Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias AGRO: Circuito Técnico AgroTec 2024; resultados expressivos no campo

 

 

cabecalho informe

AGRO: Circuito Técnico AgroTec 2024; resultados expressivos no campo

O AgroTec 2024, realizado na UDT (Unidade de Difusão de Tecnologias) da Integrada, trouxe grandes novidades. Por meio do circuito técnico, os participantes conheceram inovações no manejo de culturas agrícolas e tecnologias em insumos.

Resultados - Os resultados dos trabalhos foram divulgados pela equipe técnica da Integrada. “No AgroTec, levamos as melhores técnicas de manejo para auxiliar o cooperado no campo. Os nossos ensaios trouxeram resultados animadores, que nos mostram que estamos no caminho certo”, comemora João Vitor Lianchi Cobianchi, agrônomo da Integrada, que participou da organização das estações.

Apresentação - Durante o evento, realizado em janeiro, foram apresentadas duas estações de cultivares, outras 4 de assuntos técnicos, além de estações da Embrapa e do IDR.

Preparo - As áreas onde foram plantados os experimentos começaram a ser preparadas em outubro do ano passado “foi tudo muito bem planejado para demonstrar aos nossos cooperados que um bom manejo do solo faz a diferença no resultado final”, diz o agrônomo.

Manejo do solo - No circuito onde foi abordada a “Importância do Manejo Físico do Solo”, a soja foi plantada numa área de 50 metros quadrados, metade com solo compactado e a outra metade descompactado, para demonstrar, na prática, o que acontece quando o solo está adequado para receber o plantio e quando não está “nos plantamos 12 sementes por metro linear nos dois tipos de solo. No descompactado nasceram 9,7 plantas, no compactado foram 6,65 plantas por metro linear. A produtividade foi de 146, 6 sacas por alqueire no solo descompactado, contra 141,15 sacas por alqueire no compactado, uma diferença de quase 6 sacas por alqueire”, conta João Vitor Cobianchi.

Compactado - O solo se torna compactado, principalmente, pelo trânsito de máquinas agrícolas, pela falta de cobertura do plantio e pelas condições climáticas adversas. Em solo compactado, o plantio resulta na diminuição do crescimento das raízes em profundidade, impedindo o desenvolvimento adequado da planta.

Agricultura de precisão - O setor de agricultura de precisão da Integrada oferece o serviço de diagnóstico de compactação do solo “o resultado dessa estação apresentada no AgroTec mostrou a importância de descompactar o solo quando necessário. Nós, da agricultura de precisão, temos ferramentas que permitem fazer uma análise minuciosa do solo, identificando exatamente qual camada está compactada e qual o manejo ideal para a situação”, explica o agrônomo.O trabalho da agricultura de precisão da Integrada está disponível para os cooperados. Os interessados devem falar com seu agrônomo.

Fungicida biológico na lavoura - Os resultados da estação “Fungicidas biológicos no manejo de doenças” também foram expressivos. Foi realizado trabalho em faixas experimentais distintas, com 4 tratamentos diferentes na cultura da soja, para demonstrar aos cooperados a possibilidade do aumento da produtividade e rentabilidade, por meio da utilização dos fungicidas biológicos no controle de doenças.

Tratamento 1 - No tratamento 1 não houve aplicação de fungicida para que pudesse ser feito, posteriormente, um comparativo com as demais áreas.

Tratamento 2 - No tratamento 2 e 3 foram realizadas aplicações com fungicidas químicos e no tratamento 4, foram realizadas aplicações com fungicidas químicos, associados aos biológicos.

Diferença - A diferença do tratamento sem biológicos para o tratamento com biológicos foi de 4,7 sacas por alqueire “isso, para nós, representa que a utilização de fungicidas biológicos traz uma rentabilidade e um aumento de produtividade saudável para a lavoura dos nossos cooperados”, afirma o agrônomo João Vitor Cobianchi.

Portfólio - A Integrada possui portfólio com fungicidas biológicos, que são ferramentas capazes de garantir o controle de doenças e a sanidade das plantas ao longo de todo o ciclo.

Unidades - Os interessados devem procurar as unidades da cooperativa e os técnicos para conhecer as tecnologias disponíveis. (Assessoria de Imprensa Integrada)

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco