Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias ADAPAR: Paraná é o quarto estado a conquistar adesão ao Sisbi-PEC

 

 

cabecalho informe

ADAPAR: Paraná é o quarto estado a conquistar adesão ao Sisbi-PEC

adapar 22 08 2023O Serviço de Inspeção e Fiscalização de Insumos Pecuários da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) conquistou a equivalência junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção e Fiscalização de Insumos Pecuários (Sisbi-PEC). A Portaria nº 873, foi publicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Diário Oficial da União, na quinta-feira (17/08).

Padronização - Com essa conquista, o Serviço Veterinário Oficial do estado passa a ter seus procedimentos de fiscalização de produtos de uso veterinário, padronizados igualmente o Mapa, garantindo a segurança dos insumos aos pecuaristas e consumidores.

Capilaridade e capacidade de fiscalização - “Com o reconhecimento da equivalência e a adesão do Estado ao Sisbi-PEC, o serviço oficial amplia sua capilaridade e capacidade de fiscalização do comércio de produtos veterinários, os empreendedores ganham celeridade nas autorizações necessárias para o funcionamento regular e os pecuaristas podem esperar maior segurança quanto aos produtos veterinários ofertados no comércio”, relata a diretora do Departamento de Suporte e Normas da Secretaria de Defesa Agropecuária, Judi Nóbrega.

Suasa - O Sisbi-PEC faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e busca padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção e fiscalização de insumos pecuários, executados pelos entes partícipes do sistema, para assegurar a inocuidade, a identidade e a qualidade dos insumos utilizados na pecuária brasileira.

Quarto - O Paraná tornou-se o quarto estado a entrar no sistema, juntando-se com os estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Mais - Para saber mais sobre a adesão ao Sisbi-PEC, clique aqui. (Mapa)

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco