Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias ARTIGO: Planejamento sustentável

 

 

cabecalho informe

ARTIGO: Planejamento sustentável

artigo 23 05 2023* Juliana Refundini

Já conversamos diversas vezes aqui no canal, sobre planejamento financeiro e todas as ferramentas que você deve utilizar para melhorar sua vida financeira, e por consequência viver melhor.

Mas hoje acredito que vale lembrar uma dica que falamos aqui  há bastante tempo que é procurar alternativas para economizar com os custos fixos que temos (plano de telefonia, água, energia, aluguel se for seu caso) entre outros. Falando em energia, o brasileiro tem sentido no bolso a alta que as bandeiras tarifárias trazem a todos. Buscar alternativa às vezes pode, em um primeiro momento, lhe trazer alguma despesa, mas vamos entender melhor.

A cada dia, com a evolução das práticas e tecnologias, o homem tem se beneficiado e pensado em sustentabilidade. Modelo de sucesso, a energia fotovoltaica tem despontado e trazido benefícios para todos, mas de modo mais específico, para o seu bolso.

Com este modelo de geração de energia, é possível economizar até 98% de sua fatura de energia atual e ainda contribuir com o meio ambiente. E ainda ajuda você a ter imunidade energética. Mas o que isso significa?

Ficar imune aos ajustes de bandeiras tarifárias, já que sua casa vai gerar sua própria energia, permitindo que você tenha independência do consumo da energia da distribuidora. Baixa manutenção aliada à vida longa do equipamento.

Caso você tenha recurso para investir neste tipo de equipamento à vista, essa sem dúvida é a melhor maneira, uma vez que já aproveita do benefício da redução de sua tarifa imediatamente. Lembre-se que este recurso não deve ser utilizado de sua reserva de emergência, já que não estamos falando de uma emergência, e sim de uma maneira de economizar.

Hoje o mercado financeiro oferece alternativas muito vantajosas de financiamento para sistemas de energia fotovoltaica. Assim, você ou sua empresa não precisam se descapitalizar ou sofrer alteração do fluxo de caixa.

Uma boa dica para verificar se esse empréstimo está sendo bom para você, é buscar aproximar o valor das parcelas do valor que você habitualmente paga em sua fatura de energia elétrica. Dessa forma, você substitui uma despesa pela outra em um primeiro momento, com a diferença de que este crédito estará quitado em breve e que o desconto de sua fatura continua.

Utilizar-se de inovações para otimizar suas despesas financeiras é uma prática cada vez mais presente no planejamento financeiro. Pense em seu orçamento e veja os ajustes que você pode fazer para melhorá-lo. Procurar um planejador financeiro para te ajudar a encontrar estas soluções também é uma boa opção. Até breve!

* Juliana Refundini é profissional da Sisprime do Brasil, com certificação CFP®

FOTO: Sisprime do Brasil

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco