/03). Clique aqui e saiba mais.

(Com fotos das Assessorias da Frimesa e Cocari)

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco