Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias 15º CBC: Márcio Lopes de Freitas abre o Congresso Brasileiro do Cooperativismo com mensagem inspiradora

 

 

cabecalho informe

15º CBC: Márcio Lopes de Freitas abre o Congresso Brasileiro do Cooperativismo com mensagem inspiradora

Começou o maior evento do cooperativismo do mundo! A cerimônia de abertura do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC) aconteceu na tarde dessa terça-feira (14/05), sob a liderança do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas. O início do Congresso foi marcado por um momento de solidariedade ao Rio Grande do Sul, que enfrenta enchentes e dificuldades devido às mudanças climáticas. Márcio convocou os congressistas para colaborarem com a ação “Coopera RS – juntos, vamos reconstruir o Rio Grande do Sul”, organizada pelo Sistema OCB e o Sistema Ocergs, que angaria fundos e ajuda para a reconstrução do estado gaúcho.

Manifesto - Um manifesto emocionante foi exibido e, em seguida, o presidente deixou sua mensagem de compromisso com o movimento e com a promoção de valores como solidariedade, democracia e sustentabilidade. "Precisamos unificar nosso olhar para o futuro e mirar um mesmo horizonte. Temos que trabalhar juntos para construir um caminho estratégico e planejado para os próximos anos. O cooperativismo é um modelo de negócios de sucesso, que gera resultados e está, cada vez mais, se profissionalizando, avançando e cumprindo suas tarefas socioeconômicas. Temos espaço para nos desenvolvermos ainda mais, com muita aceitação das novas gerações e com as respostas que a sociedade busca, atualmente", disse.

Ousadia - Ele acrescentou que é preciso ser ousado para imaginar o futuro do movimento no Brasil. "A coragem vai nos fazer inovar e ajudar na consolidação do protagonismo que merecemos. É preciso ousar para mostrar ao povo brasileiro que tudo o que fazemos e tudo que ainda queremos fazer leva desenvolvimento aos quatro cantos do país". Márcio também citou a meta do desafio BRC 1 Tri, que busca atingir R$ 1 trilhão em prosperidade para o povo brasileiro e 30 milhões de cooperados até 2027. "Nós sabemos aonde queremos chegar e acreditamos nos valores que nos trouxeram até aqui. Crescemos até mesmo em tempos de crise e vamos construir um futuro cada vez mais próspero para o Brasil e todos os brasileiros. Por isso, a importância desse congresso e da presença de todos vocês aqui. Nossa união é a força que nos move e nos levará cada vez mais longe" completou.

ACI Américas - Em seguida, a presidente da Aliança Cooperativa Internacional das Américas (ACI Américas), Graciela Fernández, falou sobre o atual momento do cooperativismo na América Latina. Para ela, é preciso ter consciência de que o princípio central do coop está sendo cumprido no 15º CBC, a democracia. "A transformação é feita a partir de representantes, suas comunidades e, consequentemente, o planeta muda. Por isso, as deliberações são tão importantes. É tempo de construir um futuro mais cooperativo".

ACI - Para Ariel Guarco, presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), no decorrer dos últimos anos, o cooperativismo conseguiu transformar muitas coisas no planeta. Ele acredita que é possível construir um caminho em que esse modelo de negócios seja o futuro do planeta. "Nossas comunidades possuem as respostas que o mundo precisa. O coop é uma língua falada em vários idiomas e atravessa culturas, mas ainda não é um idioma comum. Somos a maior inovação da era moderna e não podemos perder nossas identidades, valores e princípios. Eles são a resposta para as desigualdades sociais enfrentadas no mundo moderno", concluiu.

Palestra - O evento seguiu com a palestra Liderança Exponencial, comandada por Salim Ismail, futurista e empreendedor no campo da inovação. Ele abordou os princípios fundamentais que impulsionam organizações de alto impacto e liderança visionária. Para ele, grandes empresas estão sempre focadas em velocidade, eficiência e previsibilidade, enquanto o mundo precisa de pensamento coletivo. "A velocidade das inovações é incessante, uma metamorfose. Precisamos nos preparar e adaptar nossas organizações. O futuro precisa de cooperativas, que possuem visão estratégica e social, que pensam de forma comunitária", declarou.

Resultados - A superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, deu continuidade a programação com a apresentação dos principais resultados alcançados pelo cooperativismo brasileiro desde a realização do último CBC, em 2019. Sua fala representou um momento inspirador para os congressistas, com uma visão abrangente do panorama atual e das perspectivas futuras do movimento. Com um histórico de realizações e conquistas significativas, ela reafirmou o compromisso do Sistema OCB em ser uma ferramenta que trabalha em prol do desenvolvimento econômico e social do país.

Desenvolvimento sustentável - "Desde o 14º CBC, estamos vendo os resultados extraordinários que o movimento tem alcançado, com geração de mais empregos, promoção do desenvolvimento sustentável e fortalecimento dos laços sociais em todo o Brasil. Estamos comprometidos em continuar impulsionando essa poderosa força para o bem. Queremos mais cooperados capacitados e mais mudanças positivas em nossa sociedade. A partir do trabalho de representação do Sistema OCB, seguiremos unindo forças para alcançar mais avanços em prol de um futuro mais justo para todos", afirmou.

SomosCoop na Estrada - Como estrela do SomosCoop na Estrada, a jornalista Glenda Kozlowski lançou a terceira temporada da websérie. Para ela, o cooperativismo é a solução do país e do mundo. "Se não espalharmos o significado do coop, vamos estar em falta com a sociedade. Escutei muitas histórias e conheci muitas pessoas que são a prova da mudança que o movimento faz", declarou.

Agenda Institucional - O primeiro dia do Congresso contou ainda com o lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo 2024, que reúne as pautas prioritárias do movimento junto aos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). Neste ano, a agenda tem como tema prioritário o adequado tratamento tributário ao ato cooperativo na regulamentação da Reforma Tributária (PLP 68/2024 e PLP 58/2024) em tramitação no Congresso Nacional, além de propostas para a ampliação da participação das cooperativas no mercado de seguros (PL 519/18); para garantir maior segurança jurídica para as cooperativas que participam de processos de licitação; para o aumento de volume de recursos do Crédito Rural; e para a valorização das cooperativas de infraestrutura na política de conectividade no campo (PL 1.303/22).

Atenção - "O cooperativismo é agregador. Gera prosperidade e bem-estar. Nossa agenda institucional pede para o Executivo e o Legislativo uma atenção para que o adequado tratamento tributário seja regulamentado de uma vez por todas na Reforma Tributária. Dentre outras, essa é nossa maior prioridade. Queremos construir um futuro que depende de alinhamentos importantes para cumprir nossos propósitos", destacou o presidente Márcio.

Ações e soluções - Além das palestras, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor as ações e as soluções ofertadas pelo Sistema OCB às cooperativas por meio de experiências práticas oferecidas nos mais diversos estandes distribuídos no local do evento. Na Sala Sensorial, o exercício ofereceu aprendizados significativos sobre a importância da inclusão e da diversidade. Já na Jornada de Soluções, foi possível percorrer diversas ativações com detalhes dos programas AvaliaCoop, CapacitaCoop, ESGCoop, InovaCoop, NegóciosCoop, RepresentaCoop e SouCoop.

Viagem no tempo - O estande do SomosCoop, por sua vez, fez os congressistas viajarem por um túnel do tempo com destaque para as iniciativas desenvolvidas em prol da divulgação e fomento dos propósitos do cooperativismo e sua força como modelo de negócios. Quem concluiu a experiência recebeu ao final um prêmio surpresa. Outro destaque é o estande onde é possível medir quanto cada pessoa emite, em média, de carbono. O objetivo dessa ativação foi conscientizar sobre a importância da economia verde e a mitigação dos gases de efeito estufa. (Sistema OCB)

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco