Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias 15º CBC: Martha Gabriel lança livro O Futuro é Coop durante o Congresso

 

 

cabecalho informe

15º CBC: Martha Gabriel lança livro O Futuro é Coop durante o Congresso

Para falar sobre a combinação entre cooperativismo e futuro, a escritora e uma das principais pensadoras digitais do Brasil, Martha Gabriel, apresentou a palestra O futuro é coop, nessa quarta-feira (15/05), segundo dia do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC). O tema também é título de seu mais novo livro, lançado durante o evento e entregue aos participantes como uma surpresa especial oferecida pelo Sistema OCB. Ela detalhou perspectivas e análises, com uma abordagem abrangente sobre o impacto humano crescente no planeta e os desequilíbrios sociais, econômicos e ambientais resultantes desse cenário.

Sustentabilidade - De acordo com Martha, a sustentabilidade é a chave para enfrentar todos os obstáculos já previstos. Ela ressaltou que a cooperação é um caminho que possui uma força singular, que promove inclusão, diversidade e renda. "É necessário somar responsabilidade social, proteção ambiental e sucesso econômico. Dentro desse contexto, as cooperativas já emergem como protagonistas e oferecem um modelo equilibrado de impacto nas dimensões econômica, social e ambiental", afirmou.  

Limitações - A escritora também destacou as limitações enfrentadas pelo cooperativismo, como a influência reduzida, se comparada com a de grandes empresas. "É muito urgente e necessário que o movimento esteja engajado em compartilhar sua identidade, reputação e credibilidade. É preciso comunicar, de forma eficaz, para construir confiança e enfrentar os desafios que o futuro trará", disse.

Difusão - Segundo ela, o cooperativismo precisa ser difundido como um modelo de negócios capaz de moldar um futuro mais inclusivo, equitativo e sustentável. "O coop não é apenas uma opção viável, mas sim o caminho para uma economia verdadeiramente justa e preocupada com o meio ambiente e a sociedade", afirmou.

Transformação - O livro também explora o poder que o cooperativismo tem de transformar vidas e comunidades. Como Martha explicou durante a palestra, os princípios do movimento podem ser uma base fundamental para que os desafios modernos sejam mitigados. "É um modelo de negócios capaz de inovar e se adaptar às necessidades e aos desafios do futuro. Com base na democracia e sendo fiel ao bem-estar social e à sustentabilidade ambiental, as cooperativas sobrevivem e, além disso, prosperam como um modelo poderoso para o futuro da inovação econômica e social", explicou.

Era digital - Ao analisar a era digital, Martha citou, ainda, a aceleração tecnológica, mudanças nos comportamentos de consumo e nas relações de trabalho que apontam para a substituição do capitalismo de acionistas pelo de stakeholders, impulsionado pelas preocupações ambientais, sociais e de governança (ESG). Baseada no zeitgeist do século XXI, a autora destacou que enquanto a tecnologia oferece possibilidades extraordinárias, também traz consigo ameaças de destruição e alienação constantes que precisam estar sempre em perspectiva para não serem ignoradas. (Sistema OCB)

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco