Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias FÓRUM DOS PRESIDENTES: Melhores práticas de ESG serão compartilhadas entre cooperativas do Reino Unido, Espanha e Paraná

 

 

cabecalho informe

FÓRUM DOS PRESIDENTES: Melhores práticas de ESG serão compartilhadas entre cooperativas do Reino Unido, Espanha e Paraná

 

forum presidentes 19 05 2023Como incorporar o ESG (Ambiental, Social e de Governança, na tradução em português) nas operações, melhorar o envolvimento dos stakeholders e estar alinhado às melhores práticas internacionais? Questões como essas estarão na pauta dos debates de um dos painéis que integram a programação do Fórum dos Presidentes, no dia 16 de junho, em Foz do Iguaçu. Duas cooperativas da Europa e uma paranaense estarão compartilhando suas experiências sobre o tema. A discussão será mediada pela presidente do Sicoob Meridional, Solange Pinzon, e terá a participação de Pete Westall, diretor do Midcounties Co-operative, do Reino Unido; Renato Watanabe, gerente executivo técnico da Cocamar, de Maringá (PR), e de Salvador Solbes, presidente da Callosa D'en Sarrià, da Espanha.

 

Tópicos - “Os principais tópicos que serão abordados no painel incluem mudança climática, produção sustentável, direitos humanos, diversidade e inclusão, mostrando como tudo isso se alinha ao mercado. Com a crescente importância dos fatores ESG para investidores e consumidores, esta sessão será de extrema importância para o desenvolvimento do setor cooperativista”, afirma a analista de Desenvolvimento Técnico da Ocepar, Carolina Bianca Teodoro.

 

Iniciativa - O Fórum dos Presidentes é uma iniciativa do Sistema Ocepar, que conta com o apoio do Sistema OCB e, particularmente nesta edição, será realizado em parceria com a Confederação das Cooperativas Agroalimentares da União Europeia (Cogeca). A ideia é fazer uma conexão entre o cooperativismo brasileiro e europeu, num processo de estreitamento das relações.

 

Programação - O evento inicia no dia 15 de junho. A abertura oficial será às 18h, com a presença dos presidentes dos Sistemas Ocepar, José Roberto Ricken, da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Marcio Lopes de Freitas, e da Cogeca, Ramon Armengol, e do governador do Paraná, Ratinho Junior. A palestra magna será ministrada pelo engenheiro agrícola formado pela Universidade de Pelotas (RS), consultor e especialista em agronegócio, Paulo Herrmann. O evento deverá reunir aproximadamente 200 participantes.

 

Painéis - A programação terá continuidade no dia 16 de junho, com quatro painéis, de uma hora e meia cada com os temas: “Alianças estratégicas entre cooperativas”, “Oportunidades de negócios”, “Melhores práticas em ESG” e “Infraestrutura e Logística”.

 

Mais informações - Mais informações sobre o Fórum dos Presidentes com Carolina Bianca Teodoro ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ). Clique aqui e acesse a landing page do evento.

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco