Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias RPS: Roberto Rodrigues ministra palestra de abertura da Reunião de Pesquisa de Soja

 

 

cabecalho informe

RPS: Roberto Rodrigues ministra palestra de abertura da Reunião de Pesquisa de Soja

rps 23 08 2023Cenário atual e futuro da cadeia de produção de soja é o tema da palestra que será proferida pelo agrônomo e ex-ministro da Agricultura e Pecuária, Roberto Rodrigues, na abertura da 38ª Reunião de Pesquisa de Soja (RPS), promovida pela Embrapa Soja, nesta quarta-feira (23/08), a partir das 8h30, no buffet Planalto, em Londrina (PR). A proposta é que o palestrante apresente uma visão ampla sobre os desafios atuais e futuros relacionados à produção e destino da soja brasileira.

Produção - O Brasil produziu 154 milhões de toneladas de soja, em 44 milhões de hectares, na safra 2022/23, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), número que mantém o País na liderança mundial da produção desse grão, seguida dos Estados Unidos e da Argentina.

Crescimento - Levantamento da Embrapa Soja indica que a cultura da soja foi a que mais cresceu no Brasil nas últimas cinco décadas, tanto que de 1973 até 2023, a produção aumentou mais de 1000% sendo que a área em pouco mais de 400%, demonstrando o aumento de produtividade. A produtividade média das lavouras brasileiras é de 3.500kg por hectare.

Estados - Atualmente a soja é cultivada em 20 estados e no Distrito Federal e os principais estados produtores são: Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás. Grande parte da produção brasileira é exportada para a Ásia (com destaque para a China) e Europa, entre outras regiões.

Sobre Rodrigues - Além de Ministro da Agricultura, Pecuária, Roberto Rodrigues foi presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) da Sociedade Rural Brasileira (SRB) e secretário de Agricultura e do Abastecimento do Estado de São Paulo. Rodrigues tem a carreira focada no âmbito acadêmico, agrícola e cooperativista. Autor de seis livros, tem centenas de trabalhos publicados sobre agricultura, cooperativismo e economia rural. Foi coordenador o Centro de Agronegócios da Fundação Getulio Vargas e professor do Departamento de Economia Rural da Unesp – Jaboticabal, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP. Em 2012, foi nomeado “Embaixador do Cooperativismo” pela ONU e vencedor do prêmio Rochdale, na Inglaterra, pela Aliança Cooperativa Internacional. Como agricultor, recebeu vários prêmios nas áreas ambiental, social, de conservação do solo e de produtividade, e também a Ordem do Mérito Agrícola, no grau de Cavaleiro, concedido pelo governo da França.

Conselhos - Foi membro de vários Conselhos, representando o agronegócio, tais como o Conselho Monetário Nacional – CMN, Conselho de Crédito Rural e Agroindustrial – CCRA, Conselho Nacional do Agronegócio – Consagro, Conselho Nacional de Política Agrícola – CNPA, Conselho Nacional de Comércio Exterior – Concex, Conselho da World Wildlife Foundation – WWF. Foi vice-presidente da Fundação Brasileira para Desenvolvimento Sustentável, da Sociedade Nacional de Agricultura – SNA, da BM&F Bovespa e Presidente do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp – Cosag. (Assessoria de Imprensa Embrapa Soja)

SERVIÇO

Reunião de Pesquisa de Soja

Data: 23 e 24 de agosto

Local: buffet Planalto - Av. Tiradentes, 6429, Londrina (PR)

Informações aqui: https://reuniaodesoja.com.br/

Inscrições no local do evento

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

icone prcoop icone instagram icone facebook icone twitter icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco

Últimas Notícias