Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias LAR: Cooperativa lança Programa Felicidade Interna do Cooperativismo para o Centro Administrativo

 

 

cabecalho informe

LAR: Cooperativa lança Programa Felicidade Interna do Cooperativismo para o Centro Administrativo

Alegria e descontração fizeram parte da programação que a Lar ofereceu para os seus mais de 600 funcionários do Centro Administrativo, na última sexta-feira (24/03). O encontro, que ocorreu no Lar Centro de Eventos, em Medianeira (PR), marca o lançamento oficial do Programa FIC – Felicidade Interna do Cooperativismo, promovido pela Lar em parceria com o Sescoop/PR e a Pluricoop para os colaboradores da cooperativa.

Indicadores - O programa FIC é com base em indicadores para medir a felicidade das pessoas, trazendo a necessidade de entender a comunidade onde se está inserido, suas atitudes individuais e nove dimensões: Padrão de Vida, Saúde, Vitalidade Comunitária, Governança, Meio-Ambiente, Uso do Tempo, Cultura, Bem-estar e Educação. “Esse programa vem de encontro com tudo aquilo que a cooperativa tem feito ao longo da sua caminhada para a melhoria contínua e valorização das pessoas”, afirmou o diretor 1º vice-presidente Diogo Sezar de Mattia durante a abertura do evento. O dirigente estimulou a participação do público e salientou que a Lar enxerga cada colaborador como uma pessoa valorosa, o verdadeiro capital humano que a cooperativa tem.

Etapas - Cristiane Tomiazi, da Pluricoop, explicou ao público as etapas do programa, que inicialmente teve a capacitação dos felicitadores (funcionários que representam as demais áreas e fomentam o FIC entre os colegas), evento de lançamento do Programa (ocorrido na sexta-feira), aplicação do diagnóstico, workshops de melhoria, definição de plano de ação e processo de acompanhamento. O superintendente Administrativo-Financeiro, Clédio Marschall, reforçou a importância da sinceridade de cada colaborador na etapa seguinte ao responderem um questionário detalhado de diagnóstico. Existe toda uma preservação da identidade do colaborador, que recebe um link para resposta sem ser identificado, e com perguntas que contemplam a vida pessoal, familiar, no trabalho e na comunidade. “Queremos cada vez mais criar um clima de felicidade no ambiente de trabalho. Para saber o que demandamos melhorar, precisamos saber onde estamos, e assim aprimorar continuamente conforme descrito em nossa política de gestão”, afirmou Clédio.

Implantação - O superintendente mencionou que, na Lar, o programa FIC já foi implantado em Céu Azul, em 2022, com trabalhadores da Unidade Industrial de Soja e Unidade de Processamento de Ovos, com muito sucesso e agora o segundo grupo contemplado são os funcionários do centro administrativo, mais de 600 pessoas. Após responderem o diagnóstico, cada funcionário recebe o seu resultado com os seus indicadores de felicidade e se existem pontos de atenção, o compilado das médias gerais vai para a gestão da Cooperativa elaborar seu plano de melhorias no ambiente de trabalho.

Espaço Sou Arte - A recepção já contemplava o grupo Espaço Sou Arte, que fizeram apresentações artísticas e culturais no decorrer da tarde, promovendo um clima agradável entre o público. Na chegada, cada participante era convidado a pintar um quadro coletivo, uma expressão dos funcionários sobre felicidade na tela de pintura. O evento fez alusão de que cada indivíduo nasce uma tela em branco, e com o passar do tempo vai escolhendo os traços, cores, direções que vão pintando a sua história, erros e acertos que tornam a sua obra única.

Presenças - O lançamento do FIC contou com a presença do diretor 1º vice-presidente da Lar, Diogo Sezar de Mattia; do diretor 2º vice-presidente, Urbano Inacio Frey; do superintendente Administrativo-Financeiro, Clédio Roberto Marschall; superintendente de Negócios Agrícolas, Vandeir Conrad; superintendente de Suprimentos e Alimentos, Jair Meyer; representando o Sescoop/PR, Luis Henrique Zanon Franco de Macedo; e representando a Pluricoop, Cristiane Tomiazzi e Bia Tomiazzi. (Imprensa Lar)

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco