Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias AGRO: Startup cria soluções acessíveis de inovação à pequena propriedade

 

 

cabecalho informe

AGRO: Startup cria soluções acessíveis de inovação à pequena propriedade

A dificuldade é a mãe das grandes invenções e essa máxima se reafirma ao longo dos tempos. É o que comprova também a Daga Agrinavi, startup de Toledo que, a partir de uma necessidade dos seus sócios, cria soluções que facilitam a introdução de tecnologias inovadoras em pequenas propriedades rurais. Parceira do Espaço Impulso, da Coopavel/PTI e ExoHub, e incubada desde 2021 no Parque Tecnológico Itaipu, a Daga Agrinavi encontrou um mercado gigantesco para atuar.

Inovações - Com os softwares e hardwares que a startup desenvolve, pequenos produtores rurais podem incorporar inovações em velhos tratores, colheitadeiras e outras máquinas, fazendo com que com o suporte das novas tecnologias melhore o desempenho na execução das mais diferentes tarefas. A sócia e fundadora Josiane Gonçalves sempre se encantou com os portfólios das grandes marcas de máquinas e implementos. "Tudo bonito, novinho e com tecnologias embarcadas fabulosas mas que, em função do preço, não cabem no meu nem no bolso de boa parte dos agricultores", afirma ela.

Soluções viáveis- E é justamente aqui que a Daga Agrinavi entra. Josiane e o sócio, Alisson Daga, que é engenheiro eletricista, começaram a procurar soluções viáveis para as dores desses produtores. Com o uso do celular, de telas de computador que os agricultores já têm e com o maquinário disponível eles passaram a levar a essas propriedades rurais recursos que melhoram o desempenho dos cultivos, combatem desperdícios e dão sobreviva a tratores e a outras máquinas comprados com muito sacrifício e que, diante da forte concorrência, corriam sério risco de virar sucata. “E os resultados têm sido fantásticos”, segundo Josiane.

Apresentação - As inovações desenvolvidas pela Daga Agrinavi foram apresentadas na edição mais recente do Show Rural de Inverno, no estande da Coopavel, e os produtores ficaram encantados com o que viram. “Com poucos recursos eles têm à sua disposição ferramentas de potencialização de resultados, tanto em produtividade quanto em sustentabilidade”, ressalta Alisson. “Nossa proposta é atender o pequeno, aquele que luta com todas as forças para se manter ativo em um mercado gigantesco mas que exige muitos investimentos em função da busca por escala e por altas produtividades”.

Ferramentas - As ferramentas desenvolvidas pela startup são GPSs agrícolas, monitores de plantio, piloto automático, entre outras. Um dos principais diferenciais, além do preço que custa uma fração da máquina nova com a tecnologia embarcada, é a versatilidade. A comunicação por bluetooth permite aplicar as novidades usando o próprio celular do agricultor com precisão, praticidade, agilidade e facilitando o seu trabalho.

Parceria - Sobre a parceria com o Espaço Impulso, Josiane e Alisson afirmam que se sentem orgulhosos e honrados em poder participar de um ambiente dedicado a aproximar pessoas e a levar novas aplicações tecnológicas para o campo.

Visitantes e negócios- Durante a edição de inverno, realizada na segunda quinzena de agosto, a Daga Agrinavi conseguiu alcançar um grande número de visitantes e fechou negócios nos três dias de evento. “Estamos muito felizes com os resultados já alcançados e otimistas com as novas soluções, de baixo custo aos agricultores, que estão a caminho”, afirma Josiane. (Assessoria de Imprensa Coopavel)

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco