Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias AGRO: Frísia apresenta seu mais completo Programa de Sucessão Familiar

 

 

cabecalho informe

AGRO: Frísia apresenta seu mais completo Programa de Sucessão Familiar

A Frísia está caminhando para o seu centenário e um dos motivos para essa perenidade é a atenção especial à sucessão familiar. Esse movimento gerou a criação do Programa de Sucessão Familiar, uma segura e profissional continuidade dos negócios dos cooperados e, assim, da cooperativa. São 27 famílias que desenvolvem uma série de atividades, com cronograma de ações previstas para terminar em junho de 2024.

Responsabilidade - “Temos que ter a responsabilidade como cooperado de que a gente é finito, e a sucessão irá acontecer de uma forma ou de outra. Esse é o nosso papel, estamos com nossos filhos e netos em idade de poder assumir responsabilidades dentro dos negócios da cooperativa e das propriedades. Estamos estimulando o jovem a entender a dinâmica da propriedade e da cooperativa”, afirmou o presidente da Frísia, Renato Greidanus.

Anseios - O programa atende aos anseios das famílias cooperadas, compreendendo que a perenidade da cooperativa passa pela continuidade dos seus negócios. Ele é formado por dois projetos estratégicos: Programa de Governança Familiar e Programa de Formação de Sucessores.

Processo - Gerente executivo de Estratégia e Inovação da Frísia, Auke Dijkstra explica que a sucessão familiar não é “abrir uma holding”, assim como não é somente para quem tem muitos bens ou quer parar com a sua atividade. “Não é a holding que vai garantir o sucesso, mas a harmonia entre os integrantes. A sucessão familiar é um processo”, contou Dijkstra.

Conflito de gestão - Ele reforça que um dos objetivos do programa é evitar conflito de gestão, assim mesmo aqueles que não trabalham no dia a dia da propriedade podem participar de um conselho da família para as tomadas de decisão.

Formato - A gerente de Gestão de Pessoas da Frísia, Tatiana Tigges, destacou que o programa foi realizado ouvindo sucessores de até 35 anos. Ela explica que, inicialmente, antes da definição do formato do programa, foram vistos projetos de sucessão que não atendiam ao que se esperava. O atual foi montado de forma mais moderna e eficiente.

Outros fatores - Outros fatores de relevância para a realização do programa são a prevalência da vontade do formador e a maior eficiência na gestão da propriedade.

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial - Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Com unidades no Paraná e no Tocantins, em 2022 produziu 313 milhões de litros de leite, 1,1 milhão de toneladas de grãos, 75,7 mil toneladas de madeira e mais de 30 mil toneladas de carne suína, resultado do trabalho de 1.046 cooperados e 1.190 colaboradores. Para promover o crescimento nos próximos anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros. Saiba mais em frisia.coop.br. (Assessoria de Imprensa Frísia)

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco