Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias AGRO: Em cerimônia, colaboradores da Nova Produtiva concluem curso Técnico em Eletromecânica

 

 

cabecalho informe

AGRO: Em cerimônia, colaboradores da Nova Produtiva concluem curso Técnico em Eletromecânica

Frio na barriga, mãos trêmulas e corações a mil. O clima de ansiedade tomou conta dos colaboradores formandos da Cooperativa Agroindustrial Nova Produtiva no curso Técnico em Eletromecânica, momentos antes da apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso, no último sábado (19/08), em Astorga (PR).

Trilha - A trilha de formação foi uma iniciativa realizada em parceria com o Sistema Fiep, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado do Paraná (Senai), e com os investimentos advindos do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR).

TCC - Os 22 colaboradores, que se dedicaram intensivamente ao longo dos últimos dois anos às atividades do ensino técnico, organizaram-se em cinco grupos e alternaram-se frente à banca examinadora e ao público presente.

Principais tópicos - Em cerca de 20 minutos, cada um deles elencou os principais tópicos de seus projetos, que, de maneira geral, tiveram como tônica a otimização dos processos; melhorias nas operações industriais; a redução nos riscos de acidentes de trabalho e a preocupação constante em se aproximar da sustentabilidade ambiental.

Dever cumprido - Passado o nervosismo do crivo dos avaliadores, os formandos puderam exibir aos familiares, membros da banca e demais colegas de trabalho, a materialização do que fora demonstrado em teoria. Por onde se olhava, sorrisos e a sensação translúcida de dever cumprido indicavam o encerramento de uma extensa travessia de formação.

Investimento necessário - A formação profissional e educacional, por sinal, está figurada como uma das preocupações centrais na sustentação dos pilares da Nova. A gerente do Departamento de Recursos Humanos, Taís Busiquia, sublinhou que a formatura desta turma significa o alcance de uma meta de ensino. A expectativa, segundo conta, é de ampliar a média de anos de estudos dos colaboradores de 12 para 14 anos, até 2026.

Mão-de-obra qualificada - O resultado dos investimentos em capacitações é a geração de mão-de-obra qualificada, de ponta, contando ainda com potenciais retornos em capitais tecnológicos e financeiros.

Repercussão - Ao longo do dia, autoridades locais e representantes das entidades parceiras prestigiaram o evento. Liderando a equipe do Senai, o gerente regional de Educação e Negócios, Luiz Antônio Mendonça, e o Coordenador de Educação, Clemente dos Santos, participaram da cerimônia. Mendonça pontuou o ciclo de aprendizagem recíproco entre alunos e professores, além de ressaltar "a grande parceria com a Nova Produtiva e a Ocepar na viabilização do curso".

Sescoop/PR - Em nome do Sescoop/PR marcaram presença no evento as analistas técnicas, Luciane Gonçalves da coordenação de cooperativismo e Mariana Balthazar da coordenação de profissionalização.

Protótipos - A prefeita de Astorga, Suzie Pucillo, viu de perto os protótipos formatados pelos formandos e enalteceu em seu discurso a difusão "do conhecimento, da inovação e da tecnologia para um trabalho de excelência"

Futuro brilhante - O presidente da Câmara de Vereadores do município, Fernando Basilichi, destacou a importância da continuidade dos estudos como peça-chave para um "futuro brilhante".

Conhecimento para a vida - O superintendente da Nova, Leonardo Justino, considerou em sua fala que a aprendizagem é duradoura quando a "jornada não acaba nunca". "O diploma, hoje, é a materialização de todo o esforço que fizeram para chegarem até aqui", reforçou.

Princípio - Um dos princípios do cooperativismo é a formação e a constante busca por informação e conhecimento. Em uma fala motivadora aos recém-formados, o diretor-presidente da Nova Produtiva, Tácito Barduzzi Júnior, relacionou os êxitos em sua trajetória ao interesse permanente pelos estudos.

Oportunidade - "Tenho 35 anos de formado, dos quais 34 de Cooperativa, e digo que esse é um dos dias mais importante de toda minha jornada profissional", salientou. Para ele, "ter a oportunidade de colocar em pratica um dos princípios cooperativistas que mais gosto não tem preço".

Presente - O rito chegou ao fim com a entrega dos canudos e um anúncio especial: os formados foram agraciados com uma viagem de imersão ao cooperativismo, a acontecer em novembro, evento também apoiado pelo Sescoop/PR. (Assessoria de Imprensa Nova Produtiva)

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco