Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias SISTEMA OCEPAR: Reforma tributária foi um dos temas debatidos na 6ª reunião da Diretoria da Ocepar

 

 

cabecalho informe

SISTEMA OCEPAR: Reforma tributária foi um dos temas debatidos na 6ª reunião da Diretoria da Ocepar

Foi realizada virtualmente, na tarde dessa quinta-feira (17/08), a 6ª reunião da Diretoria da Ocepar, referente à gestão 2023-2027. O presidente da entidade, José Roberto Ricken, conduziu as atividades de Foz do Iguaçu, onde participa da 29ª edição do Simpósio das Unimeds do Estado do Paraná (Suespar). O evento, organizado pela Federação Unimed PR, iniciou na noite dessa quinta-feira e encerra no domingo (20/08). O diretor de Mercado e Comunicação da Unimed Paraná, Alexandre Gustavo Bley, que também é diretor da Ocepar, esteve presente na abertura da reunião da Diretoria.

Sobre o Suespar - De acordo com ele, o Suespar tem 850 convencionais inscritos e, além de representantes das Unimeds paranaenses, está contando com mais de 160 pessoas vindas de outros estados, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, e, ainda, do Norte e Nordeste do País. “Trata-se de um evento técnico, que reúne colaboradores e dirigentes para discutir questões estratégicas e administrativas ligadas ao sistema. Nesta edição, o tema central é ‘Valor em saúde, do conceito à prática’, que pretende debater qual é a entrega de valor que tem sido feita aos beneficiários dos planos de saúde no Estado”, destacou. Bley lembrou que autoridades, como o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, e o deputado federal Sérgio Souza, foram convidadas para a solenidade de abertura do Simpósio.

Reforma tributária - A reunião da Diretoria da Ocepar, iniciada às 14h, prosseguiu até às 16h30 com a abordagem de vários assuntos, com destaque para a reforma tributária, que está tramitando no Congresso Nacional por meio da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 45/2019. De acordo com a superintendente do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Tania Zanella, uma etapa desafiadora foi vencida com a aprovação da PEC 45/2019 na Câmara dos Deputados, no mês de julho. “Foram dois pontos muito relevantes conquistados pelo cooperativismo: a inclusão do conceito do ato cooperativo na Constituição Federal e a não incidência de tributação para as cooperativas”, afirmou. Ela disse que, agora, a atuação do cooperativismo continua intensa no Senado. “Precisamos mostrar que o nosso modelo societário é diferente, mas que as nossas particularidades precisam ser consideradas para preservar as atividades dos nossos milhares de cooperados”, enfatizou, após explicar que há outras entidades apresentando estudos defendendo que os regimes diferenciados podem comprometer a reforma tributária como um todo – posicionamento que afeta o segmento cooperativista. “Vamos precisar da mobilização do Sistema Ocepar e das cooperativas. Um fator de sucesso nesse processo tem sido nós seguirmos o mesmo discurso. Essa narrativa única fortalece o setor”, acrescentou.

Mais importante - “Esse é o assunto mais importante do momento e nós estamos à disposição”, disse o presidente do Sistema Ocepar. “Se tivermos os argumentos quantitativos, vamos conseguir nos defender com dados concretos”, complementou. Ricken informou ainda que a próxima reunião da Diretoria da Ocepar deve ocorrer no dia 15 de setembro, em Curitiba, com a participação dos três senadores paranaenses, Sérgio Moro, Oriovisto Guimarães e Flávio Arns, para sensibilizá-los sobre as demandas do cooperativismo que precisam ser contempladas na reforma tributária.

Mais - A pauta da reunião da Diretoria da Ocepar contemplou ainda esclarecimentos sobre o Plano Safra 2023/24, a influenza aviária, o Projeto de Lei que trata do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), com a retomada do voto de qualidade em favor do Fisco, as aplicações financeiras dos municípios em cooperativas de crédito, a Nota Fiscal Eletrônica, o Marco Temporal de Demarcação de Terras Indígenas, a resolução estadual que permite o uso de créditos de ICMS para financiamento de silos de armazenagem de grãos, o calendários de leilões dos lotes 1 e 2 das concessões rodoviárias paranaenses, entre outros itens. Foi ainda aprovado o registro definitivo para a Alia, Cooperativa de Transportes de Contenda, na Região Metropolitana de Curitiba.

Relato - O presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasembrock, fez um relato sobre a participação da delegação de cooperativistas brasileiros na Conferência Mundial do Woccu (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, em português), ocorrida entre os dias 23 e 26 de julho, em Vancouver, no Canadá. Os diretores também foram informados sobre como foi a visita do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, às obras da Maltaria Campos Gerais, em Ponta Grossa, e ao Agroleite 2023, evento organizado pela Cooperativa Castrolanda, em Castro, no dia 8 de agosto. Outro ponto destacado foi a participação do Sistema Ocepar e de lideranças do cooperativismo de crédito paranaense no Fórum de Gestão promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), no dia 11 de agosto, em Curitiba, com a presença do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Nesta mesma data, mas em outro evento organizado pela Associação Comercial do Paraná (ACP), Campos Neto recebeu o Troféu Ocepar, concedido a ele no ano passado pela Diretoria da Ocepar, mas que só pôde ser entregue agora, em mãos, pelo presidente Ricken.

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco