Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias INTERCÂMBIO: Missão de brasileiros visita Cooperar e Centro Cultural da Cooperação, em Buenos Aires

 

 

cabecalho informe

INTERCÂMBIO: Missão de brasileiros visita Cooperar e Centro Cultural da Cooperação, em Buenos Aires

Nessa terça-feira (22/08), a delegação de 21 lideranças cooperativistas brasileiras pôde conhecer a Confederação Cooperativa da República Argentina (Cooperar) e o Centro Cultural da Cooperação Floreal Gorini, em Buenos Aires. Na sede da Cooperar, o grupo foi recebido pelo secretário geral, Ricardo Lopez, que também é vice-presidente da Aliança Cooperativa da América, pelo gerente, Cesar Basates e pelo assessor de comunicação e marketing, Patrício Suarez.

Indicadores - Na oportunidade, foram apresentados alguns números da confederação, que neste ano completará 61 anos de fundação. São mais de 70 federações, associações e câmaras de cooperativas que integram mais de 15 setores da economia nacional. O presidente atual da Cooperar é Ariel Guarco, que também preside a Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Mais de 10 milhões de pessoas estão vinculadas diretamente ao cooperativismo na Argentina, através de 20 mil cooperativas, que geram 500 mil empregos diretos e 700 meios de comunicação independente. “Um em cada dois argentinos consomem produtos de cooperativas. Cerca de 2,5 milhões utilizam serviços médicos de cooperativas de saúde. Sete milhões em infraestrutura, que demonstra a força do setor”, lembrou Lopez.

Política - Ele disse que a Argentina passa por um momento difícil, tanto economica como politicamente. “Vivemos um período de disputa eleitoral muito acirrada e que nos preocupa, afinal, nossa economia não vai bem, onde passamos dos mais de 100% de inflação anual. Por isso, o setor cooperativista se reunirá no próximo dia 30 de agosto, com várias correntes políticas para apresentarmos o programa Valor Argentino. Mostrar que o setor cooperativista responde por mais de 10% do PIB do País e precisa ser ouvido e atendido”, disse. Ao tomar conhecimento do Programa de Educação Política aplicado no cooperativismo brasileiro, por meio de uma pergunta feita pelo coordenador de Comunicação e Marketing do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho, Lopez demonstrou interesse em conhecer melhor e quem sabe realizar um intercâmbio com o Paraná. “Gostaríamos de aprender com vocês sobre esta iniciativa brilhante e que deu resultados com apoio importante no Congresso do Brasil. Precisamos ter relações com o cenário político, independente de quem esteja no poder”, afirmou.

Cultura - Na parte da tarde, o grupo conheceu a belíssima estrutura do Centro Cultural da Cooperação Floreal Gorini, mantido pelo Instituto Mobilizador de Fundos Cooperativos, onde participam financeiramente mais de 175 cooperativas, em especial a Cooperar. São sete departamentos de ciência e artes, disponibilizados não somente para cooperados mas também para o público de uma forma geral. No local há desde laboratórios de teatro, cinema, música, até exposições artísticas, entre outros. Também há uma biblioteca com um acervo de mais de 40 mil títulos e uma hemeroteca com jornais e revistas especializadas em Ciências Sociais. A comitiva brasileira foi recebida pelo secretário, Alfredo Saavedra, Patrícia Arpe, Daniela Tumburús, Antoneta Madjarova e Walter Alegre. “Buenos Aires é uma cidade muito importante no mundo cultural e artístico e o cooperativismo não poderia ficar de fora deste setor tão importante, quanto a economia e a política”, frisou Alegre, que acompanhou o grupo em uma visita por toda a estrutura que conta com oito pavimentos com dois teatros, diversas salas e um estúdio de gravação.

Programa - A imersão prossegue nesta quarta-feira (23/08), em Rosário, a 300 km de Buenos Aires, com visita à Casa da Delegação do Governo de Rosário, onde se reunirão com o Conselho Provincial de Associativismo e Economia Social, Banco Coinag. À tarde, irão para a cidade de Cañada de Gómez, onde terão reunião com membros da Associação das Cooperativas Argentina s (ACA). No final do dia vão para Armstrong, cidade onde terão contato com Cooperativa de Provisão de Obras e Serviços Públicos e conhecerão uma planta de tratamento de água e planta fotovoltaica, geridas pela cooperativa. Na quinta e na sexta-feira (24 e 25/08), os brasileiros irão conhecer, em Sunchales, o Monumento Nacional ao Cooperativismo, a Cooperativa Água Potável, Cooperativa Agrícola de Abastecimento e encerram com uma visita à Cooperativa de Leiteiros de Sunchales. No sábado (27/08), o grupo retorna ao Brasil.

A missão - Estão em missão na Argentina lideranças de sete cooperativas brasileiras que venceram o Prêmio SomosCoop - Cooperativas do Ano. O grupo, liderado pelo Sistema OCB, sob o comando de João Marcos Silva Martins, coordenador de Relações Institucionais, é composto por cooperativistas dos ramos crédito, infraestrutura e agropecuário dos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Acre e Distrito Federal.

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco