Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias CRÉDITO: Tentativas de fraudes financeiras aumentam a cada dia

 

 

cabecalho informe

CRÉDITO: Tentativas de fraudes financeiras aumentam a cada dia

sisprime do brasil 02 06 2023O aumento de fraudes no sistema financeiro é uma preocupação crescente, tanto das instituições quanto dos consumidores. De acordo com o "Fraud Insights Report 2023”, estudo elaborado pela companhia americana Nice Actimize, as tentativas de transações fraudulentas no mundo aumentaram 92% de 2021 para 2022.

Valores - O relatório também indica que os valores envolvidos nas tentativas de fraude dispararam em 146%. Essa tendência, segundo o estudo, revela dois pontos principais: aumento nos volumes gerais de transações financeiras e sofisticação dos fraudadores no aprimoramento de fraudes e golpes.

Táticas mais complexas - Um dos apontamentos do relatório revela que os criminosos estão operando com táticas mais complexas de invasão de contas tradicionais e fraudes de pagamentos autorizados. O levantamento aponta que a fraude está presente em multicanais, marcada pela transformação digital que trouxe mudança no comportamento dos consumidores.

Inovação - Isso quer dizer que os fraudadores estão aproveitando a inovação em meios de pagamentos mais rápidos para conduzir golpes sofisticados. À medida que o volume de transações aumenta, as tentativas de fraudes também crescem.

Tentativas - Segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, os brasileiros sofreram 284.198 mil tentativas de fraude de identidade somente em janeiro de 2023, o que significa que a cada 9 segundos um brasileiro é vítima dos fraudadores.

Alerta - A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) alerta que é preciso ter muito cuidado com a exposição de dados em redes sociais, como, por exemplo, em sorteios e promoções que pedem o número de telefone do usuário. A instituição também recomenda não salvar senhas em blocos de notas, eliminar o histórico de mensagens no celular que contenham senhas, não armazenar fotos do cartão no celular e não compartilhar senha com terceiros. Além de tudo isso, criar senhas fortes e não repetir senhas em aplicativos.

Sistema antifraudes - A Sisprime do Brasil possui os mais modernos sistemas antifraudes existentes no mercado, e sempre orienta para os seus cooperados a não fornecer dados sensíveis a terceiros sobre o pretexto de atualizar cadastros, participar de promoções, entre outros. (Assessoria de Imprensa Sisprime do Brasil)

FOTO: Sisprime do Brasil

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco